terça-feira, 30 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16).


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 30 DE AGOSTO de 2022 (terça-feira) 242º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

MOTIVAÇÃO É AQUILO QUE TE FAZ COMEÇAR. HABITO É AQUILO QUE TE FAZ CONTINUAR.

(Jim Ryun)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA 

 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES 

 DIA INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AS VÍTIMAS DE DESAPARECIMENTOS FORÇADOS 

 DIA DO VENDEDOR LOJISTA 

■ DIA ESTADUAL DO PERDÃO (SP) 

■ DIA DO MARSHMALLOW TORRADO 

■ DIA DO TUBARÃO-BALEIA 

 DIA DE FRANKENSTEIN

■ DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA (CFBio)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaí (São PauloJardim (CearáBom Despacho Botelhos - Cachoeira de Pajeú – Campestre – Cláudio Conceição do Rio Verde – Conquista – Contagem Elói Mendes João Pinheiro Nepomuceno - Paraguaçu - Paraopeba - Passa Tempo Silvianópolis - Virgínia (Minas GeraisSerrinha (BahiaOrleans (Santa Catarina

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSIANE CRISTINA PEREIRA LEME (Comadre-Credicitrus-Garça / S P )  LUIZ ANTONIO PLACIDO (Garça /SPEVERTON MAGALHÃES   (Babbos Pizzaria-Garça/SP) ■VERA LUCIA ROSA (Junqueirópolis /SP) ■TADAO MIYAGUI (Marilia /SP) ■MOACIR CHIQUITO (Lions Clube de Guararapes /SP)ROSARIA AVELINO LARES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) LUIZ HENRIQUE PENGA (LEO Clube de Osvaldo Cruz /SPCAROLINE  MIRANDA (Garça / SP) Pe. JOAQUIM CARLOS LOPES BOGALHOS (CP- Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo Cruz e de São João Batista de Salmourão /SP) 

 Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DE: LIONS CLUBE DE NITERÓI FONSECAó1968ó54 ANOS (Distrito lc 11)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO FELIX DE ROMA

 SANTA MARGARIDA WARD

 SANTA NARCISA

 SANTO AGILO 

 SANTO ADAUTO 

 SÃO CESÁRIO DE ARLES

 SÃO BONÓNIO

 SÃO FANTINO, O JOVEM

 SÃO FIÁCRIO

 SÃO PAMÁQUIO

 SÃO PEDRO DE TRÉVI

 BEM-AVENTURADO EUSTÁQUIO VAN LIESHOUT

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Hoje recordamos o martírio de São João Batista, o santo que por primeiro anunciou Jesus Cristo como nosso Salvador: Que queres de nós, Jesus de Nazaré? – Lc 4,31-37

 

Tende compaixão de mim, Senhor, clamo por vós o dia inteiro; Senhor, sois bom e clemente, cheio de misericórdia para aqueles que vos invocam (Sl 85,3.5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

No batismo recebemos o Espírito Santo, o qual nos capacita para acolher a autoridade de Jesus sobre nossa vida e discernir o que agrada ao Senhor. Em todas as circunstâncias, deixemo-nos conduzir pelo Espírito de Deus.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME FORTE PARA ENFRENTAR E VENCER AS FORÇAS MALIGNAS QUE CRUZAM MEU CAMINHO, TENTANDO AFASTAR-ME DE TI. COMO JESUS, QUERO ABALAR O PODER DO MAL DESTE MUNDO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de junho de 2022 terça-feira da 22ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Ao curar o homem possuído pelo espírito do mal, Jesus revela o caráter libertador de sua missão. Já não há espaço para o reino de sastanás.

 

 

1ª Leitura (1Cor 2,10b-16) – O homem psíquico não é capaz de conhecer o que vem do Espírito; ao contrário, o homem espiritual julga tudo. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 10o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem, senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais. 14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus, pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

 

É justo o Senhor em seus caminhos!

 

 

 

– 30 de junho de 2022 terça-feira da 22ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!  (Lc 4,31-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo (Lc 7,16).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“O que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!” 35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos, e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

30/08/22 22ª Terça-feira TC - C

 

Lucas 4,33-35: “Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: - Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus! Jesus o ameaçou, dizendo: - Cala-te, e sai dele! Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum”.

 

Jesus, o senhor havia acabado de proclamar em Nazaré que estava ungido pelo Espírito Santo para anunciar uma Boa Nova aos pobres e um ano da Graça para todo o povo.

