terça-feira, 8 de maio de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Se eu não for, não virá até vós o Defensor.” - (Jo 16,5-11)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 08 DE MAIO DE 2018 (terça-feira) 128º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VITALIDADE É DEMONSTRADA NÃO APENAS PELA PERSISTÊNCIA, MAS PELA CAPACIDADE DE COMEÇAR DE NOVO.”
(F. Scott Fitzgerald)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO TURISMO
DIA MUNDIAL do Câncer de Ovário
DIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA e do Crescente Vermelho
DIA INTERNACIONAL DA TALASSEMIA
DIA de Tempo de Lembrança e Reconciliação para Aqueles que Perderam suas Vidas durante a 2ª Guerra Mundial
DIA DA VITÓRIA
DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapecerica da Serra - São Luís do Paraitinga - Tabatinga (São Paulo) Antônio Martins - Jardim de Angicos - Messias Targino - Parazinho (Rio Grande do Norte) Iguatemi - Terenos (Mato Grosso do Sul) Duas Barras - Saquarema - Silva Jardim (Rio de Janeiro) Tapera (Rio Grande do Sul) Barra de Santa Rosa - Jericó (Paraíba) Antonina do Norte - Ibaretama - Palhano - Viçosa do Ceará (Paraíba)Maragogipe - Ribeira do Pombal (Bahia)Passagem (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NICOLE SASSO OLIVEIRA (neta da Zuleide/Abílio-Garça /SP) JUVENAL ANANIAS CRÓS (primo Jundiaí /SP) PAULO CÉSAR DE VASCONCELOS ARO (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP)Ana maria guilherme gonçalves (Lions Clube de Marilia /SP) Renata Okoti (Garça /SP) marcelinho moraLes fiLhO (Garça /SP)
.Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FRANCINE DA SILVA GONÇALVES e MICHEL ARAÚJO GONÇALVESó2004ó14 ANOS (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça)MARIA THEREZA DOS SANTOS AZEVEDO e FREDERICO GILBERTO DE AZEVEDO ó2005ó13 ANOS (Eq 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó59 ANOS LIONS CLUBE DE LUCÉLIAó1965ó53 ANOS  (Distrito LC8)


 Santo do Dia 
SÃO VITOR
SÃO PEDRO DE TARANTÁSIA
SantO ACÁCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19,7.6)
Demos graças a Deus pela ação da Igreja e pelo Espírito Santo, que a conduz, pois por meio deles o evangelho continua iluminando a humanidade e libertando-a das prisões.
Oração
PAI, CONCEDE-ME O ESPÍRITO QUE ME DÁ FORÇAS PARA ENFRENTAR E VENCER O MUNDO, E MANTER-ME FIEL A TEU FILHO JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual. alegrando-nos hoje porque adotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
08 de maio de 2018   3ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
Participamos, pelo batismo, da vida nova no Espírito, o qual põe às claras o pecado do mundo e o julgamento justo de Deus sobre o mal.

 1ª Leitura - (At 16,22-34) -Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família.Leitura dos Atos dos Apóstolos:


Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.
25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.
29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.
32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os de sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 137 (138)
Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

Evangelho do dia
08 de maio de 2018   3ª-feira da 6ª Semana da Páscoa
"Se eu não for, não virá até vós o Defensor. - (Jo 16,5-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         O Espírito Santo é nosso defensor
O Espírito Santo é o defensor da nossa alma, da nossa dignidade de filhos de Deus!
“E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento”  (João 16,8).
Jesus nos promete o Espírito da Verdade, o Espírito que advoga em favor do Reino de Deus. Jesus promete que virá nos defender.
O Espírito Santo não é o acusador desse mundo. Na verdade, Ele é o defensor da nossa alma, da nossa dignidade de filhos de Deus. Por isso, precisamos nos permitir ser defendidos, protegidos, iluminados e guiados por Ele. O Espírito nos defende do ataque do maligno.
O espírito adverso é o acusador. O Espírito de Deus é o defensor, e coloca-se ao lado de nossas fraquezas e fragilidades. O espírito acusador puxa-nos para baixo, arranca o pior de nós e faz-nos cair na depressão, no sentimento de culpa, no fracasso; ele nos acusa de nossos pecados o tempo inteiro e faz de nós pessoas acusadoras.
A grande fraqueza das relações humanas é viver no espírito da acusação. Por exemplo: convivemos com uma pessoa há tanto tempo e passamos o resto da vida acusando-a de seus erros e fracassos das coisas que não deram certo. Os amigos acusam uns aos outros, os casais vivem se acusando, os pais acusam os filhos e os filhos acusam os pais.
O espírito da acusação vem de forma demoníaca, porque as pessoas vivem acusando umas as outras. Esse espírito não é de Deus nem é santo. O Espírito que vem de Deus nos defende do mundo, vem em nosso socorro e nos mostra no que consiste o pecado. O pecado é não crer em Jesus nem levar a vida em nome d’Ele ou a justiça de não acolhê-Lo.
Os únicos julgados desse mundo são aqueles que se condenam, porque não acolhem a verdade salvadora de Jesus. Precisamos do Espírito de Deus em nós, Espírito Amigo, Consolador, Defensor que perscruta as nossas fraquezas mais profundas para curar-nos, libertar-nos, restaurar-nos e fortalecer-nos.
“Espírito amigo, venha em nosso socorro, em nosso auxílio, e não nos deixeis à mercê do inimigo, que nos destrói e que nos quer destruindo uns aos outros. Espírito amigo, vinde em nosso socorro, vinde em nosso auxílio”.
Deus abençoe você!

ReflexãoO “envio” do Espirito Santo é fruto da Paixão
AUTOR Rev. D. Jordi POU i Sabater 
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)
Hoje— seguimos sumidos no sermão da Última Ceia durante o qual Jesus Cristo mencionou três vezes ao Espírito Santo, o Consolador. Agora anuncia aos Apóstolos que o fruto do seu “ir" deste mundo será o envio do Paráclito.

Em Deus existe um “Eu” e um “Tu”: Existe o Filho que fala com o Pai; e ambos são um no Espírito, que é por assim dize-lo, a atmosfera do dar e do amar que faz deles um único Deus. Através de Jesus penetra nosso olhar na intimidade de Deus: Com Ele, Deus saiu também de sua intimidade e veio ao nosso encontro. Isso se realiza, diante tudo, na sua vida, paixão, morte e ressurreição; na sua palavra. Mas Jesus não se contenta com sair para nós. Quer mais!: Quer unificação.

—Jesus morre e ressuscita e, agora já não se encontra num lugar determinado, senão que seu Espírito é enviado e entra no nosso coração, nos unindo assim com Deus Um e Trino.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Minha presença é presença de quem traz Paz ao ambiente?
- Pode-se ter Paz em meio a sofrimentos? Ou isso acontece só quando tudo está bem, tranquilo?
 - O que é o Amor?
- Como manifesto o Amor de Deus que está em mim?
- Talvez pedindo Paz!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 16,5-11 - O Espírito é derramado em nossos corações
Inicio este momento de Leitura Orante, 
em sintonia com as expectativas dos bispos na Conferência de Aparecida:  
“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43)”. (DAp 32).
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 16,5-11, e observo as palavras de Jesus que parecem uma despedida, mas plenas de amor ao nos oferecer o Espírito.
Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: "Aonde é que o senhor vai?" Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado.
 Refletindo
O Mestre garante que quando vier, o Espírito Santo vai revelar o que está errado e também o que é direito e justo. A missão do Espírito é interpretar e nos ajudar a ver a realidade e nela discernir o que é conforme o Projeto de Jesus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Jesus me diz que devo contar na minha vida com o Espírito Santo para discernir cada situação, para interpretar os sinais de Deus no meu dia a dia.
Meditação
Os bispos, em Aparecida, disseram que o Espírito é o animador da Igreja e foi “derramado nos nossos corações”: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênçãos pessoa de Cristo (cf. Ef 1,3). O Deus da Aliança, rico em misericórdia, nos amou primeiro; imerecidamente amou a cada um de nós; por isso o bendizemos, animados pelo Espírito Santo, Espírito vivificador, alma e vida da Igreja. Ele, que foi derramado em nossos corações, geme e intercede por nós e, com seus dons nos fortalece em nosso caminho de discípulos e missionários.(DAp 23).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, com o papa emérito Bento XVI:  
Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida,
rosto humano de Deus e rosto divino do homem,
acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu
e a alegria de sermos cristãos.
Vinde ao nosso encontro
e guiai os nossos passos para seguir-vos
e amar-vos na comunhão da vossa Igreja,
celebrando e vivendo o dom da Eucaristia,
carregando a nossa cruz, e motivados por vosso envio.
Dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito,
que ilumine as nossas mentes
e desperte em nós o desejo de contemplar-vos,
o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos,
e o ardor por anunciar-vos no início deste século.
Discípulos e missionários vossos,
nós queremos remar mar adentro,
para que os nossos povos tenham em vós vida abundante,
e construam com solidariedade a fraternidade e a paz.
Senhor Jesus, vinde e enviai-nos!
Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Hoje, quero “expressar a alegria de ser discípulo do Senhor e de ter sido agraciado com o tesouro do Evangelho. Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo”.(DAp23).
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.