domingo, 13 de dezembro de 2020

Refletindo a Palavra -““Alegrai-vos!”” - Padre Luiz Carlos

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Alegrai-vos!”

 

Seu nome era João

           Advento com S. João Batista. João prepara os caminhos do Senhor e mostra presente a ação de Deus em Jesus que vem proclamar o Ano da Graça do Senhor. É o tempo de Deus agir em sua misericórdia. O nome João, Iohanan, é sua missão de misericórdia. Por isso se acentua a misericórdia de Deus; é o sinal da alegria da intervenção de Deus. Seu anúncio é para dar testemunho da luz para que todos cheguem à fé por meio dele. Viver na fé é viver na Luz. Mostra que a Luz que ilumina todo homem que vem a esse mundo é Jesus. Somente por meio Dele é que poderemos ter a luz que nos abre ao conhecimento de Deus. O texto de Isaías mostra esse tempo como o tempo de remissão total e o tempo da libertação dos pobres de todas suas cadeias e feridas. É a boa nova que agora vai dirigir os caminhos do mundo. O júbilo do profeta foi vivido por João que viu e apresentou o Messias prometido. Todo aquele que crê, torna-se uma luz e um anúncio desse tempo novo.  Isso é estar “revestido com as vestes da salvação e envolvido com o manto da justiça”. Deus escolhe os pequenos para realizar suas grandes obras. Maria canta: “Ele viu a pequenez de sua serva” (Lc 1,48). João faz parte dos pequeninos, mesmo sendo um profeta de fogo, como Elias. Pequeno porque se põe ao serviço de preparar os caminhos. Ele aplaina os caminhos do Senhor. Para o retorno do povo libertado, o profeta anuncia uma bela estrada no deserto para que o povo faça com facilidade o caminho de retorno à pátria. Agora João se vê preparando o povo para o encontro com o Messias.

Estai sempre alegres

           A temática desse domingo é a alegria. A vinda do Senhor nos atiça ao júbilo de sua presença. Deus mesmo vai nos santificar em tudo: alma, espírito e corpo (1Ts 5,23). É o homem em todas suas dimensões. Não existe, na mentalidade de Paulo, santificação da alma. Mas sim do homem inteiro em tudo o que ele é e lhe pertence.  Tudo isso para nos conservamos para a vinda do Senhor. Ele realiza em nós a santidade que é júbilo. A alegria é o resultado da purificação da presença de Jesus no meio de nós. Nele tudo é santificador. Santificar é colocar-se a serviço do bem. Por isso, a temática do domingo clama para a alegria. O cristão é sempre alegre. Diz-se que um santo triste é um triste santo. Vemos aí a passagem da vida comum à vida junto do Senhor que vem. É a temática que envolve o tempo de Natal. João Batista é um santo da vida madura de Jesus. Mas seu nascimento foi de grande alegria para todo o povo, pois indicava que Deus o visitava. Sua missão profética despertou o sentimento de que Deus continua falando. Celebrar o Advento é retomar o vigor da ação de Deus que é sempre rico em seus dons.

Celebrar com júbilo

           A oração pede a Deus “que o fiel possa chegar às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia”.  A liturgia é o momento de entrar em contato com o mistério ocorrido e agora celebrado.  Não há distância entre o celebrado e o vivido.  A finalidade da celebração é tornar presente aquilo que cremos pela fé. Não há uma distância entre o fato e a celebração. “Fazei isso em memória de mim”. A memória é atualizadora do acontecimento e traz em si toda a graça reservada a esse mistério. Por isso o Mistério da Vinda futura e a Vinda na carne se tornam presentes. O ano litúrgico não é uma simples memória de acontecimentos, mas memória que torna vivos os acontecimentos. Celebrar é fazer-se presente, como o mistério se faz presente a nós.

Leituras: Isaias 61,1-2ª.10-11; Cântico Lucas 1.; 1Tessalonicenses 5,16-24; João 1,6-8.19-28.

