segunda-feira, 11 de abril de 2022

REFLETINDO A SEMANA SANTA "A SEMANA MAIOR" Padre Valdo

Padre Valdo
Pároco da Paroquia  Santo Antônio de Junqueirópolis

SEMANA SANTA


 A SEMANA MAIOR

 

Estamos nos aproximando mais uma vez da semana santa, a semana maior, centro de nossa espiritualidade litúrgica. É semana maior porque nela comemoramos o centro da nossa fé, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

A Semana Santa nos faz viver os últimos dias da vida terrena de Jesus, a fim de podermos entrar na vida sem fim que Ele nos oferece pela entrega de sua vida. Desde a entrada festiva do Senhor em Jerusalém, marcada pela alegria dos discípulos que o aclamam rei, passando pela noite do Calvário e chegando até a manhã do “primeiro dia da semana”, que, em virtude da Ressurreição, tornou-se o “dia do Senhor”, o domingo, podemos contemplar o projeto divino se realizando a cada momento.

A cruz no caminho de Jesus foi consequência da Sua fidelidade ao Pai. Como vemos no Evangelho, boa parte dos chefes do povo não quis acreditar nele, e colocaram o povo e a autoridade romana contra aquele pregador popular que eles julgavam ser um impostor. Se Jesus fugisse da condenação à morte, ele teria sido infiel à Palavra do Pai. Na verdade, Ele aceitou esta morte (“Não se faça, porém, a minha vontade, mas a tua”, Mt 26,42) livremente e a tornou salvação nossa e reconciliação com o Pai.

A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Deus Filho, assumiu a nossa humanidade para oferecer ao Pai um ato de perfeito amor e obediência em nosso nome e nos preparar uma morada na casa do Pai (cf. Jo 14,2-3). Assim, pelo infinito amor e pela perfeita obediência de Jesus Cristo ao Pai, podemos nós também amar a Deus e ter esperança de chegar à vida eterna.

O Tríduo Pascal é o coração destes dias santos: ele começa na tarde da Quinta-feira Santa e se estende até a manhã do Domingo de Páscoa. A Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira, é como que um resumo da Semana Santa, pois comemora a instituição da Eucaristia, sacramento no qual está contido todo o mistério de nossa salvação: Encarnação, Natal, Paixão, Morte, Ressurreição, Ascensão, Efusão do Espírito Santo, todas estas realidades estão presentes neste sacramento da presença real do próprio Autor da salvação. A sexta, o sábado e o domingo comemoram as “partes” da salvação: morte, descida à mansão dos mortos para libertar os justos que lá se encontravam, silêncio do sepulcro, ressurreição e reerguimento de toda a criação, manifestação do Senhor aos discípulos!

A Vigília Pascal no Sábado Santo é o coração do Tríduo Pascal, e recorda toda a obra salvífica de Deus no passado, as promessas de salvação no Antigo Testamento e a salvação realizada na Pessoa de Jesus Cristo. Todos fazemos nesta noite santa a renovação das promessas batismais. Todos precisamos recomeçar a cada Páscoa uma vida nova.

Vivamos, portanto, esta semana maior com muito amor, com muita fé e devoção. Participemos de cada celebração com o desejo sincero de associar a nossa vida à de Jesus – com todos os nossos sofrimentos, angústias, fragilidades e necessidades, mas também com nossas alegrias, realizações e esperanças. Celebremos a semana santa em clima de oração pessoal, esforço de conversão e dedicação fraterna. Confira a programação de sua paróquia, para não perder a oportunidade de fazer uma bela experiência da paixão do Senhor para bem ressuscitar com Ele nessa páscoa. Um rica semana santa para todos.

 

Pe. Valdo Bartolomeu de Santana

Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis

 

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. – (Jo 12,1-11)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 11 DE abril de 2022 (segunda-feira) 101º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SÁBIO SE ENVERGONHA DOS SEUS DEFEITOS, MAS NÃO DE CORRIGI-LOS.”

