segunda-feira, 15 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■– O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo. – (Lc 18,35-43)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 15 DE novembro de 2021 (segunda-feira) 319 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

QUEM NÃO SABE RECORDAR O PASSADO ESTÁ CONDENADO A PERIGOSAS REPETIÇÕES."

(George Santayana)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL

DIA MUNDIAL DOS POBRES

DIA MUNDIAL DO ESCRITOR PRESO

DIA DO ESPORTE AMADOR

DIA DO JOALHEIRO

DIA NACIONAL DA UMBANDA

DIA DO JOALHEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DO CINEMA BRASILEIRO

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bonito de Santa Fé (Paraíba) Cajari (Maranhão) Jaboti - Marialva - Palmital - Rio Negro - Uniflor - Inajá (Paraná) Cezarina - Anápolis (Goiás) Prata (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FERNANDO PIZAIA (primo-Cambé /PR) LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA (Equipe 13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) RONALDO REIS DE  CASTRO REGO (Garça /SP) NEIA BEATRIZ GUTIERRES (Garça-Jafa /SP) Eduardo Belini (Garça /SP) Shirlei Parra (Cafelândia /SP) vSergio Sousa (Garça /SP) Maria Araújo (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) Pe. Claudinei de Almeida Lima (Pároco da Paróquia São José de Panorama/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OSVALDO CRUZ ó1964ó57 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora do Rocio

SANTO ALBERTO MAGNO

SANTO MAcutO

SANTO MALO

SÃO LEOPOLDO III

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Senhor, que eu veja! – Lc 18,35-43

 

 

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em meio à opressão, surge a tentação de adotar as práticas dos opressores, mas a fé abre os olhos para a fidelidade a Deus e a resistência. Celebremos com a convicção do salmista: “Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, nem assim hei de esquecer a vossa lei”.

 

– Oração 

 

PAI, INFUNDE EM MIM UMA FÉ PROFUNDA COMO A DO POBRE CEGO, CUJO DESEJO DE SER CURADO POR JESUS LEVOU-O A SE ABRIR PARA A VERDADEIRA VISÃO QUE LEVA À SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 15 de novembro de 2021 2ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Sensível à situação dos marginalizados, Jesus restitui a vista ao cego e lhe abre novas perspectivas de vida. 

 

1ª Leitura (1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64) – Uma cólera terrível se abateu sobre Israel.  Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

 

Naqueles dias, 10brotou uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono no ano cento e trinta e sete da era dos gregos. 11Naqueles dias, apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: “Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas, pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram”. 12Essas palavras agradaram, 13e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos. 14Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios. 15Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal. 41Então o rei Antíoco publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares. 42Todos os pagãos acataram a ordem do rei 43e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. 54No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares. 55Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo depois de rasgados. 57Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados. 64Uma cólera terrível se abateu sobre Israel.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 119(118)

 

Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!

 

 

– 15 de novembro de 2021 2ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo.  (Lc 18,35-43)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Enxerguemos a vida com o olhar da graça”

 

O cego respondeu: ‘Senhor, eu quero enxergar de novo’. Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou’”

(Lucas 18,41-42).

Gosto demais desse relato do cego de Jericó! Ele me faz refletir o que nos leva (nós que enxergamos) a nos tornarmos cegos. Na realidade física, você vê que muitas pessoas que enxergavam bem, depois de um certo tempo, já não enxergam tão bem; a própria idade, às vezes, a falta de cuidado ou um acidente… Enfim, fisicamente, até pouco tempo, eu enxergava bem todas as coisas, mas, agora, a idade chegou, e tenho que usar óculos para poder enxergar.

 

Esse cego está pedindo para enxergar de novo. Ele já não está enxergando mais nada! Mas olho para o mundo espiritual, olho para a realidade emocional e mental da vida em que vivemos; não é só o olhar físico que vamos perdendo ao passar do tempo; vamos, muitas vezes, perdendo a visão sobrenatural, a visão da graça; passamos a ter uma visão tão mundana e tão humana das coisas, que não enxergamos mais as coisas com o olhar da graça, com o olhar de Deus.

 

“Precisamos aprender com esse cego que nós precisamos enxergar de novo, enxergar com o olhar da graça para que a vida não vire uma desgraça”

 

Há pessoas, inclusive, que vivem na outra dimensão, só enxergam desgraças, só enxergam coisas más, coisas azedas e amargas, é de acordo com aquilo que ele tem na visão. Se a sua visão de vida é pessimista, tudo que você vê é no olhar do pessimismo. Se, ao conversar com essa pessoa, nada presta, nada vai dar certo (mas você está bem), ela o coloca para baixo, porque ela só consegue enxergar as coisas negativas. A pessoa que passou por uma frustração e não foi curada, tudo ela enxerga na óptica da frustração, ela frustrou-se e quer levar também os outros a enxergar a vida como uma grande frustração.

 

Olhando para esse cego, coloco-me também de joelhos aos pés de Jesus suplicando: “Jesus, Filho de Davi, por favor, dê-me a graça de enxergar de novo. Enxergar a Sua presença, enxergar o Seu amor, enxergar a Sua ação, enxergar a Sua misericórdia. Dê-me a graça de enxergar minhas virtudes, a possibilidade de superação que preciso ter a cada dia”.

 

Que beleza são as pessoas que sabem, mesmo vivendo situações complicadas na vida, enxergar a vida a partir de uma outra óptica. É aquela pessoa que sofreu um acidente e pode olhar para esse acidente com uma tragédia, ou ela pode olhar para ele como uma possibilidade de superação. Vejo pessoas, muitas vezes, acidentadas ou com alguma debilidade física enxergando a vida muito melhor do que as pessoas que tem duas pernas, dois braços, mas estão cegas para tudo, vivem sempre reclamando, sempre azedando, vivem sempre olhando as coisas, e está tudo muito mal.

 

Que beleza ver aquela pessoa que vive numa vida, muitas vezes, materialmente pobre, mas em tudo enxerga a graça, em tudo ela agradece, em tudo ela vê a bondade, a mão de Deus, a ação de Deus e sabe recomeçar. Que beleza é aquela pessoa que tem pouco para viver, mas ela tem um olhar de partilha, de amor e de bondade que tudo para ela se torna grande.

 

Que mesquinho é aquele que tem tudo na vida, mas para ele nada presta, nada sabe ver de uma óptica de bondade, ele não sabe ver a necessidade do outro, não sabe repartir o que tem, ele vive se azedando, vive se estragando porque vive reclamando e murmurando.

 

Precisamos aprender com esse cego que nós precisamos enxergar de novo, enxergar com o olhar da graça, para que a vida não vire uma desgraça; olhar com o olhar de Deus para que a nossa vida seja conduzida na óptica da fé e da graça.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Movido pela fé, o cego de Jericó, ao saber que Jesus de Nazaré está passando, começa a gritar, pedindo-lhe piedade. Não conta com a solidariedade dos que estão ao redor de Jesus; ao contrário, estes querem silenciá-lo. É a prática mais comum em nossa sociedade: em vez de socorrermos os marginalizados, nós os consideramos inconvenientes na vida social e os amordaçamos com silêncio paralisante. Em favor do cego de Jericó, vem a sensibilidade de Jesus (bom ouvido e bom coração), que faz uma parada e manda que o chamem. Jesus lhe dá mais do que simples esmola. Restitui-lhe a visão, e o cego passa a ver duplamente: enxerga Jesus com os olhos físicos e com os olhos da fé. Tanto assim que dá glória a Deus e segue Jesus a caminho de Jerusalém. Qual tipo de cegueira nos afeta?

 

ORAÇÃO

Ó Jesus de Nazaré, ao mendigo cego dás a possibilidade de “ver novamente”. Alegria geral. Diante desse fato maravilhoso, o povo dá louvores a Deus, e o que fora cego, exultante, se põe a te seguir pelo caminho. Bendito sejas, Mestre, por iluminares nossas mentes e nossos passos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 18,35-43 - Um "itinerário de luz"

Oração Inicial
Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho observando as mudanças que acontecem com o cego e com o povo.

Quais as perguntas de Jesus? Leia atentamente tudo o que acontece nesta cena. Entre nela. Sinta-se em Jericó, junto à multidão.

 

“São numerosos os encontros de Jesus com cegos e surdos. O cego é um tipo marginalizado, excluído de todas as atividades. O cego da narrativa de hoje, assim como a viúva que pedia justiça, não aceita agir segundo seu papel de pessoa à margem da sociedade. Esse cego enxerga muito bem, comenta Santo Agostinho. Ele entendeu corretamente a missão de Jesus, que era a de dar vista aos cegos e libertar os oprimidos. A multidão tenta silenciá-lo, mas ele é acolhido por Jesus e faz uma oração maravilhosa, pedindo a graça da visão. A sua fé é recompensada. A partir daí, não é mais alguém marginalizado, passivo, à beira do caminho. Ele assume seu destino, torna-se discípulo, seguindo Jesus pelo caminho.”

 

2. Meditação (Caminho)

Quais são as cegueiras pelas quais eu percebo estar envolvido(a)?

Desejo ter um novo olhar sobre a vida, a Palavra, sobre minha missão? Tenho a coragem e a fé para gritar como o cego: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim?

Agradeço a Deus os benefícios recebidos?

3.Oração (Vida)

“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Bento XVI, 2007).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Depois de contemplar a atitude do cego qual meu propósito para este dia? A Palavra me inspira um novo olhar?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.