sexta-feira, 5 de março de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo! – (Mt 21,33-43.45-46)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 M A R Ç O M Ê S  D A  

F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 05 DE MARÇO de 2021 (sexta-feira) 064º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

OS LÍDERES SÃO AMIGOS DA INTERAÇÃO.”

(Augusto Cury)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA FILATELIA

DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO

DIA MUNDIAL PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

DIA DA INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA

DIA DA APRECIAÇÃO DO EMPREGADO

DIA NACIONAL DA MUSICA CLÁSSICA

DIA DA ORAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) EM FORTALEZA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lourdes - Ribeirão Bonito (São Paulo) Bom Jardim (Rio de Janeiro) Capão do Leão - Fortaleza dos Valos (Rio Grande do Sul) Bom Jardim da Serra (Santa Catarina) Poxoréo (Mato Grosso) Caraúbas (Rio Grande do Norte) Piraí do Sul (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GISELE MARA VALSECHI CONESSA (minha querida sobrinha-advogada-Adiplan-Garça /SP)PRISCILA CRÓS NUNES (Prima-Jundiaí /SP)MAIUME PINTO TAKEUTI MARQUES (Garça /SP)JOSÉ MARIA DA SILVA NETO (Rede Postão-Garça/SP)MARIANA FACINA COSTA DE MATTOS (Leo Clube de Garça /SP)DIOGO BAPTISTA CHIARADIA OLIVEIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)FLAVIA TRENTINI ZAPPAROLLI (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP)ROSALINA AYAKO OTSUBO (Lions Clube de Tupã /SP) ELIANI SIVERO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) DARLY ANACLETO DE VASCONCELLOS (PCC-DLC 11-Lions Clube de Guarapari /ES) )ETELVINO FESTA (PDG-LD 8-Lions Clube de São José do Cedro /RS)MARIA LUIZA BIAZOTTO VIEIRA (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)FRANCIELEN RAMIRES MORAES (Garça /SP)MARCIO MORALES (Garça /SP)MARCELO MORALES (Garça /SP)GERALDO FRABETTI (Garça /SP)ALBANISE AP DIONISIO BETTONI (Cabrália Paulista /SP)  RICHARDSON BRANCO NUNES (Herculândia /SP)ROSILENE MACHADO (Marilia /SP

 

 Santo do Dia 

SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ  

São TEÓFILo de Cesareia

Santo Adriano Mártir

São Lúcio I

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 21,33-43.45-46

Precisamos produzir bom vinho, frutos de evangelização e de partilha. O Reino não é propriedade nossa.

 

- Senhor, a vós recorro, que eu não seja confundido para sempre. Vós me tirais do laço que me armaram, vós sois meu protetor (Sl 30,2.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Não obstante a rebeldia e a maldade do coração humano, Deus leva a efeito a história da salvação. Sejamos dóceis instrumentos de Deus a serviço do seu projeto salvador.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, NÓS VOS LOUVAMOS E AGRADECEMOS, PORQUE SOIS O EXEMPLO QUE DEVEMOS SEGUIR. COM SIMPLICIDADE QUEREMOS APRENDER DE VÓS O MODO DE VER, JULGAR E AGIR.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 350

 

– 05 de março de 2021 6ª-feira da 2ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

Jesus, “a pedra que os construtores rejeitaram”, tornou-se o fundamento do novo povo de Deus, os cristãos. 

 

1ª Leitura (Gn 37,3-4.12-13a.17b-28) – Aí vem o sonhador! Vamos matá-lo!  Leitura do Livro do Gênesis:

 

3Israel amava mais a José do que a todos os outros filhos, porque lhe tinha nascido na velhice. E por isso mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas. 4Vendo os irmãos que o pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no e já não lhe podiam falar pacificamente.

 

12Ora, como os irmãos de José tinham ido apascentar o rebanho do pai em Siquém, 13adisse Israel a José: “Teus irmãos devem estar com os rebanhos em Siquém. Vem, vou enviar-te a eles”.

 

17bPartiu, pois, José atrás de seus irmãos e encontrou-os em Dotaim. 18Eles, porém, tendo-o visto ao longe, antes que se aproximasse, tramaram a sua morte. 19Disseram entre si: “Aí vem o sonhador! 20Vamos matá-lo e lançá-lo numa cisterna, depois diremos que um animal feroz o devorou. Assim veremos de que lhe servem os sonhos”.

