sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados. – (Mc 2,1-12)<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 12 DE JANEIRO de 2024 (sexta-feira) 12º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Gosto dessa definição: abraço é o encontro de dois corações.

(Cazuza)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL 

DIA DO BOMBEIRO CIVIL

DIA DO CARANGUEJO

DIA DA CADERNETA DE POUPANÇA

DIA DA FUNDAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO RIO DE JANEIRO-RJ 

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO-RJ 

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) EM FOZ DO IGUAÇU-PR 

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) EM MANAUS 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belém (ParáIporanga (São PauloIgaci (AlagoasSapé (Paraíba)  

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUIZ SERGIO DA SILVA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)  SÔNIA HARUE  TANAKA HOSHIJIMA (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) PDG ROBERTO JOÃO GENTA (Lions Clube de SP Campos Elíseos /SP) ERCY DAUN (Garça /SP) SANDRA REGINA CARDOSO (Garça /SP) FRANCINE  SALZEDAS  DMAQUI (Garça /SP) INÊS OLIVEIRA MATHIAS (Garça / SP) ANA CRISTINA CASAGRANDE (São Paulo /SP) ZILMAR AUGUSTO MOREIRA DE OLIVEIRA (Fazenda Esperança-Garça /SP) ESTEVAM BRANDÃO (universitário UTFPR - Campus Campo Mourão-Garça /SP) JULIANA CHICARELLI (Limeira /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS YAMACUTI CARLOS  MASSARU YAMACUTI💘1991💘33 ANOS💘(LIONS CLUBE DE IACRI /SP)ELIANE PIOVESAN BLANCO FRANCISCO ADÃO BLANCO💘1980💘44 ANOS💘(LIONS CLUBE DE Lençois Paulista /SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO BERNARDO DE CORLEONE 

■ SANTA CESÁRIA 

■ SANTA MARGARIDA BOURGEOYS

■ SANTO ANTONIO MARIA PUCCI 

■ SANTO ARCÁDIO 

■ SANTO ELREDO DE RIEVAULX 

■ SANTO EUTRÓPIO LEITOR

■ SÃO BENTO BISCOP 

■ SÃO FERRÉOLO DE GRENOBLE

■ SÃO MARGUERITE BOURGEOYS 

■ SÃO MARTINHO DA SANTA CRUZ

■ SÃO MODESTO DE JERUSALÉM

■ SÃO TÍGRIO

■ PEDRO FRANCISCO JAMET

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Toma teu leito e vai para tua casa Mc 2,1-12 - Jesus viu que eles tinham fé

Jesus se admira com a fé persistente daqueles homens que vão ao encontro dele e vencem todas as barreiras para levar o paralitico

 

Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Deus não cessa de orientar seu povo por meio dos profetas; entretanto, muitas vezes o povo se recusa a dar-lhe uma resposta de fé e se agarra aos próprios caprichos e ideias, em vez de segui-lo. É um caminho arriscado. Sejamos dóceis à voz de Deus.

 

 

– Oração 

 

“PAI, CURA OS PECADOS QUE ME PARALISAM E ME IMPEDEM DE CAMINHAR PARA TI. REALIZA EM MINHA VIDA A MARAVILHA DO PERDÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Senhor, atendei com bondade paterna, as preces do vosso povo suplicante, dai-lhe luz para ver o que deve ser feito e coragem para realizar o que viu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 12 de janeiro de 2024 sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

Àqueles que dão ouvidos à sua Palavra, Jesus se apresenta como médico do corpo, mas principalmente como libertador do ser humano na sua totalidade, salvando-o do pecado.

 

 

1ª Leitura (1Sm 8,4-7.10-22a) Clamareis ao Senhor por causa do vosso rei, mas o Senhor não vos ouvirá. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 4todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar Samuel em Ramá 5e disseram-lhe: “Olha, tu estás velho e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os povos”. 6Samuel não gostou quando lhe disseram: “Dá-nos um rei, para que nos julgue”. E invocou o Senhor. 7O Senhor disse a Samuel: “Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles”. 10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei, 11e disse: “Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: tomará vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro. 12Fará deles chefes de mil e de cinquenta homens e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros. 13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários. 15Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 16Tomará também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele. 17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus escravos. 18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá”. 19Porém o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel e disse: “Não importa! Queremos um rei, 20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras”. 21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. 22Mas o Senhor disse-lhe: “Faze-lhes a vontade e dá-lhes um rei”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 89(88)

 

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 1. Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; / seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! / Exultará de alegria em vosso nome dia a dia / e, com grande entusiasmo, exaltará vossa justiça. – R.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

2. Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória, / é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça. / Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, / ele reina sobre nós, é o santo de Israel! – R.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 

 

 

– 12 de janeiro de 2024 sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados.  (Mc 2,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil, dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados” – disse ele ao paralítico -, 11“eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

12/01/24 1ª SEXTA-FEIRA TC – B

 

Marcos 2,3.5-6.10-12: “Trouxeram-lhe, então, [a Jesus], um paralítico, carregado por quatro homens... Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: - Filho, os teus pecados estão perdoados... Alguns mestres da Lei... refletiam em seus corações: - Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados a não ser Deus... Jesus disse: - Para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico, eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa! O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: - Nunca vimos uma coisa assim”.