(Confúcio)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKISON

DIA DO PREFEITO (SP)

DIA DO INFECTOLOGISTA

Dia do Exército da Salvação

DIA do Casamento Abençoado

DIA do Quarteto de Barbearia

DIA DA ESCOLA DE SAMBA

DIA Internacional de Libertação de Prisioneiros de Campos de Concentração Nazistas

DIA da Fundação DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO “OIT na Suíça

DIA da Fundação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) em Garanhuns

DIA da Fundação da Universidade Federal do Delta Parnaíba-PI (UFDPar)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): CAFELÂNDIA (São Paulo) Papanduva (Santa Catarina) Nova Bréscia (Rio Grande do Sul) São João da Canabrava (Piauí) Tapejara (Paraná) AcariAngicos (Rio Grande do Norte) AracatiQuixeré (Ceará) Barro Preto - Heliópolis (Bahia) Coxim (Mato Grosso do Sul) Guaraí (Tocantins) Jutaí (Amazonas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ADHEMAR PRAXEDES DE ALMEIDA JUNIOR (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) KELY CRISTINA LOPES DE FREITAS MORAES (Garça /SP) NEUZA ANANIAS (prima-São Paulo /SP) GUSTAVO GÂNDARA GAI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) SIPRIANO CEZAR TEIXEIRA MENDES (Lions Clube de Rio de Janeiro Semear Amor /RJ) EDNA GONÇALVES (São Paulo /SP) THIAGO MIRANDA SOARES (Garça/SP)  ROSANI NOGUEIRA MIRANDA (Garça/SP) JÚLIA DI SAN MARZANO PEREIRA LEITE (São Paulo /SP) SERGIO RANAL DA SILVA (Garça /SP) TATIANE AUGUSTINHO GALHARDO (Garça /SP) ERIKA ROCHA (Garça /SP)SEBASTIÃO SEVERINO (Garça /SP)  

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SANTO ESTANISLAU de Szczepanów

Estanislau (Polônia, 1030-1079), pastor sábio e dedicado, foi defensor da liberdade da Igreja e da dignidade das pessoas. Por não transigir com a imoralidade do rei – até então seu amigo -, foi por este martirizado durante a celebração da missa. É padroeiro da Polônia.

SANTA GEMA GALGANI

SANTO Antipas de Pérgamo

HELENA GUERRA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Maria, a irmã de Marta, lavou os pés de Jesus com perfume. Mostrou amor pelo Senhor e comunhão com sua paixão: A mim nem sempre tereis – Jo 12,1-11

 

 

Acusai, Senhor, meus acusadores; combatei aqueles que me combatem! Tomai escudo e armadura, levantai-vos, vinde em meu socorro! Senhor, meu Deus, força que me salva! (Sl 34,1s; Sl 139,8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus, o Servo de Deus que doa a vida em favor da humanidade, é ungido para a missão. Pelo batismo, fomos também ungidos para participar da missão profética, sacerdotal e régia de Cristo. O gesto profético da irmã de Lázaro alastre entre nós o perfume do amor e da fidelidade a Jesus.

 

– Oração 

 

PAI, TIRA DE MIM TODA MALÍCIA QUE ME IMPEDE DE COMPREENDER, EM PROFUNDIDADE, OS GESTOS DE JESUS, O QUAL SE FEZ POBRE ENTRE OS POBRES, E MORREU COMO UM DELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus, ao vosso povo, que desfalece por sua fraqueza, recobrar novo alento pela paixão do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 11 de abril de 2022 - 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Compassivo e manso, o Servo de Deus não esmorece nem se deixa abater em sua missão, pois foi ungido para às provações.

 

 

1ª Leitura (Is Is 42,1-7) – Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. (1º canto do Servo do Senhor).  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1“Eis o meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos”. 5Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6“Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 27(26)

 

O Senhor é minha luz e salvação.

 

 

– 11 de abril de 2022 - 2ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura.  (Jo 12,1-11)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Honra, glória, poder e louvor / a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

Salve, nosso rei, somente vós / tendes compaixão dos nossos erros.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.  4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. 9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

SEGUNDA-FEIRA SANTA – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo... 7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.

(João 12,1-3).

 

Jesus, quando chegou o tempo doloroso da sua paixão e morte, ao lado dos que tramavam a sua condenação havia também muita gente boa, como Lázaro, Marta e Maria, que o acolhia e servia.

 Principalmente Maria, que expressava sua fé e seu afeto pelo senhor através de gestos de carinho, derramando perfume sobre seus pés cansados.

