quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ide contar a João o que vistes e ouvistes. - (Lc 7,19-23)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O –

 MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 16 DE DEZEMBRO de 2020 (quarta-feira) 351º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

PODEMOS FAZER TUDO QUE QUISERMOS SE FORMOS PERSEVERANTES.

(Helen Keller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA DO RESERVISTA

DIA DO Teatro Amador

DIA da Levitação

DIA DO Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

DIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caicó (Rio Grande do Norte) Osório (Rio Grande do Sul) Santana (Bahia) Juranda - São Carlos do Ivaí  (Paraná) Descanso (Santa Catarina) Rio Verde de Mato Grosso (Mato Grosso do Sul) Barra de São Miguel (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DORIVAL CHICARELLI (m/cunhado GARÇA /SP) ROBERTO BARROS ARANHA (sobrinho/afilhado-Bauru /SP) ALETHEIA TEIXEIRA RODRIGUES (PRIMA-Bauru /SP) Padre MARCOS CESÁRIO DA SILVA (SCE da Equipe Nossa Sra. REAINHA DA PAZ-Setor de Garça-Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral /SP) MATHEUS JOSÉ CUZATO MANCUSO (Psicologo Garça /SP) ELAINE RAQUEL NORONHA (Garça /SP) Luiz Henrique Cardoso (Garça /SP) JAIRO JOSÉ DE CASTRO (Garça /SP)SOLENE MARIA BARBOSA (Garça /SP)  OSVALDO SATOSHI SHINYASHIKI (Garça /SP) MARCELO DE OLIVEIRA FAGUNDES (Garça /SP) SOLENE MARIA BARBOSA (Garça/SP) ADRIANO BARBOSA GONÇALVES  (Lions Clube de Herculandia /SP) Ana Lúcia Castilho  (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP)Eduarda Ramos  (Leo Clube de TUPÃ /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA CAVALCANTI e WILLIAM PEREIRA CAVALCANTIó2011ó09 ANOSó (ela: Macrocontábil Conessa; ele: PM Bombeiro-Garça /SP)MARLY PEREIRA DE AMORIM e NIEL CORREIA DE AMORIMó1989ó31 ANOSó(Equipe Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP)MARIA FERNANDA TONON MELO HAMZE e AHMAD HAMZEó2018ó02 ANOSó(amigos-Garça /SP) ANA MARIA GUILHERME GONÇALVES e JOÃO GONÇALVES (Lions Clube de MIRANDÓPOLIS /SP)CARLA SANTANA MENDES e OSVALDO  TEIXEIRA MENDES FILHO ó2000ó20 ANOSó(Lions Clube de Marilia /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIMó1988ó32 ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTA Adelaide

■ São Davi

■ São José Moscati

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 7,19-23

É feliz quem soma com Jesus e faz sua companhia os deserdados deste mundo.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Senhor vai chegar, não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos (Hab 2,3; 1Cor 4,5).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Senhor se manifestará a todos os povos e implantará a justiça sobre a terra. Com alegria e esperança, glorifiquemos o Salvador que está para chegar.

– Oração 

 

PAI, ENVIASTE TEU FILHO AO MUNDO, NA CONDIÇÃO DE MESSIAS DOS POBRES. QUE EU SAIBA RECONHECÊ-LO NO GESTO SIMPLES DE SOLIDARIEDADE COM OS POBRES E SOFREDORES.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, ó Deus onipotente, que as próximas festas do vosso Filho nos sejam remédio nesta vida e prêmio na vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de dezembro de 2020 4ª feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

O Cristo, o justo esperado, transforma radicalmente a situação dos marginalizados. Sua obra libertadora se estende a todos os que necessitam de vida e salvação. 

 

1ª Leitura (Is 45,6b-8.18.21b-25) – Céus, deixai cair orvalho das alturas.  Leitura da Profecia de Sofonias.:

 

6b“Eu sou o Senhor, não há outro, 7eu formei a luz e criei as trevas, crio o bem-estar e as condições de mal-estar: sou o Senhor que faço todas essas coisas. 8Céus, deixai cair orvalho das alturas, e que as nuvens façam chover justiça; abra-se a terra e germine a salvação; brote igualmente a justiça: eu, o Senhor, a criei”.

 

18Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou; não a criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada: “Sou eu o Senhor, e não há outro. 21bAcaso não sou eu o Senhor? E não há deus além de mim. Não há um Deus justo, e que salve, a não ser eu. 

 

22Povos de todos os confins da terra, voltai-vos para mim e sereis salvos, eu sou Deus e não há outro. 23Juro por mim mesmo: de minha boca sai o que é justo, a palavra que não volta atrás; todo joelho há de dobrar-se para mim, por mim há de jurar toda língua, 24dizendo: Somente no Senhor residem justiça e força”. Comparecerão perante ele, envergonhados, todos os que lhe resistem; 25no Senhor será justificada e glorificada toda a descendência de Israel. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 85(84)

Que os céus lá do alto derramem o orvalho,

que chova das nuvens o justo esperado!

 

 

– 16 de dezembro de 2020 4ª feira da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Ide contar a João o que vistes e ouvistes. - (Lc 7,19-23)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Tu que trazes boa-nova a Sião, levanta tua voz e anuncia: eis que vem o Senhor Deus com poderio! (Is 40,9s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, João convocou dois de seus discípulos, 19e mandou-os perguntar ao Senhor: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 20Eles foram ter com Jesus, e disseram: “João Batista nos mandou a ti para perguntar: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’” 

 

21Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. 22Então, Jesus lhes respondeu: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a boa nova é anunciada aos pobres. 23E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus é nosso único Salvador”

“Eles foram ter com Jesus, e disseram: ‘João Batista nos mandou a ti para perguntar: És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” 

 (Lucas 7,20)

João Batista tinha os seus seguidores, mas não os tinha para si, pois ele formava pessoas para que seguissem o Mestre Jesus. Por isso, depois de um tempo deles estarem com João, ele manda seus seguidores irem atrás de Jesus para perguntarem se Ele era o Senhor.

 

Veja, aqui é uma coisa importante, não é que João estava duvidando, não é que ele não sabia, pelo contrário, ele sabia, ele que apontou: “Ele é o cordeiro de Deus”; é João quem está dizendo: “Ele que deveria vir ao mundo”; é João quem vai dizer: “Convém que Ele cresça e eu diminua”, mas João quer que seus discípulos tenham a convicção de que Ele é o Salvador; assim também nós precisamos ‘ser’ essa convicção. Por isso,  João os manda até Jesus e perguntam: “Tu que és o Messias ou devemos esperar outro?”.

 

Meus irmãos, há dois mil anos que o Messias está no meio de nós, que o Messias se fez um de nós, que Ele se encarnou e se fez presente no meio de nós. É preciso sempre dizer em alto e bom tom que Jesus está no meio de nós. E não devemos esperar outro.

 

É verdade que vivemos no mundo que se cerca de novidades, onde as pessoas querem sempre coisas novas, querem novas expectativas, novos conhecimentos e esperam até novos Messias. Até se iludem por pessoas que chegam falando bonito, por pessoas que falam de forma diferente, por pessoas que, muitas vezes, trazem falácias ao meio de nós.

 

“Só há um que pode nos salvar, Ele é Jesus e Nosso Salvador”

 

As pessoas se iludem com as fantasias e ilusões que são criadas. Não se iluda com as novidades, não espere novidades; a Boa Nova de Jesus está no meio de nós. É a Boa Nova de Jesus que devemos acolher e amar, é a Boa Nova que se chama Jesus, e para ele devemos abrir o nosso coração, porque é Ele quem nos salva e nos liberta.

 

Não há nenhum outro que deve vir, não há nenhum outro que devemos esperar, não há nenhum outro a quem devemos acolher, a não ser Jesus Nosso Senhor e Salvador.

 

As sociedades vivem expectativas de Messias, de homens que venham para trazer a solução para os problemas da humanidade. É uma tremenda ilusão e um engano! É uma tremenda força de marketing que se joga atrás de políticos, de pessoas que parecem grandes ou importantes, mas é tudo ficção e ilusão de momento. Só há um que pode nos salvar, Ele é Jesus e Nosso Salvador.

 

Que cada um cumpra a sua tarefa e o seu dever de ser responsável por aquilo que são as responsabilidades assumidas na vida, mas ninguém pode nos salvar. Só quem é o nosso Salvador é Jesus, Nosso Senhor. Que n’Ele esteja o nosso coração!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

É possível que os discípulos do Batista tivessem alguma dúvida a respeito de Jesus e suas obras. Nada melhor que entrevistar o autor da obra. Vão ter com Jesus, que não lhes dá resposta pronta, nem tenta convencê-los com frases de efeito. Que vejam com os próprios olhos. Em companhia de Jesus, eles comprovam a realização do que os antigos profetas anunciavam para os tempos messiânicos: verdadeira presença e ação eficaz de Deus no meio do povo. Jesus é o Messias autêntico. Não o Messias nacionalista que chega dominando outros povos, prometendo independência nacional a Israel. O verdadeiro Messias vem para curar enfermos, ressuscitar mortos e proclamar a Boa-Nova aos pobres. Somente os que alimentam ilusões triunfalistas ficarão decepcionados com Jesus.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, recebes dois discípulos do Batista interessados em confirmar se és de fato o Messias. Não lhes dás longas explicações. Ao contrário, os convidas a testemunhar o que realizas em favor da população pobre, enferma e sofredora. Tais obras comprovam que és o verdadeiro Messias. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 7,19-23 - "Felizes as pessoas que não duvidam!"



Oração Inicial

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual é o tema central da narrativa?

 

“Em algumas oportunidades, Jesus não respondeu a perguntas porque eram mal-intencionadas. No Evangelho de hoje se percebe o desejo de João Batista e de seus discípulos de conhecer a verdade. Jesus não responde com teorias ou citando passagens bíblicas. Pede para contar a João o novo que está acontecendo.

 

É a libertação que começa a acontecer; é o mal que vai sendo expulso. E os privilegiados são os últimos da sociedade: leprosos, cegos, surdos, paralíticos e pobres. São os sujeitos das bem-aventuranças. Eles entenderam todo o significado da Boa-Nova. Às vésperas de sua morte, João Batista também foi iluminado pela imagem de um Pai que perdoa e ama, um Deus de ternura que exige vida em plenitude.”   

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você. Avaliar: quais são os sinais de fé que eu apresento?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Os sinais de Jesus são obras em favor da vida. Com quem você quer se importar hoje? Quem está precisando de sua compaixão ou ajuda neste momento?

 

Bênção

 

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença. Concede-me acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de teu amor para que eu seja mensageiro(a) da paz entre os que me cercam.