Era a chegada do Reino dos Céus, encarnado na sua pessoa, que vinha para dar uma bela notícia aos pobres, para libertar os oprimidos e dar a vista aos cegos.

Seu nome deveria ser pronunciado apenas por aqueles que ansiavam pela libertação, jamais por aqueles que dominavam e oprimiam o povo.

Ao encontrar aquele homem, que se incomodou com a sua presença e o chamou pelo nome, dizendo que era o “Santo de Deus”, o senhor ordenou ao demônio: “Cala-te e sai dele”.

Não permitiu que usasse o seu nome para dominar ou possuir alguém, porque só deveria ser pronunciado para levar a paz, a saúde do corpo e do espírito, para perdoar e para amar.

O povo que o acompanhava, ouvindo suas palavras e vendo seus milagres, testemunhava em alta voz que o senhor falava e agia com autoridade própria, como alguém que realmente trazia Deus dentro de si.

Senhor, nós já não temos tanto medo do demônio como no seu tempo, quando qualquer doença era atribuída à possessão do demônio.

Mas, hoje são as grandes estruturas do mundo que estão possuídas pelo mistério do mal, provocando tanta dor, enormes carências, e injustiças insuperáveis.

O mal se esconde na ganância, na violência, nos vícios e nos fanatismos perigosos, às vezes, usando até o seu nome.

Somente o senhor pode dizer ‘Cala-te’ e ‘Sai dele’, libertando-nos dessas estruturas que nos condicionam e nos conduzem a uma escravidão moral e social.

E não permita jamais que usemos o seu nome para manipular o próximo, para obter interesses próprios, distantes dos valores de paz e de justiça do seu Reino.

 

Maria santíssima, nós repetimos com gosto e confiança o seu doce nome e o nome bendito do seu Filho. Que o façamos sempre com amor e para o bem, com respeito e para a verdade, na certeza de que nos protegem do mal e nos enchem de esperança. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A região da Galileia pode ser comparada às nossas periferias de hoje. Para lá Jesus desce a fim de proclamar e realizar o bem. O papa Francisco tem insistido para que a Igreja esteja em saída para as periferias geográficas e existenciais. O homem possuído pelo espírito de um demônio impuro está dentro da sinagoga. Isso é uma evidente crítica à estrutura de uma comunidade que também está doente. Jesus é autêntico, sua autoridade ameaça as forças do mal. Uma comunidade que alimenta e vive a íntima relação com Deus promove a libertação das pessoas e não se conforma com os sistemas injustos do mundo e da religião. Que, a exemplo de Jesus, possamos ser portadores de libertação e vida nova para as pessoas de nosso tempo.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,31-37 - Jesus liberta as pessoas

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

A pregação de Jesus fascina os ouvintes. Mostra o poder de Cristo sobre as forças que querem escravizar e oprimir o ser humano. Jesus na simplicidade não usa de meios ou encenações, mas somente a Palavra que sai do coração do Pai e toca o coração dos filhos. Deixemo-nos fascinar e tocar pela Palavra do Evangelho.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho observe o dia da semana, a cidade, o espaço em que Jesus se encontra neste relato.

O que acontece com os ouvintes e qual a ação e os ensinamentos de Jesus?

Que tipo de pessoas estavam ouvindo Jesus?

 

“Logo que Jesus iniciou publicamente sua missão e começou a ensinar nas sinagogas, o povo percebeu uma diferença entre ele e os outros pregadores. Não era alguém citando os sábios, com uma argumentação estudada. Não falava como os mestres da Lei, cobrando o cumprimento das normas religiosas. As pessoas concluíram: “Ele fala com autoridade”. Falava com clareza, fazia-se entender, ensinava com autoridade, manifestando a intimidade que tinha com Deus. Falava com poder, desmascarando o mal e libertando as pessoas. Na sinagoga de Cafarnaum, naquele sábado, havia um homem com um espírito impuro. Jesus o calou e o expulsou. O homem foi libertado. Esse é o diferencial, a palavra que liberta”.

 

2. Meditação (Caminho)

“Todos ficavam admirados, porque falava com autoridade.” O que era que diferenciava Jesus dos outros Mestres? O que diferencia um cristão na sociedade de hoje ? Você avalia sua conduta como a de um cristão que faz a diferença? Como?

Você acredita que Deus lhe deu o poder da ‘palavra!’ para afastar o mal e construir o bem em seus relacionamentos?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sugestão de proposta para o dia: Agir com honestidade e falar com coerência.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.