quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–Curou muitas pessoas de diversas doenças – (Mc 1,29-39)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 12 DE JANEIRO de 2022 (quarta-feira) 012º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE VOCÊ PODE MUDAR DE IDEIA, VOCÊ PODE MUDAR SUA VIDA."

(William James)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL 

DIA DO BOMBEIRO CIVIL

DIA DO CARANGUEJO

DIA DA CADERNETA DE POUPANÇA

DIA DA FUNDAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO RIO DE JANEIRO-RJ 

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO-RJ 

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) EM FOZ DO IGUAÇU-PR 

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) EM MANAUS 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belém (ParáIporanga (São PauloIgaci (AlagoasSapé (Paraíba)  

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ SERGIO DA SILVA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)  SÔNIA HARUE  TANAKA HOSHIJIMA (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) PDG ROBERTO JOÃO GENTA (Lions Clube de SP Campos Elíseos /SP) ERCY DAUN (Garça /SP) SANDRA REGINA CARDOSO (Garça /SP) FRANCINE  SALZEDAS  DMAQUI (Garça /SP) INÊS OLIVEIRA MATHIAS (Garça / SP) ANA CRISTINA CASAGRANDE (São Paulo /SP) ZILMAR AUGUSTO MOREIRA DE OLIVEIRA (Hosfran-Garça /SP) ESTEVAM BRANDÃO (universitário-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSANGELA APARECIDA ALMEIDA MORETI REGINALDO MORETI💘1985💘37 ANOS💘(EQUIPE 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO - Setor de Garça /SP) GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS YAMACUTI CARLOS  MASSARU YAMACUTI💘1991💘31 ANOS💘(LIONS CLUBE DE IACRI /SP)ELIANE PIOVESAN BLANCO FRANCISCO ADÃO BLANCO💘1980💘42 ANOS💘(LIONS CLUBE DE Lençois Paulista /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO BERNARDO 

■ SANTO ANTONIO MARIA PUCCI 

■ SANTO ARCÁDIO 

■ SANTO ELREDO DE RIEVAULX 

■ SÃO BENTO BISCOP 

■ SÃO MARGUERITE BOURGEOYS 

■ SÃO MARTINHO DE LEÃO 

■ PEDRO FRANCISCO JAMET

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A febre a deixou, e ela se pôs a servi-los – Mc 1,29-39

 

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O chamado de Deus se dá sob as mais variadas circunstâncias. Busquemos sempre o Senhor e fiquemos sintonizados com ele, a fim de atendê-lo e saber qual é nosso papel na sociedade, na Igreja e na família.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, EU TE PROCURO COM SINCERIDADE, NA CERTEZA DE ENCONTRAR, EM TI, PALAVRAS QUE FAÇAM REVIVER A ESPERANÇA NO MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  12 de janeiro de 2022 - 4ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Totalmente entregue à sua missão de servir, “Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios”. 

 

1ª Leitura (1Sm 3,1-10.19-20) – Fala, Senhor que teu servo escuta.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

Naqueles dias, 1o jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. 6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!'” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabeia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1Sm 2

 

Eis que venho fazer, com prazer,

a vossa vontade Senhor!

 

 

– 12 de janeiro de 2022 - 4ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Curou muitas pessoas de diversas doenças  (Mc 1,29-39)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar solitário. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Estenda as suas mãos para Jesus”

 

“E Ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los”

(Marcos 1,31).

 

Para que o discípulo chegue ao serviço, ele precisa experimentar essa proximidade de Jesus, a mão de Jesus que o toca. O texto começa dizendo que “Jesus se aproximou”; Jesus elimina as distâncias, Ele se faz presente na vida de quem sofre, de quem sofre qualquer mal, qualquer enfermidade, por mais simples que ela se pareça. Era uma febre, mas Jesus se importa com o menor detalhe da sua vida.

 

As mãos que se encontram, da sogra de Pedro e as mãos de Jesus, restabelecem uma relação, tiram aquela mulher da solidão. Como é significativo para nós segurar a mão de alguém, como é forte esse gesto, sobretudo no momento de debilidade, no momento de enfermidade; por exemplo, quando você se encontra enfermo, como é bom segurar a mão de alguém, como a mão representa uma força que vem de outra pessoa. Até o coração que se sente frágil, transmite segurança, proximidade, força e vigor. É a mão de Jesus que se estende para tocar aquela mulher. As tuas mãos nas mãos de Jesus te dão uma força inesperada. Estenda a sua mão para Jesus, para as mãos de Jesus, porque Ele nos socorre.

 

“Você é importante para Jesus, Ele estende a mão para você”

 

Essa Palavra se cumpre, hoje, na nossa vida, estendendo a mão, aproximando-se daquela mulher, Jesus ajudou-a a levantar-se. Aqui, o mesmo verbo é usado para falar da ressurreição de Jesus. Veja, o que aconteceu na vida daquela mulher, aquela mulher assume um novo modo de viver, aquela mulher é ressuscitada. Se o Senhor toca o seu coração, você também precisa ressuscitar, você também precisa assumir essa vida nova, você também precisa sair do túmulo dos seus pecados, das suas misérias, das suas enfermidades e vir para fora, para o dom de uma vida nova.

 

“E a febre desapareceu”. Essa palavra precisa cair no nosso coração, parecia uma cura tão insignificante, como eu disse: uma febre; mas para Jesus nada é insignificante quando se trata de um ser humano, porque você é importante para o Senhor, porque essa palavra precisa chegar no seu coração independentemente da situação na qual você se encontra. Você é importante para Jesus, Ele estende a mão para você!

 

O último passo da cura de hoje é o serviço, não é um mero serviço, não é que a sogra de Pedro foi fazer um cafezinho, foi preparar o almoço, algo para comer, um lanche. Esse “serviço” aqui é a configuração a Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir, que se fez servo de todos nós, por isso, quem alcança uma cura ou uma graça não é para sua autossatisfação, e sim para se unir a Cristo da forma mais perfeita, é para que você também se torne servo do Senhor, servo do amor, servo dos irmãos, servo da sua família. A graça de Deus vem para nos configurar a Jesus, o servo obediente, o servo do Pai.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Saindo do ambiente oficial (sinagoga), Jesus se dirige para o ambiente privado, dos relacionamentos pessoais (casa). A casa pode ser vista como a comunidade onde se vive a solidariedade. Aí encontra a sogra de Simão acamada com febre. O Mestre estende a mão e a levanta, ela logo se põe a servi-los.  A devolução da dignidade a essa mulher é sinal da chegada do Reino de Deus. Mais do que simplesmente devolver a saúde a uma pessoa, esse episódio significa criar homens e mulheres novos capazes de servir e de se solidarizarem. Seguir a Jesus não significa dominar e impedir de agir, como no caso da febre, mas sim servir. O serviço é a atitude fundamental de quem segue Jesus. Sua prática não se fixa num lugar; por isso, levanta de madrugada e vai ao encontro de quem não conhece sua mensagem. Na oração, o Mestre encontra a força para sua intensa atividade.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 1,29-39 - Jesus cura a sogra de Pedro, tomando-a pela mão

 

Oração Inicial


Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura da sogra de Pedro, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e procure identificar sua mensagem central. Leia-o quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras e os versículos que mais lhe chamam atenção. Vale lembrar que, neste primeiro passo da leitura orante, é importante compreender o texto. Por isso, atente-se aos personagens e a suas ações. Observe o que está acontecendo na narrativa.

 

“Saindo da sinagoga, em Cafarnaum, Jesus vai à casa de Simão. Lá, apresentam-lhe a situação da sogra acamada, com febre alta. Jesus interessou-se pela doente e a curou. Ela, quando se viu com saúde, levantou-se e foi servir a Jesus e ao seu grupo. Muitas coisas podemos aprender com essa cena: o valor da oração de intercessão, pela qual apresentamos nossas necessidades ao Senhor; a misericórdia de Jesus que vem ao nosso encontro em nossas tribulações; e a atitude de serviço, própria de quem está no caminho de Jesus. Aonde chega a presença de Jesus, o mal se afasta. É o Reino de Deus que chega com sua bondade e sua misericórdia. Onde tocam as suas mãos, renasce a vida.”

2. Meditação (Caminho)

Marcos diz que a sogra de Pedro estava gravemente doente. Jesus atendeu o pedido que lhe fizeram, e mostrou um carinho especial para com a mulher: aproximou-se, tomou-lhe a mão e a ajudou a levantar-se. Como nos relacionamos com as pessoas? Especialmente com as mais próximas que precisam de nosso carinho e que lhe estendamos a mão?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer a Ele? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor tudo o que desejar. Apresente-lhe seu louvor, sua gratidão pela vida e tudo que a Palavra o(a) suscita a pedir.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você gostaria de passar este dia, com o ensinamento do Senhor?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.