sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados. – (Mc 2,1-12) ■

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 16 DE JANEIRO de 2026 (sexta-feira) 16º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

FELIZ ANO NOVO 😃 FELIZ 2026 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

UM PLANO APOIADO POR AÇÕES FAZ COM QUE SEUS SONHOS SE TORNEM REALIDADE.

  (Greg S. Reid)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DOS CORTADORES DE CANA DE AÇÚCAR

DIA DA COMIDA PICANTE

DIA DO LICITANTE

DIA DO GABINETE DA INDEPENDÊNCIA

DIA TU BISHVAT - ANO NOVO JUDAICO DAS ÁRVORES

DIA DA GRAVADORA EVANGÉLICA ESTRELA DA MANHÃ EM CURITIBA-PR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Horizonte - Aparecida do Rio Doce CastelândiaJesúpolis - Nova Iguaçu de Goiás - Professor Jamil (Goiás) Irupi (Espírito Santo) São Gonçalo do Pará (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: )RENATA MARQUES ROCHA ANANIAS (prima-Garça /SP) JULIO KOYAMA (PPA-Garça /SP) NILSON BASTOS BENTO (amigo-Garça /SP)ANDRÉIA GIMENEZ SABATINE (Empresária-Garça/SP) DEOCLECIO GODOY (Garça /SP)Silvia Mennocchi Tech (Ponta Porã-Garça /SP)WAGNER VALVERDE CASTILHO (Lions Clube de Macatuba /SP)LÚCIA SAKABE (Lions Clube de Tupã /SP)  PAULO SERGIO CARENCI (Lions Clube de Lins /SP)GUSTAVO LESSA RAFARE (PDG-Lions Clube de Niterói/RJ)ADAILTON MARIANO PRADO (Dracena /SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Professora Garça /SP)KAREN YOSHIRO SHINYASHIKI (Garça /SP) ERIKA BRAZ LIQUER ROSA (Garça /SP) PE. FRANCISCO ANTÔNIO DOS ANJOS ANDRADE (Administrador Paroquial de Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis /SP)MAURO MATTOS FILHO (Garça /SP)GUSTAVO YUDI MAEDO (Garça /SP)HOBSON LUIZ MACHADO (Andradina /SP)JOSY DANIEL CRUZ (São José dos Campos /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: DECIMA EQUIPE DE NOSSA SENHORA DAS FAMÍLIAS🎈1999🎈27 ANOS E DECIMA PRIMEIRA EQUIPE DE NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO🎈1999🎈27 ANOS (ENS–MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA–Setor de Garça/SP)  

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO MARCELO I 

SÃO JOSÉ VAZ

SÃO DANATE

SÃO FURSEU

SÃO LEOBÁCIO

SÃO PEDRO DE MARRAKECH

SÃO MELAS

SÃO TIAGO DE MOUTIERS

SÃO TICIANO

SÃO TREVÉRIO

SÃO BERARDO E COMPANHEIROS MÁRTIRES

SANTA JOANA DE BAGNO

SANTA PRISCILA MATRONA 

SANTO ACÚRSIO

SANTO ADJUTO

SANTA EUFROSINA

SANTO HONORATO

SANTO OTÃO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A cura do paralítico: A Fé Que Cura e Perdoa Mc 2,1-12 - Passar da Igreja-do-vir para a da Igreja-do-ir

Com fé em Jesus, encontramos cura e perdão, mudando a nossa vida por completo.

 

– Antífona 

 

– Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Deus manifesta sua salvação na pessoa de Jesus, que perdoa os pecados e cura os enfermos. Celebremos a bondade do Senhor, dispostos a deixá-lo reinar plenamente em nossa vida.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR, QUE A NOSSA FÉ SEJA FORTE COMO A DOS HOMENS QUE LEVARAM O PARALÍTICO ATÉ TI. QUE POSSAMOS SEMPRE ACREDITAR NO TEU PODER DE CURA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia Coleta

 

Senhor, atendei com bondade paterna as preces do vosso povo suplicante; dai-lhe luz para ver o que deve ser feito e coragem para realizar o que viu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 16 de janeiro de 2026 sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

  

– Liturgia da Palavra 

Àqueles que dão ouvidos à sua Palavra, Jesus se apresenta como médico do corpo, mas principalmente como libertador do ser humano na sua totalidade, salvando-o do pecado.

 

 

1ª Leitura (1Sm 8,4-7.10-22a) Clamareis ao Senhor por causa do vosso rei, mas o Senhor não vos ouvirá. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 4todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar Samuel em Ramá 5e disseram-lhe: “Olha, tu estás velho e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os povos”. 6Samuel não gostou quando lhe disseram: “Dá-nos um rei, para que nos julgue”. E invocou o Senhor. 7O Senhor disse a Samuel: “Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles”. 10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei, 11e disse: “Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: tomará vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro. 12Fará deles chefes de mil e de cinquenta homens e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros. 13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários. 15Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 16Tomará também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele. 17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus escravos. 18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá”. 19Porém o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel e disse: “Não importa! Queremos um rei, 20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras”. 21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. 22Mas o Senhor disse-lhe: “Faze-lhes a vontade e dá-lhes um rei”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 89(88)

 

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 1. Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; / seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face! / Exultará de alegria em vosso nome dia a dia / e, com grande entusiasmo, exaltará vossa justiça. – R.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

2. Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória, / é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça. / Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção, / ele reina sobre nós, é o santo de Israel! – R.

Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 

 

 

– 16 de janeiro de 2026 sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados.  (Mc 2,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil, dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados” – disse ele ao paralítico -, 11“eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

16/01/26

1ª SEXTA-FEIRA TC – A

 

Marcos 2,1.3-6.10-12: “Jesus entrou de novo em Cafarnaum... Foram levar-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Mas como não o pudessem apresentar-lhe por causa da multidão, abriram o teto em cima do lugar onde ele estava e, feita uma abertura, desceram o leito em que estava o paralítico. Jesus, ao ver a fé que tinham, disse ao paralítico: - Meu filho, teus pecados estão perdoados... Ora, lá estavam sentados alguns escribas, que diziam consigo mesmos: - Como pode ele falar assim? Está blasfemando!...  [Disse Jesus]: - Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar pecados, eu te ordeno - disse ao paralítico - Levanta-te, pega teu leito e vai para casa Ele se levantou, e logo pegou seu leito e saiu à vista de todos...”

 

Jesus, a solidariedade fraterna é tão agradável a Deus, que o senhor ficou impressionado quando viu aqueles 4 homens carregarem um pobre paralítico, e abrirem o teto para o colocarem diante do senhor.

Foi essa atitude de fé, unida à ação caridosa pelo doente, que tocou o seu coração.

Pela fé daqueles homens, o paralítico recebeu tanto o perdão de seus pecados, como também a cura da sua paralisia.

E assim, o senhor manifestou que era realmente o Filho de Deus, com poder de perdoar os pecados e de curar um paralítico, apesar das ideias descrentes daqueles escribas.

Para nós, o senhor nos deixou um ensinamento importante.

Antes de buscarmos graças e milagres para o corpo, é mais necessário buscar o perdão dos nossos pecados, porque são eles que nos paralisam por dentro, anestesiam nossas consciências e nos mantem no caminho do mal e da mentira.

 Essa é também a missão da sua Igreja: libertar as pessoas de suas paralisias espirituais, psicológicas e corporais.

Que ela seja um ‘hospital de campanha’, como pedia o Papa Francisco.

E que sejamos hoje os carregadores de muitos irmãos e irmãs, paralisados em suas existências, para que sejam curados pelo senhor.

Que a nossa fé se manifeste em nossa confiança profunda em seu amor redentor por nós e por todas as pessoas, porque nós cremos que o senhor tem poder de nos perdoar e de nos curar de todos os tipos de paralisias.

 

Mãe de Jesus, a senhora tem sido uma verdadeira ‘carregadora’, e leva milhares de devotos para serem curados por seu Filho. Leve-nos também com carinho até junto dele, sempre que nos sentimos sem forças para seguir adiante e crescer em nossa fé, esperança e amor. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Somente Deus pode perdoar os pecados! Portanto, Jesus é Deus e traz ao mundo uma nova lei: a lei do amor e do perdão. Exatamente isso é o que Marcos nos revela através da sua narração da cura do paralítico, a primeira de cinco narrações sentenciosas que constituem uma coletânea catequética das disputas de Jesus com seus adversários. Jesus não cura apenas o corpo, mas o ser humano integralmente, salvando-o de todo pecado e culpa.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,1-12 - Passar da Igreja-do-vir para a da Igreja-do-ir

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, vem até nós com o poder da Tua graça, para que, como o paralítico, possamos ser curados e restaurados em nossa fé e vida. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus, ao ver a fé dos homens que trouxeram o paralítico até Ele, não apenas cura o corpo, mas também perdoa os pecados, algo que era reservado a Deus. Isso nos revela que Jesus tem autoridade divina e veio para curar tanto fisicamente quanto espiritualmente. O perdão dos pecados é a verdadeira cura que nos dá a paz interior e nos aproxima de Deus.

2. Meditação (Caminho)

O milagre de Jesus não é apenas sobre a cura física, mas sobre o poder de restaurar o ser humano em sua totalidade. Jesus nos ensina que, quando temos fé, Ele pode transformar nossas vidas. Devemos buscar a Ele com confiança, sabendo que Ele nos oferece tanto a cura quanto o perdão. Assim como o paralítico, devemos crer no poder de Jesus de restaurar tudo o que está perdido.

3.Oração (Vida)

Senhor, acreditamos em Tua palavra de vida e cura. Te pedimos que, assim como o paralítico, possamos ser tocados pelo Teu amor e perdão, transformando nossas vidas e nos trazendo a verdadeira paz. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Nossa missão é seguir o exemplo dos amigos do paralítico, que não hesitaram em fazer o impossível para levar aquele homem a Jesus. Assim como eles, somos chamados a ajudar e interceder pelos outros, trazendo-os para mais perto de Cristo, para que também possam receber a cura e o perdão.

 

Bênção

 

Que a benção de Deus, que perdoa e cura, esteja sobre você, para que, com fé, experimente a transformação que vem de Jesus, agora e sempre. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP