segunda-feira, 10 de agosto de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se alguém me serve, meu Pai o honrará.- (Mt 14,22-33)

 

– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 A   G   O   S  T  O – 

– M Ê S   V O C A C I O N A L 

 GARÇA/SP, 10 DE AGOSTO de 2020 (segunda-feira) 223º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O AMOR É A FUNDAMENTAL E ORIGINÁRIA VOCAÇÃO DO SER HUMANO.

(São João Paulo II)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA NACIONAL DE REFLEXÃO DO CANTANDO AS DIFERENÇAS

 DIA NACIONAL DA MARCA

 DIA INTERNACIONAL DO BIODIESEL

 DIA DOS DIÁCONOS

 DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE CRISTÃ

 DIA INTERAMERICANO DA QUALIDADE DO AR

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (10 a 16 de agosto)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Castilho (São Paulo) Santa Rosa (Rio Grande do Sul) Goioerê (Paraná) Penalva (Maranhão) Fernando de Noronha (Pernambuco) São Gonçalo do Amarante (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PAULA CASSOLA DE BARROS (Etoile-filha Lucia e Pedro-Garça/SP)CÔN. JOÃO CARLOS BATISTA (Vigário Geral Diocese de Marilia e  Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Marília /SP)BRUNO FERREIRA MATSUMOTO (Garça /SP) MARIA DE LOURDES MORENO (Garça /SP)MARIA LUCIA NEVES OLIVEIRA LIMA (Garça/SP)SILMARA CRISTINA G. PEREIRA (EQ 13 ENS da PAZ do Setor de Garça/SP)MARIA ISABEL PIGOZZI TEIXEIRA (Marilia /SP)LUCIANA BRAGA (Garça /SP)PDG MILTON SILVA DO CARMO (Lions Clube de Santos Oeste / SP)MARISA GOULART  (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Frei WAGNER GLEYSON THEODOROó2012ó08 ANOSó (Ribeirão Preto/SP)PE. FRANCISCO JOSÉ DEL BARRIO TOSANTOS, SMó1969ó51 ANOSó  (Diocese de Marilia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SÃO LOURENÇO

Lourenço (Espanha, séc. III), diácono da Igreja primitiva, viveu profundamente a fé e dela deu testemunho com ousadia e bom humor. Por distribuir aos pobres as posses da Igreja que o imperador havia exigido para si e apresenta-los como os verdadeiros tesouros, foi levado ao martírio.  

SANTA FILOMENA

 

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. Foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.  (Sl 73,20.19.22).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

São Lourenço entregou-se a si mesmo ao serviço da Igreja. Foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus. Lourenço, padroeiro dos diáconos, é um dos mártires mais conhecidos e venerados desde os primeiros séculos. Foi diácono do papa Sisto 2º. Seu nome está inscrito no Cânon Romano. Administrava os bens da Igreja e era encarregado de acudir os pobres, entre os quais distribuiu o que guardava, ao perceber que logo seria preso. Foi torturado a fogo lento e morto no ano 258. Seu admirável exemplo faça crescer o número de pessoas dedicadas ao serviço dos pobres. 

– Oração 

SENHOR JESUS, A VIDA JORROU ABUNDANTE DE SUA FIDELIDADE ATÉ À MORTE DE CRUZ. POSSA EU BENEFICIAR-ME DESTA PLENITUDE DE VIDA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 Ó Deus, o vosso diácono Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 10 de agosto de 2020  2ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum São Lourenço, Diácono e Mártir . Festa

– Liturgia da Palavra 

Pessoas generosas e altruístas experimentam a alegria de serem livres e despojadas. Do seu exemplo surgirão os frutos, também generosos, suscitados pelo próprio Deus. 

 

1ª Leitura (2Cor 9,6-10) – Deus ama quem dá com alegria.  Leitura da segunda carta de são Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 6“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.
8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.
 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 111(112)

Feliz o homem caridoso e prestativo!

 

 

– 10 de agosto de 2020  2ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum São Lourenço, Diácono e Mártir . Festa

Se alguém me serve, meu Pai o honrará.- (Mt 14,22-33)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Antônio Carlos Santini

da Comunidade Católica Nova Aliança..

contato: santini@novaalianca.com.br       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Renovemos a nossa alma para experimentarmos o novo de Deus”

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto

(João 12,24)

A Igreja nos dá a graça de celebrarmos, hoje, a festa do diácono e mártir São Lourenço. O Evangelho faz sintonia com aquilo que foi a vida de São Lourenço, diácono e mártir. Ele, nos primórdios da Igreja, teve a graça de, pelo século III, dar a sua vida em favor da Igreja e do Evangelho. Ele ficava especialmente responsável de cuidar dos bens da Igreja e dos pobres, porque os bens da Igreja são as almas, e as almas são alimentadas com os bens espirituais, sobretudo, a Eucaristia e a Palavra de Deus.

 

Os pobres são outros bens preciosos da Igreja, os pobres que são desprovidos dos seus bens precisam ser cuidados por todos nós, porque o Jesus que está na Eucaristia está na Palavra, está nos pobres. “Eras Tu, Senhor!”. É com esse espírito que o diácono São Lourenço cuidava, com todo amor, das necessidades dos mais pobres e sofridos.

 

Quando o Evangelho diz que o grão que cai por terra e não morre, mas fica só, continua só um grão de trigo. Se, no entanto, aquele grão que jogamos na terra morrer, ou seja, vai ser fecundado e produzirá frutos em abundância.

 

“A alma que não se renova atrofia e não experimenta o novo de Deus a cada dia”

 

É preciso morrer para si mesmo a cada dia, é preciso morrer para que o outro viva. Para que sejamos vida na vida do outro, precisamos morrer, para que nós mesmos possamos dar valor e sentido à nossa própria vida.

 

Florescem em nossa vida os antivalores, que não são valores da vida: o egoísmo, o orgulho, a soberba, a inveja… Precisamos morrer para o homem velho que está impregnado em nós para que o homem novo surja.

 

Não nos conformemos em sermos o que somos, mas, pelo contrário, morramos a cada dia para sermos melhores. Nada de depreciação e desvalorização. Um atleta se dedica para ser cada vez melhor, e como ele morre para si mesmo, na dedicação, no esforço, na luta, no combate, no levantar cedo, em todos os empenhos que faz!

 

Que empenho devemos fazer com a nossa alma, com o nosso espírito e com o nosso coração para sermos melhores a cada dia? Assim como o atleta que não treina atrofia seus membros, seu corpo, e vai perdendo toda a sua agilidade e habilidade, a alma que não se renova atrofia e não experimenta o novo de Deus a cada dia.

 

Trabalhemos com empenho para sermos novos e renovados a cada dia na presença de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Lourenço é um dos mártires mais conhecidos e venerados, já desde os primeiros séculos. Encarregado de cuidar dos bens da Igreja, repartiu-os entre os pobres, já que pressentia prisão iminente. Aprisionado junto com o Papa Sisto II, não sofreu de imediato o martírio, mas suportou corajosamente atrozes dores na grelha incandescente. Alguns escritos permitem introduzir aqui um gracejo de Lourenço. No meio de tormentos, ele teria dito ao carrasco: “Vira-me, pois deste lado já estou bem assado”. Entretanto, a maioria dos escritores modernos julga que Lourenço tenha sido decapitado como o Papa Sisto II, martirizado três dias antes. Morreu em 258 e foi sepultado no Campo Verano, na Via Tiburtina (Roma), onde Constantino edificou a basílica que tem o seu nome.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, com palavras claras e perturbadoras, preparaste teus seguidores para os embates da vida. Muitos cristãos e cristãs sofreram o martírio, assim como o teu servidor São Lourenço. Dá-nos fortaleza para perseverarmos no teu caminho, mesmo cercados de duras provas e perseguições. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora Ir Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 12,24-26: Como ganhar para sempre a vida

 

LEITURA ORANTE
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando com todos que abrem seu coração a Deus, pela rede da internet:

Celebramos, hoje, São Lourenço que se entregou a si mesmo ao serviço da Igreja. Foi digno de sofrer o martírio e de subir com alegria para junto do Senhor Jesus.

 

Lourenço, padroeiro dos diáconos, é um dos mártires mais conhecidos e venerados desde os primeiros séculos. Foi diácono do papa Sisto 2º. Seu nome está inscrito no Cânon Romano. Administrava os bens da Igreja e era encarregado de acudir os pobres, entre os quais distribuiu o que guardava, ao perceber que logo seria preso. Foi torturado a fogo lento e morto no ano 258. Seu admirável exemplo faça crescer o número de pessoas dedicadas ao serviço dos pobres.

Rezemos

Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim:

eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso:

eu te peço todas as graças que sabes serem necessárias para mim.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?

O que diz o texto? Hoje, recordamos São Lourenço. Leio e observo as recomendações de Jesus. Jo 12,24-26:

 

 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.

Refletindo

Jesus Mestre fala da "hora". A hora em que o grão de trigo vai morrer para dar a vida. Falava de si mesmo comparando-se ao grão de trigo, à uma semente que, para germinar, precisa ser enterrada e morrer. Assim, Ele será morto, mas ressuscitará. O caminho de Jesus é o caminho do serviço até a entrega da própria vida. Assim quem o segue. "Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira"

 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 

O que o texto diz para nós, hoje?

Neste texto está uma profunda explicação para todo cristão sobre o que significa seguir Jesus: servir. Não basta vê-lo ou contemplá-lo como quem assiste a um filme, mas é preciso segui-lo. É preciso assumir o compromisso de carregar com Ele a cruz, morrer com Ele e com Ele ressuscitar. Pergunto-me: é assim meu seguimento do Mestre? Somos pessoas comprometidas com seu Projeto?

 

Atualizando

Os bispos, em Aparecida, falaram das características do discípulo de Jesus Cristo: "Como características do discípulo, indicadas pela iniciação cristã, destacamos; que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha o espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social, seja solidário no amor e um fervoroso missionário." (DAp 292).

3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente,  e concluimos com

 

Salmo 111

R. Feliz o homem caridoso e prestativo.

 

1 Feliz o homem que respeita o Senhor *

e que ama com carinho a sua lei!

2 Sua descendência será forte sobre a terra, *

abençoada a geração dos homens retos!R.

 

5 Feliz o homem caridoso e prestativo, *

que resolve seus negócios com justiça.

6 Porque jamais vacilará o homem reto, *

sua lembrança permanece eternamente!R.

 

7 Ele não teme receber notícias más: *

confiando em Deus, seu coração está seguro.

8 Seu coração está tranqüilo e nada teme, *

e confusos há de ver seus inimigos.R.

 

9 Ele reparte com os pobres os seus bens, +

permanece para sempre o bem que fez, *

e crescerão a sua glória e seu poder. R.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?  Como vou vivê-lo na missão? Meu novo olhar é para "ver Jesus", comprometer-me com Ele e levar outras pessoas a fazerem o mesmo.

 

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.