quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito. – (Mc 8,27-33)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 17 DE FEVEREIRO de 2022 (quinta-feira) 048º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

DIFICULDADES PREPARAM PESSOAS COMUNS PARA DESTINOS EXTRAORDINÁRIOS."

(C. S. Lewis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA ESPIRITUALIDADE HUMANA

DIA DO INÍCIO DA QUARESMA

DIA DO GATO

DIA DO GRITO DE LIBERDADE ANDALUZ

DIA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

DIA DO ANIVERSÁRIO DA CASA DO MARINHEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS (ANTAQ) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barra do Ribeiro Feliz - Santo Augusto - São Valentim (Rio Grande do Sul) Capinzal - Vidal Ramos (Santa Catarina) Itaguaçu (Espírito Santo)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALICE MENEZES PARDINHO (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP)BENICIA DANIEL DA COSTA FILHA (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) FERNANDO SEVERINO SILVA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) TIAGO CHAGAS DE ANDRADE (PDG-DLC5-Lions Clube de Mococa /SP)LUIZ ROBERTO TAKITANE (Empresário Marilia /SP)ANA LAURA FELIX (Garça /SP) JAIR ROSÁRIO (Garça/SP)HENRIQUE VOLPONI (Garça /SP) VITÓRIO DONIZETI MARQUES (Garça /SP) ALESSANDRA BRUNO FRANCINI (Jaú /SP)JOÃO LUIS PIAI (Presidente Prudente /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Pe. CARLOS ROBERTO DOS SANTOS ó 1996 ó26 ANOSó (Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo de Tupã /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SETE SANTOS FUNDADORES DA ORDEM DOS SERVITAS

SANTA ENGRÁCIA DE BRAGA

SANTO ALEIXO FALCONIERI

SÃO MESROBES MASTÓSIO  

SANTO ALEIXO FALCONIERI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Só aos pés da cruz se pode entender quem é Jesus.=> Tu és o Cristo – Mc 8,27-33

 

 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Recusando orientar-se por pensamentos humanos e seguindo o mandamento do amor deixado por Cristo, os cristãos não fazem distinção de pessoas, mas agem movidos somente pelo amor a Deus e ao próximo.

 

– Oração 

 

PAI, REVELA-ME A VERDADEIRA IDENTIDADE DE JESUS, SERVO FIEL, CUJA VIDA ESTEVE TOTALMENTE ENTREGUE EM TUAS MÃOS. E DÁ-ME A GRAÇA DE, COMO ELE, SER FIEL A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 17 de fevereiro de 2022 - 5ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A seus discípulos, herdeiros do Reino, Jesus esclarece sua verdadeira identidade: ele é o Messias que dá sua vida por nós. 

 

1ª Leitura (Tg 2,1-9) – Não escolheu Deus os pobres? Mas vós desprezais o pobre!  Leitura da Carta de São Tiago:

 

 1Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas. 2Pois bem, imaginai que na vossa reunião entra uma pessoa com anel de ouro no dedo e bem vestida e também um pobre, com sua roupa surrada, 3e vós dedicais atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: “Vem sentar-te aqui, à vontade”, enquanto dizeis ao pobre: “Fica aí, de pé”, ou então: “Senta-te aqui no chão, aos meus pés” – 4não fizestes, então, discriminação entre vós? E não vos tornastes juízes com critérios injustos? 5Meus queridos irmãos, escutai: não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? 6Mas vós desprezais o pobre! Ora, não são os ricos que vos oprimem e vos arrastam aos tribunais? 7Não são eles que blasfemam contra o nome sublime invocado sobre vós? 8Entretanto, se cumpris a lei régia, conforme a Escritura: Amai vosso próximo como a vós mesmo, estais agindo bem. 9Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e a Lei vos acusa como transgressores.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 34(33)

 

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

 

 

– 17 de fevereiro de 2022 - 5ª-feira da 6ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tu és o Messias... E começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito.   (Mc 8,27-33)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

Pedro respondeu: - Tu és o Messias... Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias”....

(Marcos 8,27-31).

 

Jesus,  seus discípulos, pela voz de Pedro, não tiveram dúvidas em proclamar que o senhor era de fato o Messias, Afinal, tinham acabado de testemunhar a multiplicação dos pães e a cura de tantos enfermos.

Viam pela frente o seu caminho de sucesso e de glória, e tinham certeza de que teriam parte com o senhor.

O ato de fé de Pedro ecoou como a confissão de fé de todos os seus seguidores de ontem, de hoje e de amanhã.

O que eles jamais poderiam imaginar era que o seu caminho não o levaria ao trono do mundo, mas ao trono da cruz.

O protesto de Pedro ao ouvir o senhor falar dos sofrimentos e da morte, que o esperavam, continua se repetindo também em nossos dias.

Gostamos do Cristo todo poderoso, mas não nos agrada participar da sua cruz.

Pedimos graças, milagres, libertação, prosperidade, etc., mas entramos em crise com a nossa fé no senhor, quando algum cravo ou algum espinho da sua paixão nos atinge.

Como nos é difícil acreditar que, tanto para o senhor, como para nós, cristãos, sem cruz não há ressurreição.

É preciso acolher as experiências de dor, e ser solidário com a dor de tantos irmãos e irmãs, para provar que somos realmente discípulos do senhor, que assumiu sobre si todas as nossas dores para provar até que ponto chegava o seu amor redentor por nós.

 

Senhor, que seu Espírito nos leve a compreender que o Ressuscitado é o mesmo Cristo que foi crucificado, e que só existe abundante Redenção onde o amor é mais forte e imenso do que toda a dor. Por isso, dê-nos a força de sermos fiéis ao senhor em todos os momentos e situações da nossa vida, e que jamais nos cansemos ou desistamos de crer e de amar. Só o amor vence a dor e a morte, só o amor nos garante a vida eterna na comunhão dos santos.

 

Maria santíssima, nós lhe pedimos que nos proteja do fermento dos hipócritas e dos poderosos, que está azedando a vida do nosso povo. Faça-nos participar da sua sabedoria, para que possamos entender a palavra de Deus e perceber o sentido dos sinais, que seu Filho nos deixou. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Até agora o Evangelho de Marcos procurou mostrar, por meio de sinais e milagres, quem é Jesus. Então pergunta aos discípulos para ver até que ponto chegou o conhecimento deles a respeito do Mestre. Porta-voz do grupo, Pedro responde: tu és o Messias. Jesus não quis iludir seus seguidores e lhes mostra qual será seu destino. Jesus é o Filho de Deus, mas também o homem que tem de padecer e ser perseguido. Pedro reage diante dessa proposta e começa a repreendê-lo. Diante da atitude de Pedro, Jesus o convida a continuar sendo discípulo, ficando atrás do Mestre. Sim, nós também temos muito ainda a aprender do que o Mestre fez e ensinou. É muito fácil reconhecer e seguir o Jesus dos milagres, mas não é fácil acolher o Jesus da cruz. Nem sempre estamos dispostos a seguir o Jesus que questiona as injustiças e aponta a ferida da miséria e da dor.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,27-33 - Quem é Jesus para nós?

 

Oração Inicial


Acalmo-me, deixo para depois o que me preocupa e concentro-me para meditar e orar com a Palavra que a liturgia me oferece hoje.

Jesus, divino Mestre, ensina-me descer na profundeza de meu ser, com humildade e confiança, para perceber e aderir à tua presença e sair renovado(a) deste encontro contigo. Que eu encontre tua verdadeira imagem e possa testemunhar que és o Cristo, o Ungido, o Filho de Deus vivo. ” Eu vivo na fé do Filho de Deus que me amou e se entregou por mim. (Gl 2, 20)

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, torna-me decidido(a) a seguir os passos de Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Quais são as perguntas de Jesus? Qual a resposta de Pedro? O que Jesus ensina? Por quê Pedro contesta a fala de Jesus?

 

“O povo gostava de Jesus, mas não sabia bem quem ele era. Estava no caminho certo, ao compará-lo com algum profeta antigo. Os discípulos entendiam que ele era o Cristo, o Messias. Mas sua visão de Messias não estava muito clara, nem tinha a ver com a figura descrita pelo profeta Isaías, do servo sofredor. Foi aí que Jesus começou a explicar que iria sofrer muito, ser rejeitado, morto e, depois, ressuscitar. Pedro não achou isso razoável e censurou Jesus, para que ele não continuasse com esse tipo de pensamento. Jesus sentiu aquela atitude de Pedro como uma verdadeira tentação, procurando afastá-lo do seu caminho. Precisamos ficar atentos para que nossa visão humana não distorça os planos de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Conhecendo um pouco da proposta de Jesus onde vejo o rosto de Deus? Nos acontecimentos, nos pobres, no Evangelho, nos excluídos, na alegria, no sofrimento…? Qual minha relação com Deus diante do mal e da tragédia? Procuro compreender, oro pedindo sabedoria ou me escandalizo como Pedro?

 

 

3.Oração (Vida)

Deixe seu coração falar com Deus sobre a fragilidade de nossas emoções e nossos pensamentos. Nossa falta de sentido, nossa facilidade em abandonar tudo quando não compreendemos. Nossa fé tão vulnerável. Nossa alegria enraizada no bem-estar e, sobretudo, peça que Ele nos cure da cegueira espiritual e do imediatismo.

 

Peça a intercessão de Maria: “Ó Maria, Mãe de Jesus, muitas vezes nos desesperamos e pensamos que tudo está perdido. Intercede por nós, Senhora Nossa, para que, na doença e na tribulação, encontremos a chave para descobrir o sentido mais profundo de nossa vida, para vivermos uma relação mais intima com teu Filho, que caminha ao nosso lado e jamais nos abandona. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Quando não compreendo os fatos, a dor, o mal procurarei entrar em sintonia com os mistérios divinos e pedir a Deus que aumente minha fé e me dê o dom da aceitação, mesmo diante do incompreensível.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.