sábado, 22 de novembro de 2025

COMECE O DIA FELIZ! ■ Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos. – (Lc 20,27-40)


 


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO -

NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES

NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE -

 GARÇA/SP, 22 DE NOVEMBRO de 2025 (sábado) 326 º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NADA É TÃO NOSSO QUANTO NOSSOS SONHOS.

(Friedrich Nietzsche)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA MÚSICA

DIA INTERNACIONAL DO MÚSICO

DIA NACIONAL DE LUTA PELA PESCA ARTESANAL

DIA NACIONAL DE LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

DIA OFICIAL DA DEFENSORIA PÚBLICA

DIA DA COMUNIDADE LIBANESA NO BRASIL

DIA DO FABRICANTE DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

DIA DO RECICLADOR

DIA DE DAR UMA VOLTA

DIA DE BOAS-VINDAS

DIA DO PASSEIO

DIA DO EMPRESÁRIO JUNIOR

DIA DA REVOLTA DA CHIBATA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO LÍBANO

DIA DA LEI FLEURY

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) EM TERESINA

DIA DA FUNDAÇÃO DO MUSEU OSCAR NIEMEYER EM CURITIBA-PR

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL PLÁCIDO DE CASTRO EM RIO BRANCO-AC

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Álvaro de Carvalho - Monte Castelo (São Paulo) Niterói (Rio de Janeiro) Iguaraçu (Paraná) Araguainha (Mato Grosso) Cruzeiro do Sul  (Rio Grande do Sul) Barro - Capistrano - Chaval - Frecheirinha - Iracema -Itatira - Jati - Marco - Monsenhor Tabosa - São Luís do Curu (Ceará) Campo Maior (Piauí) Cândido Mendes - Peritoró  (Maranhão) Ji-Paraná  (Rondônia) Lagoa - Santa Cecília do Pavão (Paraíba) Naviraí (Mato Grosso do Sul) Piracanjuba (Goiás) Lages (Santa Catarina)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  WOLNEY BRANCO (Lions Clube de Lins/SP)RENATO CESAR  DE FREITAS (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) MARCIA CRISTINA OLIVEIRA PEREZ (Magia Boutique Garça /SP)ELAINE CHRISTINA SIQUEIRA (Care Time Home Care-Garça /SP) CLAUDIA VIANNA (Vera Cruz /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1959ó66ANOS (Distrito LC 8)  

 

 

 

 SANTO DO DIA 

 SANTA CECILIA

Cecília (Itália, séc. III), padroeira da música e dos músicos por ter cantado ao Senhor no momento do martírio, foi uma mulher de grande caridade para com os necessitados. De famália nobre e rica, obteve, com suas virtudes, a conversão do esposo. É a padroeira da música e de todos  os músicos, e foi uma jovem de vida humilde.

SANTA Ápia

SANto Ananias de Arbela

São Benigno

São Filémon de Colossos

São Pedro Esqueda Ramirez

São Pragmácio

TOMÁS REGGIO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

A liturgia diária nos revela o Amor infinito de Deus. Portanto, contemplemos a Palavra de Deus, que ilumina nossa vida, e vivenciemos o Evangelho, seguindo e anunciando Jesus

 Lc 20,27-40 - Deus é Deus dos vivos     A Resposta de Jesus aos Saduceus A Verdadeira Família de Jesus

 Que tenhamos a esperança confiante na nossa ressurreição, porque professamos a nossa fé na sua ressurreição.

 

– Antífona 

 

– Feliz a virgem que, renunciando a si mesma e tomando sua cruz, imitou o Senhor, o esposo das virgens e príncipe dos mártires. 

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Acolhida

 

Cecília, virgem e mártir, viveu na Itália no século 3º. De nobre família romana, foi educada desde o berço na fé cristã. Seu martírio, selado com um nobre gesto de caridade para com os pobres, foi um testemunho contra os poderosos e de fé na ressurreição. É invocada como padroeira da música e do canto sacro. Rezemos pelas pessoas que, em nossas comunidades, nos ajudam a celebrar com o canto litúrgico. 

 

– Oração 

 

“SENHOR DEUS, ENSINA-NOS A VIVER PARA TI, CONFIANDO NA VIDA QUE NOS DESTE E NA RESSURREIÇÃO PROMETIDA.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

Coleta

 

Ó Deus, que nos alegrais cada ano com a comemoração de Santa Cecília, fazei que os testemunhos sobre esta vossa serva, piedosamente transmitidos, sejam para nós exemplos a serem imitados e proclamem as maravilhas de Cristo vosso Filho, realizadas nos fiéis. Ele que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. 

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXIV nº 407

 

 

– 22 de novembro de 2025sábado da 33ª Semana do Tempo Comum Santa Cecília, virgem e mártir, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (1Mc 6,1-13) Pelas iniquidades que pratiquei em Jerusalém, com profunda angústia, vou morrer em terra estrangeira. Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 1o rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império quando ouviu dizer que Elimaida, na Pérsia, era uma cidade célebre por suas riquezas, sua prata e ouro, 2e que seu templo era fabulosamente rico, contendo véus tecidos de ouro e couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que fora o primeiro a reinar entre os gregos. 3Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade para saqueá-la, mas não o conseguiu, pois seus habitantes haviam tomado conhecimento do seu plano 4e levantaram-se em guerra contra ele. Obrigado a fugir, Antíoco afastou-se acabrunhado e voltou para a Babilônia. 5Estava ainda na Pérsia quando vieram comunicar-lhe a derrota das tropas enviadas contra a Judeia. 6O próprio Lísias, tendo sido o primeiro a partir de lá à frente de poderoso exército, tinha sido posto em fuga. E os judeus tinham-se reforçado em armas e soldados, graças aos abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7Além disso, tinham derrubado a Abominação que ele havia construído sobre o altar de Jerusalém. E tinham cercado o templo com altos muros e ainda fortificado Betsur, uma das cidades do rei. 8Ouvindo as notícias, o rei ficou espantado e muito agitado. Caiu de cama e adoeceu de tristeza, pois as coisas não tinham acontecido segundo o que ele esperava. 9Ficou assim por muitos dias, recaindo sempre de novo numa profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10Chamou então todos os amigos e disse: “O sono fugiu de meus olhos e meu coração desfalece de angústia. 11Eu disse a mim mesmo: A que grau de aflição cheguei e em que ondas enormes me debato! Eu, que era tão feliz e amado quando era poderoso! 12Lembro-me agora das iniquidades que pratiquei em Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e ouro que lá se encontravam e mandei exterminar sem motivo os habitantes de Judá. 13Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram, e com profunda angústia vou morrer em terra estrangeira”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 9A(9)

 

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

1.  Senhor, de coração vos darei graças, / as vossas maravilhas cantarei! / Em vós exultarei de alegria, / cantarei ao vosso nome, Deus altíssimo! – R.

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

2. Voltaram para trás meus inimigos, / perante a vossa face pereceram. / Repreendestes as nações e os maus perdestes, / apagastes o seu nome para sempre. – R.

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

3. Os maus caíram no buraco que cavaram, / nos próprios laços foram presos os seus pés. / Mas o pobre não será sempre esquecido, / nem é vã a esperança dos humildes – R.

Cantarei de alegria, ó Senhor, pois me livrastes!

 

 

– 22 de novembro de 2025sábado da 33ª Semana do Tempo Comum Santa Cecília, virgem e mártir, Memória

– Evangelho do dia 

 

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.  (Lc 20,27-40)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão’. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com     

 

 

        22/11/25         

33º SÁBADO TC – AI:

Santa Cecília, mártir, padroeira da música religiosa (Roma, séc. 2-3)

 

Lucas 20,34-36.38: “Jesus respondeu aos saduceus: - Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram... Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”.

 

Senhor Jesus, nossas ideias e nossa linguagem humana são limitadas demais para pretenderem descrever as realidades do céu.

Por isso, projetamos nossas experiências da terra, como se elas continuassem após a morte.

Os saduceus desafiaram o senhor para saber que mulher ficaria com o marido depois que ele morresse, já que tivera várias mulheres, falecidas uma após a outra.

Eles não acreditavam na ressurreição e achavam que esse problema dava razão à sua descrença na vida após a morte.

O senhor nos revelou que a ressurreição não é uma repetição nem do nosso corpo físico nem das nossas relações familiares aqui na terra.

Temos de pensar que tudo o que vivemos na terra não passa de uma semente ou sombra da realidade maravilhosa que nos espera junto de Deus, após a morte.

Se aqui na terra nos empenhamos em amar de verdade, praticar o bem, e manter a união, vamos encontrar junto de Deus o máximo inimaginável de amor, de bondade, de verdade e de comunhão na vida futura.

Tudo isso aqui na terra é necessariamente relativo e temporário, enquanto será absoluto e eterno junto da Trindade santa.

O que importa agora é escolher o caminho que o senhor nos indicou e alimentar um anseio profundo pela plenitude de vida e de comunhão de amor, que só existe junto do Pai, do Filho e do Espírito Santo, infinitamente maiores do que todos os amores e prazeres desta terra.

O senhor nos disse que quem pede, recebe, quem procura, acha, e a quem bate, a porta será aberta.

Que tenhamos a esperança confiante na nossa ressurreição, porque professamos a nossa fé na sua ressurreição.

 Que seu Espírito nos faça vivenciar agora, apesar de todas as limitações, os valores que desejamos gozar plenamente no céu.

 

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe querida, nesta travessia da terra ao céu, cubra-nos com seu manto cor de anil, para que um dia possamos estar com a senhora na maravilha do amor e da vida eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No Evangelho de hoje, vemos uma nova tentativa de pôr Jesus à prova. Com paciência e sabedoria, o Mestre explica aos saduceus que na vida eterna seremos semelhantes aos anjos; que, para Deus, todos os seres humanos vivem eternamente; e que o Senhor é Deus de vivos, e não de mortos. Os saduceus não acreditavam na ressurreição, porque, erroneamente, a entendiam como mera repetição da vida presente. A argumentação de Jesus começa com a correção dessa visão deturpada, pois a ressurreição verdadeira consiste em passar a uma nova existência, na qual as categorias do mundo já não servem como base de comparação. Na vida futura, não haverá morte nem necessidade de criar família, por exemplo, pois seremos todos membros do mesmo corpo.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

  Lc 20,27-40 - Deus é Deus dos vivos

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, abre meu coração para acolher tua Palavra viva. Que o teu Espírito me conduza neste momento de oração, iluminando minha mente e fortalecendo minha fé. Dá-me silêncio interior, atenção e docilidade para ouvir tua voz e deixar-me transformar por ela. Amém.

 

1. Leitura (verdade)

Hoje, Jesus nos revela que a vida plena não se limita à realidade presente. Ele responde aos saduceus mostrando que Deus é o Deus dos vivos e que a ressurreição é sinal de que o amor de Deus vence até a morte. Ao afirmar que os filhos da ressurreição já não morrem, Ele nos convida a compreender que a vida eterna começa na relação com Deus, que permanece para sempre.

 

2. Meditação (caminho)

O que esta Palavra diz a mim hoje?
Sou chamado a confiar que minha vida está nas mãos de um Deus que não abandona. Quantas vezes me deixo levar pelos medos, pelas incertezas e pelas perdas? Jesus me recorda que o sentido último de tudo está para além do que vejo agora. A fé na ressurreição renova minha esperança e dá força para viver com coragem, bondade e perseverança.

 

3. Oração (vida)

Senhor, aumenta minha fé na vida que vem de Ti. Liberta-me dos temores que me paralisam e das preocupações que turvam meu coração. Ensina-me a viver como filho da ressurreição, confiando no teu amor e caminhando segundo a tua vontade. Que minha vida seja testemunho de esperança.

 

4. Contemplação

Hoje, sou convidado a contemplar a vida como dom e promessa. A missão que nasce desta Palavra é viver com esperança concreta: olhar as pessoas com mais ternura, agir com paciência, perdoar com sinceridade e confiar que Deus conduz cada passo. Meu compromisso é irradiar a certeza de que Deus é Deus dos vivos e está presente em todas as situações.

 

BENÇÃO

Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Que Ele fortaleça tua fé, anime tua esperança e encha tua vida de paz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia - - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXIV nº 407 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2025–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP