terça-feira, 11 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.” - (Jo 13,21-33.36-38)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 11 DE ABRIL DE 2017 (TERÇA-FEIRA) 101º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TODA CORRUPÇÃO NASCE DO SER HUMANO SEM ÉTICA, SEM HONRA E SEM BONS VALORES.
(Prof Emerson Castelo Branco)


Datas Comemorativas
DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKISON
DIA DO PREFEITO
Dia do Exército da Salvação
DIA DO INFECTOLOGISTA
DIA DA ESCOLA DE SAMBA
CRIAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO “OIT

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cafelândia (São Paulo) Papanduva (Santa Catarina) Nova Bréscia (Rio Grande do Sul) São João da Canabrava (Piauí) Tapejara (Paraná) AcariAngicos (Rio Grande do Norte) AracatiQuixeré (Ceará) Barro Preto - Heliópolis (Bahia) Coxim (Mato Grosso do Sul) Guaraí (Tocantins) Jutaí (Amazonas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ADHEMAR PRAXEDES DE ALMEIDA JUNIOR (EQ 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) KELY CRISTINA LOPES DE FREITAS MORAES (Lions Clube Universitário de Garça /SP) EDNA GONÇALVES (São Paulo /SP) THIAGO MIRANDA SOARES (Garça/SP)  ROSANI NOGUEIRA MIRANDA (Garça/SP) JÚLIA DI SAN MARZANO PEREIRA LEITE (São Paulo /SP) SERGIO RANAL DA SILVA (Garça /SP) NEUZA ANANIAS (São Paulo /SP) LUIZ CARLOS SIMÕES RODRIGUES (Garça /SP)


Santo do Dia
SANTO ESTANISLAU
Estanislau (Polônia, 1030-1079), pastor sábio e dedicado, foi defensor da liberdade da Igreja e da dignidade das pessoas. Por não transigir com a imoralidade do rei – até então seu amigo -, foi por este martirizado durante a celebração da missa. É padroeiro da Polônia.
SANTA GEMA GALGANI
HELENA GUERRA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
O servo apresentado pela leitura de hoje é conhecido de Deus e foi escolhido e chamado antes de nascer. A vocação do servo, portanto, remonta ao início da sua existência. Chamados, desde o ventre materno, a uma missão que se prolonga por toda a vida, vigiemos para não trair a confiança de Deus em nós nem negar nossa condição de discípulas e discípulos missionários de Jesus.
 Oração
PAI, FAZE-ME VIVER EM SINTONIA COM JESUS, DE MODO QUE MEUS PRECONCEITOS NÃO VENHAM A INFLUENCIAR MINHA ADESÃO A ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Terça-feira - SEMANA SANTA - 11/04/2017
Chamados a ser luz no caminho das pessoas, podemos nos tornar trevas quando traímos ou negamos o amor de Deus, que nos chama à vida e à convivência.


1ª Leitura (Is 49,1-6) – “Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. (1º canto do Servo do Senhor) Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.
4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus dará recompensa”. 5E agora me diz o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória.
6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 70(71)
Minha boca anunciará vossa justiça.

Evangelho do dia
Terça-feira - SEMANA SANTA - 11/04/2017
Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes. - (Jo 13,21-33.36-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
Salve, ó rei, obediente ao Pai; vós fostes levado para ser crucificado como um manso cordeiro é conduzido à matança.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
  Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Isca­riotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me pro­curareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A Eucaristia vence as trevas do nosso coração
A Eucaristia tem a missão de nos purificar e nos colocar em comunhão com Deus!
Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então, Jesus lhe disse: ‘O que tens a fazer, executa-o depressa 
(João 13,26-27).
Estamos no contexto da Última Ceia de Jesus. Nesse contexto da Eucaristia, está Judas Iscariotes. O que faz Judas, aquele que participa da ceia com Jesus? Ele come do pão! Jesus mesmo diz: “Aquele que come do pão comigo há de me trair!”.
O que mais me entristece e causa, na verdade, provocação e reflexão interior é que, depois que Judas come deste pão, é o demônio quem entra no coração dele.
Sabe, a Eucaristia tem a missão de nos purificar e nos colocar em comunhão com Deus, porque ela é o próprio Senhor que recebemos em nós! Mas se não purificarmos o nosso coração para recebermos a Eucaristia ou não permitirmos que o corpo do Senhor nos purifique, as obras das trevas entrarão em nosso coração.
Todos nós participamos da Ceia do Senhor, comungamos com Ele, mas comungamos também com pensamentos e obras que são do mal. Não permitimos que a Eucaristia realize em nós, muitas vezes, a obra do Reino de Deus.
Jesus mesmo disse: “Teu irmão tem algo contra ti? Primeiro, vai reconciliar-se com ele”. A primeira obra diabólica é esta, não vivemos a reconciliação. Somos capazes de entrar na Ceia Eucarística, comungar, chorar, cantar bonito, mas, ao sairmos da Eucaristia, continuamos fechados, não nos reconciliamos uns com os outros, continuamos a falar mal um dos outros, até na porta da igreja.
Não deixamos que a Eucaristia vença as trevas do nosso coração, mas permitimos, muitas vezes, que o demônio, com suas obras, inspire-nos o mal.
O que aconteceu com Judas não é para atirarmos pedras nele, é para revermos a nossa postura, pois isso acontece com Pedro em seguida. Aquele entusiasmo de estar com Jesus: “Eu darei a minha vida por Ti!”. E Jesus responde: “Pedro, antes que o galo cante, você vai me negar três vezes”.
Pedro também estava na Ceia de Jesus; mais do que isso, ele comungou a vida com Jesus e negou o Mestre três vezes.
Hoje, preciso colocar meu coração de molho, numa reflexão profunda: o que estou permitindo que a Eucaristia realize em mim? O que, de fato, estou vivendo quando comungo com o Senhor? Comungo com uma hóstia? Comungo, na verdade, Jesus em algo que eu acho bom? Comungo, de fato, o Senhor e aceito a Sua obra, o Seu Reino? Ou permito que a obra das trevas invada meu coração?
Nossas fraquezas são nossas e nenhuma delas são condenadas. Elas são salvas, redimidas e cuidadas por Deus! Eu não posso transformar minhas fraquezas em desculpas para viver nas trevas e deixar que pensamentos, ações diabólicas tomem conta do meu coração ainda participando da Eucaristia, da Ceia do Senhor.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Jo 13, 21-33.36-38
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Mesmo entre os discípulos de Jesus, a humanidade, com a sua fraqueza, falou mais alto nos momentos mais difíceis.
Todos estão à mesa com ele, celebrando a Páscoa, mas ninguém está pronto para viver a Páscoa de Jesus.
Judas Iscariotes abandona a mesa celebrativa para procurar os sumos sacerdotes e trair Jesus.
Simão Pedro afirma que dará a vida por Jesus e, como resposta, ouve a profecia de que o negará três vezes ainda naquela noite.
Com exceção de João, que esteve acompanhando Jesus até o alto do Calvário, todos os demais se dispersaram.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Num mesmo contexto, Jesus se refere à negação de Pedro e à traição de Judas! Agimos com compreensão quando notamos falhas ao nosso redor?
- Pedro se mostra corajoso, mas depois demonstra fraqueza. O fato serve de lição de humildade para nós?
- Judas, o amigo, torna-se traidor. Pedro, o amigo, nega Jesus. Como lidamos com a amizade?
- Em nosso contexto de vida há pessoas que ficam em segundo plano?
- Peçamos a Deus o dom de compreender a verdadeira fraternidade.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje, Terça-Feira Santa, o Evangelho nos traz o anúncio da traição e da negação dos discípulos.
Peçamos ao Senhor, pela ação do Espírito Santo, o dom da fidelidade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Ó Espírito Santo, renova em nós a chama do teu amor” (2x).
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, há o anúncio de que Jesus seria traído. “Em verdade, em verdade, vos digo: um de vós me entregará.” Faça a leitura do texto com calma e destaque os versículos que mais lhe chamaram atenção. Jesus está reunido com os discípulos; o que estão fazendo? Qual é a reação dos discípulos quando escutam de Jesus que alguém irá traí-lo?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Releia-o e deixe-se tocar pela Palavra. Durante a leitura, medite sobre cada palavra lida e escute o que Deus quer lhe dizer por meio do Evangelho. Procure perceber qual palavra mais o(a) toca e permita que ela aja naquilo que, em seu interior, mais necessita de transformação.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se dele e faça a sua oração. O Senhor, na etapa anterior da leitura orante, falou ao seu coração; agora, é sua vez de dizer a Ele o que se passa com você. Apresente-lhe suas intenções e preocupações.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual compromisso você firma com Deus a partir da Palavra de hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.