quinta-feira, 21 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia – (Lc 24,35-48)


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 21 DE abril de 2022 (quinta-feira) 111º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

APENAS UM RAIO DE SOL É SUFICIENTE PARA AFASTAR VÁRIAS SOMBRAS.”

(São Francisco de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA De TIRADENTEs - Patrono da Nação Brasileira

DIA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA

DIA NACIONAL DA PAZ NO TRÂNSITO

DIA Mundial da Criatividade e Inovação

DIA DO METALÚRGICO

DIA DAS POLICIAS CIVIS E MILITARES

DIA Consagrado ao Funcionário Policial Civil

DIA Mundial do Circo

DIA da Latinidade

DIA da Indústria Têxtil

DIA do Jardim de Infância

DIA DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE BRASÍLIA-DF (UNB)

DIA da Fundação do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo-SP

DIA da Fundação do Jornal Correio Braziliense em Brasília-DF

DIA da Fundação do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília-DF

DIA da Fundação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios em Brasília

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BofeteColinaLINS Palmital (São Paulo) Brasília (Distrito Federal) Itapema - Vargeão (Santa Catarina) Porto Rico (Paraná) Agua Branca - Estrela de Alagoas (Alagoas) Estação (Rio Grande do Sul) Colinas do Tocantins (Tocantins) Ipatinga (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO FELIPE PESSOTTI (ex-presidente do DLeo-Leo Clube de Tupã/SP) CLELIA MARIA PARUSSOLO LEITE (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) VILMAR CAPANEMA (Lions Clube de Canoinhas /RS) ANTONIO RAMOS MORAIS (Garça/SP) MARCIA LAMARCA CASSOLA CARRERO (Garça /SP) MILTON “KODÃO” KOJI MITIUYE (Marilia /SP) RAFAEL BONATO MACHADO (Garça/SP) LARISSA CIRILLO REZENDE BARBOSA (Bauru /SP) SARA CELESTE LUZ “SARITA” (Vera Cruz /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DILMA BRIQUEZI DA SILVA e OSNI BRUNO DA SILVAó2005ó17 ANOS (Garça /SP)RAQUEL MALHEIROS E IVAN MALHEIROó1990ó32 ANOS (ENS-Setor Marilia /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

nOssa senhora dolorosa do colégio

SANTO ANSELMO de Cantuária

SANTa Alexandra de Roma

SANTO ANSELMo de Cantuária

SÃO CONRADO DE PARZHAM

SÃO Beuno

SANTO APOLÔNIO Romano

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus Ressuscitado só é compreendido à luz das Escrituras, das palavras dele e do testemunho da Igreja: Por que tendes dúvidas no coração? – Lc 24,35-48

 

 

Senhor, todos louvaram, unânimes, a vossa mão vitoriosa, pois a vossa sabedoria abriu os lábios dos mudos e tornou eloquente a língua das crianças, aleluia! (Sb 10,20s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus ressuscitado vem para nos doar sua paz e nos abençoar, e o faz “na medida em que cada um se converte de suas maldades”. Celebremos, demonstrando sincero desejo de conversão.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE TUA PAZ ACONTEÇA NA MINHA VIDA E NA VIDA DAS COMUNIDADES CRISTÃS, PARA SERMOS, ASSIM, TESTEMUNHAS DA TUA RESSURREIÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que reunistes povos tão diversos no louvor do vosso nome, concedei aos que nasceram nas águas do batismo ter no coração a mesma fé e na vida a mesma caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 21 de abril de 2022 - 5ª-feira na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Revelando-se vencedor da morte, Jesus vem ao nosso encontro e quer fazer de nós instrumentos de paz e esperança para todas as nações. Fortaleçamos nossa fé mediante a escuta da Palavra de Deus.

 

 

1ª Leitura (At 3,11-26) – Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 11como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado pórtico de Salomão. 12Ao ver isso, Pedro dirigiu-se ao povo: “Israelitas, por que vos espantais com o que aconteceu? Por que ficais olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar com nosso próprio poder ou piedade? 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. 14Vós rejeitastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação para um assassino. 15Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. 16Graças à fé no nome de Jesus, esse nome acaba de fortalecer este homem que vedes e reconheceis. A fé que vem por meio de Jesus lhe deu perfeita saúde na presença de todos vós. 17E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. 18Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados. 20Assim podereis alcançar o tempo do repouso que vem do Senhor. E ele enviará Jesus, o Cristo, que vos foi destinado. 21No entanto, é necessário que o céu o receba, até que se cumpra o tempo da restauração de todas as coisas, conforme disse Deus, nos tempos passados, pela boca de seus santos profetas. 22Com efeito, Moisés afirmou: ‘O Senhor Deus fará surgir, entre vossos irmãos, um profeta como eu. Escutai tudo o que ele vos disser. 23Quem não der ouvidos a esse profeta será eliminado do meio do povo’. 24E todos os profetas que falaram, desde Samuel e seus sucessores, também eles anunciaram estes dias. 25Vós sois filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com vossos pais quando disse a Abraão: ‘Através da tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra’. 26Após ter ressuscitado o seu servo, Deus o enviou, em primeiro lugar, a vós, para vos abençoar, na medida em que cada um se converta de suas maldades”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 8

 

Ó Senhor, nosso Deus, como é grande

vosso nome por todo o universo!

 

 

– 21 de abril de 2022 - 5ª-feira na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia  (Lc 24,35-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24)

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois, disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras 46e lhes disse: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1ª Quinta-feira Páscoa – C

 

“O próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: - A paz esteja convosco! Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: - Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho. E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés... - Vós sereis testemunhas de tudo isso”

(Lucas 24,36-40.48).

 

Jesus, aqueles que condenaram o senhor, jamais se tornaram pessoas pascais, até porque espalharam o boato que seu corpo tinha sido roubado.

Seus discípulos estavam num estado de ânimo tão deprimente, que lhes era mais fácil, ao ver senhor, pensar que era um  fantasma do que acreditar na sua Ressurreição.

Jamais poderiam imaginar que aquele que morrera crucificado e fora sepultado pudesse estar ainda vivo.

 Foi necessário mostrar-lhes suas mãos e seus pés transpassados pelos cravos, deixar que o tocassem e comer junto com eles, para que seus olhos se abrissem e reconhecessem que o senhor tinha ressuscitado verdadeiramente.

Somente com um olhar de fé seria possível identificar o Senhor ressuscitado com o Cristo crucificado.

No entanto, essa experiência foi tão fundamental para que se tornassem testemunhas fiéis e pregadores ardorosos da sua  Ressurreição.

 

Senhor, sua presença é aquela que nos saúda sempre com a sua paz.

Nós somos cristãos pelo testemunho desses discípulos, registrado nos livros do Novo Testamento.

Mas, a nossa fé nos veio pelo Espírito Santo, que nos permite crer na sua Palavra e ver nos sinais sacramentais a sua presença real e ressuscitada no meio de nós.

 

Conceda-nos a graça de sermos cristãos pascais, sempre reunidos em comunidade para que nos renove a sua saudação de paz, e levando no coração essa saudação de paz pascal a todos com quem convivemos ou nos encontramos.

E que a experiência de tocar em suas chagas se renove em nós cada vez que tocamos e cuidamos as feridas do nosso próximo.

 

Maria santíssima, Mãe da nossa alegria pascal, purifique a nossa fé dos nossos medos e das nossas crendices, e faça com que a Ressurreição gloriosa do seu Filho seja o cerne da nossa fé e da nossa alegria de ser cristãos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A paixão e a morte conduziram Jesus à ressurreição. Agora, depois de ter estado em Emaús com dois discípulos, o Ressuscitado aparece no local onde os demais discípulos estão reunidos. Percebemos no texto uma grande mistura de sentimentos, sensações e percepções; afinal, o evento que eles estão testemunhando é novidade absoluta. O que vivem não é algo que seja de fácil compreensão; é preciso que passos sejam dados e que se volte às Escrituras, por exemplo, a fim de que se recolham luzes que clarifiquem essa experiência de encontro com aquele que literalmente venceu a morte e retomou a vida. A experiência vivida pelos discípulos de Jesus é, de algum modo, a nossa experiência diante da ressurreição do Filho de Deus e de muitas realidades que nos desafiam a perceber que a vida tem a última palavra. Somos, como diz o final do texto, testemunhas de um novo tempo, tempo de graça.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 24,35-48 - Jesus está na comunidade

 

Oração Inicial


Os discípulos estão reunidos e o Senhor aparece no meio deles e lhes diz: “A paz esteja convosco!”. “Por que estais preocupados e por que tendes dúvidas no coração?”

Perceba e creia que o Senhor está dizendo estas palavras para você, ao seu coração. Deixe Ele abrir sua mente, seu conhecimento e fortalecer sua fé.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos neste diálogo do caminho. Observe como está o emocional dos discípulos e o que Jesus lhes fala.

No final, o que Jesus pede aos discípulos?

São coisas impossíveis?

Observe.

 

Os dois discípulos de Emaús voltaram à comunidade de Jerusalém com a boa notícia de terem reconhecido o Ressuscitado ao partir o pão. Na comunidade, o próprio Jesus se apresentou desejando-lhes a paz. Mostrou-lhes as mãos e os pés, marcados pela paixão, para que tivessem certeza de que era ele mesmo. Para tirar qualquer dúvida, comeu peixe assado na frente de todos. A comunidade cristã é lugar da memória viva das palavras e dos gestos do Senhor. É assim que nasceram os Evangelhos. Ela é portadora do testemunho sobre Jesus Ressuscitado ao mundo. Nos sacramentos, celebramos o mistério de sua Páscoa: morte e ressurreição. Neles, age o Espírito Santo, dom do ressuscitado, santificando seu povo”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como eu e você, os discípulos sentem medo, espanto e incerteza. E o Mestre vem ao seu encontro. O mesmo Ele faz, hoje, conosco se estivermos atentos à sua presença.

Deixo-me ajudar para compreender melhor o caminho da fé?

Quem são meus mestres, minhas leituras, minhas conversas sobre os acontecimentos da história e da vida?

O que leio, vejo e escuto, nas relações e através das mídias, fortalece minha intimidade com Deus?

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

 

Faça essa benção em primeira pessoa.

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.