quinta-feira, 24 de junho de 2021

“Espiritualidade do Tempo Comum” - Padre Luiz Carlos de Oliveira - Missionário Redentorista

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

                            

                                  “Espiritualidade do Tempo Comum”

 

 Cristo na vida diária 


           Espiritualidade nos estimula a viver como cristãos no dia a dia. No Mistério de Cristo, podemos cristificar nossa vida. Toda espiritualidade, se não partir da liturgia, na qual se celebra o mistério de Cristo, pode levar a espiritualismo, não à espiritualidade. Jesus disse: “Fazei isso em memória de mim” (Lc 22,19). Por essa memória eucarística realiza-se em nós a Redenção. A espiritualidade será sempre afinar nossa vida com a vida e missão de Cristo em sua ação salvadora. Ele não se foi, permanece entre nós através de seu Espírito que nos santifica. Santificar-se é ter a vida de Cristo. Para isso, temos os meios deixados por Jesus: Palavra, Eucaristia, fraternidade e orações (At 4,42). A comunidade logo os compreendeu. Assim, Jesus continua sua missão. Viver como bom cristão não é se fechar numa igreja ou se isolar em um grupo. A Palavra nos orienta, a convivência nos torna fraternos, a oração nos une a Deus e Eucaristia nos alimenta, nos põe em relacionamento com Deus. A leitura da Palavra é formação e comunhão com o Deus que fala. Como falou ao povo de Israel, agora pela Igreja fala conosco. Passamos a viver a história como história do Reino de Deus que se realiza e transforma o mundo. A presença de Deus é normal em nosso cotidiano. O povo de Israel tinha, no deserto, a presença de Deus como uma nuvem de dia e como uma coluna de fogo durante a noite (Ex 13,21). Esse sentimento foi mais forte com a presença de Jesus no Sacrário. Podemos dizer que agora “somos sacrários vivos da Eucaristia”. Por nós se faz presente no mundo.

Igreja, povo em caminho

           O sentimento de ser Igreja nos torna apóstolos, como foram os doze escolhidos, que escolheram outros. Quando Jesus sobe ao Céu, deu só uma ordem: “Ide por todo mundo e fazei discípulos meus todos os povos, ensinando-os a guardar tudo o que vos ensinei” (Mt 28,19-20). O Espírito Santo firmou os ensinamentos de Jesus em seus corações. Eles os passaram aos outros e a nós. Por isso se diz da fé do povo de Deus, como critério de fé. O Papa quer a participação de todos no Sínodo que parte das bases. Mudança grande que reconhece o valor da fé do povo. De uma igreja clerical, onde só o padre sabe, passamos a uma Igreja onde todos procuram juntos o caminho de Deus, dirigidos por seus bispos e padres. A espiritualidade do tempo comum é estar centrado na Palavra e na Eucaristia que conduz à fraternidade e à oração. Não é difícil nem impossível. É cristão. Há muitas maneiras de viver a fé cristã, não podem fazer um caminho paralelo. Devemos partir para o que diz Paulo: “Grande é o mistério da devoção: Cristo Morto e Ressuscitado” (1Tm 3,16). Sentimento é dom, mas não esgota a devoção.

A Virgem na minha vida

           Para com Maria não se tem “devoção”, e sim, participação em sua presença. Como gerou o Cristo em seu Natal, gera-O agora na Palavra e no Pão. O pão que se faz carne de Cristo. É o mesmo Cristo que foi gerado em Maria. É a continuada gestação de Cristo em seus fiéis.  Não podemos dizer que comungamos Maria, mas que o Cristo Eucaristia, Pão da Vida, é o mesmo que Maria gerou. Realizamos assim uma união espiritual com Maria por estarmos unidos a seu Filho. Ela está presente à nossa comunidade, como esteve presente na comunidade dos discípulos. Por isso a invocamos na celebração. Ela está presente em nossas orações da comunidade. E a Ela rezamos nas orações e nas festas As celebrações podem nos ajudar a manter viva o Tempo Comum nossa vida cristã.

 

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nascimento de João Batista. – (Lc 1,57-66.80)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 24 DE JUNHO de 2021 (quinta-feira) 175  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

LIDERANÇA E APRENDIZAGEM SÃO INDISPENSÁVEIS UM AO OUTRO.

(John F. Kennedy)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO AVC OU ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

 DIA NACIONAL DO BACAMARTEIRO

 DIA NACIONAL DO CIGANO

 DIA NACIONAL DA ARAUCÁIA

 DIA MUNDIAL DOS DISCOS VOADORES

 DIA INTERNACIONAL CONTRA A POLUIÇÃO ELETROMAGNÉTICA

 DIA DO PARAMÉDICO

 DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DE IDOSOS

 DIA DE DATA FESTIVA DA FAB

 DIA DA AVIAÇÃO DE RECONHECIMENTO

 DIA DAS EMPRESAS GRÁFICAS

 DIA DA ILUMINAÇÃO ELÉTRICA

 DIA MUNDIAL DO YOGA

 DIA DO CABOCLO

 DIA DA COMUNIDADE BRITÂNICA

 DIA DA FADA

 DIA DO LEITE

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre - Alvares Florence - Américo de Campos - Atibaia - Balbinos - Clementina - Gastão Vidigal - Glicério - Joanópolis - José Bonifácio - LUCÉLIA - MIRANDÓPOLIS - Nhandeara - Populina - Rio Claro - Salto de Pirapora - Santa Albertina - Santa Fé do Sul - São João da Boa Vista - São João das Duas PontesSão João de Iracema - São João do Pau D'Alho (São Paulo) Alvinópolis Arceburgo - Caratinga - Itamarandiba - Itamogi - São João Batista do Glória (Minas Gerais) Passa e Fica (Rio Grande do Norte) Buriti Alegre - Goianésia (Goiás)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GERSON BARBOSA DE SOUZA (GBS Maquinas-Garça/SP) OSVALDO SICILIANO JUNIOR (Agropecuária Novo Mundo-São Paulo/SP) DIONISIO CANELADA (Lions Clube de Pederneiras/SP) LÉA RAHAL BERRIL MERCADANTE (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ALICE JOANA COSTA BIAVA (Lions Clube de Iacri /SP) ANA PAULA CARVALHO SANTOS (Lions Clube de Tupã /SP) ANDRÉ POLICINANI DE LUCAS (Garça /SP) GUILHERME HERMANN MAHLER (Garça/SP) MARCO ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO (Garça/SP)MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA RUBELLO (filho Maria Silvia ex macro São Paulo /SP)  CILEIDE FERREIRA FURTADO (Garça /SP) DÁPHINIS SANTANDER (Marilia /SP)

 

 Santo do Dia 

■ NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

■ SÃO FESTO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ele vai se chamar João – Lc 1,57-66.80

Solenidade da Natividade de São João Batista. No nascimento do menino reconhecemos que Deus cumpre o que promete.

 

- Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem disposto a recebê-lo. (Jo 1,6; Lc1,17)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Já no século 4º havia celebrações litúrgicas em honra de São João Batista. Isso comprova o grande apreço e a cordial veneração que os fiéis tinham por ele – com razão, pois, conforme dizia Jesus, João é muito mais que um profeta (cf. Lc 7,26) e o maior entre os nascidos de mulher. Deixemo-nos envolver pela eloquente figura de João Batista e celebremos seu nascimento com vibração e fé.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE A FIGURA DE JOÃO BATISTA INSPIRE MINHA TAREFA DE PREPARAR OS CORAÇÕES PARA RECEBER-TE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que suscitastes são João batista a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 24 de junho de 2021  5ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum Natividade de São João Batista . Solenidade

– Liturgia da Palavra 

As leituras nos apresentam a gigantesca figura de João Batista, que virá, “repleto do Espírito Santo desde o ventre materno”, com a missão de “Preparar para o Senhor um povo bem-disposto”. 

 

1ª Leitura (Is 49,1-6)  – Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra. (2º canto do Servo do Senhor)   Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”.

4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 139(138)

 

Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

 

 

2ª Leitura (At 13,22-26)  – Antes que Jesus chegasse, João pregou um batismo de conversão.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, Paulo disse: 22“Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.

24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 24 de junho de 2021  5ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum Natividade de São João Batista . Solenidade

– Evangelho do dia 

 

Nascimento de João Batista.  (Lc 1,57-66.80)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: / irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos (Lc 1,76).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.

61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“João nos aponta a salvação que está em Jesus”

 

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho”

(Lucas 1,57).

Celebremos com muito amor o nascimento de João Batista. É Jesus quem vai dizer que entre os nascidos de mulher não houve ninguém maior do que João.

 

João representa o último dos profetas do Antigo Testamento e o primeiro dos profetas do Novo Testamento. João é aquele que fecha a porta daquilo que foi a revelação primeira e abre a porta para a revelação definitiva, ele abre as portas e os caminhos para que ali possa trilhar a palavra que nos salva: Jesus, nosso Senhor e Salvador.

 

João é um homem destinado para a graça, é um instrumento da graça, é um instrumento de Deus santificado desde o ventre de sua mãe. Preparado para ser um homem de Deus, desde o ventre de sua mãe ele foi chamado para isso.

 

“Celebremos com todo amor do nosso coração, o significado de João para a história da salvação”

 

Mais do que chamado, João é aquele que corresponde à graça recebida, se torna uma chama acesa para nos mostrar o caminho da salvação. Entre tantas virtudes que, hoje, podemos apreciar desse menino que nasce de Israel, nós olhamos para João como o mais humilde dos homens. “Convém que ele cresça e que eu desapareça” (João 3,30). “Eu nem sou digno de desatar as suas sandálias” (João 1,27). “É Ele o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1,29).

 

João não vive em função de si, mas em função do Mestre Jesus. João não é o caminho, o caminho é Jesus, mas ele é a seta que nos mostra o caminho e a direção de Jesus. João não quer discípulos para si, mas ele coloca aqueles que o seguem num primeiro momento para seguir Jesus.

 

Celebremos com todo amor do nosso coração, o significado de João para a história da salvação. Sei que o nascimento de João Batista na nossa cultura brasileira se revestiu das festas juninas, de todas as celebrações que, muitas vezes, são feitas; e, às vezes, esquecemos quem é de verdade João Batista.

 

O homem de uma vida ascética, disciplinada, um homem voltado para as coisas do Senhor. É digno se alegrar, festejar, mas, muitas vezes, celebramos o nascimento dele, se acende fogueira por aqui e acolá, se come, se bebe, se diverte, mas se esquece de olhar o essencial.

 

O que João nos aponta é a salvação que está em Jesus, ele nos aponta o caminho da sensatez, da humildade e da salvação. A vida de João Batista merece ser cada vez mais bem refletida e meditada porque ele traz muita luz para a sociedade obscura onde nos encontramos.

 

João preparou os caminhos para a chegada do Senhor. Vivemos tempos onde aguardamos a vinda definitiva de Jesus, e João para nós é seta, é um sinal dos tempos que precisamos estar atentos para não nos perdermos nos tempos em que estamos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Poucos versículos, porém densos de conteúdo. Jesus causa uma reviravolta na sociedade do seu tempo. Os leprosos carregavam o peso da marginalização religiosa e social. Por sua condição de impuros, e conforme o que se ensinava na sinagoga, eles pensavam estar excluídos do acesso ao Reino de Deus. Um desses infelizes percebe em Jesus a predileção pelos abandonados, a manifestação da bondade de Deus, o cumprimento da promessa de libertação dos oprimidos. Rompe a barreira e encurta a distância que o separa do Mestre, que lhe favorece a aproximação e lhe atende o pedido: “Estendeu a mão e, tocando nele, Jesus disse: ‘Eu quero. Fique purificado'”. Em torno de Jesus fervilha a vida, o mal se retrai, irrompe o mundo novo: é o encontro da misericórdia de Deus com a fé do ser humano.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Libertador, admirável é teu modo carinhoso de acolher o leproso; mais admirável ainda é tua liberdade em tocar nele, já que tal gesto era contrário às Leis da época. Tua salvação leva em consideração, antes de tudo, a pessoa que te busca de coração sincero. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 1,57-66.80 - Nascimento de João Batista

Oração Inicial

 

Solenidade da Natividade de São João Batista. No nascimento do menino reconhecemos que Deus cumpre o que promete. Que, iluminados pela Palavra de Deus, possamos celebrar em nossa vida a fidelidade e o amor de Deus que se manifestam no dia a dia.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Ao ler o Evangelho perceba quais são os personagens presentes na narrativa? Qual mensagem o evangelista deseja nos transmitir? Quem é João Batista? Como você entende sua missão?

 

“Em hebraico, o nome João quer dizer: Deus mostrou seu favor. Isabel, de alguma maneira, representa um modelo em crise. A alegria compartilhada significa o reconhecimento da ação divina, empenhada em remover a desgraça – esterilidade – de Isabel e colocá-la em seu honroso lugar na comunidade. A participação de Maria, no advento da salvação, torna-se central, mas o marco de referência é a ação do Todo-poderoso, no passado, presente e futuro. A Igreja festeja a morte dos seus santos, o novo nascimento. A natividade de João Batista indica que a salvação está em curso. A fogueira proclama o Sol da Justiça. A mão do Senhor está também com cada um de nós. Todo somos precursores do Filho de Deus. Ele é o Deus da Vida.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que a pessoa de João Batista diz para sua vida? Como Zacarias, Isabel, Maria e os vizinhos, você acredita que Deus realiza maravilhas em sua vida? Por quais motivos você hoje deseja celebrar e render graças a Deus, recordando a sua misericórdia e fidelidade em sua vida? Você reconhece que a mão do Senhor o(a) acompanha?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Rezemos o Cântico de Zacarias (Lc 1,68-79), que narra a ação de Deus e a missão de João Batista.

 

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e realizou a libertação de seu povo, suscitando-nos, na casa de seu servo Davi, uma força de salvação – tal como o anunciara antigamente por intermédio de seus santos profetas –, salvação de nossos inimigos e do poder de todos os que nos odeiam. Isso fez para mostrar misericórdia a nossos pais e lembrar de sua santa aliança, do juramento que fez a nosso pai Abraão, de conceder-nos que, arrancados das mãos de nossos inimigos, lhe sirvamos sem temor, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.

 

E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois caminharás diante do Senhor, para preparar seus caminhos, dando a seu povo o conhecimento da salvação, pelo perdão de seus pecados. Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, nos visitará a Aurora que vem do alto, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos passos no caminho da paz.” (“A Bíblia – Novo Testamento”, da Paulinas Editora).

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática hoje?

 

Bênção

 

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (…) A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).