sexta-feira, 8 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. – (Lc 11,15-26)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 08 DE outubro de 2021 (sexta-feira) 281 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

OS PENSAMENTOS SÃO COMO AS FLORES, AQUELAS QUE APANHAMOS DE MANHÃ MANTÊM-SE MUITO MAIS TEMPO VIÇOSAS.

(André Gide)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA MUNDIAL DO SERVIÇO LEONISTICO 

DIA DO NASCITURO 

■ DIA NACIONAL PELO DIREITO À VIDA 

■ DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE CORDÃO UMBILICAL 

■ DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO HIV/AIDS NO LOCAL DE TRABALHO 

■ DIA DE ORAÇÃO PELA PAZ EM JERUSALÉM 

■ DIA NACIONAL DO COMBATE A CARTEIS 

■ DIA NACIONAL DO CIRCULISTA 

DIA DO ASFALTADOR 

DIA DO NORDESTINO 

DIA DO OVO 

DIA DO POLVO 

DIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA CROÁCIA 

■ DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES 

■ DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA 

■ SEMANA DA CRIANÇA 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurilândia - Campinorte - Edeia - Guapó - Heitoraí - Petrolina de Goiás (GoiásAquidabã (SergipeDores do Indaiá (Minas GeraisCéu Azul - Tupãssi (ParanáItaporã do Tocantins - Pindorama do Tocantins (TocantinsConceição - São João do Rio do Peixe (ParaíbaSão José do Ouro (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVANA ROSA ROBERTO (FASS Fabrica Automatiz. - Garça /SP) Tiago Nucci Martins (secretária Mun. Educação Garça /SP) PEDRO JOSÉ FRASSON (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP) PATRICIA ANGELICA MASS ARAYA BETTIO (Pompéia /SP) Regina Prieto (Presidente Prudente /SP)YARA PIRES SILVEIRA (Garça /SPROGERIO CARLOS MACHADO (Pastor Igreja Vida Plena–Gália /SP) LUIZ PIOLA (Garça /SP) RenaTO MOREIRA ZoNER ((Marilia /SP)Lucimar  B. Souza Raposo (Cassilândia /MSLUIZA CRISTINA CAMARGO (Garça /SP) VINICIUS MARTINS (Garça /SP)  ITALINO SITTA (Garça /SP) OLIVIA PINHEIRO AZEVEDO (Garça /SP) Heloisa ZAGATI (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IVANETTE  APARECIDA  BITTENCOURT VILLA VERDE e CARLOS HENRIQUE NUNES VILLA VERDE ó1989ó32 ANOS (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SPMÁRCIA DE BARROS BASSETTO e JÚLIO  CÉSAR  BASSETTO (Lions Clube de PENAPOLIS /SP

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO:  LIONS CLUBE DE GUARAÇAIó1998ó23 ANOS (DISTRITO LC8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO LUÍS BELTRAN 

■ SÃO JOÃO CALÁBRIA 

■ JOÃO (Itália, 1873-1954), em 1907, deu início à Obra Calariana, composta de religiosos, religiosas e leigos com a finalidade de acolher órfãos e crianças abandonadas. 

■ SANTA PELÁGIA, A PENITENTE.

■ SANTA TAÍS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Alegra-te, cheia de graça! – Lc 1,26-38

 

 

- Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir a vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est, 13.9).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As calamidades naturais podem servir de alerta para examinarmos nossa conduta e corrigirmos o que nos afasta do projeto de Deus. Ao Senhor peçamos a graça de investirmos nossa vida na edificação do seu Reino.

 

– Oração 

 

PAI PURIFICA-ME COM TUA GRAÇA, DE FORMA QUE EU POSSA ESTAR SEMPRE CONTIGO E PREPARADO, SENHOR, E INTEIRAMENTE DEDICADO AO SERVIÇO DO REINO

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 08 de outubro de 20216ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus não faz aliança com as forças do mal; ao contrário, ele vem implantar o Reino de Deus e nos convida a participar dele com o espírito preparado. 

 

1ª Leitura (Jl 1,13-15; 2,1-2) – Está chegando o dia do Senhor. É um dia de escuridão fechada.  Leitura da Profecia de Joel:

 

1,13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações. 14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembléia, con­gregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15“Ai de nós neste dia! O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade. 2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, pois está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 9A(9)

 

O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça

 

 

– 08 de outubro de 20216ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.   (Lc 11,15-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Agora o príncipe deste mundo / há de ser lançado fora; / quando eu for elevado da terra, / atrairei para mim todo ser (Jo 12,31s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Bel­zebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”. 

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Preenchamos o nosso coração da graça de Deus”

 

Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’”

(Lucas 11,24).

O ministério de Jesus é um mistério de cura, de libertação e de restauração da nossa natureza humana machucada, dominada, muitas vezes, pelo poder do mal, doente e enferma; e Jesus nos quer curados e libertos, Ele não quer que o mal esteja agindo em nós. É por isso que está expulsando o demônio, está mandando para longe a ação do maligno da nossa vida.

 

Quando nos voltamos para dentro de nós, percebemos quantas coisas más, estragadas, velhas, malignas e diabólicas estão agindo em nós: maus pensamentos, maus sentimentos, ressentimentos, mágoas, rancores, más intenções, desejos maus em relação aos outros, maquinações perversas que, muitas vezes, saem de nós.

 

“Precisamos orar e nos preenchermos da graça para que a desgraça do pecado não volte a agir em nossa vida”

 

Precisamos permitir que Jesus nos liberte do poder do mal cada dia da nossa vida. Não podemos ficar à mercê do maligno porque o espírito que habita em nós é o espírito da graça, é o Espírito Santo de Deus, é n’Ele que somos batizados, é Ele quem está em nós. Mas, se não deixarmos ser movidos e guiados pelo Espírito, veja que os espíritos malignos estão à procura de morar e ficar em nós.

 

O exemplo daquilo que é dito hoje no Evangelho: quando o espírito mau sai daquele homem é expulso dele, Jesus relata que ele fica ainda vagando. E uma vez que não vai encontrar ou não encontra espaço em outro lugar, ele quer voltar para onde ele saiu, por isso não é importante somente nos libertarmos do poder do mal, mas sim nos preenchermos do poder da graça, é importante que o mal saia de nós e que o Espírito de Deus esteja em nós. Porque, se ficarmos vazios, o espírito maligno volta, e, muitas vezes, pior. E ele traz consigo outros sete espíritos piores. No fim, a condição daquele homem fica pior do que antes.

 

Quantas pessoas já vi serem libertas da ação do mal! Já vi pessoas que bebiam e deixaram de beber, fumavam e deixaram de fumar. Já vi pessoas que tinham, muitas vezes, um comportamento agressivo de serem curadas da sua agressividade, da forma impulsiva ou maldosa de agir.

 

Veja como é importante: assim como eu me alimento, todos os dias, para me manter firme, forte e me manter em pé, se não alimento a minha alma nem o meu coração da presença de Deus, da oração, se não fortifico o meu espírito, a minha alma, aquilo que penso que estou livre, não estou; o maligno volta, o sentimento ruim volta, a ação maligna volta e, muitas vezes, em vez de melhorarmos, ficamos piores do que antes.

 

Não basta esvaziar e limpar a casa, não basta esvaziar e limpar o coração, é preciso deixar que Deus nos purifique, porém, é preciso vigiar, é preciso orar e nos preenchermos da graça, para que a desgraça do pecado, do mal, dos vícios, para que o maligno não volte a agir em nossa vida. É da graça de Deus que precisamos nos preencher a cada dia!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus é acusado de expulsar demônios mediante o poder do chefe dos demônios. Um disparate sem cabimento. Como poderiam as forças do mal lutar contra si mesmas? Jesus deixa claro que ele combate o mal mediante o poder de Deus, sinal de que o Reino de Deus já chegou. É uma resposta àquele que pedia um sinal do céu. Com a chegada do “mais forte” (Jesus), as forças malignas se afastam. E diante de Jesus é necessário tomar posição: a favor dele ou contra. Quem se põe contra Jesus torna-se seu inimigo, apoiando uma ideologia contrária ao plano de Deus. Se a pessoa libertada não dá sua adesão a Jesus e prefere manter-se neutra ou contra, sua situação será pior que antes. É uma predição do triste fi m de quem não dá plena adesão a Jesus.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre, teus milagres comprovam a força do teu Reino entre nós. Quem não te aceita como enviado do Pai te acusa de ter pacto com as forças do mal. Na verdade, ages pelo poder do Espírito Santo. Queremos estar sempre contigo, Senhor, e inteiramente dedicados ao serviço do Reino de Deus. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 11,15-26 - A favor ou contra Jesus?