Ficha nº 2022 - Homilia do 3º Domingo do Advento (13.12.20)

 

1. Todo aquele que crê, torna-se uma luz e um anúncio desse tempo novo. 

2. A alegria é o resultado da purificação da presença de Jesus no meio de nós.

3. A finalidade da celebração é tornar presente aquilo que cremos pela fé.

 

                              A festa não acaba

 

           Chegados a esse tempo, temos um sabor de festa. Parece que tudo quer explicar que coisa boa vai acontecer. São poucos dias, mas de muita agitação que mexem com o coração. O Natal não acaba. É sempre vida nova que vai brotando. O Natal vem pra ficar no coração, mesmo que mudem os dias. Quem descobre sua beleza, não perde o jeito.

          

           Celebrar é gostar de viver. Viver o Natal é descobrir a fonte que jorra.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–No meio de vós está aquele que vós não conheceis. - (Jo 1,6-8.19-28)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 13 DE DEZEMBRO de 2020 (domingo) 347º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

QUEM NÃO LEVA A SÉRIO A PREPARAÇÃO DE ALGO, ESTÁ SE PREPARANDO PARA O FRACASSO.

(Benjamin Franklin)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DO CEGO - DIA DO dEficiênte Visual

DIA NACIONAL DO ÓTICO

DIA NACIONAL DO FORRÓ

DIA NACIONAL DA Vaquejada

DIA DO Perito de Engenharia

DIA DO Engenheiro Avaliador

DIA DO PEDREIRO

DIA DO MARINHEIRO

DIA DO LAPIDADOR

DIA NACIONAL DO NADISMO

DIA AFRICANO DA TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaiçara - Ibirá - Luís Antônio - Ourinhos - Palmeira D'Oeste - Pedro de Toledo (São Paulo) Agua Azul do Norte - Brasil Novo - Breu Branco - Cachoeira do Arari - Eldorado dos Carajás - Goianésia do Pará - Ipixuna do Pará - Jacareacanga - Novo Progresso - Novo Repartimento - Pau D'Arco - Santa Bárbara do Pará - Santa Luzia do Pará - Terra Santa - Trairão - Ulianópolis (Pará) Itá (Santa Catarina) Luziânia (Goiás) Marliéria - Pequeri  (Minas Gerais) Santa Luzia do Norte (Alagoas) Carambeí - Cruzmaltina - Diamante do Norte - Japurá - Porto Barreiro - Salto do Lontra - Tamarana (Paraná) Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul) Anapurus - Humberto de Campos (Maranhão) Serra Grande (Paraíba) Pau D'Arco (Tocantins) Rio Branco - Salto do Céu (Mato Grosso) Jaguaré (Espírito Santo)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIO MAURO ZANATA DOS SANTOS (DBG – Bebidas São José - Garça /SP)ROSEMEIRE ALVES LAGANARO (prima - SABESP – São Paulo / SP) RAFAEL ALEXANDRE FERREIRA NASCIMENTO (Garça /SP) JOÃO JOANA LOURENÇO (Garça /SP) João Luiz Corrêa Leite de Moraes  (Garça/SP) GUSTAVO ASSIS FORMIGA (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação / MS)OSVALMIR  CARRASCO  MELATI   (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARIA DO CARMO ALVES FORTI (DLC3- DG-Lions Clube de Monte Mor /SP) Ângela Maria Tuccillo (Garça / SP) REINALDO Cezar de oliveira  (Garça /SP) João Luiz de aquilles  (Garça/SP)

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  APARECIDA (CIDA) TRAMONTINA ARAUJO E carlos ROBERTO DE ARAUJOó1976ó44 ANOSó(meus primos - BRASILIA /DF) MARCELA REIS E RODRIGO LUIZ ó2008ó12 ANOSó(ela=>Paróquia São Pedro–ele=>PPA Garça /SP)

 

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTA LUZIA

■ Luzia (Itália, 283-304), cujo nome evoca a luz, foi denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador Diocleciano provavelmente em Siracusa. Faz parte das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto, universalmente difundido, é atestado desde o século V.

