sábado, 22 de junho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não vos preocupeis com o dia de amanhã. - (Mt 6,24-34)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 22 DE JUNHO DE 2019 (SÁBADO) 172º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TEMAM MENOS A MORTE E MAIS A VIDA INSUFICIENTE.
(Bertolt Brecht)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO FUSCA
 DIA DO AEROVIÁRIO
 DIA DO ECONOMIÁRIO
 DIA DO EMPRESÁRIO GRÁFICO
 DIA INTERNACIONAL DO VÍDEO ARTE
 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre dos Parecis - Cujubim - Nova União - Parecis - Primavera de Rondônia - São Felipe D'Oeste - Teixeirópolis - Vale do Anari (Rondônia) Barra do Choça (Bahia) Cristalândia (Tocantins) São Jorge do Patrocínio (Paraná)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA NENADAS GRAÇAS PEREIRA ALVES (M/PRIMA – empresária Oficina Trevo Motor-Garça/SP) ANTONIO MARCIO SIQUEIRA CESAR (Hidráulica Center Garça /SP) HEITOR DANTAS DOS SANTOS (filhote da Alessandra do Lions Clube Universitário de Garça /SP)JOSÉ SILVEIRA (Zezinho) (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) ANA CAROLINA RAMIRES (Advogada-Garça/SP) MARIA AUXILIADORA CUNHA (Três Lagoas/MS) ANDREA SÊGA (Garça/SP) APARECIDA INÊS MAITAN (Garça/SP) EDUARDO DAVI LOUREIRO (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LÚCIA M. FIGUEIREDO MOSCATELLI  E JOAO  MOSCATELLI JR (Lions Clube de Pederneiras /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO TOMÁS MORE
SÃO JOÃO FISCHER
SÃO PAULINO DE NOLA
SANTO ALBANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
-Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Em meio às desigualdades e à busca incessante de bens passageiros, Jesus nos apresenta o fundamental: viver os valores do Reino. Alcançar esta graça seja nossa maior preocupação.
– Oração 
PAI, CENTRA TODA MINHA VIDA NA BUSCA DO TEU REINO E NA JUSTIÇA QUE DELE VEM, DE FORMA QUE NENHUMA OUTRA PREOCUPAÇÃO POSSA SER IMPORTANTE PARA MIM.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado da 11ª Semana    Do Tempo Comum22 de junho de 2019
Diante das fraquezas, perseguições e preocupações sem fim, o cristão é chamado a depositar a confiança na força do alto, pondo-se a serviço do Senhor e da justiça do seu Reino.

1ª Leitura - (2Cor 12,1-10) - Eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos, 1será que é preciso gloriar-me? Na verdade, não convém. No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor. 2Conheço um homem, unido a Cristo, que há quatorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo, eu não o sei, só Deus sabe. 3Sei que esse homem – se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe – 4foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis que nenhum homem consegue pronunciar. 5Quanto a esse homem eu me gloriarei, mas, quanto a mim mesmo, eu não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. 6No entanto, se eu quisesse gloriar-me, não seria insensato, pois só diria a verdade. Mas evito gloriar-me, para que ninguém faça de mim uma ideia superior àquilo que vê em mim ou que ouve de mim. 7E para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais. 8A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 9Mas ele disse-me: “Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta”. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. 10Eis por que eu me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 33(34)
Provai e vede quão suave é o Senhor!


Evangelho do dia
Sábado da 11ª Semana    Do Tempo Comum22 de junho de 2019
Não vos preocupeis com o dia de amanhã. - (Mt 6,24-34)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza (2Cor 8,9).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles.30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia bastam seus próprios problemas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Usemos o dinheiro a serviço do bem”
 “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”
(Mateus 6,24).
O coração humano se encontra sempre dividido entre as escolhas que precisamos fazer na vida. Não só precisamos de Deus, mas viemos d’Ele e Ele é a nossa maior riqueza, o nosso maior tesouro, e não somos nada sem Ele. Sem Deus nós nem existiríamos, pois é n’Ele que existimos. Deus é o maior dom, a maior dádiva, bênção e graça. A Ele todo louvor, honra, glória e toda a graça!
Vivemos num mundo material, onde precisamos sobreviver, onde os pais de família precisam cuidar do sustento de sua família, do alimento, da escola, da educação e de tudo mais que são as exigências da vida. E precisamos do dinheiro para fazer todas essas coisas.
Não há nada de graça nessa vida! Tudo é necessário comprar, pagar, organizar, ou seja, ter uma vida em que precisamos do dinheiro para resolver as coisas. Precisamos ser concretos também: dinheiro não cai do Céu, a não ser o dinheiro fácil, corrompido, o dinheiro que vem de roubo e de uma vida desonesta.
O dinheiro verdadeiro e autêntico é fruto do trabalho, é o salário, a compensação pelo esforço e doação humana para poder sustentar a nossa casa. A questão não é não ter dinheiro, pelo contrário, precisamos do dinheiro para sustentar a família, as boas obras, as obras de caridade, sustentar, inclusive, a casa de Deus para que esteja a serviço do Reino dos Céus.
O dinheiro deve estar a serviço do bem, da verdade, da fraternidade.
O Evangelho chama a nossa atenção sobre a quem servimos: precisamos do dinheiro, mas não podemos ser servidores dele; necessitamos do dinheiro, mas ele não pode mandar nem ser o “deus” da nossa vida.
Deus é um só, e somente o nosso Deus merece o louvor, a honra, a glória e tudo mais está submisso a Ele, inclusive, o dinheiro que nós trabalhamos, o dinheiro que adquirimos de forma honesta e correta.
O dinheiro deve estar a serviço do bem, da verdade, da fraternidade, do sustento da casa, da família e da obra que é de Deus, mas nunca podemos deixar o coração se escravizar por causa do dinheiro.
O dinheiro é sedutor. Ele engana, ilude, compra as pessoas. Pelo dinheiro, as pessoas se vendem. Quando não temos, no coração, um ordenamento de quem é mais importante, de fato, as coisas se invertem.
O problema do mundo e do nosso coração é quando deixamos a cobiça desenfreada tomar conta de nós. Que o dinheiro seja o servidor da nossa vida e não o contrário. Que possamos servir a Deus, inclusive, com o dinheiro que temos, mas jamais deixar de servir a Deus para servir ao dinheiro..
Deus abençoe você!
– Reflexão - Filhos de Deus: confiança na providência divina
Direitos reservados + Rev. D. Antoni ORIOL i Tataret 
(Vic, Barcelona, Espanha)
Hoje, Jesus nos confronta diante das preocupações da vida que às vezes nos agonizam e nos fazem perder a paz e, o faz nos mostrando que Deus tem nos cuida, que nada faltará e, que por isso o importante é trabalhar pelo Reino de Deus e pela sua justiça.

Fomos criados por Deus e Ele nos prometeu que nunca nos abandonará; podemos ficar seguros, então, de que nossa vida está em boas mãos. O Senhor tem previsão e cuidado do mundo e de suas criaturas, quanto mais de seus filhos! Na vida devemos nos preocupar, mas não nos afligir pelos problemas, porque sabemos que Deus está conosco, nos leva com Ele e nos acompanha.

—Senhor, Deus de bondade, danos teu amor e as coisas que precisamos para viver dignamente; que confiando na tua providência, saibamos compartilhar com os outros os bens que generosamente nos outorgas.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus não ignora a necessidade de trabalhar para adquirir os bens indispensáveis à sobrevivência.
O ser humano é responsável pela transformação da natureza, da sociedade e da própria história.
O que Jesus quer estabelecer é uma hierarquia de valores de acordo com o Evangelho. O que ele condena é a exagerada inquietação com a segurança. Portanto, Jesus não nos ensina uma confiança passiva na providência divina, como se fôssemos receber tudo de mão beijada.
Ele nos convida a buscar o autêntico reinado de Deus, caminho para o bem-estar tranquilo e simples: “Busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça”. Se houver a prática da justiça e da fraternidade, a ninguém faltará comida nem roupa e todos terão acesso a uma vida digna: “Todas essas coisas ficarão garantidas para vocês”.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorPaulinas  
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 6,24-34 - "O Pai cuida... confie!"
Oração Inicial
A mensagem que o Senhor nos apresenta no Evangelho de hoje é muito clara: ninguém pode servir a dois senhores, ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro. Também é um convite a confiarmos na providência do Pai, que sabe do que precisamos e não nos deixa faltar nada.
Peçamos ao Espírito Santo as graças necessárias para bem compreendermos os ensinamentos de Jesus: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.”

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? É possível servir a dois senhores? O que Jesus nos convida a viver no Evangelho de hoje? Releia o texto repetindo as palavras e versículos que mais chamaram sua atenção.
“O coração do ser humano não pode estar dividido. O ser humano não pode viver a sua existência sem fazer escolhas. A ambiguidade e a divisão podem destruir a vida do homem. A fé cristã vivida como opção livre do fiel não admite ambiguidade, não admite dois senhores que determinem a vida da pessoa. De fato, a riqueza, a preocupação excessiva com os bens deste mundo, o apego às coisas terrenas se opõem a Deus e reivindicam o lugar de Deus. O discípulo deve rejeitar a ambiguidade e viver a sua vida responsavelmente e, ao mesmo tempo, na confiança em Deus. Nenhum bem deste mundo é capaz de realizar plenamente o ser humano nem de dar sentido à sua vida. Nosso texto de hoje não é um convite à passividade nem tampouco ao conformismo; ele é um apelo à confiança em Deus, que deve caracterizar o modo de vida do fiel cristão. Para o nosso texto, Deus não é alheio à vida do ser humano; ele sabe do que necessitamos. Não se pode reduzir a existência humana ao conforto e ao bem-estar. A vida é muito mais do que possuir, e o ser humano vale muito mais do que os seus bens. Na vida do cristão tudo deve ser vivido e buscado a partir da centralidade do Reino de Deus. O que realiza plenamente a vida do ser humano não se confunde absolutamente com os bens deste mundo; somente o que ‘não passa’ é que pode conduzir o homem à plena felicidade” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2. Meditação (Caminho)
O que o Senhor pede a você hoje? Quem é o senhor da sua vida, a quem você serve? Quais preocupações ocupam sua mente, seu coração? Como ressoam em seu coração as palavras de Jesus: “Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida”? Você confia no fato de que Deus conhece suas necessidades e, qual Pai atencioso, nos atende em tudo que precisamos? Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a sua vida, com as suas atitudes? Em sua vida, seu trabalho, seu relacionamento com as pessoas, como você procura viver os ensinamentos de Jesus?

. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
É a hora do diálogo direto com Deus. Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração. Depois, conclua rezando: “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

BÊNÇÃO

A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!