quinta-feira, 13 de junho de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo. – (Mt 5,20-26)

 


  ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – V IOLETA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 13 de junho de 2024 (quinta-feira) 165º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O AMOR NÃO SE VÊ COM OS OLHOS, MAS COM O CORAÇÃO.

(William Shakespeare)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 FESTA JUNINA – SANTO ANTONIO

 DIA DAS CASAMENTEIRAS

 DIA DO ECOLOGISTA BRASILEIRO

 DIA DO TURISTA

 DIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA

 DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALBINISMO

 DIA DO PADEIRO

 DIA DA MÁQUINA DE COSTURA

 DIA DO SOFTBOL

 DIA DO POLICIAL MILITAR VETERANO DA BAHIA

 DIA NACIONAL DO DETETIVE PROFISSIONAL NO BRASIL

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) EM GUARAPUAVA-PR

 DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO DOUTOR OSWALDO SCATENA EM BATATAIS-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): ADAMANTINA - Cajati - Cordeirópolis - Coroados - Guaratinguetá - MACATUBA - Marinópolis - Mirassolândia - Ocauçu - Paraibuna - Pradópolis - Quatá - Santo Antônio da Alegria - Santo Antônio de Posse - Santo Antônio do Aracanguá - Santo Antônio do Pinhal - Suzanápolis - Taiúva - Urânia - UruRancharia (São Paulo) Pinheiral - Santo Antônio de Pádua (Rio de Janeiro) Aguas Belas - São Lourenço da Mata (Pernambuco) Darcinópolis (Tocantins) Mantena - Santo Antônio do Aventureiro (Minas Gerais) Apuarema - Bom Jesus da Serra - Bonito - Cabaceiras do Paraguaçu - Caturama - Itabela - Itatim - Lagoa Real - Lajedo do Tabocal - Madre de Deus - Mirante - Mulungu do Morro - Muquém de São Francisco - Nova Fátima - Nova Ibiá - Novo Horizonte - Ourolândia - Quixabeira - São Domingos - São Félix do Coribe - São José da Vitória - São José do Jacuípe - Saubara - Serra do Ramalho - Sítio do Quinto - Varzedo (Bahia) Lapa - Quitandinha (Paraná) Mata (Rio Grande do Sul) Oriximiná (Pará) Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) Rio Branco (Acre) Tijucas (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  JOÃO PEDRO CONESSA VERI (m/sobrinho Maringá/PR) CARLA ANANIAS BIAZOLLI (prima Garça/SP) JAYME GALVAO DE OLIVEIRA JUNIOR (São José dos Campos /SP)ANTONIO REYNALDO BIZULLI (Eq 10 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) IGOR LAURENCETTI (Leo Clube de Junqueirópolis/SP) MINORU TASHIRO (Lions Clube de Araçatuba /SP) JOSÉ ROBERTO MORETI JUNIOR (Amigo-Garça/SP) ANA LÚCIA  DOS SANTOS (Garça/SP) PRISCILA REGINA VERONESI ZAPATER (Cabrália Paulista/SP) ANTONIA MARIA FERREIRA ROSÁRIO (Bauru/SP) MARIA CRISTINA FERNANDES MEIRELLES (Garça/SP) THIAGO DIAS DO ESPIRITO SANTO (Curitiba/PR) MARIA INEZ DE LUCA SARTORI (Garça /SP) ANTONIO GONÇALVES ROLDÃO FILHO (Garça/SP) CARLOS ANTONIO MANCHINI (Campinas /SP) SAMIR EL ADASS (Garça/SP) ANTONIO BONFIM JUNIOR (Garça /SP) ORLANDO DE SOUZA RODRIGUES  (Garça/SP) RITA BRITO (Big Mart Garça/SP) JOANA MANCUSO (Neta da Carmem/Claudinei-Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA ISABEL BENTO BELLINE PARMIGIANI e CARLOS EDUARDO PARMIGIANIó2009ó15 ANOS (Grampos DHARMA Garça)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO ANTONIO DE PÁDUA

Antônio (Portugal, 1195-1231), abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua (Itália) seus últimos anos. É santo de grande devoção popular.  

SANTO AVENTINO

SANTO AGOSTINHO PHAN VIET HUY

SANTO EULÓGIO DO EGITO

SANTO ÁVITO

SANTA AQUILINA DE BIBLOS

SANTA FELÍCULA

INÁCIO MALOYAN

SÃO CETEU

SÃO FÂNDILA

SÃO NICOLAU BUI VIET T

SÃO RAMBERTO

SÃO SALMÓDIO

SÃO TRIFÍLIO

BEATA MARIA ANA BIERNACKA

BEATO AQUILEU

BEATO GERARDO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão Mt 5,20-26 - A centralidade do Amor

Seremos justos diante de Deus quando acolhermos e perdoarmos as pessoas, assim como Deus nos acolhe e nos perdoa.

 

O justo tem nos lábios o que é sábio, sua língua tem palavras de justiça; traz a aliança do seu Deus no coração (Sl 36,30s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Fernando nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195. Ordenado padre na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, foi atraído para o ideal de vida dos Franciscanos, nos quais ingressou, assumindo o nome de frei Antônio. Foi ilustre pregador da Palavra, a qual serviu com simplicidade e fervor. Não mediu esforços para socorrer os pobres que cruzavam seu caminho. Faleceu no ano de 1231 em Pádua, na Itália. A seu exemplo, cultivemos profundo amor à Palavra de Deus e eficaz dedicação aos pobres.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO DE REVERÊNCIA, DISPÕE MEU CORAÇÃO AO RESPEITO PARA COM A DIGNIDADE DO MEU PRÓXIMO, DE MODO QUE JAMAIS EU OUSE TIRAR-LHE, DE FORMA ALGUMA, A VIDA.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, que destes ao vosso povo santo Antônio como insigne pregador e intercessor nas necessidades, concedei, por seu auxílio, que, seguindo os ensinamentos da vida cristã, sintamos a vossa ajuda em todas as adversidades. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 13 de junho de 2024 segunda-feira da 10ª Semana do Tempo ComumSanto Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Rs 18,41-46) Elias orou e o céu deu a chuva (Tg 5,18). Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Naqueles dias, 41Elias disse a Acab: “Sobe, come e bebe, porque já ouço o ruído de muita chuva”. 42Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do Carmelo, prostrou-se por terra e pôs o rosto entre os joelhos. 43E disse ao seu servo: “Sobe e observa na direção do mar”. Ele subiu, observou e disse: “Não há nada”. Elias disse-lhe de novo: “Volta sete vezes”. 44À sétima vez o servo disse: “Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem”. Então, Elias disse-lhe: “Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a chuva não o detenha”. 45Nesse meio-tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e partiu para Jezrael. 46A mão do Senhor esteve sobre Elias; e ele, cingindo os rins, correu adiante de Acab até a entrada de Jezrael.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 64(65)

 

Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!

1. Visitais a nossa terra com as chuvas, / e transborda de fartura. / Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, / e preparais o nosso trigo. – R.

Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!

2. É assim que preparais a nossa terra: / vós a regais e aplainais, / os seus sulcos com a chuva amoleceis / e abençoais as sementeiras. – R.

Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!

3. O ano todo coroais com vossos dons,  os vossos passos são fecundos; / transborda a fartura onde passais. / Brotam pastos no deserto, / as colinas se enfeitam de alegria. – R.

Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!

 

 

 

– 13 de junho de 2024 segunda-feira da 10ª Semana do Tempo ComumSanto Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja, Memória

– Evangelho do dia 

 

Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo.  (Mt 5,20-26)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

O príncipe deste mundo agora será expulso; / e eu, da terra levantado, atrairei todos a mim mesmo (Jo 12,31s). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

13/06/24          10ª  Quinta-feira TC – B: Santo Antônio de Lisboa ou Pádua, franciscano, doutor da Igreja (Portugal, séc. 12-13)

 

Mateus 5,20-25: Disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás!... Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo... Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta”.

 

Jesus, os fariseus se julgavam justos, ou seja, santos, porque cumpriam as leis, regras e tradições cultuais.

O senhor afirmou que seus discípulos só poderão dizer que são justos, se superarem a medida de justiça dos mestres das leis e dos fariseus.

E deu-lhes o exemplo do 5º mandamento: ‘Não matar’.

Ensinou que esse mandamento não se referia somente ao homicídio, quando se tirava a vida de um outro humano, o que compreendia desde o aborto até a eutanásia.

O senhor alertou a seus discípulos e a todos nós, que é também uma transgressão do 5º mandamento, quando reagimos diante do próximo com raiva, com ódio, com agressividade, com ofensas e com desprezo, desqualificando e desrespeitando a dignidade da vida de qualquer pessoa.

Tudo isso era como que matar ou lesar a vida do próximo, quando se deleta a pessoa, como se ela não merecesse mais viver diante de nós.

Jesus, a sua mensagem é radical, e por isso, a maior oferta que podemos oferecer ao senhor, principalmente na santa Eucaristia, é a reconciliação.

Não se faz uma oferta válida a Deus, e não há comunhão sacramental com o senhor, se não estivermos dispostos a buscar a reconciliação.

É uma atitude que se enraíza em nossa fé e em nosso amor pelo senhor, e nos torna capazes de superar nossos sentimentos negativos, perdoando de coração e gratuitamente alguém que nos ofendeu.

Esse gesto de reconciliação é um compromisso ainda mais urgente, quando fomos nós que cometemos a ofensa.

O pedido de perdão ou de desculpa pode até não ser aceito pelo outro, mas nós ficaremos em paz diante do senhor e poderemos fazer a nossa oferta e participar da comunhão eucarística.

Senhor, não permita que nos aproximemos da santa Eucaristia com sentimentos de raiva, de mágoa e de ódio no coração, a não ser para suplicar forças para nos reconciliarmos com quem nos ofendeu ou com quem nós ofendemos.

Que o Espírito Santo venha ao encontro das nossas fraquezas, e nos fortaleça para que cumpramos bem o 5º mandamento, jamais provocando a morte, jamais torcendo em favor daqueles que matam, e jamais tirando o gosto de viver e de conviver de qualquer pessoa.

Que sejamos sempre missionários da vida, e que tenhamos a humildade de buscar e de promover a reconciliação em nossa família, na comunidade e na sociedade onde vivemos.

 

Maria santíssima, Mãe da reconciliação, capaz de perdoar todos os que torturaram e mataram o seu Filho, faça com que nosso coração se assemelhe ao seu coração materno, e dê-nos o desejo de nunca desistir de nos reconciliar, para que nossas ofertas e nossa comunhão sejam agradáveis a Deus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Como era a justiça dos doutores da Lei e dos fariseus? Consistia em fazer cumprir rigorosamente os preceitos das Escrituras. Era uma justiça fria, calculista, às vezes impiedosa. Exigiam do povo o que eles mesmos não cumpriam. A justiça que Jesus propõe e exige dos discípulos leva em conta a pessoa e seus anseios. A justiça do Reino ultrapassa a simples execução de leis e põe no centro a pessoa: as leis devem estar a serviço da pessoa, para a glória de Deus. A velha justiça proibia o homicídio, ao passo que a nova justiça persegue o mal até suas raízes secretas no coração, onde nasce a ira, e combate suas menores manifestações, como as expressões de desprezo ou rancor (imbecil, idiota). Assim, o amor fraterno, em gestos de reconciliação, torna fecundo o culto que se presta a Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,20-26 - A centralidade do Amor

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Hoje celebramos o dia de Santo Antonio de Pádua, que se encantou com o ideal de vida de São Francisco e entregou sua vida em prol do Evangelho de Jesus Cristo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a rezar e a compreender a sua Palavra. “Enviai, Senhor, o vosso Espírito Santo.”

 

Oremos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto bíblico atentamente. O que diz o Evangelho? Quais as orientações de Jesus?

Observe: “Pois eu vos digo…”, Jesus apresenta uma proposta que não deseja substituir, mas levar à plenitude aquilo mesmo que já diz a Escritura. As recomendações de Jesus atingem o ser humano inteiramente, no aspecto pessoal, social e religioso.

 

Jesus apresenta-se com a autoridade soberana que lhe pertence. Ele não veio acabar com a Lei de Moisés, mas ensinar a viver em plenitude a Lei de Deus. Por isso, afirma que a nossa justiça deve ser maior do que a dos mestres da Lei e dos fariseus. Justiça e reconciliação são duas palavras que resumem a mensagem de hoje. Seremos justos diante de Deus quando acolhermos e perdoarmos as pessoas, assim como Deus nos acolhe e nos perdoa. A exigência é de que, junto com a nossa oferta, esteja também o nosso coração reconciliado e curado pelo perdão. Jesus é o modelo de perdão ao pedir ao Pai por seus algozes: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23,34).

 

 

2. Meditação (Caminho)

Não se trata de não cometer nenhum pecado em relação á lei de Deus, pois tal coisa nos seria impossível, mas de imitar o próprio Deus naquilo que lhe é mais caraterístico: seu amor cheio de bondade e misericórdia.

Podemos definir até onde estamos obrigados a amar?

Até onde podemos ir sem faltar com o amor?

Por acaso, o amor tem limites? Qual é o caminho novo, diferente, que Jesus apresenta aos seus seguidores?

Peçamos a Jesus que ensine nosso coração a por em prática esse grande mandamento.

 

3.Oração (Vida)

Mantendo em mente os apelos que a Palavra de Deus revelou ao seu coração, apresente ao Senhor a sua oração.

Em silêncio, repasse a Palavra lida em sua mente e conte ao Senhor o que há em seu coração. Apresente-lhe suas necessidades e as necessidades do povo de Deus e reze para que o amor vença o ódio, supere as diferenças e construa a paz na humanidade.

Oração:

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Faça uma retrospectiva de sua vida à luz da lei do amor: nas palavras, na reconciliação e na justiça…

Como você quer expressar esta proposta de Jesus, hoje, no contato natural com qualquer irmão ou irmã?

 

Bênção

 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP