quarta-feira, 22 de novembro de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■>>>>Porque tu não depositaste meu dinheiro no banco? – (Lc 19,11-28)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 22 DE NOVEMBRO de 2023 (quarta-feira) 326º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TODO MUNDO TEM TALENTO, É SÓ UMA QUESTÃO DE SE MEXER ATÉ DESCOBRIR QUAL É.”

(George Lucas)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA MÚSICA

DIA INTERNACIONAL DO MÚSICO

DIA NACIONAL DE LUTA PELA PESCA ARTESANAL

DIA NACIONAL DE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

DIA OFICIAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL

DIA DO FABRICANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

DIA DO RECICLADOR

DIA DE DAR UMA VOLTA

DIA DO PASSEIO

DIA DO EMPRESÁRIO JUNIOR

DIA DA REVOLTA DA CHIBATA

DIA DA LEI FLEURY

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO LÍBANO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) EM TERESINA

DIA DA FUNDAÇÃO DO MUSEU OSCAR NIEMEYER EM CURITIBA-PR

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL PLÁCIDO DE CASTRO EM RIO BRANCO-AC

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Álvaro de Carvalho - Monte Castelo (São Paulo) Niterói (Rio de Janeiro) Iguaraçu (Paraná) Araguainha (Mato Grosso) Cruzeiro do Sul  (Rio Grande do Sul) Barro - Capistrano - Chaval - Frecheirinha - Iracema -Itatira - Jati - Marco - Monsenhor Tabosa - São Luís do Curu (Ceará) Campo Maior (Piauí) Cândido Mendes - Peritoró  (Maranhão) Ji-Paraná  (Rondônia) Lagoa - Santa Cecília do Pavão (Paraíba) Naviraí (Mato Grosso do Sul) Piracanjuba (Goiás) Lages (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  WOLNEY BRANCO (Lions Clube de Lins /SP)RENATO CESAR  DE FREITAS (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) MARCIA CRISTINA OLIVEIRA PEREZ (Magia Boutique Garça /SP)CLAUDIA VIANNA (Vera Cruz /SP)  ELAINE CHRISTINA SIQUEIRA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1959ó64ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA CECILIA

Cecília (Itália, séc. III), padroeira da música e dos músicos por ter cantado ao Senhor no momento do martírio, foi uma mulher de grande caridade para com os necessitados. De famália nobre e rica, obteve, com suas virtudes, a conversão do esposo. É a padroeira da música e de todos  os músicos, e foi uma jovem de vida humilde.

SANTA Ápia

SANto Ananias de Arbela

São Benigno

São Filémon de Colossos

São Pedro Esqueda Ramirez

São Pragmácio

TOMÁS REGGIO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

MUITO BEM, SERVO BOM! Lc 19,11-28 - Fidelidade criativa à Palavra

 

Louvem as virgens o nome do Senhor, porque só ele é excelso; sua glória excede a terra e o céu (Sl 148,12ss).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Cecília, virgem e mártir, viveu na Itália no século 3º. Dedicou-se à caridade para com os pobres e foi vítima das perseguições do império. Durante seu martírio, insistiu para que os cristãos não negassem a fé. É invocada como padroeira da música e do canto sacro. Ao celebrar sua memória, peçamos ao Senhor que nos torne mais fiéis à nossa fé em Cristo e multiplique nosso amor aos necessitados.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE DE MIM UM DISCÍPULO FIEL DE JESUS A QUEM DEVEREI PRESTAR CONTAS DO BOM USO DOS DONS QUE ME CONCEDEU. QUE EU SEJA PRUDENTE NO MEU AGIR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 ó Deus, sede favorável às nossas súplicas e dignai-vos atender às nossas preces pela intercessão de Santa Cecília. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de novembro de 2023 quarta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Santa Cecília, virgem e mártir, Memória

– Liturgia da Palavra 

A leitura nos apresenta o heroísmo da mãe que “tudo suporta valorosamente por causa da esperança que depositou no Senhor”. O Evangelho nos mostra a importância de frutificar os dons que recebemos de Deus.

 

 

1ª Leitura (2Mc 7,1.20-31) O Criador do mundo vos dará de novo o espírito e a vida. Leitura do Segundo Livro dos Macabeus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1aconteceu que foram presos sete irmãos com sua mãe, aos quais o rei, por meio de golpes de chicote e de nervos de boi, quis obrigar a comer carne de porco, que lhes era proibida. 20Mas especialmente admirável e digna de abençoada memória foi a mãe, que, num só dia, viu morrer sete filhos e tudo suportou valorosamente por causa da esperança que depositou no Senhor. 21Cheia de nobres sentimentos, ela exortava a cada um na língua de seus pais e, revestindo de coragem varonil sua alma de mulher, dizia-lhes: 22“Não sei como aparecestes em minhas entranhas: não fui eu quem vos deu o espírito e a vida nem fui eu quem organizou os elementos dos vossos corpos. 23Por isso, o Criador do mundo, que formou o homem na sua origem e preside à geração de todas as coisas, ele mesmo, na sua misericórdia, vos dará de novo o espírito e a vida, pois agora vos desprezais a vós mesmos, por amor às suas leis”. 24Antíoco julgou que ela o desprezasse e suspeitou que o estivesse insultando. Como o mais novo dos irmãos ainda estivesse vivo, o rei tentava persuadi-lo. E não só com palavras, mas também com juramento, prometeu fazê-lo rico e feliz, além de torná-lo seu amigo e confiar-lhe altas funções, contanto que abandonasse as leis de seus antepassados. 25Vendo que o jovem não lhe prestava nenhuma atenção, o rei chamou a mãe e exortou-a a dar conselhos ao rapaz, para que salvasse a sua vida. 26Como ele insistisse com muitas palavras, ela concordou em persuadir o filho. 27Inclinou-se então para ele e, zombando do cruel tirano, assim falou na língua de seus pais: “Filho, tem compaixão de mim, que te trouxe nove meses em meu seio e por três anos te amamentei; que te criei e eduquei até a idade que tens, sempre cuidando do teu sustento. 28Eu te peço, meu filho: contempla o céu e a terra e observa tudo o que neles existe. Reconhece que não foi de coisas existentes que Deus os fez, e que também o gênero humano surgiu da mesma forma. 29Não tenhas medo desse carrasco. Pelo contrário, sê digno de teus irmãos e aceita a morte, a fim de que eu torne a receber-te com eles no tempo da misericórdia”. 30Mal tinha ela acabado de falar, o jovem declarou: “Que esperais? Não obedecerei às ordens do rei, mas aos mandamentos da Lei dada aos nossos pais por Moisés. 31E tu, que inventaste toda espécie de maldades contra os hebreus, não escaparás às mãos de Deus”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 17(16)

 

Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor!

1. Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, / escutai-me e atendei o meu clamor! / Inclinai o vosso ouvido à minha prece, / pois não existe falsidade nos meus lábios! – R.

Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor!

2. Os meus passos eu firmei na vossa estrada, / e por isso os meus pés não vacilaram. / Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, / inclinai o vosso ouvido e escutai-me! – R.

Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor!

3. Protegei-me qual dos olhos a pupila / e guardai-me à proteção de vossas asas. / E verei, justificado, a vossa face / e, ao despertar, me saciará vossa presença. – R.

O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

 

 

 

– 22 de novembro de 2023 quarta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum Santa Cecília, virgem e mártir, Memória

 – Evangelho do dia 

 

Porque tu não depositaste meu dinheiro no banco?  (Lc 19,11-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos escolhi a fim de que deis, / no meio do mundo, um fruto que dure (Jo 15,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

 

 Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14Seus concidadãos, porém, o odiavam e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas, que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo, a todo aquele que já possui será dado mais ainda; mas àquele que nada tem será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente'”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

22/11/23          33ª QUARTA-FEIRA TC – A:

Santa Cecília, mártir, padroeira dos músicos (Roma, séc. 2)

 

Lucas 19,11-14: “Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. Então Jesus disse: - Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’... Ele foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado“.

 

Jesus, o senhor caminhava com seus discípulos até Jerusalém, onde iria enfrentar a paixão, ressuscitar e voltar para o Pai.

Essa parábola era tão importante para as primeiras comunidades, que ela tem uma narrativa segundo Mateus, que fala em talentos, e a narrativa segundo Lucas, que se refere a moedas de prata.

Mas, ambas são semelhantes, e o senhor alerta os discípulos sobre sua ausência e sua volta, entregando-lhes uma missão a cumprir para continuar implantando o Reino de Deus no mundo.

 As cem moedas simbolizavam todos os dons que conferiu aos discípulos, para que os usassem, fazendo multiplicar os seus seguidores ao longo dos séculos.

Ninguém poderia ficar com as moedas somente para si nem as enterrar para devolver mais tarde.

Sua parábola terminava com o julgamento daqueles que receberam as moedas e também daqueles que rejeitaram o seu reinado.

Todos os que multiplicaram os seus dons, foram recompensados generosamente.

Somente quem foi preguiçoso e nada produziu, acabou castigado e ficando sem nada.

Senhor, tenho consciência de ter recebido muitos dons do senhor, a começar do dom da minha vida, do meu batismo e da minha fé.

Hoje, o senhor me faz pensar até que ponto tenho multiplicado esses dons, fazendo da minha vida e da minha fé um dom para outras pessoas.

Senhor, que eu não esconda, não guarde pra mim e não enterre jamais os dons que recebi gratuitamente do senhor, principalmente a minha fé cristã e a pertença à minha Igreja.

 No dia em que irei prestar contas ao senhor, quero ter a alegria de lhe dizer: ‘Senhor, as cem moedas renderam 5 vezes mais’.

E espero escutar do senhor: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’.

 

Maria santíssima, ajude-me a nunca desperdiçar os dons que seu Filho tem me concedido. Que eu siga o seu exemplo de multiplicar para os outros tudo o que recebi do seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O homem nobre (Jesus) viaja para um país distante (casa do Pai) para conseguir o título de rei (sua morte) e volta depois (ressurreição) para o julgamento. O povo mau não aceita o Messias: “Não queremos que esse homem reine sobre nós”. O final da parábola insinua o final trágico dos ingratos. Os empregados que fazem frutificar as cem moedas tomarão parte no governo do Reino. O empregado inútil e medroso, que nada produziu, não terá parte no Reino. Deus procura em nós os frutos, as boas obras, com base nas qualidades que ele mesmo nos concedeu. A sentença conclusiva é um programa para os membros da comunidade cristã: “A todo aquele que tem, lhe será dado”. No Reino de Deus, quem “produz” tem dentro de si o tesouro, a pérola; quem não “produz”, está vazio por dentro.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 19,11-28 - Fidelidade criativa à Palavra

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

Jesus Divino Mestre, dai-nos a graça de escutar e amar a vossa palavra, para que produza fruto em nossos corações. Falai, Senhor, que vosso/a discípulo/a vos escuta

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? A quem se destina a mensagem de Jesus? Detenha-se nas palavras que mais chamarem sua atenção e permaneça alguns instantes em silêncio, para compreendê-las melhor.

 

O uso de parábolas torna a mensagem de Jesus bem mais próxima da compreensão e da vivência. Além de falar diretamente das estruturas injustas, ele explicita e denuncia, nas parábolas, o enredo arquitetado pelas autoridades judaicas visando a sua exclusão. Além disso, com pormenores, mostra a responsabilidade de cada um diante de tudo o que recebeu do Senhor.

 

Nem todos fazem questão de recordar, mas cada um de nós terá, um dia, de prestar contas do que recebeu. A generosidade de Deus parte da justiça. Deus sempre é maravilhoso na distribuição dos dons, mas justo quando da prestação de contas. Se ele nos oferta muito, não podemos devolver somente um pouco. Sejamos multiplicadores do bem!

 

2. Meditação (Caminho)

Quais sentimentos o texto despertou em você?

Olhando sua vida no presente, o que a Palavra de Deus lhe diz?

Se você tivesse que prestar conta de seus talentos, hoje, como você avalia sua conduta?

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de frutificar os dons que Deus lhe confiou fazendo com amor e responsabilidade, os deveres que sua missão requer.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez? Estar atento/a e vigilante para não desperdiçar as oportunidades de fazer o bem pode ser uma sugestão.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP