quinta-feira, 26 de julho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram. - (Mt 13,16-17)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U L H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 26 DE JULHO DE 2018 (quinta-feira) 207º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA SERIA INFINITAMENTE MAIS FELIZ SE PUDÉSSEMOS NASCER COM 80 ANOS E FÔSSEMOS LENTAMENTE ATINGINDO OS 18.”
(Mark Twain)

 Datas Comemorativas 
 DIA DOS AVÓS
 DIA NACIONAL DO ARQUEÓLOGO
 DIA INTERNACIONAL DE DEFESA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
 DIA DA IMPRENSA ESPÍRITA –  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Areias - Sumaré (São Paulo) Cianorte - Xambrê (Paraná) São Leopoldo (Rio Grande do Sul) Faxinal dos Guedes - São Lourenço do Oeste (Santa Catarina) Livramento de Nossa Senhora (Bahia) Luís Correia - Regeneração - Valença do Piauí (Piauí) Poço Branco (Rio Grande do Norte)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA APARECIDA ROSÁRIO DIONÍSIO (Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)LUIZ BENEDITO CORREA LEITE DE MORAES (Francine-Garça /SP)JOSE PAULO PAVARINI FILHO (Gelimaq Garça/SP)JOSI PEREIRA (RCG-Garça /SP)ADEMIR ESTOFELE (Lions Clube de Blumenau /SC)GEIDE JUNIOR (Lions Clube de Andradina Sul /SP)ROBERTO BOTELHO (São Paulo /SP) LUCIANA JULIANI TRIGO VEIGA (Garça/SP)SILAS GONÇALVES COLLETES JUNIOR (Garça/SP)
. – Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ■(MARLENE) MARIA IRENE DO N. PAIVA e JAIR BATISTA PAIVAó1984ó34 ANOS ó(Equipe 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP)

 Santo do Dia 
■ SANTA ANA E SÃO JOAQUIM
■ Joaquim e Ana (sec.1´ a.C.) são venerados como pais de Nossa Senhora e avós de Jesus. As promessas de Deus se cumprem graças à fé e à dedicação de pessoas simples que vivem com amor,. Rezemos por todos os avós, neste seu dia, e busquemos neles a sabedoria de vida.
■ TITO BRANDSMA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- Festejamos santa Ana e são Joaquim, pais da virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.
– Oração 
PAI, DOBRA A DUREZA DO MEU CORAÇÃO QUE ME IMPEDE DE OUVIR E COMPREENDER A PALAVRA DE TEU FILHO. FAZE-ME PENETRAR NOS MISTÉRIOS DO REINO ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
  Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a são Joaquim e santa Ana a graça de darem a vida à mãe do vosso Filho, Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 26 de julho de 2018 – Quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória 
■ Não serão esquecidos os gestos de bondade e sabedoria realizados por quem se abriu à felicidade de ouvir a Palavra de Deus e vê-la agindo no mundo. 

1ª Leitura - (Eclo 44,1.10-15) - Seus nomes duram através das gerações. – Leitura do Livro do Eclesiástico:

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 131 (132)
O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, Davi.

 – Evangelho do dia 
– 26 de julho de 2018 – Quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora . Memória 
Muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram. - (Mt 13,16-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles (Lc 2,25).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Felizes os vossos olhos! (Mt 13,16-17)
Nada pior que a ingratidão! O ditado popular condena o gesto do ingrato: “cuspiu no prato em que comeu”. Se fazemos vista grossa e ouvidos de mercador diante dos dons com que nos cumula o Senhor, cometemos esse pecado. Neste Evangelho, Jesus se emociona. Logo depois de interpretar para os discípulos a parábola do semeador, cujo sentido lhes permanecia obscuro, o Mestre se dá conta de que eles estão ouvindo e vendo aquilo que os justos da Primeira Aliança – patriarcas e profetas – teriam suspirado por ver e ouvir...

São privilegiados – como nós – estes seguidores do novo tempo inaugurado pela encarnação do Verbo de Deus, a nova e eterna Aliança com os homens. Por isso a dupla exclamação: Felizes! Bem-aventurados! E não sabemos se aqueles homens simples, um tanto rústicos, chegaram a perceber os privilégios e favores de que eram objeto...

Nós também somos privilegiados. Vivemos um tempo em que os dons do Espírito Santo são derramados de modo intensivo e extensivo, mais que em qualquer outra época da história. O mínimo que podemos fazer é dar graças a Deus, como em meu soneto “Ação de Graças”:

Senhor, em tudo vejo a tua Graça
Derramada sem conta e sem limite:
Nem esperas que eu erga o olhar e grite,
Pois logo o teu divino Amor me abraça!