 

Oração Inicial
Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação

e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente digital. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Espírito Santo, tu que habitas, pela fé, nos nossos corações, abre-nos à Palavra!

Seja a nossa inteligência e a nossa vontade, terreno bom, onde tu possas trabalhar com liberdade, de modo que a nossa vida seja sinal da tua caridade.

Amém.

 

 

1. Leitura (Verdade)

Vamos "conhecer"

O que diz o texto do dia? Leiamos  Lc 11,15-26, e observemos as pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus.

 

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”

 

Refletindo

Um exorcismo e a expulsão de um demônio que era mudo causou admiração na multidão. Esta admiração era frequente frente aos milagres, mas não significava ainda, atitude de fé. Alguns até atribuem o exorcismo a um pacto com Belzebu! São os que têm restrições fundamentadas em dois aspectos: a dificuldade em compreender a origem e o poder de Jesus e a necessidade de um sinal. Conhecendo seus pensamentos, Jesus fala da destruição da família e do país dividido. Diz ainda que quem não é a seu favor é contra ele e quem não o ajuda a reunir e ajuntar, está espalhando. Da pregação de Jesus, entendemos também que nos uniremos quando nos amamos e dividiremos quando nos apegamos a nós mesmos e não nos preocupamos com o próximo.

 

2. Meditação (Caminho)

Amar e imitar Jesus

O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

 

Sentimos que promovemos a comunhão na minha família, no nosso trabalho, na Igreja? Ou, temos a tentação de contradizer, dividir, criticar, colocar obstáculos? Somos a favor de Jesus Cristo presente na comunidade ou “não ajudamos a ajuntar”?

 

Meditando

Em forma de oração, os bispos, na V Conferência, pediram:

“Guiados por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele com o Sucessor de Pedro:

“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).

Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.

Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.

Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti." (DAp 554).

3.Oração (Vida)

Para  viver a vida trinitária

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

 

Salmo110(111)

 

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

 

1. Eu agradeço a Deus, de todo o coração, / junto com todos os seus justos reunidos! / Que grandiosas são as obras do Senhor, / elas merecem todo o amor e admiração! – R.

 

2. Que beleza e esplendor são os seus feitos! / Sua justiça permanece eternamente! / O Senhor bom e clemente nos deixou / a lembrança de suas grandes maravilhas. – R.

 

3. Ele dá o alimento aos que o temem / e jamais esquecerá sua Aliança. / Ao seu povo manifesta seu poder, / dando a ele a herança das nações. – R.

 

Oração

 

Pai Nosso,

o Teu filho unigênito Jesus Cristo,

ressuscitado dentre os mortos,

confiou aos seus discípulos o mandato:

“Ide e fazei discípulos todos os povos”.

Recorda-nos que, pelo batismo,

tornamo-nos participantes da missão da Igreja.

Pelos dons do Espírito Santo, concede-nos a graça

de sermos testemunhas do Evangelho,

corajosos e vigilantes,

para que a missão confiada à Igreja,

ainda longe de estar realizada,

encontre novas e eficazes expressões

que levem vida e luz ao mundo.

Ajuda-nos, Pai Santo,

a fazer com que todos os povos

possam encontrar-se com o amor

e a misericórdia de Jesus Cristo,

Ele que é Deus convosco, vive e reina

na unidade do Espírito Santo,

agora e para sempre.

Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é de comunhão, de promoção da união de todos que encontro e por onde passo.

O papa Francisco lembra: "Em cada momento da história, estão presentes a fraqueza humana, a busca doentia de si mesmo, a comodidade egoísta e, enfim, a concupiscência que nos ameaça a todos. Isto está sempre presente, sob uma roupagem ou outra; deriva mais da limitação humana que das circunstâncias... aprendamos com os Santos que nos precederam e enfrentaram as dificuldades próprias do seu tempo. Com esta finalidade, proponho-vos que nos detenhamos a recuperar algumas motivações que nos ajudem a imitá-los nos nossos dias." (EG 262).

 

Bênção 

 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.