■ SANTA OTÍLIA

■ Santo Aristão

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 1,6-8.19-28

João Batista é o precursor, o que vem na frente preparando o caminho do Senhor. Seguir o caminho de Jesus é identificar-se com ele.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai-vos! O Senhor está perto (Fl 4,4s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Alegremo-nos no Senhor, pois ele é fiel e nos reúne para celebrar o domingo da alegria. A liturgia nos convida a acolher entre nós a luz daquele que faz germinar a justiça e nos chega no Natal. Em espírito de oração, queremos dar graças ao Deus que faz maravilhas em favor do povo e nos unge para a missão de anunciar a Boa-nova a todos.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, COMO JOÃO BATISTA, DESEJO COLOCAR-ME TOTALMENTE A TEU SERVIÇO, DANDO AO MUNDO O TESTEMUNHO DE TUA LUZ.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, daí chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de dezembro de 2020 3º Domingo do Advento

– Liturgia da Palavra 

Nossa vida se alegra ao escutar a Palavra de Deus. Aplainemos os caminhos do nosso coração para aoclhê-la. 

 

1ª Leitura (Is 61,1-2a.10-11) – Exulto de alegria no Senhor.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor.
10Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas jóias.

 

11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial Lc 1,46-50

A minh’alma se alegra no meu Deus.

 

 

2ª Leitura (1Ts 5,16-24) – Vosso espírito, vossa alma e vosso corpo sejam conservados para a vinda do Senhor.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.

 

19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois — espírito, alma e corpo — seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 13 de dezembro de 2020 3º Domingo do Advento

– Evangelho do dia 

 

No meio de vós está aquele que vós não conheceis. - (Jo 1,6-8.19-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

O Espírito do Senhor / sobre mim fez a sua unção, / enviou-me aos empobrecidos / a fazer feliz proclamação (Is 61,1).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. >8Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz.

 

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”
20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.

 

21Eles perguntaram: “Quem és então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És profeta?” Ele respondeu: “Não”.

 

22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?”
23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías.

 

24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

 

26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.

 

28Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“João nos aponta a Luz, que é Jesus”

“Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele” 

 (João 1,6-7)

Este terceiro domingo do Advento, traz para nós, mais uma vez, a figura profética de João Batista, aquele que prepara o caminho do Senhor. Hoje, queremos olhar para João e aprender com ele a abrir o nosso coração para acolher a graça de Deus que chega até nós.

 

Primeiro, João é a testemunha da Luz, ele não é a Luz, mas ele nos aponta a Luz, que é Jesus. Para o povo que andava nas trevas, em meio à escuridão, Deus veio trazer a Luz para o nosso coração, Luz que abre os nossos olhos, Luz que ilumina a nossa mente, Luz que traz vida ao nosso coração, para enxergar o caminho da vida. Por isso, o que Deus quer é nos tirar dos caminhos das trevas para nos conduzir para o caminho da Luz.

 

“Que possamos olhar a seta da Luz, da penitência e da conversão que João nos aponta”

 

João era uma voz que clamava no deserto; ele é a voz, mas não é a Palavra. A Palavra é aquela que se faz carne e veio habitar no meio de nós. A Palavra é Aquele que João veio ser portador de tamanha graça. A voz de João está à serviço da Palavra de Deus.

 

Como seria graça, e grande graça, para a nossa vida, se emprestássemos, se colocássemos a nossa voz a serviço da Palavra de Deus! Porque essa Palavra, uma vez anunciada e proclamada pela voz que se consagra e se entrega a Deus, tem o poder de transformar, salvar, curar e trazer Vida à nossa vida.

 

Empenhemo-nos como João para sermos a voz de Deus no meio do deserto, da humanidade onde vivemos, onde todos nós caminhamos.

 

Por fim, João é aquele que batiza com água, como sinal de penitência, de conversão e transformação. Ele batiza, mas não é ele quem salva nem liberta. Ele veio proclamar Aquele que é o Salvador e o libertador. João é para nós uma seta que nos aponta para Caminho, que é Jesus.