 

Jesus, na mentalidade do seu tempo, todas as doenças incuráveis eram causadas por pecados contra Deus, o único que poderia perdoar e curar.

O senhor surpreende a todos, e, movido mais pela fé dos carregadores do que pela súplica do paralítico, perdoa-lhe os pecados.

Desafiado pela incredulidade e pelo julgamento negativo das autoridades religiosas, o senhor cura também o seu corpo, ordenando que se levante, e volte para sua casa.

Seus adversários, ao invés de reconhecerem e acolherem o senhor como Filho de Deus, permaneceram cegos e enraivecidos, enquanto o povo se enchia de admiração e louvava a Deus. Reconheciam que já não era mais preciso realizar ritos oficiais de penitência e de perdão, à custa de sacrifícios de animais.

Bastava recorrer ao senhor com fé nas suas palavras e cheios de confiança no seu poder de amar e de perdoar.

Acreditaram que o senhor era a encarnação viva da misericórdia divina e que o perdão era sempre um presente do amor divino, que nada e ninguém poderiam merecer ou comprar.

Senhor, não poucas vezes sinto-me como que paralisado por dentro, sem confiança para superar meus problemas e sem esperança para seguir caminhando.

Cure-me dessas paralisias da alma, e faça-me confiar na sua bondade e na sua capacidade de me perdoar, porque creio que sou imensamente amado pelo senhor.

Que eu tenha confiança de que o simples gesto da absolvição sacramental, dado pela Igreja, pode renovar o meu espírito, perdoar de fato meus pecados e fazer com que me levante sempre de novo e caminhe em frente.

Conceda-me, também, a caridade daqueles carregadores, para que ajude outras pessoas a chegarem à sua presença, e que elas possam ser curadas de suas paralisias e voltem a caminhar como bons cristãos.

 

Mãe santíssima, junto com a senhora quero engrandecer o Senhor, pelas infinitas vezes que me tem perdoado e me devolvido a esperança de superar minhas fraquezas e de ser melhor. Carregue-me sempre para perto do seu Filho e me faça participar da sua abundante Redenção. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Numerosas pessoas se concentram ao redor de Jesus, animadas com sua pregação. Algo inédito se passa: quatro homens carregam um paralítico e, pela cobertura, o colocam diante de Jesus. O gesto deles já é um eloquente pedido de cura. Então Jesus toma a iniciativa e lhe perdoa os pecados. Ora, perdoar pecados é privilégio exclusivo de Deus. Do ponto de vista dos mestres da Lei, Jesus está blasfemando. A pena para quem blasfemava era o apedrejamento. Mas Jesus tem também o dom de saber o que estão matutando em seu interior. Perdoar pecados é uma realidade invisível, teoricamente mais fácil. Entretanto, para manifestar o poder de “perdoar pecados sobre a terra”, Jesus cura o paralítico. Cura o ser humano na sua totalidade.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,1-12 - Jesus viu que eles tinham fé

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O Senhor nos chama para estarmos com Ele. No Evangelho de hoje, Jesus se admira com a fé persistente daqueles homens que vão ao encontro dele e vencem todas as barreiras para levar, deitado em uma maca, o paralitico e apresentá-lo ao Mestre. O Evangelho é um convite à renovação da fé em Jesus e à abertura para o perdão, ponto de partida para fazer o bem.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar, vem nos dar a teimosia da fé destes homens e a confiança do paralitico. Amém.

1. Leitura (Verdade)

Vale lembrar que, neste primeiro passo da leitura orante, é importante compreender o texto. Por isso, atente-se aos personagens e a suas ações. Observe o que está acontecendo na narrativa e identifique seu tema central.

 

O relato de hoje é uma explosão de fé e de solidariedade. Quem são esses homens que descobrem estratégias inusitadas para salvar a vida irmã? Não sabemos. Mas as muitas lições que chegam até nós através deste episódio nos levam à reflexão. Jesus está, novamente, no conflito entre a Lei e a misericórdia.

 

Elogia a fé ativa da equipe, ultrapassa os pensamentos ardilosos dos opositores e entra no âmago da questão: “Teus pecados estão perdoados. Levanta-te. Anda!”. Penetra lá onde nascem nossas opções. Sabe que as diferentes paralisias têm origem na quebra dos vínculos que nos constituem pessoas plenamente reconciliadas. Jesus age sempre nessa direção de reconstruir o ser humano.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

A meditação é um caminho para escutar a voz do Senhor. Silencie seu coração neste momento e escute o que Deus, Pai bom e misericordioso, tem a lhe dizer. Permita que a Palavra se misture com a sua vida e abra o seu coração para acolher o que o Senhor lhe diz.

“Filho, teus pecados estão perdoados”. Há um tom carinhoso nas palavras de Jesus. A confiança e a solidariedade comovem o coração de Deus.

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Deposite na presença de Deus alguma pessoa de seu convívio que precisa da graça divina para superar o sofrimento, seja físico, psíquico ou espiritual.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você gostaria de passar este dia, com o ensinamento do Senhor?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP