terça-feira, 16 de dezembro de 2025

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ João veio, e os pecadores creram nele. – (Mt 21,28-32)


 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 GARÇA/SP, 16 DE DEZEMBRO de 2025 (terça-feira) 350º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É NECESSÁRIO QUE AS COISAS ACABEM, PARA QUE COISAS NOVAS ACONTEÇAM.

(Eckhart Tolle)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO RESERVISTA 

 DIA DO TEATRO AMADOR 

 DIA DA LEVITAÇÃO

 DIA DO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

■ DIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE 

■ DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) EM FORTALEZA 

■ SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caicó (Rio Grande do NorteOsório (Rio Grande do SulSantana (BahiaJuranda São Carlos do Ivaí  (ParanáDescanso (Santa CatarinaAlto Paraguai (Mato GrossoRio Verde de Mato Grosso (Mato Grosso do SulBarra de São Miguel (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DORIVAL CHICARELLI (m/cunhado GARÇA /SPROBERTO BARROS ARANHA (sobrinho/afilhado-Bauru /SPALETHEIA TEIXEIRA RODRIGUES (PRIMA-Bauru /SP) Padre MARCOS CESÁRIO DA SILVA (SCE da Equipe Nossa Sra. REAINHA DA PAZ-Setor de Garça-Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral /SP) MATHEUS JOSÉ CUZATO  MANCUSO (Psicólogo - Marilia /SP) ELAINE RAQUEL NORONHA (Garça /SP) LUIZ HENRIQUE CARDOSO (Garça /SPJAIRO JOSÉ DE CASTRO (Garça /SP)SOLENE MARIA BARBOSA (Garça /SP)  OSVALDO SATOSHI SHINYASHIKI (Garça /SPMARCELO DE OLIVEIRA FAGUNDES (Garça /SP) AILSON FEITOSA CARVALHO (Lions Clube de Natal /RN) ADRIANO BARBOSA GONÇALVES  (Lions Clube de Herculândia /SPANA LÚCIA CASTILHO  (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SPEDUARDA RAMOS  (Leo Clube de TUPà/SP)

■ Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA CAVALCANTI WILLIAM PEREIRA CAVALCANTIó2011ó14 ANOSó (ela: Macrocontábil Conessa; ele: PM Bombeiro-Garça /SP)MARLY PEREIRADE AMORIM e NIEL CORREIADE AMORIMó1989ó36 ANOSó( Eq. 09 ENS Auxiliadora Setor de Garça /SP)MARIA FERNANDA TONON MELO HAMZE e AHMAD HAMZEó2018ó07 ANOSó(amigos-Garça /SP)ANA MARIA GUILHERME GONÇALVES JOÃO GONÇALVES (Lions Clube de Marilia /SP)CARLA SANTANA MENDES OSVALDO TEIXEIRA MENDES FILHO ó2000ó25 ANOSó(Lions Clube de Mirandópolis /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE TUPàCURUMIMó1988ó37 ANOS (Distrito LC 8

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTA ADELAIDE de Selz ITÁLIA

SANTas Virgens da África

SANTo Adão

SANTo Ageu

SANTo Everardo

SÃo Beano da Hibérnia

SÃO DAVI

SÃO Josep Manyanet i Vives

SÃo Macário de Collesano

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos revela o Amor infinito de Deus. Portanto, contemplemos a Palavra de Deus, que ilumina nossa vida, e vivenciemos o Evangelho, seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 A Vontade de Deus: Obedecer com o Coração      Mt 21,28-32 - Coerência entre o dizer e o agir

 

 Deus olha menos para o que dizemos e mais para o que fazemos; obedecer com o coração vale mais que promessas vazias. 

– Antífona 

 

– Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e naquele dia brilhará uma grande luz (Zc 14,5.7)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Acolhida

 

O que conta diante de Deus não são as aparências, as boas intenções ou as belas palavras, mas a prática. Ele olha para o que de fato fazemos, convidando-nos a viver no amor, na verdade e na justiça.

 

– Oração 

 

“SENHOR, VIR-TU ÉS AO NOSSO ENCONTRO: PREPARA NOSSO CORAÇÃO PARA ACOLHER-TE COM ALEGRIA E CONVERSÃO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, que por meio de vosso Unigênito nos tornastes nova criatura, considerai a obra da vossa misericórdia e purificai-nos das manchas da antiga culpa no advento do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXIV nº 407

 

 

– 16 de dezembro de 2025terça-feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Sf 3,1-2.9-13) A salvação messiânica é prometida a todos os pobres.   Leitura da Profecia de Sofonias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor: 1Ai de ti, rebelde e desonrada, cidade desumana. 2Ela não prestou ouvidos ao apelo, não aceitou a correção; não teve confiança no Senhor, nem se aproximou de seu Deus. 9Darei aos povos, nesse tempo, lábios purificados, para que todos invoquem o nome do Senhor e lhe prestem culto em união de esforços. 10Desde além-rios da Etiópia, os que me adoram, os dispersos do meu povo, me trarão suas oferendas. 11Naquele dia, não terás de envergonhar-te por causa de todas as tuas obras com que prevaricaste contra mim; pois eu afastarei do teu meio teus fanfarrões arrogantes, e não continuarás a fazer de meu santo monte
motivo de tuas vanglórias. 12E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres’. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. 13Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 33(34)

 

 Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

1.  Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!  – R.

