sábado, 16 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? – (Lc 24,1-12)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 16 DE abril de 2022 (sábado) 106º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O RIO ATINGE SEUS OBJETIVOS PORQUE APRENDEU A CONTORNAR OBSTÁCULOS.”

(Lao-Tse)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Sábado Santo da Páscoa – dIa de Aleluia - VIGÍLIA PASCAL

DIA NACIONAL DO LEONISMO

Comemorado no Brasil e oficializado nos Estados: Mato Grosso e Rio de Janeiro para marcar a data da fundação do 1º Lions Clube do pais em 16/abril/1952, graças ao trabalho do advogado Armando Fajardo.

Dia Internacional de Luta Contra a Escravidão Infantil

DIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (SP)

DIA MUNDIAL DA VOZ

DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO

DIA do Sacerdócio

DIA do Picapeiro

DIA da Loja de Discos o

DIA da Fundação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Anápolis

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jales (São Paulo) Campinas do Piauí (Piauí) Codó (Maranhão) Ibiara (Paraíba) Bela Vista do Toldo - Rio do Sul - Santiago do Sul (Santa Catarina) Matina (Bahia) Aceguá - Almirante Tamandaré do Sul - Boa Vista do Cadeado - Boa Vista do Incra - Canudos do Vale - Capão do Cipó - Coqueiro Baixo - Coronel Pilar - Cruzaltense - Forquetinha - Jacuizinho - Lagoa Bonita do Sul - Mato Queimado - Novo Xingu - Paulo Bento - Pedras Altas - Quatro Irmãos - Rolador - Santa Cecília do Sul - São José do Sul - Tio Hugo (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO CELSO DE ARAUJO (primo Brasília/DF) PAULO HENRIQUE JUSTO (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) JOÃO NOGUEIRA FILHO (EQ 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) BRANCA MARIA V. FILOMENO  (Garça/SP) JURANDYR SILVESTRE VANTIM  (Garça/SP) JOÃO PEDRO SILVA (PDG-Lions Clube de Barcelos, Braga, Portugal) LILIAN FROTA DE CAMARGO (Garça/SP) TÁBATA R. DAINEZE DE OLIVEIRA (Garça/SP)  CARMEM LUCIA VOLTA (Marilia /SP) ANA THERESA FERREIRA SOUZA DE CASTRO (Garça/SP)  CELSO MORAES (Garça/SP) MARIA CLARA MENIN BATISTÃO MENDES (Garça/SP) ADALBERTO MARCIO BARBOSA (Adamantina /SP) ANTONIO PAIVA (amigo Brasília /DF) JOSEPH RATZINGER - PAPA BENTO XVI (convento Master Ecclesiae /Vaticano)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: HELENA CRISTINA DA SILVA COSTA e MARCOS A. MOREIRA COSTAó2005ó17 ANOS (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça /SP) ADRIANA C. DOS SANTOS e EDMILSON (Cabelo) CHAVES DOS SANTOSó2005ó23 ANOS ( Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU SULó1970ó52 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO BENediTO JOSÉ LABRE

SÃO Frutuoso de Braga

SÃO Drogo

SANTA Isabella Gilmore

SANTA BERNADETE DE SOUBIROUS

SANTA Engrácia de Saragoça

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Liturgia do Sábado Santo. A vida venceu a morte, e todas as coisas se renovam em Cristo Jesus, o Senhor: Lembrai-vos do que ele vos falou – Lc 24,1-12

 

 

A Vigília se inicia com a celebração da luz, que contém três partes: a benção do fogo, a procissão do círio pascal e a proclamação da Páscoa..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em comunhão com todo o universo, celebramos a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. Exultantes no Senhor ressuscitado, recordamos as maravilhas de Deus na história. Vivamos, em profunda alegria, as quatro partes desta que é a mãe de todas as vigílias: celebração da luz, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.

 

– Oração 

 

PAI, LIVRA-ME DA INCREDULIDADE QUE ME IMPEDE DE SER PROCLAMADOR DA RESSURREIÇÃO DE TEU FILHO JESUS, POR QUEM NOS É OFERECIDA A TUA SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, admirável na criação do ser humano e mais ainda na sua redenção, dai-nos a sabedoria de resistir ao pecado e chegar à eterna alegria. Por Cristo, nosso senhor.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 16 de abril de 2022 - Sábado Santo da Páscoa VIGÍLIA PASCAL

– Liturgia da Palavra 

  As leituras proclamam as grandes maravilhas realizadas por Deus ao longo da história da humanidade, as quais continuam a ser motivo de alegria e ação de graças.

 

 

1ª Leitura (Gn 1,1.26-31 - mais breve) – Deus viu tudo quanto havia feito e eis que tudo era muito bom.  Leitura do livro do Gênesis:

 

1No princípio Deus criou o céu e a terra. 26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais de toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 103(104)

 

Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

 

 

2ª Leitura (Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18 - mais breve) – O sacrifício de nosso pai Abraão.  Leitura do livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. 2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um monte que eu te indicar”.
9aChegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho.
11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou!”. 12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”.
13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.
15O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu, 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo — oráculo do Senhor —, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 15(16)

 

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 

 

3ª Leitura (Êx 14,15 – 15,1) – Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto.  Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias: 15O Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim por socorro? Dize aos filhos de Israel que se ponham em marcha. 16Quanto a ti, ergue a vara, estende o braço sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel caminhem em seco pelo meio do mar. 17De minha parte, endurecerei o coração dos egípcios, para que sigam atrás deles, e eu seja glorificado às custas do Faraó, e de todo o seu exército, dos seus carros e cavaleiros. 18E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu for glorificado às custas do Faraó, dos seus carros e cavaleiros”.

19Então, o anjo do Senhor, que caminhava à frente do acampamento dos filhos de Israel, mudou de posição e foi para trás deles; e com ele, ao mesmo tempo, a coluna de nuvem, que estava na frente, colocou-se atrás, 20inserindo-se entre o acampamento dos egípcios e o acampamento dos filhos de Israel. Para aqueles a nuvem era tenebrosa, para estes, iluminava a noite. Assim, durante a noite inteira, uns não puderam aproximar-se dos outros.

21Moisés estendeu a mão sobre o mar, e durante toda a noite o Senhor fez soprar sobre o mar um vento leste muito forte; e as águas se dividiram. 22Então, os filhos de Israel entraram pelo meio do mar a pé enxuto, enquanto as águas formavam como que uma muralha à direita e à esquerda.

23Os egípcios puseram-se a persegui-los, e todos os cavalos do Faraó, carros e cavaleiros os seguiram mar adentro.

24Ora, de madrugada, o Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico. 25Bloqueou as rodas dos seus carros, de modo que só a muito custo podiam avançar. Disseram, então, os egípcios: “Fujamos de Israel! Pois o Senhor combate a favor deles, contra nós”. 26O Senhor disse a Moisés: “Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem contra os egípcios, seus carros e cavaleiros”.

27Moisés estendeu a mão sobre o mar e, ao romper da manhã, o mar voltou ao seu leito normal, enquanto os egípcios, em fuga, corriam ao encontro das águas, e o Senhor os mergulhou no meio das ondas.

28As águas voltaram e cobriram carros, cavaleiros e todo o exército do Faraó, que tinha entrado no mar em perseguição a Israel. Não escapou um só. 29Os filhos de Israel, ao contrário, tinham passado a pé enxuto pelo meio do mar, cujas águas lhes formavam uma muralha à direita e à esquerda.

30Naquele dia, o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios, e Israel viu os egípcios mortos nas praias do mar, 31e a mão poderosa do Senhor agir contra eles. O povo temeu o Senhor, e teve fé no Senhor e em Moisés, seu servo. 15,1Então, Moisés e os filhos de Israel cantaram ao Senhor este cântico.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Ex 15

 

Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória!

 

 

4ª Leitura (Is 54, 5-14) – Com misericórdia eterna, eu o teu Senhor, compadeci-me de ti.  Leitura da Livro do Profeta Isaías:

 

5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volta a acolher-te. 8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu Salvador, o Senhor. 9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor. 11Pobrezinha, batida por vendavais, sem nenhum consolo, eis que assentarei tuas pedras sobre rubis, e tuas bases sobre safiras; 12revestirei de jaspe tuas fortificações, e teus portões, de pedras preciosas, e todos os teus muros, de pedra escolhida. 13Todos os teus filhos serão discípulos do Senhor, teus filhos possuirão muita paz; 14terás a justiça por fundamento. Longe da opressão, nada terás a temer; serás livre do terror, porque ele não se aproximará de ti.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 29(30)

 

Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

 

 

5ª Leitura (Is 55,1-11) – Vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno.  Leitura da Livro do Profeta Isaías:

 

Assim diz o Senhor: 1“Ó vós todos, que estais com sede, vinde às águas; vós, que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga.

2Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão; desperdiçar o salário, senão com satisfação completa? Ouvi-me com atenção e alimentai-vos bem, para deleite e revigoramento do vosso corpo.

3Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi. 4Eis que fiz dele uma testemunha para os povos, chefe e mestre para as nações. 5Eis que chamarás uma nação que não conhecias, e acorrerão a ti povos que não te conheciam, por causa do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, que te glorificou. 6Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para o nosso Deus, que é generoso no perdão.

8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra.

10Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo o que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 18B(19)

 

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

 

 

6ª Leitura (Br 3,9-15.32–4,4) – Marcha para o esplendor do Senhor.  Leitura do Livro do Profeta Baruc:

 

9Ouve, Israel, os preceitos da vida; presta atenção, para aprenderes a sabedoria. 10Que se passa, Israel? Como é que te encontras em terra inimiga? 11Envelheceste num país estrangeiro, e te contaminaste com os mortos, foste contado entre os que descem à mansão dos mortos. 12Abandonaste a fonte da sabedoria! 13Se tivesses continuado no caminho de Deus, viverias em paz para sempre. 14Aprende onde está a sabedoria, onde está a fortaleza e onde está a inteligência, e aprenderás também onde está a longevidade e a vida, onde está o brilho dos olhos e a paz.

15Quem descobriu onde está a sabedoria? Quem penetrou em seus tesouros? 32Aquele que tudo sabe, conhece-a, descobriu-a com sua inteligência; aquele que criou a terra para sempre e a encheu de animais e quadrúpedes; 33aquele que manda a luz, e ela vai, chama-a de volta, e ela obedece tremendo. 34As estrelas cintilam em seus postos de guarda e alegram-se; 35ele as chama, e elas respondem: “Aqui estamos”; e alumiam com alegria o que as fez.

36Este é o nosso Deus, e nenhum outro pode comparar-se com ele. 37Ele revelou todo o caminho da sabedoria a Jacó, seu servo, e a Israel, seu bem-amado. 38Depois, ela foi vista sobre a terra e habitou entre os homens. 4,1A sabedoria é o livro dos mandamentos de Deus, é a lei que permanece para sempre. Todos os que a seguem, têm a vida, e os que a abandonam, têm a morte. 2Volta-te, Jacó, e abraça-a; marcha para o esplendor, à sua luz. 3Não dês a outro a tua glória nem cedas a uma nação estranha teus privilégios. 4Ó Israel, felizes somos nós, porque nos é dado conhecer o que agrada a Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 18B(19)

 

Senhor, tens palavras de vida eterna.

 

 

7ª Leitura (Ez 36,16-17a.18-28) – Derramarei sobre vós uma água pura e dar-vos-ei um coração novo.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

 

16A Palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:17a “Filho do homem, os da casa de Israel estavam morando em sua terra. Mancharam-na com sua conduta e suas más ações. 18Então derramarei sobre eles a minha ira, por causa do sangue que derramaram no país e dos ídolos com os quais o mancharam. 19Eu dispersei-os entre as nações, e eles foram espalhados pelos países. Julguei-os de acordo com sua conduta e suas más ações. 20Quando eles chegaram às nações para onde foram, profanaram o meu santo nome; pois deles se comentava: ‘Esse é o povo do Senhor; mas tiveram de sair de seu país!´

21Então eu tive pena do meu santo nome que a casa de Israel estava profanando entre as nações para onde foi. 22Por isso, dize à casa de Israel: ‘Assim fala o Senhor Deus: Não é por causa de vós que vou agir, casa de Israel, mas por causa do meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. 23“Vou mostrar a santidade do meu grande nome, que profanastes no meio das nações. As nações saberão que eu sou o Senhor – oráculo do Senhor Deus –, quando eu manifestar minha santidade à vista delas por meio de vós. 24Eu vos tirarei do meio das nações, vos reunirei de todos os países, e vos conduzirei para a vossa terra. 25Derramarei sobre vós uma água pura, e sereis purificados. Eu vos purificarei de todas as impurezas e de todos os ídolos.

26Eu vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós. Arrancarei do vosso corpo o coração de pedra e vos darei um coração de carne; 27porei meu espírito dentro de vós e farei com que sigais a minha lei e cuideis de observar os meus mandamentos. 28Habitareis no país que dei a vossos pais. Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 41(42)

 

A minha alma tem sede de Deus.

 

 

8ª Leitura (Rm 6,3-11) – Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos: 3Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? 4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.

5Pois, se fomos de certo modo identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante à sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. 6Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o corpo de pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado. 7Com efeito, aquele que morreu está livre do pecado.

8Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. 10Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas; mas aquele que vive, é para Deus que vive. 11Assim, vós também considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 16 de abril de 2022 - Sábado Santo da Páscoa VIGÍLIA PASCAL

– Evangelho do dia 

 

Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?  (Lc 24,1-12)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Louvor e honra a vós, Senhor Jesus Ressuscitado.

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

1No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. 2Elas encontraram a pedra do túmulo removida. 3Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus 4e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas. 5Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia: 7‘O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia’”.

8Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. 9Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. 11Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.

12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL:

 

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Elas encontraram a pedra do túmulo removida. Mas, ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo... mas dois homens disseram: - Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!”

(Lucas 24,1-6).

 

Jesus, hoje é à noite, símbolo de todas as noites da história humana e da existência de cada um de nós.

Haverá um novo dia somente se o senhor deixar o túmulo escuro, e proclamar que nem a escuridão da morte, nem as trevas do pecado conseguiram vencê-lo.

Por isso, acendemos um novo Círio pascal, para que a pequenina vela da nossa fé se reacenda na Luz da vida, que brota do seu túmulo.

Assim como as mulheres, primeiras testemunhas privilegiadas e anunciadoras felizes da sua Ressurreição, nós também desejamos clamar com alegria que o senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Que esta noite não seja apenas recordação, mas nos faça reviver o acontecimento central da nossa fé cristã, certeza absoluta de que o senhor assumiu a fragilidade da nossa natureza humana para fazê-la participar da eternidade da sua vida divina.

Esta vigília pascal é a fonte da nossa esperança, que nos alimenta a confiança no futuro do ser humano, apesar de tantos sinais negativos que persistem em nosso mundo.

Ainda há muitas cruzes e muitos túmulos fechados na escuridão da fé e na podridão do pecado, causas de tanta dor e de desespero da nossa geração.

Mas, o seu túmulo vazio encheu-se com a luz de um novo dia, e nós cremos que há uma nova história presente em nosso mundo, testemunhada por todos aqueles que seguem a procissão do Círio pascal.

 

Senhor, ao celebrar a alegria desta Páscoa, em que novamente podemos nos reunir em comunidade, nós somos solidários com os povos em guerra, dispersos e vítimas dos poderes das trevas e da morte.

E suplicamos que esta Páscoa seja para eles a esperança de um novo dia, onde recuperem o direito de viver e de conviver em paz.

 

Maria santíssima, a noite passou, o dia renasceu, as lágrimas secaram, porque seu Filho ressuscitou. Mãe do Ressuscitado, enxugue as lágrimas daqueles que ainda estão mergulhados na noite do pecado e da dor. Amém! Aleluia!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No domingo bem cedo, as mulheres foram ao túmulo onde Jesus tinha sido posto. Certamente iam render-lhe homenagem, demonstrar afeto e cuidado pelo mestre e amigo que só fizera o bem e tivera um fim tão trágico: morte na cruz entre bandidos. Lá receberam a alegre notícia de que ele estava vivo e não deveria ser procurado entre os mortos. A lembrança das palavras de Jesus fez com que elas acreditassem que algo novo estava acontecendo e fizeram a ponte entre o fato da ressurreição e o anúncio aos apóstolos. A alegre mensagem que os “homens” deram às mulheres alimentou desde então a fé da Igreja: ele ressuscitou e está vivo entre nós! Elas foram as primeiras anunciadoras da melhor notícia que puderam divulgar. Crer na ressurreição de Jesus é tão importante que dá sentido à nossa fé e à nossa vivência cristã. O papa Francisco nos deixa bela mensagem: “A ressurreição de Cristo é o acontecimento mais fascinante da história humana, que atesta a vitória do amor de Deus sobre o pecado e a morte e doa à nossa esperança de vida um fundamento sólido como a rocha”. A ressurreição de Jesus é expressão do amor do Pai que não aceita que seu Filho permaneça entre os mortos. Ele faz parte dos vivos na eternidade, à qual todos somos convidados.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 24,1-12 - Vigília Pascal - Jesus ressuscitou! Está vivo!

 

Oração Inicial


Liturgia do Sábado Santo. A vida venceu a morte, e todas as coisas se renovam em Cristo Jesus, o Senhor. Que a Palavra fortaleça a nossa fé e nos coloque na dinâmica da vida nova que Cristo nos traz.

 

Bendita seja esta vigília santa, de silêncio, meditação e de encontro com o Ressuscitado. Ele ressurgiu dos mortos, a morte foi vencida pela vida, e em sua paixão e ressurreição, o mundo mergulhou na eternidade de seu amor. Que a Luz desta noite penetre nossa inteira existência.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia-o atentamente e procure compreendê-lo. Quem são os personagens? Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura?

 

“Hoje é dia de silêncio e esperança, o sábado santo. Muita gente vive sem fé, sem esperança. A ressurreição ainda não entrou em seu coração, em sua mente. As mulheres foram ao túmulo, no domingo, para ungir o corpo do falecido. E receberam, do anjo, o feliz anúncio de sua ressurreição. Elas recordaram as palavras de Jesus sobre o terceiro dia e foram anunciá-las aos onze, que acharam aquilo um delírio. Na ressurreição, essa verdade é gritada ao mundo: Deus deu vitória ao seu Servo injustiçado, ao seu Filho rejeitado pelos pecadores. Ele venceu a morte. Ele vive. O Senhor mudou a tragédia da paixão para a glória da ressurreição. Isso traz novo sentido para nossa vida e para nossas lutas.”

 

2. Meditação (Caminho)

A noite por excelência! A mãe de todas as celebrações! A vida venceu a morte! Nesta celebração, todas as coisas se renovam em Cristo Jesus, o Senhor. Tudo que é velho ficou para trás! As mulheres que foram ao sepulcro, perfumar o corpo de Jesus, não esperavam a surpresa que teriam: ‘Ele está vivo!’. A dor e a decepção pela morte de Jesus cegaram os olhos da fé daquele povo. Que palavra poderosa aqueles homens com vestes brancas disseram: ‘Ressuscitou!’. Os olhos daquelas mulheres se abriram e elas começaram a lembrar-se das palavras de Jesus. Tudo começava a ter sentido a partir daquele momento. Essas mulheres foram as primeiras anunciadoras. Depois, todos acreditaram nele”.

Como é meu testemunho de fé no Cristo Ressuscitado?

 

 

3.Oração (Vida)

“Jesus reza também na cruz, envolto no silêncio obscuro de Deus. Contudo, nos seus lábios, mais uma vez, aflora a palavra “Pai”. É a oração mais audaz, porque na cruz Jesus é o intercessor absoluto: reza pelos outros, por todos, até por aqueles que o condenam, sem que ninguém, exceto um pobre malfeitor, se declare a seu favor. Todos estavam contra ele, ou indiferentes, somente o malfeitor reconhece o poder. «Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem».” (Papa Francisco).

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Reze, com Jesus, implorando o perdão e a misericórdia para toda a humanidade.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

Faça esse voto como uma prece para todos os que fazem parte de suas relações.

Deseje a Paz de Cristo, a reconciliação, o perdão.

Seja um instrumento da paz de Cristo Ressuscitado.