quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.” - (Lc 10,1-9)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
J A N E I R O
GARÇA/SP, 26 DE JANEIRO DE 2017 (quinta-feira) 26º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O TEMPO NÃO PARA. SÓ A SAUDADE FAZ AS COISAS PARAREM NO TEMPO.
(Mario Quintana)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DIA INTERNACIONAL DAS ADUANAS
DIA DA GULA
SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Buri - Santos (São Paulo) Bonito (Pará) Pio XII (Maranhão) Fazenda Rio Grande (Paraná) Calçoene (Amapá) Inhambupe - Iramaia (Bahia) Lajeado (Rio Grande do Sul) Assunção do Piauí - Barra D'Alcântara - Bela Vista do Piauí - Betânia do Piauí - Boa Hora - Boqueirão do Piauí - Brejo do Piauí - Campo Grande do Piauí - Campo Largo do Piauí - Capitão Gervásio Oliveira - Currais - Caridade do Piauí - Curral Novo do Piauí - Geminiano - Gurguéia - Guaribas - Ilha Grande - Júlio Borges - Jurema - Lagoa de São Francisco - Lagoa do Sítio - Milton Brandão - Morro Cabeça no Tempo - Nossa Senhora de Nazaré - Nova Santa Rita - Novo Santo Antônio - Pajeú do Piauí - Paquetá - Pavussu - Riacho Frio - São João da Fronteira - São João da Varjota - São João do Arraial - Sebastião Barros - Sebastião Leal (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA (ex-Macrocontábil Conessa - Garça /SP)FRANCISCO SAMUEL DE ALMEIDA71 (PDG 2000/2001 – Lions Clube de Marilia /SP)CÁSSIA TANAKA DANIEL KAWAMURA (Lions Clube de Bastos /SP) IZABEL MENDES TEIXEIRA (Garça/SP) Fernando César Ferreira da Rocha (Garça /SP)MARIA SARAUZA (Garça/SP)JOÃO MARTINS TEIXEIRA (Cassilândia /MS)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARIA BENEDICTA JUNQUEIRA MARQUES e ANTÔNIO ALEXANDRE MARQUESó1958ó58 ANOS (Equipe 01 ENS do PERPETUO SOCORRO-Setor de Garça /SP)Leila Regina Santos Durante e Adilson Paschoal Duranteó1990ó26 ANOS (Equipe 09 ENS do ROSÁRIO-Setor de Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VALPARAÍSOó1990ó26 ANOS (Distrito LC 8)


Santo do Dia
SÃO TIMÓTIO
SÃO TITO
Timóteo e Tito (Palestina, séc 1º), grandes colaboradores na missão junto com São Paulo, foram, provavelmente, convertidos pelo apóstolo em sua primeira viagem missionária. Ambos são modelo de cristãos comprometidos com a evangelização.
SANTA PAULA ROMANA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
 Oração
PAI, QUE A PERSPECTIVA DE DIFICULDADES A SEREM ENCONTRADAS NO APOSTOLADO NÃO ME FAÇA RECUAR DA MISSÃO DE PREPARAR O MUNDO PARA ACOLHER TEU FILHO JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que ornastes são Timóteo e são Tito com as virtudes dos apõstolos, concedei-nos, pela intercessão de ambos, viver neste mundo com piedade e justiça para chegar ao céu, nossa pátria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 26/01/20173ª Semana      do Tempo Comum São Timóteo e São Tito, bispos . Memória
O entusiasmo missionário se origina na família, com a vivência da fé e da solidariedade. Assim se formam os evangelizadores conscientes e comprometidos com o projeto de Jesus.


1ª Leitura (2Tm 1,1-8) – “Recordo-me da fé sincera que tens. Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 95 (96)
Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