21Rúben, porém, ouvindo isto, disse-lhes: 22“Não lhe tiremos a vida!” E acrescentou: “Não derrameis sangue, mas lançai-o naquela cisterna do deserto, e não o toqueis com as vossas mãos”. Dizia isto, porque queria livrá-lo das mãos deles e devolvê-lo ao pai. 23Assim que José chegou perto dos irmãos, estes despojaram-no da túnica de mangas longas, pegaram nele 24e lançaram-no numa cisterna que não tinha água. 25Depois, sentaram-se para comer. Levantando os olhos, avistaram uma caravana de ismaelitas, que se aproximava, proveniente de Galaad. Os camelos iam carregados de especiarias, bálsamo e resina, que transportavam para o Egito.

 

26E Judá disse aos irmãos: “Que proveito teríamos em matar nosso irmão e ocultar o seu sangue? 27É melhor vendê-lo a esses ismaelitas e não manchar nossas mãos, pois ele é nosso irmão e nossa carne”. Concordaram os irmãos com o que dizia.

 

28Ao passarem os comerciantes madianitas, tiraram José da cisterna, e por vinte moedas de prata o venderam aos ismaelitas: e estes o levaram para o Egito.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 105(104)

Lembrai sempre as maravilhas do Senhor!

 

– 05 de março de 2021 6ª-feira da 2ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo!  – (Mt 21,33-43.45-46)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

 

Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.

 

35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.

 

38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”

 

41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

 

45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deixemos o Reino de Deus produzir frutos em nossa vida”

“Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos” 

(Mateus 21,43)

Nós nos orgulhamos de fazer parte do Reino de Deus, nos orgulhamos de sermos de Deus, mas tomemos cuidado, porque, se o Reino de Deus não produz frutos em nossa vida, ele nos é tirado e vamos, aos poucos, perdendo o Reino de Deus de vista, porque estamos com uma visão mundana até das coisas de Deus.

 

Vamos cometendo aquilo que o povo e muitos do povo de Deus também cometeram na Palavra. Eles desprezaram os profetas, desprezaram quem vinha falar em nome do Senhor. Quando se diz “desprezar os profetas” é desprezar a correção de Deus, é desprezar o Deus que corrigia, orientava, falava e direcionava o Seu povo.

 

Estamos sendo direcionados pelo nosso ego, estamos sendo governados pela nossa vontade, estamos sendo levados pelos nossos sentimentos e afetos. Estamos sendo levados pelos impulsos do nosso coração e não pela direção que o próprio Deus quer nos dar.

 

Aqui é preciso buscar a condição da humildade, porque o povo que era de Deus não só foi capaz de desprezar os profetas, os patriarcas, os que vieram falar em nome de Deus, mas foram capazes de desprezar o próprio Filho de Deus. E por que O rejeitaram? Por que O desprezaram? Porque foram incomodados.

 

“Se o Reino de Deus não produz frutos em nossa vida, ele nos é tirado”

 

Que beleza quando a Palavra de Deus nos incomoda! Que beleza quando a Palavra de Deus nos tira do nosso comodismo e do nosso egoísmo! Que beleza quando a Palavra de Deus rompe dentro de nós as sentenças de julgo que criamos, formamos e alimentamos dentro de nós! Que beleza quando a Palavra de Deus nos tira de visões fechadas e distorcidas que nós mesmos alimentamos na vida!

 

Que trágico quando não deixamos a Palavra de Deus nos libertar. Que trágico quando não permitimos que a Palavra de Deus nos liberte do nosso próprio ego. Que trágico quando rejeitamos a Palavra de Deus em função da religião que criamos, da crença que formamos e, sobretudo, quando manipulamos Deus e a Sua Palavra em favor dos nossos próprios interesses. Deus vai sendo rejeitado, a Igreja vai sendo rejeitada, quem não comunga comigo vou excomungando e vou formando a religião dos meus conceitos.

 

A Palavra de Deus hoje é, acima de tudo, um convite à conversão, a produzirmos frutos que mostrem um coração convertido, frutos da humildade e da submissão a Deus, para que Ele não seja rejeitado pelas nossas atitudes.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Dirigida aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do templo, a parábola retrata uma realidade conhecida do povo da Galileia: fazendeiros arrendam suas terras e vivem na capital ou viajam. Muitos poderosos se apossavam da vinha de seu legítimo dono, fazendo uso da violência. A partir dessa realidade, Jesus conta essa parábola, tentando sintetizar a história da salvação: perseguição aos profetas, enviados de Deus, e ao próprio Filho, Jesus. Deus muito amou seu povo, simbolizado na vinha, mas este nem sempre correspondeu. Ao enviar seu Filho, pedra angular da comunidade, as autoridades religiosas e políticas o mataram. Jesus confiou o seu projeto aos discípulos e discípulas (os agricultores), para que cuidem dele com muito carinho e o façam crescer, para que assim o dono (Deus) possa colher os frutos.

O R A Ç Ã O

Ó excelente contador de parábolas, Mestre Jesus, com habilidade levas teus ouvintes a refletir sobre os próprios erros e desvios. O que esperas de nós é que façamos frutificar o Reino de Deus. Dá-nos a graça de assimilar tua mensagem de amor, a fi m de corrigir a rota de nossa vida. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 21,33-43.45-46 - Não tomar posse, mas servir

 

Oração Inicial

Peçamos as luzes do Espírito Santo para acolhermos mais uma vez a Palavra de Deus em nossa vida na dinâmica da Leitura Orante. Sabemos o quanto é necessário este diálogo com o Senhor na oração e na escuta de sua Palavra. Também o Papa Francisco, em uma de suas colocações, lembrou de duas atitudes necessárias para quem quer escutar a Palavra de Deus: humildade e oração. “Com a humildade e oração, seguimos em frente para escutar a Palavra de Deus e obedecê-la.”

 

“Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça a leitura do texto pausadamente. Preste atenção nas imagens e nos personagens utilizados: vinha, cerca, torre, agricultores, tempo da colheita, servos, herdeiro… O que representa a vinha? Quem é o proprietário? Qual é a missão dos servos? Teriam os agricultores motivos para espancar, apedrejar e matar os enviados do proprietário? Qual o motivo para a morte do herdeiro? Procure fazer outras perguntas ao texto.

 

“Esta parábola, em primeiro plano, retrata a atitude de muitos dentre o povo escolhido. Eles se apropriaram da herança espiritual, utilizando-a em proveito próprio, e não apresentaram os frutos esperados. Deus tem paciências infinitas e ofereceu, inutilmente, muitas chances. O povo de Israel era considerado a vinha, propriedade do Senhor. Por vezes, essa vinha não produziu frutos, outras vezes produziu frutos amargos. A vinha foi entregue a outros agricultores, aos gentios. Em segundo plano, esta parábola atinge as comunidades cristãs e cada um de nós em particular. Precisamos produzir bom vinho, frutos de evangelização e de partilha. O Reino não é propriedade nossa. É emprestado para os discípulos missionários de todos os tempos.”

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? O que tem hoje de semelhante ao que diz a Palavra? Como você resume o ensinamento de Jesus? O que significa para você produzir frutos para o Reino de Deus? Como você compreende a mensagem de Jesus no evangelho de hoje, dentro da dinâmica do tempo quaresmal que estamos vivendo?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Retome as palavras, gestos ou imagens que mais chamaram a sua atenção durante a Leitura Orante. Silencie por alguns instantes e transforme-as em oração. Depois, conclua rezando:

 

“Senhor, vós sois nosso Pai; em vós depositamos nossa confiança. Que surpresa alguma nos pegue desprevenidos. Que nada possa atrapalhar nossos passos. Que vossa luz brilhe sobre nós, aí, então tudo será renovado, e para tudo haverá uma saída, uma solução. Por isso, que a vossa sabedoria nos ensine o que fazer e como fazer. Que a vossa inspiração nos ajude a caminhar na confiança e no amor. Assim viveremos intensamente este novo dia. Amém.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Como a Palavra de Deus estará presente neste meu dia? O que desejo colocar em prática, seguindo os ensinamentos de Jesus?

Sugestão: Viver com alegria e produzir frutos na Igreja

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.