segunda-feira, 27 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Espírito da Verdade dará testemunho de mim. - (Jo 15,26 - 16,4a)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 27 DE MAIO DE 2019 (segunda-feira) 146º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO BASTA CONQUISTAR A SABEDORIA, É PRECISO USÁ-LA.
 (Cícero)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA
 DIA INTERNACIONAL DA DOÊNÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
 DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL (SP)
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRA (Eq 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP) RUBENS MORENO FILHO (Auto Elétrica BR Garça /SP) GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA(Justiça do Trabalho - Garça /SP) AILTON ‘Paraná’ FERNANDES RODRIGUES (motorista - Garça /SP) MARIA GENI FABRI GIL (Lions Clube de Bauru Sul /SP) SUELI PELOSO LIMA CLIVERARO (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) cleber José cabrini (Lions Clube de Herculândia /SP) MARIA FERNANDA TONON DE MELLO HAMZE (Garça /SP) REINALDO DE BARROS JUNIOR (PPA-Colômbia - Bogotá / COLÔMBIA) FELICIANO MENÊ (Manaus /AM) OSVALDO VICENTE (Garça /SP) CARLOS ROBERTO GUTIERRES (Garça /SP) CELSO MORAIS (Garça /SP) JÚNIOR CÉSAR LOSSÁVARO (Murutinga do Sul/SP) LILIANA FEDERICA BALDO (Lions Club Giaveno Val Sangone / Italy)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALESSANDRA DE MATOS TRAVENSOLO DE ALMEIDA e ADHEMAR PRAXEDES DE ALMEIDA JUNIOR ó1994ó25 ANOS (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 Santo do Dia 
■ SANTO AGOSTINHO DA CANTUÁRIA
Agostinho (Inglaterra, sécs. 6º e 7º), discípulo de são Gregório Magno e seu sucessor como abade do mosteiro de Santo André em Roma, é reconhecido por católicos e anglicanos como o primeiro bispo e pai da Igreja Inglesa.
SÃO BRUNO  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Iluminados e fortalecidos pelo Espírito Santo, nós, a Igreja de Cristo, saberemos superar as adversidades e dar testemunho fiel do reino de Deus.
– Oração 
PAI, QUE O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO CALE FUNDO NO MEU CORAÇÃO E SEJA ACOLHIDO COM DISCERNIMENTO E DOCILIDADE, DE MODO A CONSOLIDAR MINHA FÉ NO SENHOR JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instruístes na vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 2ª-feira da 6ª Semana da Páscoa27 de maio de 2019
O Espírito da verdade abre mentes e corações a fim de que acolham o anúncio e o testemunho dos evangelizadores.

1ª Leitura (At 16,11-15) – O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia, e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade.
13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo.
15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 149
O Senhor ama seu povo, de verdade.


Evangelho do dia
2ª-feira da 6ª Semana da Páscoa27 de maio de 2019
O Espírito da Verdade dará testemunho de mim. - (Jo 15,26 - 16,4a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois, também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”. 
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Testemunhemos a ação do Espírito Santo em nossa vida”
 “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo”
(João 15,26-27).
O Espírito prometido por Jesus vem em nosso auxílio, em nosso socorro, vem habitar em nós, vem para fazer de nós testemunhas. E testemunha é aquele que experimenta, é aquele que vê e permite que a sua própria vida seja um sinal da transformação de Deus.
Nós, que estamos vendo tudo o que Jesus realizou e realiza, podemos e devemos testemunhar, com a nossa vida, que Deus está em nós.
É muito importante fazer memória, atualizar a própria vida. Eu olho a minha vida e eu ainda não sou aquilo que preciso ser, mas eu reconheço que a mão de Deus me conduziu, transformou-me, tocou-me e vem me transformando.
É preciso proclamar aquilo que o Espírito realiza no mundo, é preciso proclamar que Jesus é o salvador da humanidade.
Podemos testemunhar em nós aquilo que o Espírito faz e age, ele me convence, ele me retira do mal, vai transformando meu interior, meu temperamento, as minhas convicções. Podemos e devemos, com a nossa vida, testemunhar a ação do Espírito em nós, mas o testemunho acontece também de forma oral, falada, escrita, dita. É preciso proclamar aquilo que o Espírito realiza no mundo, é preciso proclamar que Jesus é o salvador de toda a humanidade.
Como proclamar? Como dizer? Como testemunhar? Na ação e no fogo do Espírito. É tudo isso que nós acompanhamos durante esses dias nos Atos dos Apóstolos. Homens e mulheres movidos e transformados pelo dom do Espírito, que, com muita parrésia e ousadia, testemunhavam para o mundo a ação transformadora de Jesus.
Precisamos proclamar Jesus, porque o mundo dilacera, o mundo anuncia o mal, as coisas negativas, as discórdias, brigas, desentendimentos; e precisamos testemunhar cada vez mais a Boa Nova. Não podemos substituí-la por nada, por novidades, por descobertas, cada coisa tem o seu lugar, mas o único que pode salvar o mundo é Jesus, nosso Senhor e Salvador.

Na força e na ousadia do Espírito, testemunhemos em casa, na família e no trabalho, onde quer que estejamos o poder salvador de Jesus. O mundo, as pessoas e nós precisamos estar convictos de que só há salvação em Jesus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A luta do cristão
Direitos reservados: Rev. D. Jordi POU i Sabater
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)
Hoje, o Evangelho é quase tão atual como nos anos do evangelista São João. Ser cristão naquele tempo não estava de moda, como tampouco está agora: é viver a contracorrente. Tem sido sempre! (inclusive em épocas em que “todo o mundo” era cristão).

O cristão é, se vive segundo Jesus Cristo, um testemunho do que Deus tem previsto para todos os homens. Isto não agradará a muitos, como Jesus mesmo não agradou a alguns e foi levado à morte. Os motivos da rejeição serão variados, mas devemos ter presente que em ocasiões nosso testemunho será tomado como una acusação. São João não esconde a realidade das coisas nem a substância da vida cristã: a luta. Uma luta que é para todos.

—Deus-Espírito Santo, Tu "lutas" conosco. Tu és quem nos dás as forças. Tu és o Protetor, quem nos livra dos perigos. Contigo ao lado nada devemos temer!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus continua preparando seus discípulos para quando ficarem sem sua presença física.
Vai enviar-lhes “o Espírito da Verdade que procede do Pai”. O Espírito vai testemunhar a favor de Jesus e defender os discípulos na hora da prova e quando estiverem diante dos tribunais por causa do seu nome. Na força do Espírito Santo, os discípulos de Jesus darão esse testemunho corajoso. Dar testemunho não é só falar bem do Mestre, mas também sofrer tribulações pelo fato de ser seguidor dele. As perseguições chegam a tal absurdo, que alguém, ao matar os discípulos de Jesus, pensa estar prestando culto a Deus. Os discípulos irão experimentar na própria pele o horror do fanatismo religioso de seus perseguidores..
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
AutorPaulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 15,26-16,4ª - O Espírito da verdade falará a respeito de Jesus
O Evangelho de hoje nos ajuda a compreender a missão do Espírito Santo.
Guiados pelo Espírito, os discípulos darão testemunho de Jesus e se manterão fiéis ao seu projeto, mesmo diante das perseguições.
Que possamos acolher a Palavra em nossa vida e concretizar em nosso dia os ensinamentos de Jesus.
Oração: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor.”

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
Leia o texto e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Você recorda outras citações bíblicas em que Jesus promete o envio do Espírito Santo?
“Tanto o Pai (14,26) quanto Jesus (15,26) enviam o Espírito Santo. O texto de hoje diz que é Jesus quem envia o ‘Espírito da Verdade’ que precede do Pai. ‘Espírito da Verdade’ (v. 26) porque ‘ensina e recorda as palavras de Jesus’ (14,26). O Espírito não fala de si mesmo, mas dá testemunho de Jesus, assim como a comunidade dos discípulos dará testemunho de Jesus pela ação do Espírito Santo: ‘Permaneçam em Jerusalém até receberdes a força do alto, o Espírito Santo, então sereis minhas testemunhas’ (At 1,8). Pensando defender Deus, e o seu nome, a comunidade cristã será perseguida, expulsa da sinagoga pelos judeus, como foi perseguido e morto o Senhor. A razão da perseguição permanece a mesma: falta de conhecimento do Pai e do Filho; imagem equivocada de Deus e de seu projeto; dureza de coração. Instruindo, assim, a comunidade, Jesus apresenta-se como verdadeiro profeta: ‘Eu vos falei assim para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora’ (16,4; ver: Dt 18,21-22)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Que luz Jesus lhe revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem o(a) compromete? O que ela lhe pede?
“Para acolher o Espírito Santo é preciso deixá-lo agir livremente. É preciso humildade verdadeira e acolhimento na fé. A ação do Espírito de Deus, mesmo quando repercute nas obras e nos projetos humanos, dirige-se ao coração do homem para libertá-lo, abrindo caminho para o amor” (Trecho do livro “Ele está no meio de nós”, da Paulinas Editora).
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
“Vem, Espírito Criador, as mentes dos teus visita, enche com a graça do céu os corações que criaste. Tu que és chamado Paráclito, altíssimo dom de Deus, água viva, fogo, amor e unção espiritual. Doador dos sete dons, dedo da destra de Deus, solene promessa do Pai, pões nos lábios a Palavra. Acende a tua luz na mente, infunde no coração amor, aquilo que em nosso corpo está enfermo, cura-o com o teu eterno poder. Para longe repele o inimigo e a paz nos dá sem demora. E assim, por ti conduzidos, evitaremos todo o mal. Por ti conheçamos o Pai e conheçamos também o Filho, e em ti, Espírito de ambos, creiamos todos eternamente. Seja dada ao Pai a glória e ao Filho que ressuscitou dentre os mortos, pelo Espírito, pelos séculos dos séculos. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que apelos a Palavra lhe fez? Que compromissos você deseja assumir em sua vida?

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.