Evangelho do dia
Quinta-feira 26/01/20173ª Semana      do Tempo Comum São Timóteo e São Tito, bispos . Memória
"A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. - (Lc 10,1-9)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o evangelho (Lc 4,18).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
É preciso reinflamar a graça de Deus em nós
É preciso acender, reacender, reanimar, reinflamar essa graça, esse fogo de Deus que um dia recebemos!
“Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos” (2Tm 1,6).
Hoje, celebramos os apóstolos Timóteo e Tito, companheiros de Paulo em sua grande missão evangelizadora. Eles foram, com certeza, convertidos pela pregação de Paulo e tornaram-se, depois, seguidores de Cristo pelo caminho de Paulo.
Como é importante termos afeto por aqueles que nos aproximam de Deus e por aqueles que nós aproximamos d’Ele. É uma coisa maravilhosa, os catequistas que nos evangelizaram, aqueles que foram responsáveis por nos transmitir a fé são exemplos e modelos para nós.
Paulo escreveu essa carta a Timóteo, seu discípulo, seu amigo e filho na fé. Ele está fazendo memória a Timóteo, está recordando sua vó Loide e sua mãe Eunice, que foram pessoas fundamentais para que Timóteo se tornasse um homem de fé. Paulo está chamando Timóteo a voltar ao primeiro amor, a reacender e reavivar a chama da fé que ele recebeu por ocasião da imposição das mãos. Quando Paulo realmente orou por ele, invocou sobre ele o dom do Espírito.
Você também se recorda como nós éramos muito mais inflamados, incendiados e mais aguerridos quando recebemos o dom da graça de Deus? Aquilo nos inflamou, incendiou-nos por dentro, causou em nós um verdadeiro entusiasmo, mas não é simplesmente um entusiasmo de ‘fogo de palha’. Não se trata disso! Trata-se do entusiasmo da chama da graça de Deus, que se acendeu no meio de nós.
Toda chama que não se cuida, vai diminuindo, vai aos poucos se apagando, ficando aquele foguinho pequeno. É preciso acender, reacender, reanimar, reinflamar essa graça, esse fogo de Deus que um dia recebemos.
A tentação do desânimo tomou conta, muitas vezes, do coração dos apóstolos, dos discípulos, dos seguidores de Jesus naquele tempo, nos tempos de hoje, e vai tomar conta também nos tempos de amanhã. Porque vamos fazendo empreitadas, vamos crescendo e amadurecendo, mas vamos também enfrentando dificuldades, problemas, frustrações, decepções e situações que tiram da nossa vida aquele gosto e sabor que tínhamos no início.
Não podemos perder a meta, não podemos perder o objetivo, não podemos tirar de Jesus o nosso olhar. Desviamo-nos da estrada da vida, perdemos o ardor da graça quando tiramos do Cristo o olhar e paramos na obra, nas pessoas, nesta ou naquela situação. E como lidamos com realidades humanas, elas vão tirando de nós, nos embates que acontecem na vida, o nosso entusiasmo.
Não deixemos que o entusiasmo seja somente humano, mas, sobretudo, que seja incendiado pela nossa fé.
Assim como Paulo reinflamou e convidou Timóteo para que inflamasse nele o dom da fé, Deus quer reinflamar em nós, incendiar novamente em nosso coração o entusiasmo, o amor primeiro, a entrega primeira que um dia fizemos ao Reino de Deus. Não é para viver de saudosismo, recordando o passado. É para fazer, hoje, com muito mais entrega, paixão e amor o que, no passado, Jesus começou a fazer em nossa vida.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 16, 15-18
 Direitos reservados: Côn. Celso Pedro da Silva
( http://liturgia.catequisar.com.br/  )
 
A messe é grande e os operários são poucos, mas há sempre um Timóteo e um Tito dispostos a serem missionários do Reino. Foram companheiros de Paulo, por isso são celebrados logo depois da festa do Apóstolo. Visitando Listra e lá organizando uma comunidade cristã, Paulo conheceu Timóteo, muito jovem, e o levou consigo nas viagens missionárias.
 Mais tarde, Timóteo ficou à frente da Igreja em Éfeso. Depois teve dificuldades e Paulo o chamou para Roma. Paulo estava preso nessa ocasião. De Tito sabemos que foi o bispo de Creta, recebeu uma carta de Paulo e foi um grande amigo e companheiro do Apóstolo, sobretudo nas horas difíceis. Matias preencheu o lugar deixado por Judas. Paulo sempre foi contado entre os Apóstolos, setenta e dois discípulos foram enviados por Jesus em missão. Entre eles estamos nós. Junte-se a alguém. Eles foram dois a dois


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Considero-me discípulo missionário de Jesus?
- Dedico-me realmente à missão que recebi?
 - Procuro preparar-me bem para exercer a missão recebida?
- Procuro estar próximo dos que sofrem?
- Anuncio Jesus Cristo ou a minha pessoa?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje lembramos São Tomé e São Tito, companheiros missionários do Apóstolo São Paulo.
Eles deram a vida por Jesus, e devemos nossa fé em Cristo também a eles.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Jesus continua chamando os seus discípulos, pois a colheita é grande e os trabalhadores são poucos. Qual é a recomendação de Jesus para aqueles que Ele chama? Leia o texto pausadamente, quantas vezes julgar necessário, destaque os personagens e as palavras que mais lhe chamaram atenção e observe o contexto da narrativa. Qual é a mensagem de Jesus?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Você também se sentiu chamado(a)? Qual palavra o Senhor direcionou a você? Medite sobre essa palavra e procure entender o que o Senhor lhe pede.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? É a sua vez de expressar o que deseja ao Senhor. Aproxime-se do Deus de amor e misericórdia e faça a sua oração, acolhendo seu amor de Pai.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você vive neste momento? Como deseja viver este dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



ONU 2017