quinta-feira, 19 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! - (Lc 19,41-44)

 

DIA INTERNACIONAL DO HOMEM!
NOVEMBRO AZUL

– 
ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 19 DE NOVEMBRO de 2020 (quinta-feira) 323º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

TODOS FECHAM SEUS OLHOS QUANDO MORREM, MAS NEM TODOS ENXERGAM QUANDO ESTÃO VIVOS.

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

DIA DA BANDEIRA NACIONAL BRASILEIRA

DIA INTERNACIONAL DO HOMEM

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO ESTRESSE

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO ABUSO INFANTIL

DIA NACIONAL DE COMBATE AO DENGUE

DIA NACIONAL DO EMPREENDEDORISMO

DIA MUNDIAL DO BANHEIRO

DIA DA MULHER EMPREENDEDORA

DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

DIA NACIONAL DAS AUTOESCOLAS

DIA DA CAMAREIRA

DIA DO CORDELISTA

DIA DO ENXADRISMO

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaóca - Santo Anastácio (São Paulo) Ibateguara (Alagoas)  Cafeara - General Carneiro - Itaúna do Sul - Ivaiporã - Ourizona - Paiçandu - Rancho Alegre - Santa Isabel do Ivaí (Paraná) Breves (Pará) Lavandeira (Tocantins) Recife (Pernambuco) Iporá (Goiás)Pio XII (Maranhão) João Câmara (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA PRISCILA CONESSA VERI TERRA (m/sobrinha-Professora-Garça/SP) LUIZA GABANA PADILHA (mãe da Rozely Garça /SP) SIDEILDO CASSEMIRO DA SILVA (Equipe 07 Nossa Senhora do ROSÁRIO do Setor de Garça /SP) SANDRA CRISTINA DE FREITAS (Sapeka Confecções - Garça/SP) HELENA SCALSO CASTRO PERES (Garça /SP) MURILO DA SILVA PINTO GOES (Garça/SP) SUELY FERNANDES GUIMARÃES (Garça /SP) SERGIO YUKISHIGUE CHIYODA (PDG 2009/2010-2VCC-Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) VALDIR GOMES TEIXEIRA (Lions Clube de BAURU CENTRO/SP) GIANI ALESSANDRA PEREIRA (Herculândia /SP) ANA PAULA MODESTO (Bradesco - Cotia /SP) MAria(Varda) Aparecida gRavatIN toyota (Garça /SP) Everton Bofetti (Garça /SP) pE. wIlsoN Luís Ramos (Pároco e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima de Dracena /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  GILLIAN CRISTINA MORONI DOS SANTOS E MARCIO JOSÉ DOS SANTOS ó2005ó15 ANOSó(Garça)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE ADAMANTINA ó1964ó56 ANOS (Distrito LC 8)

 

 SANTO DO DIA  

 

Nossa Senhora da Mãe Divina Providência

SÃO roque gonzales E companheiros

Os “mártires das reduções jesuíticas” Roque Gonzáles, Afonso Rodríguez e João del Castillo (Espanha) deram a vida em defesa dos povos indígenas da américa do sul (séc. xvii). foram canonizados em 1988.

SÃO RAFAEL DE SÃO JOSÉ

Santo Abdias

Santa Matilde de Hackeborn

São João Del Castilho

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

O evangelista nos mostra quanto Jesus queria a felicidade e a paz para seu povo e chora ao ver que ele vai por caminhos errados.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Por amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso, sua recompensa é eterna.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

No século 17, em defesa dos povos indígenas da América do Sul, o paraguaio Roque González e os espanhóis Afonso Rodríguez e João del Castillo doaram sua vida, sendo considerados os “mártires das reduções jesuíticas”. A exemplo destes santos, caminhemos perseverantes na fé que professamos.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME O BOM SENSO DE ACOLHER A SALVAÇÃO QUE ME OFERECES EM TEU FILHO JESUS. DESTA FORMA, NÃO INCORREREI EM CASTIGO SEMELHANTE AO QUE SE ABATEU SOBRE A CIDADE SANTA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, que a vossa palavra cresça nas terras onde os vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 19 de novembro de 2020 5ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum SANTOS ROQUE, AFONSO E JOÃO - PRESBÍTEROS E MÁRTIRES

– Liturgia da Palavra 

Ao Cordeiro, vencedor da morte, presta-se a mesma honra devida a Deus. Acolhamos no coração o apelo de salvação e de paz que a Palavra divina nos dirige. 

 

1ª Leitura (Ap 5,1-10) – O Cordeiro foi imolado, e com seu sangue adquiriu para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Eu, João, 1vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. 2Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” 

  3Ninguém no céu nem na terra nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. 4Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro. 5Um dos anciãos me consolou: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro”. 6De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos.
Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 
7Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. 
8Quando ele recebeu o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9E entoaram um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 10Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 149

Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis.

 

 

– 19 de novembro de 2020 5ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum SANTOS ROQUE, AFONSO E JOÃO - PRESBÍTEROS E MÁRTIRES

 

– Evangelho do dia 

 

Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! - (Lc 19,41-44)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Jesus é a paz necessária para nossa vida”

Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: ‘Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos!” 

 (Lucas 19,41-42)

O amor por Jesus pela cidade santa de Jerusalém, aquela mesma cidade que Davi edificou, a cidade do grande rei, é a cidade que rejeita o Rei Jesus e, por isso, Ele chora sobre a Sua cidade. É a cidade que não vai acolhê-Lo, que vai rejeitá-Lo e leva-Lo à morte.

 

Aquilo que Jesus faz, chorar sobre a cidade: “Se tu também compreendesses hoje o que pode te pode trazer a paz!”. É o olhar que Jesus hoje olha para cada um de nós quando não compreendemos a Sua presença em nossa vida, quando também não O amamos de todo o nosso coração, quando O rejeitamos.

 

O Senhor Jesus tem sido tão rejeitado, ignorado, deixado de lado em muitas casas, famílias, lares e corações. Muitas vezes, estamos preferindo a nós, o nosso egoísmo, estamos trocando o senhorio de Jesus pelo senhorio deste mundo. Seja o mundo regado pelos prazeres, pelo fascínio das altas tecnologias, que tão facilmente tomam conta dos nossos corações, seja por cada um que está movido pelos seus próprios negócios, interesses, seja porque há um Deus neste mundo que se chama “dinheiro”, que move, movimenta e direciona o coração de tantas pessoas.

 

“Estamos perdendo a paz, a serenidade, estamos perdendo até a nossa fé”

 

O que tudo isso traz são novidades, mas não traz a paz. Quantas inquietações, quantas perturbações estamos experimentando dentro de nós, em nossas casas, famílias e lares. Olhemos quanto o mundo está perturbado, conturbado, dilacerado e as famílias vivendo profundas discórdias. Olha como os nossos filhos estão perdendo a paz. “Se tu compreendesse hoje o que pode te pode trazer a paz!”.

 

Por isso, precisamos pedir a Deus que nos dê a compreensão que, muitas vezes, não temos. Estamos perdendo a paz, a serenidade, estamos perdendo até a nossa fé, quando não estamos perdidos no meio da fé é porque estamos perdidos na forma de administrar e de encarar a própria vida.

 

Não tiremos o nosso olhar de Jesus, não tiremos a nossa fé d’Ele, não coloquemos nada acima de Jesus na nossa vida, senão nos perderemos nos valores, nos rumores todos nos quais esse mundo está sucumbindo.

 

Jesus é a luz, a razão, a salvação da nossa casa, da nossa família e do nosso próprio coração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Lágrima é a expressão de intensa dor física ou de algum sentimento aninhado no íntimo da pessoa: alegria, tristeza, saudade, medo, revolta. Jesus revela o motivo por que chora sobre Jerusalém: “Você não reconheceu o tempo em que foi visitada”. O povo e, sobretudo, seus dirigentes não produziram os frutos esperados ao longo da história da salvação, zelosamente conduzida por Deus. Aliás, reagiram com agressão contra os profetas do Senhor. Do mesmo modo trataram o Messias, o Filho de Deus. A ruína prevista é consequência das escolhas dos próprios habitantes da “cidade da paz”! Quando Lucas escreve esta passagem, por volta do ano 80, a cidade já fora arrasada e o Templo destruído. Jerusalém abre as portas para Jesus entrar, mas o coração do povo continua fechado aos apelos divinos.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, choras sobre Jerusalém, cidade-símbolo da reunião de todos os povos, lugar privilegiado da manifestação de Deus e síntese da História da Salvação. Tuas sentidas lágrimas são mais uma tentativa de chamar teu povo à conversão. Vem despertar-nos, Senhor, com tua presença libertadora. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 19,41-44 - Jesus chorou com pena da cidade

 

Oração Inicial

A Palavra nos guia, nos conforta e nos adverte. Jesus o Filho de Deus experimentou nossas emoções. O evangelista nos mostra quanto Jesus queria a felicidade e a paz para seu povo e chora ao ver que ele vai por caminhos errados.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho indicado para o dia de hoje, destacando os verbos e os personagens que surgem. O texto mostra Jesus fazendo um alerta à cidade de Jerusalém. O que Ele diz?

“Os Evangelhos apenas narram pontos significativos da vida de Jesus. Eles dizem que Jesus, em duas oportunidades, chorou. Chorou a morte de seu amigo Lázaro e agora chora sobre Jerusalém. E isto porque Jerusalém não acolheu a paz. Não se trata da paz imposta por Roma, mas a paz como dom de Deus, que inclui a salvação e a justiça para todos.

A rebelde Jerusalém rejeitou a visitação divina. Sobre seu futuro pairam nuvens de destruição. Nós também somos visitados, muitas vezes, por Aquele que quer nos trazer a paz, isto é, a plenitude das bênçãos e da salvação. Jesus nos visita nos fatos mais significativos do dia a dia. A felicidade não passa pelos nossos desejos. Só ele nos pode fazer felizes.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Esta cidade sou eu e é você quando não correspondemos aos ensinamentos de Deus . E, então, Jesus continua chorando por você e por mim. Arrependamo-nos enquanto é tempo. Aceitemos a misericórdia de Jesus, que chora por nós. Caminhemos em direção a Cristo que nos chama com amor infinito e, então, viveremos.

Ai de nós que não sabemos reconhecer a bondade de Deus que sempre está ao nosso lado no dia a dia da vida. Que estejamos sempre atentos e conscientes com os bens que temos recebido, especialmente o dom da vida.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Conclua com o salmo 31: Em ti, Senhor, me refugio;
nunca permitas que eu seja humilhado;
livra-me pela tua justiça.

Inclina os teus ouvidos para mim,
vem livrar-me depressa!

Sê minha rocha de refúgio,
uma fortaleza poderosa para me salvar.

Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza;
por amor do teu nome, conduze-me e guia-me.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus lhe revelou neste dia?

 

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.