Tua bondade sempre me ultrapassa,
Teus dons sempre superam meu palpite...
E mesmo que eu me furte, e o Amor evite,
A tua Luz me invade e me devassa!

Dou-te graças, meu Pai, e reconheço
Que todos estes dons eu não mereço
E hei de acabar a vida devedor...

Mas de tua Graça nunca fazes conta
Nem tua Mão meus débitos aponta,
Pois é cego às faturas teu Amor!

Sou grato a Deus pelos favores imerecidos que recebo de seu amor de Pai? Ou ainda estou incluído na lista dos queixosos, que se sentem mal servidos por um Deus indiferente?
Orai sem cessar: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo!” (Sl 34,2)

– Reflexão – As parábolas de Jesus 
AUTOR Rev. D. Manel MALLOL Pratginestós 
(Terrassa, Barcelona, Espanha)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, nos perguntamos: Estas palavras de Jesus vão dirigidas também a nós? Com Ele chega a plenitude dos tempos, e nos estamos nesta plenitude, já estamos no tempo de Jesus, no tempo da Salvação.

É verdade que não vimos Jesus com nossos olhos, mas sim o conhecemos e o conheceremos. E não escutamos sua voz nos nossos ouvidos, mas sim escutamos e escutaremos suas palavras. O conhecimento que a fé nos dá, mesmo que não seja perceptível, é um autêntico conhecimento, nos põe em contato com a verdade e, por isso, nos dá a felicidade e a alegria. Não olhemos a Jesus indo do presente ao passado, mas do presente ao presente, estejamos realmente no seu tempo, num tempo que não acaba.

—Jesus, a oração e a Eucaristia asseguram-nos esta proximidade contigo e nos faz realmente ditoso ao te olhar com olhos e ouvidos de fé.

– Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Os pés de Jesus caminharam em busca da Humanidade. Sinto-me atraído(a) para seguir seus passos?
 - Jesus teve uma face humana, sendo o rosto de Sua Mãe Maria!
- Meu rosto é para o próximo uma presença de Deus?
- As mãos de Jesus acariciaram as crianças!
 - Eu sou fonte de amor e fraternidade para as crianças que encontro em meu caminhar?
- Posso de coração sincero dizer que Deus está em mim e eu estou n´Ele?
 - Celebramos hoje o dia dos avós e bisavós.
- Eu os tenho ainda?
- Sou para eles presença e amparo constante?

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Inicio este momento orando com todos os que estão neste ambiente virtual.
Juntos, rezamos 
ORAÇÃO INICIAL
O ensino por meio das parábolas era um recurso muito utilizado por Jesus para falar dos mistérios do Reino de Deus. No entanto, para bem compreendê-las, era necessário que os ouvintes estivessem em sintonia com Jesus. Sem essa sintonia e proximidade, se tornava difícil penetrar no sentido das parábolas. Abramos o nosso coração para acolhermos os ensinamentos de Jesus para este dia, no qual fazemos memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora.
 Jesus!” 1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual palavra mais chamou sua atenção durante a leitura?
“O texto de hoje é a continuação da pergunta dos discípulos: ‘Por que lhes falas em parábolas’ (v. 10). A resposta de Jesus faz uma distinção entre os discípulos e a multidão: ‘… a vós foi dado a conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não’ (v. 11). Então, Jesus fez distinção de pessoas? Não! A compreensão deve ser positiva, pois ela tem uma força de interpelação para o leitor do evangelho: somente no seguimento de Jesus Cristo é que suas palavras fazem plenamente sentido. Não é Jesus que fala de maneira enigmática, mas os que ouvem não se sentem envolvidos por seu ensinamento. É como se a palavra de Jesus não lhes dissesse respeito. A bem-aventurança do v. 16 diz respeito à pessoa de Jesus. Ver o Messias, ouvir a sua voz, foi o desejo de muitos profetas. O velho Simeão exulta: ‘Agora, soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, porque os meus olhos viram a tua salvação’ (Lc 2,29-30)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que você vive hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Hoje é também o dia em que recordamos nossos avós. Rezemos por eles: “Deus de bondade, Pai, Filho, Espírito Santo, nós te agradecemos por nos teres dado nossos queridos avós. Obrigado, Senhor, por suas histórias bonitas, palavras amigas, conselhos, carinho e amor por nós. Nós agradecemos pelo ombro amigo, pela cumplicidade com nossas brincadeiras, por seus passos ao ritmo dos nossos, pelo colo macio e o olhar sereno, cheio de bondade. Nós te pedimos para estas pessoas a quem tanto amamos muita saúde, paz e alegria. Pedimos para elas a graça de serem fiéis em cumprir a vontade de Deus, na alegria e nos sofrimentos, como foram Joaquim e Ana. Nós te pedimos, Senhor, que os abençoes com a mesma ternura com que nos abençoam. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém