segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Refletindo a Palavra -“O Senhor é bondoso” - Padre Luiz Carlos

 

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“O Senhor é bondoso”

 Perdoa por inteiro

           No contexto do “discurso sobre a Igreja”, Jesus anuncia esse programa de renovação do mundo que é a fraternidade. É preciso tornar-se pequenino, respeitar o outro, corrigir na fraternidade, unir-se para que Deus esteja em nosso meio e, ter o perdão ilimitado, como lemos na parábola do devedor implacável. Todo o capítulo 18 trata desse assunto. A liturgia apresenta-nos o Deus bondoso, como lemos no salmo102: “Quanto os céus se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes” (Sl 102). A parábola nos retrata como Deus perdoa mostrando um caso de grandes proporções. Um rei acerta as contas com os governadores. Como sabemos, os estados vivem endividados. O que lhe devia muito recebeu uma compaixão total: “Perdoou toda dívida”. Não parcelou. Esse indivíduo suplicou piedade. E foi ouvido. Mas não teve a mesma piedade com quem lhe devia algumas moedas. Então o rei o condenou. Assim fará o Pai do Céu conosco se não perdoarmos de coração. Acho que estamos em má situação, pois temos muita dificuldade de perdoar. Dizemos: “Perdoo, mas não esqueço”.  Deus esquece. Assim responde à pergunta de Pedro: “Quantas vezes devo perdoar: até sete vezes? (Mt 18,21). Daí para frente não tem mais perdão.  Queremos o perdão total de Deus, mas não sabemos ser como Deus que perdoa totalmente. O tema do perdão é fundamental na fé cristã, pois Jesus foi a expressão máxima do perdão de Deus. O perdão deve penetrar a Igreja e o mundo. 

O mal faz mal

           No livro do Eclesiástico encontramos um desenvolvimento do tema do perdão e as consequências ruins da falta de perdão. Faz muito mal para a gente: “O rancor e a raiva são coisas detestáveis... Quem se vingar, encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados...”  (Eclo 27,33.28,1). Se perdoar, quando orar terá o perdão dos pecados. Se guardar raiva, como poderá pedir a Deus a cura?... Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos pecados? O autor sagrado ainda acrescenta remédios para a cura desse mal: “Lembra-te de teu fim e deixa de odiar; pensa na destruição e na morte e persevera nos mandamentos. Pensa nos mandamentos e não guardes rancor do teu próximo. Pensa na aliança do Altíssimo e não leves em conta a falta alheia” (Eclo 28,6-9). Somente um bom relacionamento com Deus, como Vida, possibilitará viver como Ele é, e vive. O Salmo descreve esse Senhor: “Ele perdoa toda a culpa e te cura toda enfermidade... e te cerca de carinho e compreensão”. O autor do salmo descreve Deus como muito educado: “Não fica repetindo suas queixas, não guarda rancor...”. Seu amor é maior que a distância entre o céu e a terra” (Sl 102). Como nos ama, ensina a amar.

Vivos para o Senhor.

              Paulo, na Carta aos Romanos, embora o texto não esteja voltado para esse tema, nos dá um fundamento dessa vida em amor. Ele é o Senhor também do amor. Ele é o Vivo que é a fonte da vida e para quem vivemos: “Ninguém vive para si mesmo, ou morre para si mesmo... é para o Senhor que vivemos e morremos”... Pois, pertencemos ao Senhor. Sua vida e  morte foi exatamente para que Ele fosse “Senhor dos vivos e dos mortos” (Rm 14,7-9). O mandamento do amor que é um só na mesma intenção e intensidade é o fundamento de tudo. “Pois Deus é amor” (1Jo 4,16). A fé mostra sua obra no amor (Gl 5,6). A obra é o amor em todas suas dimensões e conotações. Não é bem isso que nos preocupa.

Leituras: Eclesiástico 27,33-28,9; Salmo 102; Romanos 14,7-9; Mateus 18,21-36.

Ficha nº 1996 - Homilia do 24º Domingo Comum (13.09.20)

 

1. Queremos o perdão total de Deus, mas não sabemos perdoar totalmente, como Deus.

2. O bom relacionamento com Deus, como vida, possibilitará viver como Ele é e vive.

3. O mandamento do amor que é um só na intenção e intensidade é o fundamento de tudo. 

Bão de matemática

               Pedro resolveu fazer um teste de matemática em Jesus e acabou errando a conta. Perguntou: “Quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus responde: “Não só sete vezes, mas setenta vezes sete”.  Quer dizer sempre.

           A matemática do perdão sempre dá o mesmo resultado: infinito. Este ensinamento Jesus nos deixa vem da sua capacidade de ser totalmente expressão do amor total e irrestrito do Pai. Esse é o pensamento da liturgia da Palavra desse domingo. Não há como escapar. O que acontece é que a gente gosta de brigar e ficar brigado. Complicou muito. Se tivermos que perdoar os inimigos, é sinal que inimigos existem.

               

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É necessário que o Filho do Homem seja levantado. - (Jo 3,13-17)

  

"O Filho do Homem tem de ser levantado"

– 
ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 14 DE SETEMBRO de 2020 (segunda-feira) 258º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O FRACO JAMAIS PERDOA: O PERDÃO É UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO FORTE.

(Mahatma Gandhi)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

 DIA DA FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

DIA NACIONAL DO FREVO

DIA MUNDIAL DA REALIDADE CLIMÁTICA

DIA LATINO-AMERICANO DA IMAGEM DA MULHER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

DIA DO OPERADOR EM REDES TELEFÔNICAS

DIA DO GUARDA CIVIL METROPOLITANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Presidente Prudente (São Paulo) Figueirão (Mato Grosso do Sul) Ituberá (Bahia) Rio Bananal (Espírito Santo) Olho D'Água Grande (Alagoas) Malacacheta - Santa Rita de Jacutinga (Minas Gerais) Sinop (Mato Grosso) Viamão (Rio Grande do Sul) Altônia - Pérola (Paraná)Uruana (Goiás)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARA ELIANA BOTINO GIGUEIRA PERES (Motoppar PPA-Garça/SP) André Luis BARBOSA DE SOUZA (GBS-Garça/SP) MARIA LUIZA BENTO DE OLIVEIRA (Garça/SP) NEUSA DE JESUS BOLDORINI COELHO (Garça/SP) VANILSON DA SILVA SILVEIRA (Marilia /SP) SOPHIA VEJARANO (São Paulo / SP) CARLOS ALBERTO DELMONICO (Santo André/SP) EDMAR BRAGA (Mogi Mirim /SP) PDG EDUARDO JACOB (DLC 6-Lions Clube de Ibitinga/SP) MARIA JULIA CASTRO CRUDI (Lions Clube de Duartina /SP) NILTON CROGE GUIMARÃES (Lions Clube de Agudos/SP) EDER GÉRCIO AGUDO (Lions Clube de Tupã/SP) MARISA DELLE FINATTI (Lions Clube de Tupã/SP) JOSÉ REGINALDO DOS SANTOS (Lions Clube de Bastos Solidariedade/SP) CLÓVIS AP. CAVENAGHI PEREIRA (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) HELENA AMADIO CORREA LEITE (Lions Clube de Ourinhos /SP) TIRSON DE MIRANDA (Lions Clube de TATUÍ /SP)VINICIUS OLIVEIRA (Lions Clube de Bauru Norte /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IZABEL CRISTINA COUTINHO CARLOS e RONALDO VIEIRA CARLOS ó1998ó22 ANOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) ANGELA M CUZATO FERNANDES e  FRANCISCO FERNANDESó1996ó24 ANOS (Garça/SP)HELOISA FIORAVANTE e ADALBERTO OLIVEIRA CANTU (Marília/SP)  LEILA GIANE PEREIRA AZEVEDO E  JOSIAS MARQUES DE AZEVEDO ó1975ó45 ANOS (LC11-Lions Clube de Serra/ES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BIRIGUIó1964ó56 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Celebrada no Oriente desde o século IV, a festa da Exaltação da Santa Cruz motiva-nos a louvar o Cristo vencedor, o seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz. Esta é sinal da nossa esperança e salvação em Deus, que tanto nos ama.

SÃO MATERNO DA COLÔNIA

 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus:  O ensinamento de Jesus é marcado pela sua autoridade, Ele começa a proclamar a Boa-Nova do Reino, que é libertação de todos os males..

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Considerada o mais cruel dos tormentos, a cruz é, para o cristão, a árvore da vida. Na cruz de Cristo reside a aurora da ressurreição. A festa recorda a dedicação de duas importantes basílicas do século 4º: uma no Gólgota; a outra, sobre o sepulcro de Cristo. Nesta liturgia lembremos tantos irmãos e irmãs perseguidos e mortos por causa de sua fidelidade a Cristo. 

– Oração 

 

PAI, AO EXALTAR A CRUZ DE TEU FILHO JESUS, QUERO ABRIR MEU CORAÇÃO PARA QUE ELA FRUTIFIQUE EM MIM, RENOVANDO MINHA DISPOSIÇÃO DE SER TOTALMENTE FIEL A TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que, para salvar a todos, dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra esse mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 14 de setembro de 2020  2ª feira da 24ª Semana Do Tempo Comum Exaltação da Santa Cruz . Festa

 

– Liturgia da Palavra 

Nós que vivemos para o Senhor, acolhamos sua Palavra, que nos previne contra a falta de compaixão e nos aponta o caminho da vivência fraterna e do perdão ao próximo . 

 

1ª Leitura (Nm 21,4b-9) – Aquele que for mordido e olhar para ela viverá.  Leitura do Livro dos Números:

 

Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem, o povo começou a impacientar-se 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, ficava curado. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 77(78)

Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

 

 

2ª Leitura (Fl 2,6-11) – Humilhou-se a si mesmo; por isso, Deus o exaltou acima de tudo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

 

6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens.

Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz.

9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome.

10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: 'Jesus Cristo é o Senhor', para a glória de Deus Pai.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 14 de setembro de 2020  2ª feira da 24ª Semana Do Tempo Comum Exaltação da Santa Cruz . Festa

É necessário que o Filho do Homem seja levantado. - (Jo 3,13-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eu vos dou este novo mandamento, nova ordem, agora, vos dou; que, também, vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Exaltemos a Santa Cruz de Jesus”

Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna

(João 3,14-15)

Hoje, temos a graça de celebrarmos a Exaltação da Santa Cruz. É uma festa que diz muito da nossa fé, porque seguimos Cristo Crucificado. Recorda-nos Paulo quando escreveu aos Coríntios que o Cristo Crucificado é escândalo para os judeus, é loucura para os gentios, mas para nós é o poder de Deus.

 

Muitas vezes, estamos ignorando o Cristo Crucificado; muitas vezes, não nos voltamos para Aquele que deu a Sua vida por nós na cruz. A cruz pela cruz não salva ninguém, mas o Cristo Crucificado na cruz transformou a maldição da cruz na bênção que salva o mundo inteiro.

 

Algumas pessoas estranham: “Jesus não ressuscitou”. Até por uma mentalidade protestante errada dizem: “Não pode ter na Igreja o Cristo pregado”.  Pregamos o Cristo Crucificado, Ele ressuscitou, mas não podemos, de forma nenhuma, negar, omitir a Sua morte redentora, o preço do amor que Deus pagou para nos resgatar e nos salvar.

 

O Cristo Crucificado não está na cruz sofrendo novamente, não é essa mentalidade infantil, mas Ele fez um ato sublime e eterno de salvação por todos nós, e esse ato precisa ser a todo momento reconhecido, venerado, adorado, aclamado, proclamado e exaltado, e por isso estamos hoje exaltando a cruz redentora, a cruz da nossa vitória e libertação.

 

“É necessário, mais do que nunca, exaltar a Santa Cruz, o mistério de Cristo na cruz”

 

Mais do que nunca, carreguemos no peito, em nossos lares, no carro e onde estamos, a vitória do Cristo Crucificado. Coloquemos em nossas Igrejas – às vezes, estranho uma Igreja que entro, procuro de um lado para outro onde está o Crucificado, o meu Deus amado, o meu Deus que deu na cruz Sua maior prova de amor por mim.

 

Quando me volto para Cristo Crucificado, não é para ter pena d’Ele, pelo contrário, é para Ele ter pena e compaixão de mim, permitir que aquilo que Ele viveu na intensidade da cruz se realize na minha vida a cada dia.

 

Volto-me para Cristo Crucificado, para que os frutos da redenção de Jesus, da morte redentora de Cristo estejam na minha vida. Não anulemos, não ignoremos por ignorância de outros o mistério redentor do Cristo Crucificado, pelo contrário, é necessário, mais do que nunca, exaltar a Santa Cruz, o mistério de Cristo na cruz, proclamar para esse mundo que ignora Deus, que o meu Deus morreu por mim na cruz; proclamar para “A”, para “B” e para mim, acima de tudo, o grito de amor de Jesus na cruz, o tamanho do amor que Deus tem por mim.

 

Ele deu Sua vida por mim, deu Sua vida para me resgatar, nenhum filho é capaz de esquecer-se do pai que morreu por ele. Não posso jamais me esquecer ou ignorar o meu Deus, meu Senhor Jesus que na cruz deu a Sua vida por mim.

 

Exaltada seja a Santa Cruz, exaltado seja Cristo Crucificado que deu a Sua vida para me salvar.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O imperador Constantino mandou construir em Jerusalém duas basílicas, uma sobre o Gólgota (morte de Jesus), e outra sobre o Sepulcro de Jesus. A dedicação dessas basílicas se realizou em 13 de setembro do ano 335. No dia seguinte, lembrando o significado profundo das duas igrejas, mostrou-se ao povo o que restava do lenho da Cruz do Salvador. Anualmente se repete esse ritual. Daí originou-se a celebração do dia 14 de setembro, que se faz também em Roma, desde o século VII. “A cruz é, ao mesmo tempo, o sofrimento e o troféu de Deus. É seu sofrimento, porque foi nela que ele morreu voluntariamente; ela é seu triunfo, porque o diabo foi ferido e derrotado e, com ele, foi vencida a morte. A cruz é proclamada como glória de Cristo e sua exaltação…” (Santo André de Creta, século VII).

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Redentor, para nos redimir e salvar, morreste crucificado. Mudaste, assim, o sentido da cruz: de instrumento de condenação a transformaste em trono de vitória e resgate em favor da humanidade. Embora traga a lembrança dos teus indizíveis sofrimentos, a cruz se torna para nós fonte de salvação. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Jo 3,13-17 - Deus amou tanto o mundo...que morreu numa cruz

 

Oração Inicial
Exaltamos a Santa cruz, traçando sobre nós o sinal da cruz e  rezando:

- Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando, com todos os internautas:

Jesus Mestre, que dissestes:

"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,

eu aí estarei no meio deles",

ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet),

para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.

Sois o Mestre e a Verdade:

iluminai-nos, para que melhor compreendamos

as Sagradas Escrituras.

Sois o Guia e o Caminho:

fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

Sois a Vida:

transformai nosso coração em terra boa,

onde a Palavra de Deus produza frutos

abundantes de santidade e missão.

(Bv. Alberione)

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente, o texto: Jo 3,13-17,e observamos Nicodemos e Jesus que conversam, procuramos compreender suas palavras.

 

Ninguém subiu ao céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do céu.

- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo.

 

Refletindo

Neste texto Jesus conversa com Nicodemos. Fala da cruz, diz que o Filho do Homem será levantado na cruz, como a serpente de bronze numa estaca. A diferença é que olhando para a serpente as pessoas se sentiam preservadas da morte repentina. Em Jesus crucificado todos têm a vida eterna.

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje?

Qual o sentido da cruz para nós? Entramos em diálogo com o texto. Refletimos e atualizamos. O que o texto nos diz no momento? Quais são as cruzes do mundo de hoje? Em Aparecida, os bispos disseram:

"Durante seu ministério, os discípulos não foram capazes de compreender que o sentido de sua vida selava o sentido de sua morte. Muito menos podiam compreender que, segundo o desígnio do Pai, a morte do Filho era fonte de vida fecunda para todos (cf. Jo 12,23-24). O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46), que o faz salvação “para nós” (1 Cor 1,30). Pelo mistério pascal, o Pai sela a nova aliança e gera um novo povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva." (DAp 143).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Feita de dois riscos é a minha cruz

Sem esses dois riscos não se tem Jesus

Um é vertical, o outro horizontal

O vertical eleva, o horizontal abraça

Feita de dois riscos é a minha cruz

Sem esses dois riscos não se tem Jesus

 

Feita de dois riscos é a minha fé

Sem esses dois riscos religião não é

Um é vertical, o outro horizontal

Um vai buscar na fonte

O outro é o aqueduto

 

Feita de dois riscos é a minha fé

Sem esses dois riscos religião não é

Feita de dois riscos é o meu caminhar

Sem esses dois riscos posso não chegar

Um é vertical, o outro horizontal

O vertical medita, o horizontal agita

Feita de dois riscos é o meu caminhar

Sem esses dois riscos posso não chegar.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual nosso novo olhar e agir a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus. Como Jesus na cruz, teremos sempre no coração o perdão.

Palavra para marcar este dia: amor gratuito.

 

Bênção

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.