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

2.  Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.– R.

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

3. Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.  R.

 Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

4. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.  R.

 Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

 

 

– 16 de dezembro de 2025terça-feira da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

   

João veio, e os pecadores creram nele.   (Mt 21,28-32)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Vinde ó Senhor, não tardeis mais; fazei o povo acabar com os seus crimes. – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: `Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: `Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa.
Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?’ Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: ‘O primeiro.’ Então Jesus lhes disse: ‘Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso,
não vos arrependestes para crer nele.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

 

No Evangelho de hoje, somos convidados a refletir sobre a verdadeira obediência e conversão como manifestação da vontade de Deus. A parábola dos dois filhos — aquele que inicialmente recusou-se, depois arrependeu-se e foi trabalhar, e o outro que disse que iria mas não foi — torna visível como Deus valoriza não apenas as palavras, mas o agir que brota do coração. Quando Jesus pergunta qual dos dois fez a vontade do pai, a resposta aponta para a coerência entre decisão e concretização.

O primeiro filho, embora tenha demorado a responder, corrigiu o caminho e entrou em sintonia com o projeto do pai. O segundo filho permitiu-se ficar na aparência de disposição, sem assumir o compromisso da ação. Assim, somos desafiados a avaliar nossa relação com o chamado de Deus: dizemos “sim” a Ele, mas nossas atitudes realmente correspondem ao que proclamamos?

Hoje também entendemos que o tempo de conversão não é simbólico apenas — é urgente e real. O anúncio de João Batista no deserto apontava para isto: o Reino de Deus está próximo, as exigências de mudança de vida não podem esperar. Quando pessoas marginalizadas acolheram o anúncio e se converteram, avançaram para a vida do Pai antes daqueles que tinham privilégios e acreditavam estar acima da necessidade de conversão.

A liturgia de hoje coloca-nos no centro da missão: A vontade do Pai é acolhida quando vivemos com coerência. O primeiro filho representa o caminho sincero de quem se arrepende e age; o segundo, o risco de uma fé meramente exterior. Que possamos agir não apenas de boca, mas de vida, e assim pertencermos ao Reino anunciado por Jesus.

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os sacerdotes e anciãos conhecem a Lei, as Escrituras Sagradas, mas são indiferentes e se opõem à pregação de Jesus, o Messias. Consideram-se conhecedores e obedientes a Deus, mas desprezam a pessoa e a mensagem do seu Filho. Representam a postura do segundo filho da parábola, aquele que se mostra disponível, mas não cumpre a vontade do pai. Cobradores de impostos e prostitutas, por sua vez, desprezados pelas autoridades religiosas, correspondem ao primeiro filho. Não basta afirmar que somos justos, é preciso demonstrar isso em ações. Jesus mostra aos chefes do povo que o Reino pertence àqueles que se reconhecem como pecadores, se convertem, creem e fazem penitência.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

  Mt 21,28-32 - Coerência entre o dizer e o agir

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, abre meu coração para acolher tua Palavra com sinceridade. Dá-me luz para compreender, coragem para me converter e disposição para viver segundo a tua vontade. Que teu Espírito conduza cada passo desta oração e transforme meu interior. Amém.

 

1. Leitura (verdade)

O Evangelho apresenta a parábola dos dois filhos, revelando que fazer a vontade do Pai exige mais do que intenções ou palavras — requer atitude concreta. Um filho disse “não”, mas arrependeu-se e obedeceu; o outro disse “sim”, mas não foi. Jesus mostra que a verdadeira fidelidade nasce do coração convertido e reforça que aqueles que acolhem a verdade e se abrem à mudança caminham à frente no Reino de Deus.

 

2. Meditação (caminho)

Como me coloco diante do chamado de Deus? Quantas vezes digo “sim” em palavras, mas minhas ações contradizem o que proclamo? O Evangelho me convida a olhar para minhas decisões, para o modo como respondo às inspirações de Deus no cotidiano. Sou capaz de rever atitudes e mudar de direção quando percebo que errei? A parábola me estimula a viver uma fé autêntica, que transforma escolhas e comportamentos.

 

3. Oração (vida)

Senhor, ensina-me a dizer “sim” não só com a boca, mas com a vida. Purifica minhas intenções, fortalece meu desejo de conversão e ajuda-me a ser coerente com tua vontade. Que eu reconheça meus erros, levante-me e caminhe na tua direção. Faz nascer em mim um coração dócil e disponível. Amém.

 

4. Contemplação

Hoje assumo o compromisso de viver com mais verdade. A Palavra me chama a unir fé e prática, intenção e gesto. Vou buscar ser mais coerente nas minhas atitudes, mostrando por meio de ações que desejo seguir o Senhor. Que minhas escolhas revelem a presença de Deus no meu dia.

 

BENÇÃO

Que o Senhor te abençoe, fortaleça tua fé, ilumine teus passos e te conduza sempre pelo caminho da verdade e da paz.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia - - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXIV nº 407 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2025–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP