sexta-feira, 5 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Que ouço dizer a teu respeito? – (Lc 16,1-8)


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 05 DE novembro de 2021 (sexta-feira) 309 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“SEM PERDÃO NÃO HÁ AMOR!"

(Padre Fábio de Melo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUÊSA

DIA DO TÉCNICO EM PRÓTESE DENTÁRIA / PROTÉTICO DENTÁRIO

DIA NACIONAL DO DESIGN GRÁFICO

DIA MUNDIAL DE COMBATE À CAÇA DE BALEIAS

DIA INTERNACIONAL DA CONSCIÊNCIA GOVERNAMENTAL

DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

DIA DO RADIOAMADOR (NACIONAL e MUNDIAL)

DIA DO CORPO DE SAÚDE DA MARINHA

DIA DE ATENÇÃO PARA TSUNAMIS

DIA DO CINEMA BRASILEIRO

DIA DA CULTURA E CIÊNCIA

DIA DO INTERACTIANO

DIA DO ONZEMETRISTA

DIA DO LANÇAMENTO DO ANDROID

DIA DO ESCRIVÃO DE POLÍCIA

DIA NACIONAL DO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO DAS MULHERES BATISTAS

DIA DA INDEPENDÊNCIA DE HONDURAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (ANATEL)

DIA DA FUNDAÇÃO DA TV EDUCATIVA (TVE)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA) EM SANTARÉM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Espírito Santo do Turvo - Guatapará - Itapetininga - Pilar do Sul - Rosana (São Paulo) Capanema -Igarapé-Açu - São Francisco do Pará (Pará) Bom Jesus - Santana de Mangueira (Paraíba) Roncador (Paraná) Cambuci - Porto Real (Rio de Janeiro) Abaeté - Carmo do Rio Claro - Manhuaçu - Santa Margarida - São Francisco (Minas Gerais) Anhanguera - Hidrolândia - Ivolândia (Goiás) Tremedal (Bahia)  Barros Cassal - Sertão (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LÍVIA BARROs DAVIla (Leo Clube de Valparaíso /SP) SÍLMARA Castro Fabri (Lions Clube de Pederneiras /SP) Letícia  Rocha Da Silva Fernandes (Lions Clube de Tupã /SP)  ALINE MoRENO PElEGRINI (EQ 11 N Sra. da IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) CASSIANO PElEGRINI (EQ 11 N Sra. da IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) SANDRO José da Silva (EQ 14 N Sra. da PAZ do Setor de Garça /SP) MARIO SERGIO FERNANDES TEch (Curitiba /PR) MARLENE MAGDALONI (Garça /SP) CLEBER ROBERTO MORAES DE SOUZA (Garça /SP) Izaias Tenorio cavalcante (Garça /SP) RITA DE CÁSSIA MAIA PESQUERO CRUZ (Penápolis /SP) Marcos Tadeu Vizotto (Farmácia São Judas Tadeu-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VIRGINIA MARIA SACHETT MATTANNA e CLAUDIO  MATTANNAó1983ó38 ANOS (Lions Clube de Rio Pardo /RS) MARIA LúcIA MARTINO e José ALFREDO MARTINELLI MARTINOó1994ó27 ANOS (Garça /SP)VANESSA BORGES GELÁMOS e GUsTAVO GELÁMOS ó2012ó09 ANOS (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA ISABEL e SÃO ZACARIAS

SANTA BERTILA

BEATO MARIANO de La Mata Aparício

SÃO GUIDO MARIA CONFORTI

SÃO Donino

SÃO Teótimo e Companheiros

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Que ouço dizer a teu respeito? – Lc 16,1-8

 

 

- Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Paulo põe-se a serviço de Cristo e se esforça por torná-lo conhecido, sobretudo entre os não cristãos. Somos convidados a não desperdiçar os dons que Deus nos concedeu, mas usá-los para comunicar o Evangelho.

 

– Oração 

 

PAI, TORNA-ME ESPERTO EM RELAÇÃO ÀS COISAS DO REINO, E SEMPRE MISERICORDIOSO NO TRATO COM O MEU SEMELHANTE, POIS É ASSIM QUE ALCANÇAREI A COMUNHÃO CONTIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 05 de novembro de 2021 6ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos recorda que somos “filhos da luz”e nos incentiva a sermos enprenhados e zelosos no anúncio e edificação do Reino de Deus. 

 

1ª Leitura (Rm 15,14-21) – Fui feito ministro.de Jesus Cristo entre os pagãos para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceite.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

 

Meus irmãos, 14de minha parte, estou convencido, a vosso respeito, de que tendes bastante bondade e ciência, de tal maneira que podeis admoestar-vos uns aos outros. 15No entanto, em algumas passagens, eu vos escrevo com certa ousadia, como para reavivar a vossa memória, em razão da graça que Deus me deu. 16Por esta graça eu fui feito ministro de Jesus Cristo entre os pagãos e consagrado servidor do Evangelho de Deus, para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceite santificada no Espírito Santo. 17Tenho, pois, esta glória em Jesus Cristo no que se refere ao serviço de Deus: 18Não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para trazer os pagãos à obediência da fé, pela palavra e pela ação, 19por sinais e prodígios, no poder do Espírito de Deus. Assim, eu preguei o Evangelho de Cristo, desde Jerusalém e arredores até a Ilíria, 20tendo o cuidado de pregar somente onde Cristo ainda não fora anunciado, para não acontecer de eu construir sobre alicerce alheio. 21Agindo desta maneira, eu estou de acordo com o que está escrito: “Aqueles aos quais ele nunca fora anunciado, verão; aqueles que não tinham ouvido falar dele, compreenderão”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

 

 

– 05 de novembro de 2021 6ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Que ouço dizer a teu respeito?  (Lc 16,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 O amor de Deus se realiza em todo aquele / que guarda sua Palavra fielmente (1Jo 2,5).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Os filhos da luz precisam de amor para conquistar o próximo”

 

Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”

(Lucas 16,8).

O Evangelho que nos é apresentado na Liturgia de hoje parece controverso, porque, quase no final dele, diz que o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Entenda que o senhor não é o Senhor Deus, esse é o senhor desse administrador, é o chefe que vai demiti-lo e já o avisou, e sabendo que vai ser demitido, ele vai negociar com aqueles que devem para o seu patrão. Quem deve 20, ele manda pagar 10, ajeita as contas, e assim por diante ele vai abatendo as dívidas de cada um. Para quê? Porque ele sabe que, uma vez que ele vai estar desempregado, vai depois encontrar amigos que possam lhe favorecer. Ou seja, na desonestidade ele age com esperteza.

 

Você já viu como é que são as pessoas que fazem negócios neste mundo? Elas fazem qualquer negócio e, muitas vezes, agem com uma habilidade que engana qualquer um de nós, têm uma lábia, têm uma forma de falar e de agir; às vezes, você vai comprar um negócio, ele negocia com você, faz uns abatimentos, quase que lhe dá de graça, para não o perder. Isso é habilidade! Habilidade é o que o mundo tem para conquistar as pessoas para os seus negócios, habilidade é o que o mundo tem para vender a sua mercadoria, para fazer a sua propaganda.

 

“Nós que fomos conquistados pela luz de Cristo nos comportamos, muitas vezes, de uma forma tão passiva diante das coisas de Deus”

 

Muitas vezes, compramos uma coisa até que não tem utilidade nenhuma ou vamos deixar de lado, de escanteio, porque nos deixamos levar pela propaganda que nos ludibriou, que nos seduziu e enganou. O que chama atenção é a esperteza, porque os filhos deste mundo agem com esperteza nos seus negócios, os filhos deste mundo são mais hábeis, mais espertos, são mais dedicados naquilo que fazem.

 

E nós que fomos chamados e conquistados pela luz de Cristo nos comportamos, muitas vezes, de uma forma tão passiva e inerte diante das coisas de Deus e na própria relação com o próximo. Aqui não é para trazer a desonestidade para as coisas de Deus, mas é para ter habilidade para conquistar, para falar e evangelizar.

 

Precisamos usar da inteligência, da sagacidade, precisamos realmente ter habilidade evangélica para anunciarmos Jesus. Imagina uma pessoa que vai anunciar Jesus com a cara amarrada, com a cara azeda, vai anunciar Jesus de uma forma tão amarga! Como é que vamos conquistar as pessoas para Deus? Muitas vezes, as pessoas de Deus não conseguem nem levar os da sua própria casa para Ele. Sabe por quê? Porque ela vai para a igreja, mas ela volta de lá falando mal das pessoas, falando mal do padre, da sua própria pastoral. Quem é que vai sentir atração por uma coisa dessa, que só provoca discórdia e confusão? A própria pessoa que é da igreja fala mal das coisas da igreja, vive semeando fofoca, discórdia e confusão. Como ela vai atrair?

 

No Reino de Deus é a santidade, a verdade, a pureza e o amor que atraem as pessoas. Então, são essas habilidades que os filhos da luz precisam usar para conquistar pessoas para o Reino de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um administrador desonesto que age com esperteza. Sua desonestidade está no fato de esbanjar os bens do patrão (atitude de injustiça), e não propriamente na redução das dívidas. Tratava-se de uma comissão que lhe cabia por direito e que ele poderia usar como bem entendia. O que se elogia, em todo caso, não é a desonestidade, sempre abominável. O que se quer destacar é a sagacidade do administrador, com vista a não ficar na rua quando fosse despedido. Jesus adverte que os maus (filhos deste mundo) “são mais espertos no trato com sua gente do que os filhos da luz”. Uma parábola chocante, capaz de mexer com o brio de todo cristão. Dado que somos filhos da luz, precisamos administrar o tempo e os bens deste mundo na justa medida, conforme os valores do Reino.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, a parábola do gerente desonesto nos ensina a ser espertos e empenhados com relação ao Reino de Deus. A capacidade de pronta decisão é o que gostarias de encontrar nos teus discípulos. Torna-nos, Senhor, bons investidores para o futuro, praticando a misericórdia. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 16,1-8 - Compromisso

 

Oração Inicial
Sagrado Coração de Jesus

Hoje temos uma parábola instigante. Não há duvida de que o administrador é desonesto. E não é a desonestidade que Jesus nos dá como exemplo, mas sim que devemos agir enquanto é tempo e prepararmos para prestar conta.

 

Ó Jesus, iluminai-me com a luz do Espírito Santo para que eu compreenda bem vosso Evangelho e me deixe guiar pelos seus ensinamentos. Ó Maria, despertai em mim o zelo pela glória de Deus e a salvação de todos. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Cada vez mais me sinto atraído (a) a ler atentamente o Evangelho, pois ele é sempre novo para mim; é sempre como se fosse a primeira vez que o leio. Hoje, quero lê-lo várias vezes e ficar atento(a) à palavra ou frase que mais me chama a atenção.

 

“Existe uma parceria entre Deus e nós. Ele nos confia seus bens, sem dizer como devemos agir. A lógica é que o administrador seja fiel. De tempos em tempos, o proprietário examina, com seu administrador, o resultado de sua atuação. E pode chegar a um momento crítico: termina a parceria com seu administrador. Num primeiro momento, pode parecer que o senhor elogia o administrador infiel. Ele apenas elogia sua lógica: filho das trevas, ele foi desleal até o fim. Na contraluz aparece também a administração normal e responsável. E os “filhos da luz” são desafiados a usar a mesma esperteza e esforço dos que seguem a lógica do mundo. Precisamos usar, para o bem, o mesmo esforço que os maus usam em sua ação.”

 

2. Meditação (Caminho)

Senhor, essa parábola do administrador infiel deixa-me um tanto confuso (a). Compreendo que não elogiaste a sua infidelidade, mas a sua esperteza e sagacidade em providenciar os meios para viver sem trabalhar. E eu que desejo ser fiel ao meu Batismo, à minha fé qual é minha esperteza, minha sagacidade? Não posso permitir-me ser uma pessoa descuidada dos meus compromissos cristãos.

Qual minha esperteza, minha atenção às coisas de Deus?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra. Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento.

“Jesus vida, torna-me semelhante a ti, que eu me interesse pelas coisas do Pai como Tu o fizeste. Que eu seja atento (a) às necessidades dos meus irmãos, sobretudo dos mais pobres, sofredores e excluídos da sociedade. Que eu saiba administrar com sabedoria os dons e os bens que adquiri com o suor do meu trabalho. Isso te peço no amor do Pai e na luz do Espírito Santo. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Com que atitude você deseja viver o dia de hoje?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.