segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■>>>> Hoje vimos coisas maravilhosas! – (Lc 5,17-26)


  


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 GARÇA/SP, 11 DE DEZEMBRO de 2023 segunda-feira) 345º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE VOCÊ QUISER SE LEVANTAR, LEVANTE OUTRA PESSOA.”

(Booker T. Washington)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS “APAES” DO BRASIL

DIA DA UNICEFFUNDO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA

DIA NACIONAL DO CONTROLE DE PESO

DIA NACIONAL da Câmara Júnior

DIA MUNDIAL da Câmara Júnior

DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS

DIA DO ENGENHEIRO

DIA DO ARQUITETO

DIA DO AGRIMENSOR

DIA de Montar e Colocar o Presépio Embaixo da Árvore de Natal

DIA da Infantaria da Aeronáutica

DIA da Assinatura do Protocolo de Kyoto

DIA do Tango

DIA dA Lei do Empregado Doméstico

DIA da Fundação da Kia Motors na Coreia do Sul

DIA da Fundação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nos Estados Unidos

DIA da Fundação da Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

DIA da Fundação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA)

DIA da Fundação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) em Brasília-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): DUARTINA (São Paulo) Beruri - Boa Vista do Ramos - Manaquiri (Amazonas) Cerro Corá - Coronel Ezequiel - Grossos Itaú - Santa Cruz - São Miguel - São Miguel de Touros - São Vicente (Rio Grande do Norte) Carrapateira - Pedro Régis (Paraíba) Corguinho - Farroupilha - Guaporé (Rio Grande do Sul) Jaguaruna (Santa Catarina) Campo Magro - Jardim Olinda - Paranapoema - Terra Boa  (Paraná) Agua Clara - Corguinho -Bataguassu - Jaraguari (Mato Grosso do Sul) Pirapemas (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA APARECIDA PACHECO FELIX (Unimed – Equipe 12 Nossa Sra. da SABEDORIA Setor de Garça /SP) MARIA EDUARDA MARTINS SOARES (filha do Marcos"PPA," e Gisleine - Garça /SP) FABIANO OLIVEIRA (prefeitura municipal Garça /SP) KATIA TELES (Garça /SP) ANA MARIA PRANDE pereira (ProfessoraGarça /SP) JoAQUIM SERGIO pereira (Médico-Procomesso-Garça /SP) Luzia Alonso (Garça /SP) OSWALDO SPERI  (Lions Clube de Bauru Centro /SP)LUCIANA DE LION ALVES (Lions Clube de Bauru Estoril /SP)JOSIANE QUESSADA BUENO (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)  sAndra REGINA ALVES MOrGaDO  (Garça / SP) MANOEL LUIZ PINHEIRO DOS SANTOS (Barra Do Garças /MT)EUDIS  FERREIRA  FRANCO (Paranaíba /MS) ALCIDES LEAL (de Osvaldo Cruz/SP-Belo Horizonte/MG)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA FERREIRA R. VIEIRA E THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRAó2010ó13 ANOSó(Equipe13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) SIMONE NONATO MENÃO E RICARDO FOLCATO MENÃO ó2010ó13 ANOSó(ela-PPA ele-Contador-Garça /SP) MARLUCE MARIA DE SOUZA BENTES E LUIZ ANTÔNIO R. DA SILVA ó1990ó33 ANOSó(Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO DÂMASO I

SÃO Daniel, o Estilita

■ São JOÃO DIEGO

■ Santa Maravilhas de Jesus

■ São Fusciano

■ São SABINo de Piacenza

■ São Vitorico

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

Levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa!Mc 1,1-8 - João Batista batizava e pregava a conversão

Jesus realiza coisas extraordinárias, mas é necessário colocar-se em movimento. Ele ajuda quem se ajuda

 

Ó nações, escutai a palavra do Senhor e levai-a até os confins da terra: Eis que chega o nosso Salvador, não tenhais medo! (Jr 31,10; Is 35,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

A liturgia nos alimenta a esperança, prenunciando um tempo em que “o coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos”. Jesus há de realizar a profecia, pois “a virtude do Senhor o levava a curar”. Acolhamos com alegria o Messias que vem.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO QUE CURA INTERIORMENTE, TOCA O MAIS ÍNTIMO DE MEU SER, PARA QUE EU CONSIGA SUPERAR O MEU EGOÍSMO, E SEJA CAPAZ DE LEVAR OS BENEFÍCIOS DE DEUS A QUEM PRECISA DE MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Chegue à vossa presença, Senhor, a nossa oração suplicante, e possamos celebrar de coração purificado o grande mistério da encarnação do vosso Filho. Ele que é convosco vive e reina e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

1ª Leitura (Is 35,1-10) É Deus mesmo que vem para vos salvar. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes de água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro, mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 85(84)

 

Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: / é a paz que ele vai anunciar; / a paz para o seu povo e seus amigos, / para os que voltam ao Senhor seu coração. / Está perto a salvação dos que o temem, / e a glória habitará em nossa terra. – R.

Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

2. A verdade e o amor se encontrarão, / a justiça e a paz se abraçarão; / da terra brotará a fidelidade, / e a justiça olhará dos altos céus. – R.

Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, / e a nossa terra nos dará suas colheitas; / a justiça andará na sua frente, / e a salvação há de seguir os passos seus. – R.

Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

 

 

 

– 11 de dezembro de 2023 segunda-feira da 2ª Semana do Advento

 – Evangelho do dia 

 

Hoje vimos coisas maravilhosas!  (Lc 5,17-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eis que o rei há de vir, Senhor da terra, / ele mesmo de nós afastará o jugo do nosso cativeiro. – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. 18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo devido à multidão, subiram ao telhado e, por entre as telhas, o desceram com o leito no meio da assembleia, diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados – disse ao paralítico –, eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

11/12/23     2ª SEGUNDA-FEIRA DO ADVENTO - B

 

Lucas 5,18-20.24-25: “Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresenta-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: - Homem, teus pecados estão perdoados... Disse Jesus: - Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar os pecados – disse ao paralítico – eu te digo, levanta-te, pega o leito e vai para casa. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus.”

 

Senhor, sua natureza divina foi se manifestando através dos seus gestos de compaixão com os pecadores e enfermos.

O senhor realizava uma cura integral das pessoas, como aconteceu com aquele paralítico, trazido caridosamente por alguns homens.

Como as autoridades religiosas o consideravam um pecador, castigado por Deus, o senhor declarou primeiramente que seus pecados estavam perdoados, e, em seguida curou-lhe a paralisia física do corpo.

As autoridades religiosas, ao invés de reconhecerem, na sua atitude, o poder divino de perdoar e de curar, o acusaram de blasfêmia, e foram incapazes de ver a presença divina em sua pessoa.

Mas o povo glorificava a Deus pelas maravilhas que realizava diante dos seus olhos.

Senhor, eu reconheço e agradeço todas as vezes que o senhor tem me perdoado e curado as minhas paralisias morais e espirituais.

Mas, nem sempre me levanto para glorificar a Deus em minha casa e na comunidade.

 Liberte-me das minhas paralisias psicológicas e espirituais, cure o meu corpo e a minha alma, fazendo-me caminhar com alegria na direção da esperança do seu Reino.

 E que eu imite os carregadores do paralítico, ajudando muitos irmãos e irmãs a chegarem perto do Senhor, para experimentarem a sua compaixão, receberem o seu perdão e serem curados no corpo e no espírito.

 

Mãe Imaculada, que carregou no colo seu Filho criança e o recebeu em seu colo, quando o tiraram morto da cruz, carregue-nos sempre para perto do seu Filho, quando perceber que algum tipo de paralisia está travando a nossa vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em toda parte, Jesus ensina e faz curas pelo “poder do Senhor”. Aos seus ensinamentos, afora as pessoas simples, comparecem também os fariseus e os mestres da Lei, líderes do povo. Não vêm de coração aberto para acolher a palavra do Mestre, mas com a intenção de apanhá-lo em algum deslize. A inveja era a motivação. De fato, eles se incomodam quando Jesus surpreende a todos, perdoando os pecados de um paralítico. Com esse gesto, Jesus mostra que a pior doença é o pecado, causadora de tantos males. Jesus cura também das doenças físicas, porém a característica maior da salvação que ele oferece é mudar-nos por dentro, transformar-nos de pecadores e egoístas em dóceis filhos do Pai e irmãos solidários entre nós.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,17-26 - Livre por dentro e por fora

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. O Advento nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem ao nosso encontro. Ele veio, vem e virá ao nosso encontro, até o dia do encontro definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão e a esperança.

 

Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Observe atentamente o que faz Jesus com o paralitico: Com que poder Jesus faz “coisas maravilhosas”? Quem são os que criticam as maravilhas de Deus?

 

Os portadores de todos os tipos de enfermidades desejam se encontrar com Jesus. As multidões chegam de todos os lugares. A grande maioria pede somente a cura. Jesus não se limita a devolver a saúde, mas alcança também o perdão dos pecados. Dessa forma, ele cura o corpo e, também, a alma.

 

Na cena do Evangelho, percebe-se a dificuldade de aproximar o paralítico de Jesus. Não havendo outra alternativa, o enfermo é introduzido no recinto onde Jesus se encontra, através do telhado. Nas horas difíceis é necessário ser ainda mais criativo: se não for possível de um jeito, encontra-se outra saída. Jesus realiza coisas extraordinárias, mas é necessário colocar-se em movimento. Ele ajuda quem se ajuda.

 

2. Meditação (Caminho)

Advento é tempo propício para reavaliarmos nossas atitudes e a aceitação da verdade de Cristo.

Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida?

Minha fé é capaz de fazer o que esses amigos do paralitico fizeram? Sim, não, por quê?

O que você deseja mais: o perdão de Deus ou a cura de seus limites físicos?

3.Oração (Vida)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.

Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!

 

Senhor, concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, segui-lo e adorá-lo em toda minha vida!

Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário.

 

Bênção

 

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.

Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.

Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.

A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP