quinta-feira, 12 de julho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai. - (Mt 10,16-23)


 


– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U L H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 13 DE JULHO DE 2018 (sexta-feira) 192º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
APENAS SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO, POIS NAS HORAS GRAVES OS OLHOS FICAM CEGOS....
(Antoine de Saint-Exupéry)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO ENGENHEIRO SANITARISTA
 DIA MUNDIAL DO ROCK AND ROLL
 DIA INTERNACIONAL DO QUEBRA-CABEÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto Nacional (Tocantins) Mirim (Rondônia) Jussara (Paraná) Araçoiaba (Pernambuco) Pedro II (Piauí) Agua Fria - Madre de Deus - Madre de Deus (Bahia) Nova Candelária (Rio Grande do Sul) Rio Largo (Alagoas) Serra do Salitre (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  HILDA ESTEVAM LOURENCETTI ( Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP)HELENA RUBIRA BONELLO PERES (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP)FABIO MEDEIROS BRITO NAPOLITANO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)ALESSANDRA SIMÃO DA CRUZ (Garça/SP)HELIOHelinho” COSTA (Garça /SP)KLEBER RAGASSI DOS SANTOS (Garça/SP)VICENTE MAURO MANCUSO (Garça /SP)JOSÉ FRANCISCO SOARES DA SILVA (Garça/SP) EMILI CRISTINA EBIHARA (Garça /SP) INES MANFRIN CIRILLO (Garça /SP) FREI  ANIZIO RODRIGUES (Jerusalém /Israel) JOÃO MACIEL GARCIA (POMPEIA /SP)EDUARDO CIRIELLO (Garça /SP) ANTONIO GRIPA (São Paulo /SP)

 Santo do Dia 
SÃO HENRIQUE II
SANTA TERESA DE JESUS DOS ANDES
SANTA CLÉRIA BARBIERI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, com o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos. (Sl 47,10)
Se nos voltarmos para o Senhor, somos libertos dos falsos ídolos, experimentamos a misericórdia divina e contamos com a força do Espírito para fazer frente aos desafios da missão.
Oração
PAI, REVESTE-ME COM A FORÇA DO TEU ESPÍRITO A FIM DE QUE EU TENHA FORÇA SUFICIENTE PARA PERSEVERAR, ATÉ O FIM, NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO RECEBIDA DE JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o Mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
13 de julho de 2018 6ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum
Nossa boca anunciará sempre o louvor do Senhor, que nos chama a andar na retidão e justiça dos seus caminhos e nos acompanha e fortalece na missão.

1ª Leitura - (Os 14,2-10) - Não chamaremos mais 'deuses nossos' a produtos de nossas mãos. Leitura da Profecia de Oséias:

Assim fala o Senhor: 2Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: “Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.
4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5“Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.
7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão com a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 50 (51)
Minha boca anunciará o vosso louvor!

 Evangelho do dia
13 de julho de 2018 6ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum
Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai. - (Mt 10,16-23)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Quando o paráclito vier, o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade, lembrar-vos-á de tudo o que eu tenho falado  (Jo 16,13; 14,26).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Sereis odiados... (Mt 10,16-23)
É dura esta advertência do Senhor! Então, nós aderimos a Jesus Cristo, acolhemos o Messias e – exatamente por isso – nos tornamos o alvo preferencial dos poderosos?!

Sim. Exatamente isto. E não devia ser difícil de compreender. Se Jesus se apresenta como o único Senhor, não podemos dar a César o que cabe a Cristo. Aliás, o próprio César pertence a Cristo, ainda que César não o saiba ou não o queira aceitar... E o simples fato de proclamar que “Jesus é o único Senhor” nos transforma em ameaças vivas aos poderes deste mundo, que não podem tolerar em nós uma liberdade tão ampla e profunda que nos deixa dispostos a morrer por Cristo, tal como a imensa legião dos mártires que se opuseram ao nazismo de Hitler e ao comunismo de Stálin.

Há uma oposição radical entre o “príncipe” deste mundo e o Reino de Cristo. O mundo quer acumular riquezas, enquanto o Cristo é pobre. O mundo persegue a fama, enquanto Cristo lava os pés de seus apóstolos. O mundo anseia por prazeres sem conta, enquanto Cristo abraça a sua cruz e sobe o Calvário.

Historicamente, quando se forma um império sedento de poder e dominação, a figura de Cristo e seus seguidores sofrem implacável perseguição. Mesmo em nossos tempos, os valores morais do cristianismo são considerados como freio indesejável à expansão de poderosos grupos econômicos interessados em ganhar dinheiro com a exploração de homens e mulheres, ainda que as motivações por eles confessadas sejam de outra ordem, como o combate a epidemias, o equilíbrio ambiental e a ordem social.

Não admira que, aos olhos do mundo, Jesus Cristo apareça como um perdedor, um derrotado, objeto de terrível anátema social. Escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, diz Paulo aos cristãos de Corinto. Não admira que, ainda hoje, um jovem possa hesitar no seguimento de Jesus, considerando que deverá sofrer “prejuízos” para segui-lo.

E é o próprio Paulo quem nos fala de sua opção radical pelo Senhor Jesus: “Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo. Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele”. (Fl 3,7-9a)

Orai sem cessar: “Senhor, teus inimigos perecerão!” (Sl 92,10)

ReflexãoO apóstolo
AUTOR Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM 
(Barcelona, Espanha)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje, Jesus anuncia aos seus o que sofrerão pelo fato de serem apóstolos. Não lhes dá perspectivas muito motivadoras: Juízos, açoites, ódio da própria família, persecuções, morte. Atitude dos apóstolos: Astúcia e inocência. Sua tarefa: Percorrer o mundo dando testemunho de Jesus, falando inspirados pelo Espírito Santo... fugindo quando seja necessário. O mais importante: Perseverar até o fim.

“Apóstolo” é um término grego que significa “enviado”, enviado por Jesus para anunciar sua mensagem. São doze os que Jesus escolheu. Para manter íntegro o Evangelho, a predicação apostólica conserva-se desde o início até o fim dos tempos, por uma sucessão interrompida. Esta transmissão viva a denominamos “tradição”: Predicação apostólica continuada na sucessão apostólica. Tradição e Escritura são as duas grandes fontes da fé.

—Senhor, graças pelos apóstolos que fizeram que a fé chegasse até hoje e, porque nos envias a nós como parte desta “corrente” apostólica que anuncia o Evangelho.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que me diz o Senhor com a passagem do Evangelho de hoje?
- O que mais me chama a atenção?
- Minha oração é um verdadeiro diálogo com Deus?
 - Lembro-me de agradecer tanta força que Deus me tem dado?
- Ele realmente está falando ao meu coração hoje?

Leitura Orante
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
O Evangelho de hoje segue com as orientações de Jesus aos seus discípulos. É preciso que eles enfrentem as calúnias, as mentiras e as resistências que surgirão na realização da missão sem perder a confiança no Senhor.
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Em qual contexto se desenvolve a narrativa? Quais são as orientações dadas por Jesus? Por que Jesus pede a prudência e a simplicidade? Qual deve ser a postura dos discípulos quando surgirem as dificuldades na missão?
“Trata-se da continuação da missão dada aos Doze, enviados por Jesus para pregar a proximidade do Reino dos Céus. Os discípulos devem ter presente, olhando para o próprio Senhor, a possibilidade de serem ameaçados, hostilizados e perseguidos. O mais doloroso é que a perseguição e a hostilidade não vêm somente de fora, mas também de dentro da comunidade, da própria família. Na perseguição é preciso prudência e simplicidade; é preciso discernir para não se deixar enredar por quem quer que seja. É por causa de Jesus que os discípulos são perseguidos. Esse sofrimento é o preço do testemunho. Em tudo isso é preciso confiança, pois o ‘Espírito do vosso Pai falará em vós’. O Espírito Santo, que é dom gratuito do Pai, é que inspira os discípulos. Essa confiança é que deve sustentar a vida dos discípulos enviados em missão. As traições, o ódio, a rejeição por causa de Jesus e do seu evangelho não têm por que nos assustar. Todos nós somos às vezes cordeiro e lobo, até que se realize a identificação do discípulo com o Mestre” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) Qual palavra encontrou sintonia em sua vida? O que o texto diz a você hoje? As orientações de Jesus aos seus discípulos são também direcionadas a você? Olhando para sua vida, em que pontos você percebe a necessidade da prudência e da simplicidade? Permaneça por alguns instantes em silêncio para que o Senhor fale ao seu coração. 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  “Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém