domingo, 21 de janeiro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Convertei-vos e crede no Evangelho!” - (Mt 1,14-20)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 21 DE JANEIRO DE 2018 (domingo) 21º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
BASTOU UM ACENO DE SUA PALAVRA E TODAS AS COISAS FORAM CRIADAS.
(Santa Clara de Assis)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO
DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
DIA DO ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Goiatuba (Goiás) Braúna (São Paulo) Sulina (Paraná) Marapanim (Pará) Passagem - Serra da Raiz (Paraíba) Pomerode (Santa Catarina) Redentora (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Sebastião Tatão Carvalho  (Lions Clube de Taquaritinga /SP)ANA AUXILIADORA SILVEIRA AMADO (Lions Clube de Bauru Estoril / SP)Frei JOÃO ANTONIO (CE Equipe 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP)PE. LUIZ EDUARDO CARDOSO DE SÁ (Pároco de Santa Rita de Marília /SP) JOSÉ ALVES DOS SANTOS FILHO (ALMAR Representações-Garça /SP)WILMA APARECIDA MATSUMOTO FORLI (Garça /SP) Wander Euzebio (Garça /SP) CASSIANO TOSTA (Bauru /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. RAFAEL OCTÁVIO GARCIAó1989ó29anosó (Pároco de São Luiz Gonzaga de Iacri/SP)

 Santo do Dia 
SANTA INÊS
INÊS (Itália, séc 4º), exemplo de adolescente convicta dos valores cristãos, decidiu desde cedo consagrar a vida a Deus, rejeitando os pretendentes mesmo diante de promessas e presente. Martirizada aos 13 anos, tem seu nome lembrado no Cânon Romano.  

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95,1.6).
A liturgia nos lembra que o tempo é breve e por isso é preciso vive-lo como dom precioso recebido de Deus. É hoje o momento da graça, da conversão e da busca dos caminhos do Senhor. O tempo se completou, de modo que somos convidados a sair de nós mesmos para anunciar o evangelho. CONVERSÃO é o que pedi o Evangelho de hoje
Oração
PAI, TORNA-ME SOLÍCITO EM ATENDER O CONVITE À CONVERSÃO, PROCLAMADO POR JESUS. QUE EU NÃO PERCA A CHANCE QUE ME É DADA DE ADERIR, COM SINCERIDADE, AO TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
21 de janeiro de 2018 -  Domingo - 3º do Tempo Comum
Como igreja de Cristo, somos chamados a, sem perda de tempo, levar às cidades a mensagem de salvção e fazer a todos um apelo à conversão, em vista do reino de Deus.

1ª Leitura "Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum. - (Jn 3,1-5.10) Leitura da Profecia de Jonas:
Pistas para a reflexão: O livros de Jonas é escrito no momento pós-exílio, em que parte do povo judeu se fecha no seu nacionalismo exagerado. A leitura vem mostrar que o projeto de Deus é para todos os povos ou seja, aponta para a universalidade da salvação. Depois de uma tentativa sem resultado, Deus convoca novamente Jonas para que anuncie a mensagem de salvação à cidade de Ninive. O anúncio de Jonas consegue a conversão dos habitantes, e Deus desiste da destruição que tinha prometido.
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez:
2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada.
4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior.
10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 24 (25)
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,/ vossa verdade me oriente e me conduza!

2ª Leitura " irmãos: o tempo está abreviado. - (1Cor 7,29-31) Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Pistas para a reflexão: O contexto da leitura é a discussão sobre “vida celibatária”e “vida matrimonial”na perspectiva do fim dos tempos. Diante dessa perspectiva do fim dos tempos. Diante dessa perspectiva, as cnco realidades humanas que Paulo elenca não devem ser levadas em conta como absolutas. Ele reco menda que sejam relativizadas, assumindo um valor provisório. Assim o cristão fica em condições de viver sua liberdade diante de um mundo que é passageiro.
29Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres; e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
21 de janeiro de 2018 -  Domingo - 3º do Tempo Comum
"Convertei-vos e crede no Evangelho! - (Mt 1,14-20)
Pistas para a reflexão: Assim como a primeira leitura, o evangelho traz o apelo à conversão. Ap’;os a prisão de João batista, Jesus entra em cena, anunciando a chegada do Reino e proclamando a convers!ao ao evangelho. Já não é tempo de espera, pois Jesus veio instaurar seu reinado na sociedade; é preciso que este seja assumido para que aconteça a nova sociedade do projeto de Deus. Para auxiliá-lo na missão, o Mestre convida outras pessoas, que deverão se empenhar na mesma tarefa.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O reino do céu está perto! Convertei-vos, irmãos, é preciso! Crede todos no evangelho! (Mc 1,15).  
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo:
15“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”.
18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Pregação do Evangelho” 
Operários do Reino
                                                                                     Jesus, desde a Encarnação, já é Missão. Não ficou silencioso, pois todos sabiam que era o filho de José. Era um testemunho vivo que Se mostrará com o testemunho da palavra. A Ele se aplica a parábola da semente: “O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra… a semente germina e cresce sem que o semeador saiba como (Mc 4,26). Assim Jesus crescia até se manifestar a Israel. Não foi um tempo perdido, mas tempo de crescer.  Jesus começa a percorrer as cidades pregando: “O tempo já se completou: o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Iniciando seu ministério público com o anúncio do Reino, Jesus não o faz sozinho, mas começa a reunir discípulos que assumam com Ele a missão. O anúncio do Reino é obra de todos. Como Jesus é o fundamento do Reino, reúne em torno de si discípulos. O convite de Jesus é para que “ficassem com Ele para enviá-los a pregar”(Mc 3,14). Primeiro estão com Ele para aprender a viver e depois anunciar. Jesus constitui neles a primeira base do Reino com Ele. Não procura ajudantes, mas cria a comunidade que vai multiplicar sua palavra. O profeta Jonas é também um exemplo de um chamado por Deus para ir a Nínive e pregar a conversão da cidade (Jn 3,1ss). O tempo já se completou, mas ainda é atual, pois é o kairós, o tempo presente de Deus. É um passado que continua presente.
Mostrai-nos vossos caminhos
Vivemos um mundo grande. Impressiona o vigor do anúncio de Jesus, seguido depois por seus discípulos. Iniciam em Israel, mas logo estão no centro do mundo, para de lá, irradiar. O centro é onde há necessidade de uma maior conversão, pois os bens materiais afogam qualquer conversão. Hoje tememos a cidade grande e ficamos na periferia, fora do risco e do perigo. Como evangelizar? Jesus deu preferência aos pequenos, mas estava sempre ensinando no templo que era o coração do povo de Israel. O eixo da pregação do evangelho é o chamado à conversão. O Evangelho deve penetrar as estruturas e mudar os corações. Fazemos a opção pelos humildes, porque são maioria, mas são eles que irão modificar as estruturas. Não esperamos leis e autoridades que as modifiquem, pois as leis das instituições favorecem os “donos” do poder. Estar com Jesus e ser enviado a evangelizar é o verdadeiro poder. Por isso rezamos com humildade, com constância, que o Senhor nos indique os caminhos e que sua verdade nos conduza (Sl 24). Não devemos temer a grandiosidade da cidade grande, pois o Reino de Deus tem a força.
A figura do mundo passa
Paulo, diante da proximidade da vinda do Senhor, exorta o povo a viver o desapego das realidades humanas, sem as negar. Visa uma vida mais intensa no Reino na espera do Senhor que está para vir. Desligar-se dos bens do mundo, não é desprezá-las, pois não podemos viver sem eles. É o justo valor a eles que interessa. Esses bens não são “deuses”, mas estão a serviço. Desviá-los de suas funções em servir-nos equilibradamente, sem tentações, é empobrecer sua riqueza e sua finalidade de dar ao homem e à mulher, mais humanidade e maior geração de vida. A conversão ao Evangelho nos faz buscar nas bem-aventuranças o sentido de uma vida cada vez mais plena. É o testemunho que nos deu Jesus. Viveu em tudo a condição humana, menos o pecado” (Hb 4,15). Pecar é simplesmente usar mal e sem amor, o que foi feito para o bem e para maior amor.
Acabou o desemprego
Quando vemos Jesus iniciar sua missão queremos saber como cresceu tanto sem ter uma base humana consistente. Esses homens acreditaram na força do Reino. Embora fosse Filho de Deus passou por duras perseguições e até a morte. E venceu. Onde estava o segredo: estar com Ele e depois sair para anunciar a conversão.
Jesus nos deixou a certeza de que, se o seguimos, venceremos também.
A missão na cidade imensa como Nínive só se explica com o poder da conversão. Como fazer para enfrentar as grandes máquinas do mundo? Um parafuso que se modifica, pode desestruturar toda máquina.
Vivemos todos os bens do mundo. E com prazer. Mas colocando a serviço de todos. Aí podemos esperar o Senhor que vem. Não podemos fazer como se faz na sociedade sem Deus, explorando os necessitados, não se pondo a serviço dos marginalizados.

1 O anúncio do Reino é obra de todos. Poucos, mas convertidos.
2 Não ter medo da cidade grande, pois o Reino é forte.
3 Os bens materiais sejam colocados a serviço da pessoa. Essa é sua finalidade.

Leituras: Jonas 3,1-5.10;Salmo 24; 1 Coríntios, 7,29-931;Marcos 1,14-20


ReflexãoO “Reino de Deus” é uma realidade que inclui vários aspectos
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus revela-nos a mensagem central do “Evangelho”: o Reino de Deus está próximo! Há uma paragem no tempo, acontece algo novo. E é pedida aos homens uma resposta a este dom: conversão e fé. Mas aquilo a que Jesus chama “Reino” é uma realidade complexa.
Historicamente, os Padres da Igreja ofereceram três linhas de interpretação: 1) “Cristológica”: Jesus é o “Reino”; não se trata de um espaço de domínio como os reinos da terra, é Ele próprio; “Mística”: o Reino de Deus encontra-se essencialmente dentro do homem, não se encontra em nenhum mapa: o seu lugar é no interior do crente; aí cresce, e desde aí atua. 3) “Eclesial”: o Reino de Deus e a Igreja relacionam-se entre si de diversos modos, e estabelecendo entre si uma identificação maior ou menor.
—Metodologicamente, é inadmissível reconhecer como “próprio de Jesus” somente um aspecto do todo; só aceitando todo o conjunto de matizes podemos aproximar-nos da sua mensagem e deixar-nos guiar por Ele.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como vivo a vocação que Deus me deu?
- Tenho consciência de que junto com o convite Deus me dá as graças necessárias?
- Como minha comunidade encara a realidade dos vocacionados?
- O que de concreto se faz pelas vocações específicas?
 - Minha vida é sempre o testemunho de alguém que crê no Evangelho?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 1,14-20 - JESUS COMEÇA A FORMAR SUA EQUIPE DE EVANGELIZADORES
Saudação
- A nós, unidos pela rede da internet, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando::
Jesus Mestre,
sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mc 1,14-20
Depois que João foi preso, Jesus seguiu para a região da Galileia e ali anunciava a boa notícia que vem de Deus. Ele dizia:
- Chegou a hora, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho.
Jesus estava andando pela beira do lago da Galiléia quando viu dois pescadores. Eram Simão e o seu irmão André, que estavam no lago, pescando com redes. Jesus lhes disse:
- Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.
Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.
Um pouco mais adiante Jesus viu outros dois irmãos. Eram Tiago e João, filhos de Zebedeu, que estavam no barco deles, consertando as redes. Jesus chamou os dois, e eles deixaram Zebedeu, o seu pai, e os empregados no barco e foram com ele.
Refletindo
Jesus inicia seu ministério na Galileia. Anuncia o Reino. E resume seu Projeto em conversão - "arrependam-se" -, e na fé no Evangelho. Começa a formar sua equipe de evangelização. Chama os primeiros apóstolos: Pedro, André, Tiago e João. Como eram pescadores de profissão, ele os chama a serem pescadores de gente.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração? 
Reflito: o que o texto me diz no momento? O meu Projeto de vida é o do Mestre Jesus Cristo?
Meditando.
Mais uma vez nos falam os bispos que estiveram reunidos na Conferência de Aparecida: "O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser d'Ele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas. (DA 131). 
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo pelas vocações, com o papa: 
Ó Pai, fazei com que surjam, entre os cristãos,
numerosas e santas vocações ao sacerdócio,
que mantenham viva a fé e
conservem a grata memória do vosso Filho Jesus
pela pregação da sua palavra e
pela administração dos sacramentos
com os quais renovais continuamente os vossos fiéis.
Ajudai os Bispos, os sacerdotes, os diáconos,
as pessoas consagradas e todos os batizados em Cristo
para que cumpram fielmente a
sua missão no serviço do Evangelho.
Nós Vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
(Papa Bento XVI) 
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus, como discípulo e missionário de Jesus Cristo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.