 

Que possamos olhar a seta da Luz, da penitência e da conversão que João nos aponta, para, em Jesus, encontrarmos a nossa direção.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Temos, mais uma vez, a presença de João Batista. Do meio do prólogo do Evangelho de João, foi tirado o início da leitura deste terceiro domingo do Advento. O Batista surge como homem enviado por Deus para dar testemunho da luz. Ele não é o Messias nem o Profeta, mas a voz que grita no deserto e convida a aplainar o caminho do Senhor. Havia dúvidas sobre se João seria o Messias esperado, por isso as diversas perguntas dos sacerdotes e levitas. João descarta essa possibilidade e diz que veio para anunciar “alguém ainda desconhecido” pelos interlocutores. Tudo começa em Betânia (“casa dos pobres”), nas periferias dos grandes centros religiosos e políticos. É o início de uma semana que mostra a atuação do precursor e abre a atividade de Jesus. Está cada vez mais difícil ouvir “vozes que venham do deserto” e anunciem novas realidades, boas notícias. Nos tempos modernos, o que se ouve são propagandas midiáticas que atiçam o consumismo e anunciam supérfluos.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, luz do mundo, para preparar tua chegada, veio um “homem enviado por Deus”, João Batista. Com sinceridade e clareza, ele se apresenta como aquele que vem “preparar os caminhos do Senhor”. Dá-nos, ó Cristo, a graça de realizar, com humildade, a missão que Deus reservou para cada um de nós. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 1,6-8.19-28 - O testemunho de João



Oração Inicial

Estamos vivenciando o tempo do advento. Tempo de nos prepararmos bem para acolher o Senhor, que vem para salvar as nações! O nosso espírito se enche de uma alegre esperança, pois ele vem para restaurar a todos com a sua graça.

 

Adorar o Cristo presente neste mistério de amor, no contexto do advento, é um convite a abrirmos nossos olhos, nossos ouvidos e nossos corações para a manifestação gloriosa de Deus na história da humanidade e na história de cada um de nós. Experimentemos a sua presença amorosa entre nós. Acolhamos, no silêncio interior, o mistério exposto diante de nossos olhos.

 

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Neste tempo de oração com a Palavra, abramo-nos para receber essa bênção, que o Senhor oferece também a nós por meio de seu Espírito.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Quem enviou mensageiros questionar a missão de João Batista? A que classe pertencia os que foram enviados? Como João Batista se apresenta? De quem ele dá testemunho?

 

“Na caminhada da preparação para o Natal, a liturgia nos apresenta figuras imponentes do primeiro Advento. É a voz poderosa de Isaías, séculos antes, proclamando no exílio que as promessas divinas não falhariam. Hoje acolhemos João Batista, figura impressionante no fim do Antigo e no começo do Novo Testamento.

 

Porque é profeta, denuncia o pecado e anuncia a Luz definitiva. Ele conhece seu lugar. Ele apenas é o profeta. E será definitivamente ungido como profeta pelo seu sangue. Tem consciência de que precisa diminuir para que o Senhor cresça. Como estamos preparando o Natal? O que está no centro de nossas preocupações e de nosso presépio? Corremos o risco de celebrar um aniversário sem o aniversariante.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Tomo consciência de que estou na presença de Deus e de que Ele deseja encontrar-se comigo. Sinto-me acolhido. Preparo meu coração para este encontro. Para isso é preciso colocar-se na presença de Deus com a sinceridade de João Batista:”Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.”

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó verbo, esplendor do pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações. Quando vierdes como um juiz, entre os esplendores do céu, acolhei-nos à vossa direita na assembleia dos bem-aventurados. Glória ao pai, ao filho e ao espirito santo, como no princípio agora e sempre. Amém.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Contemplação é saber como aderir de coração e mente ao senhor, que por sua palavra nos transforma em novas criaturas, disponíveis a cumprir a vontade de deus. “sabendo estas coisas, vós sereis abençoados se as colocardes em prática” (jo 13,17). 

 

Bênção

 

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.