Era uma família para qual o senhor já antecipara os sinais da Páscoa, ao ressuscitar seu amigo Lázaro.

No entanto, sempre havia a voz discordante, como Judas, que o criticava porque dizia que o dinheiro gasto no perfume devia ser dado aos pobres, mas que ele costumava desviar para o próprio bolso.

Não conseguiu perceber que, naquela situação, o senhor, já destinado à morte, representava todos os pobres do mundo.

 E nos ensinava que os pobres, os doentes e todos os que estão sofrendo, necessitam não somente de dinheiro, mas também do acolhimento, do cuidado e do afeto.

Senhor, é impressionante como o senhor caminhava ao encontro da cruz cheio de serenidade, ainda desfrutando os últimos momentos de reunião com seus amigos e discípulos.

Suas palavras ecoavam cheias de suavidade, sem acusar nem rejeitar ninguém.

 

Senhor, faça com que a nossa Igreja seja como uma Betânia para todos os que estão sofrendo.

Que nossas casas e comunidades sejam como pequenas Betânias, onde o perfume do amor e do cuidado possa ser sentido por todos os que nos procuram.

Livre-nos de ser como Judas ou como os seus algozes, cujo gosto foi traí-lo e vê-lo sofrer e morrer violentamente. 

 

Maria santíssima, senhora das dores de todos nós, faça com que imitemos o gesto de Maria de Betânia, e aprendamos a enxugar as lágrimas daqueles que sofrem ao nosso redor. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Segundo a proposta do evangelista João, o tempo de Jesus está chegando ao fim. Jesus volta à casa de Lázaro, seu amigo a quem ressuscitou, e aí experimenta o consolo de ter os pés ungidos e enxugados por Maria. Esse gesto de Maria antecipa o que acontecerá com o corpo de Jesus após a sua morte; Judas, por sua vez, com sua praticidade e desonestidade, usando os pobres como justificativa, considera um desperdício o gesto de Maria e pensa no quanto lucraria com a venda do perfume. Diante de um mesmo fato ou de uma situação que se mostra iminente, a reação pode ser totalmente distinta. Maria e Judas são esses opostos diante do Mestre que está prestes a ser preso e morto. Estar com Jesus requer de nós decidir-se por ele verdadeiramente; contudo, nem sempre isso acontece, e Judas é um exemplo gritante. Qual é nossa escolha verdadeira, íntima, aquela que nos compromete?

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 12,1-11 - Tempo de viver o Amor no estilo de Jesus

 

Oração Inicial


Agora eu me imagino aos pés de Jesus como discípulo(a), ouvindo seus ensinamentos. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre. Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e ouvidos.

Oro ou canto: Cada vez que eu venho, para te falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da Vida, preciso te escutar! Fala da Verdade, que vai me libertar!

 

1. Leitura (Verdade)

Releio o texto e escuto o que ele me diz: o que cada personagem procura? O que a multidão busca? Por que muitos começaram a crer em Jesus? O que Maria nos ensina com este gesto?

 

“Esta segunda-feira da Semana Santa nos apresenta dois modelos de discípulos, na semana da paixão: Maria e Judas. Maria, a irmã de Marta, lavou os pés de Jesus com perfume. Mostrou amor pelo Senhor e comunhão com sua paixão. Era como se o estivesse preparando para o sepultamento. Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos, ficou irritado com o gesto de Maria. Reclamou do desperdício, cobrando a ajuda aos pobres, camuflando os próprios interesses. Maria demonstrou união para com Jesus em seu sofrimento. Judas demonstrou distância de Jesus e interesse financeiro na sua paixão (queria tirar proveito). Nesta Semana Santa, pode-se ser Maria ou Judas: fazer comunhão com Jesus ou querer se aproveitar dele.”

 

2. Meditação (Caminho)

O gesto de Maria significa a total entrega de sua vida. Como é meu testemunho cristão? Tenho coragem de manifestar meu amor a Jesus com gestos públicos? Como aproveito as oportunidades de fazer o bem que a comunidade e a sociedade me oferecem? Onde busco a sabedoria que dá sentido à vida?

 

 

3.Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O que quero lhe dizer?

Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peço a graça de nunca me envergonhar de dar meu testemunho cristão.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.