domingo, 26 de janeiro de 2020

Padre Luiz Carlos - Refletindo a Palavra

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

“Convertei-vos”

Uma luz se levanta
           A Palavra de Deus salienta fortemente o início da pregação de Jesus, como o sair das trevas de um mundo abandonado. Jesus é a luz que surge das trevas e inicia sua caminhada monumental de iluminar o mundo com a luz que não se apaga. Depois de passar pelo batismo e pelo deserto tentado pelo demônio, Jesus está fortalecido pelo amor do Pai e pela Palavra do Antigo Testamento. Recebe a notícia da prisão de João. Podemos até pensar que está encerrado o ciclo de João. Agora vem o tempo definitivo. Jesus inicia seu ministério numa terra mal vista, a Galiléia. Esta região de Israel está na fronteira com o mundo pagão. E muitos pagãos vivem no território. Eram mal vistos pelos judeus fiéis que estavam em Jerusalém. Viviam na escuridão. A esses, o profeta Isaías promete um futuro luminoso: “O povo que vivia na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is 9,1). É como sair de uma grande escuridão e ter razões para muitas alegrias. Essa realidade se dá em Jesus que é a luz que ilumina todo homem que vem a esse mundo. O salmo explicita de onde vem essa luz: “O Senhor é minha luz e salvação” (Sl 26). O Senhor é sempre a luz. Por isso Jesus diz de si mesmo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12). A luz é vida. Por isso a conversão encaminha para a luz. Jesus proclama a conversão porque o Reino de Deus está próximo (Mt 4,17). Jesus e seu Espírito constituem essa luz que tira os povos da escuridão. Vir para a luz é acolher o Reino que Jesus anuncia próximo.
Colaboradores da missão
           Assim que começa o anúncio da conversão, Jesus reúne os companheiros para a missão. Um dia Jesus lhes dirá: “O Espírito Santo... dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho porque estais comigo desde o começo” (Jo 15,27). Estando com Ele, vivem juntos para depois comunicarem. O chamamento de Jesus se dá à beira do lago, entre os humildes e fortes pescadores. São chamados para a mesma missão de Jesus: serem pescadores. O lago significa o mundo; e a pesca, a missão de lançar a rede da Palavra. Eles, estando sempre com Ele, aprendem suas atitudes e mentalidade para anunciarem o Evangelho na força de Cristo. É o que vemos em Paulo, na primeira carta aos Coríntios: “Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo de sua força própria” (1Cor 1,17). A missão de Cristo continua integral em seus discípulos. Jesus convida para que sejam “pescadores de homens”. Fez um jogo de palavras para comunicar a missão e que essa missão não se confunde com apego a grupos. Não admite divisões ou preferências. O que se exige é que estejamos concordes: “Eu vos exorto, pelo nome do Senhor Jesus, a que sejais concordes uns com os outros... sejam concordes no pensar e no falar” (Id 10).
Exigências da resposta
           Jesus chama os primeiros discípulos em seu ambiente natural de trabalho. E eles respondem prontamente: “Imediatamente deixaram as redes e O seguiram” (Mt 4,20). Não fizeram perguntas ou explicações. Imediatamente aceitaram. O Reino de Deus tem pressa e pede que os seus não se prendam a pequenas coisas, mas lancem longe suas redes. Essa missão inclui igualmente as atitudes de Jesus: “Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino e durando todo o tipo de doença e enfermidades do povo” (Mt 4,23). Não bastam palavras, é necessária a permanente atitude de cuidado com o ser humano total. Por isso nossas palavras não convencem.
Leituras Isaías 8,23b-9,3; Salmo 26; 1Coríntios 1,10-13.17; Mateus 4,12-23
Ficha nº 1930 - Homilia do 3º Domingo Comum (26.01.20)

1. Jesus é a luz que surge das trevas e inicia sua caminhada de iluminar o mundo.
2. Eles aprendem suas atitudes e mentalidade para anunciarem o Evangelho na força de            Cristo.
3. O Reino de Deus tem pressa e pede que os seus não se prendam em pequenas coisas, mas      lancem longe suas redes.

Interruptor

           Nada como encontrar o interruptor numa sala escura. Podemos identificar todas as coisas. Tudo toma vida. Assim também aconteceu com o mundo que, ao receber Jesus, se ilumina e tira as trevas que cobrem o universo. Tudo toma vida e fica claro.
           Não podemos ter uma vida que seja simplesmente calendário que passa, mas vida que penetra iluminando tudo o que nos cerca. Com a luz de Cristo podemos continuar sua missão com sua força e sua mentalidade.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Foi morar em Cafarnaum, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías. - (Mt 4,12-23)





– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 26 DE JANEIRO de 2020 (domingo) 026º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
(Haile Selassie)


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DIA INTERNACIONAL DAS ADUANAS
DIA DA GULA
SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Buri - Santos (São Paulo) Bonito (Pará) Pio XII (Maranhão) Fazenda Rio Grande (Paraná) Calçoene (Amapá) Inhambupe - Iramaia (Bahia) Lajeado (Rio Grande do Sul) Assunção do Piauí - Barra D'Alcântara - Bela Vista do Piauí - Betânia do Piauí - Boa Hora - Boqueirão do Piauí - Brejo do Piauí - Campo Grande do Piauí - Campo Largo do Piauí - Capitão Gervásio Oliveira - Currais - Caridade do Piauí - Curral Novo do Piauí - Geminiano - Gurguéia - Guaribas - Ilha Grande - Júlio Borges - Jurema - Lagoa de São Francisco - Lagoa do Sítio - Milton Brandão - Morro Cabeça no Tempo - Nossa Senhora de Nazaré - Nova Santa Rita - Novo Santo Antônio - Pajeú do Piauí - Paquetá - Pavussu - Riacho Frio - São João da Fronteira - São João da Varjota - São João do Arraial - Sebastião Barros - Sebastião Leal (Piauí)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA (Macrocontábil Conessa - Garça /SP)LUIS FELIPE BENUTO (Presidente DLEOLC8-Leo Clube de Promissão Terra Prometida /SP)RAPHAEL CURVELO DA ROCHA (sobrinho PM São Paulo/SP) FRANCISCO SAMUEL DE ALMEIDA(PDG 2000/2001–Marilia /SP)CÁSSIA TANAKA DANIEL KAWAMURA (Lions Clube de Bastos /SP) JULIA SCALZO TEBET (Garça/SP)IZABEL MENDES TEIXEIRA (Garça/SP) Fernando César Ferreira da Rocha (Garça /SP)MARIA SARAUZA (Garça/SP)JOÃO MARTINS TEIXEIRA (Cassilândia /MS) Pe. ADEMILSON LUIZ FERREIRA (Coordenador Diocesano de Pastoral-Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Marília /SPDANIELA D'AVILA (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LUCIANA FACINA COSTA DE MATTOS e CARLOS ROBERTO DE MATTOSó1991ó29 ANOS (Lions Clube de Garça /SP)Leila Regina Santos Durante e Adilson Paschoal Duranteó1990ó30 ANOS (Equipe 07 ENS do ROSÁRIO-Setor de Garça /SP)ANA LUIZA VIEIRA DOS SANTOS e PEDRO ALVES DOS SANTOS ó1980ó40 ANOSó( Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE VALPARAÍSOó1990ó30 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO TIMÓTIO - SÃO TITO
Timóteo e Tito (Palestina, séc 1º), grandes colaboradores na missão junto com São Paulo, foram, provavelmente, convertidos pelo apóstolo em sua primeira viagem missionária. Ambos são modelo de cristãos comprometidos com a evangelização.
SANTA PAULA ROMANA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95,1.6).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Reunimo-nos em nome de Jesus, luz que ilumina os caminhos da nossa comunidade, a convivência, a missão e o trabalho nossos de cada dia. Esta celebração renove em nós o chamado do Senhor para segui-lo, a fim de nos tornarmos discípulos sempre mais unidos e fiéis no anúncio e propagação do reino de Deus. 
– Oração 
PAI, SOU-TE INFINITAMENTE GRATO, POIS, EM JESUS CRISTO MOVIDO PELO ESPÍRITO SANTO, TUA LIBERTAÇÃO CHEGA ATÉ NÓS, VÍTIMAS DE TANTAS FORMAS DE OPRESSÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
26 de Janeiro de 2020 3º Domingo Do Tempo Comum
■ Com o anúncio do Reino e o convite à conversão, Jesus inicia sua missão. Ele se revela como luz que afugenta as trevas da sociedade, reunindo todos em torno do seu evangelho.

1ª Leitura (Is 8,23b-9,3) – Na Galiléia, o povo viu brilhar uma grande luz.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

23No tempo passado, o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e da Galileia das nações. 9,1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais –, tu os abateste como na jornada de Madiã. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 26(27)
O Senhor é minha luz e salvação.
O Senhor é a proteção da minha vida.

2ª Leitura (1Cor 1,10-13.17) – Sede todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

10Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar. 11Com efeito, pessoas da família de Cloé informaram-me a vosso respeito, meus irmãos, que está havendo contendas entre vós. 12Digo isso porque cada um de vós afirma: “Eu sou de Paulo”, ou “eu sou de Apolo”, ou “eu sou de Cefas”, ou “eu sou de Cristo!” 13Será que Cristo está dividido? Acaso Paulo é que foi crucificado por amor de vós? Ou é no nome de Paulo que fostes batizados? 17De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa-nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 116(117)
O Senhor é minha luz e salvação.
O Senhor é a proteção da minha vida.

Evangelho do dia
26 de Janeiro de 2020 3º Domingo Do Tempo Comum
Foi morar em Cafarnaum, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías. - (Mt 4,12-23)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Pois do reino a boa-nova Jesus Cristo anunciava, e as dores do seu povo, com poder, Jesus curava (Mt 4,23)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
[12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo”.] 18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Permitamo-nos ser pescados por Jesus para fazer parte do Seu Reino”
 Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo”
(Mt 4,23).
Jesus deixa a Sua terra, Nazaré; vai morar em Cafarnaum e viver às margens do mar da Galileia. E, sobre todo aquele território, que o profeta Isaías já dizia que jazia nas trevas, agora, brilha uma grande luz. Essa luz é Jesus que vem iluminar as trevas daquela região, mas sobretudo, iluminar as trevas de todos os corações que se abrem à Sua graça.

Jesus anuncia que o Reino de Deus está no meio do povo; está presente por meio da conversão. É preciso se converter e abrir a mente e o coração para aproximar-se desse Reino; Ele leva esse anuncio. É preciso anunciar, é preciso proclamar, é preciso dizer: “Olha, o Reino de Deus está aqui!”; mas é preciso converter-se para ele.

Quando Ele anuncia também chama. Ele chama a Pedro e a André; Ele vai saindo e chamando os homens que estão nos seus diversos trabalhos, sobretudo, porque estão à beira do mar; então, maioria é pescador. “Vinde! Agora, Eu farei de vocês pescadores de homens”. Esse convite é para nós, para mim e você, nós somos chamados para irmos fazer parte da “companhia de pesca” de Jesus.

Permitamo-nos ser fisgados, pegados, pescados por Jesus para fazer parte do Seu Reino.”

Que beleza nos deixarmos ser pescados por Ele! Jesus me pescou um dia, pescou você também, e ainda que, muitas vezes, fujamos do “anzol da graça”, permitamo-nos ser fisgados; pegados; pescados por Jesus para fazermos parte do Seu Reino.

Nós precisamos pescar muitos para Jesus, precisamos pescar pessoas em nossa casa, em nossa família, no trabalho, na sociedade em que estamos. O mundo está sedento por conhecer o Reino de Deus.

E, assim como Jesus exercia a Sua missão por toda a Galileia ensinando, pregando e curando, nós também precisamos fazer a mesma coisa: ensinar o Reino de Deus, pregar a Palavra de Deus. E essa Palavra ensinada e pregada realiza curas, prodígios; ela cura e liberta o coração do poder do mal.

O mundo que jaz nas trevas tem sede da graça libertadora de Jesus. Por isso, nos permitamos ser pescados por Jesus para que, assim, possamos pescar o mundo e o levarmos para Deus e, desse modo, fazer o Reino de Deus acontecer.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Início do ministério público de Jesus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Mateus oferece um breve relato sobre a primeira atuação de Jesus na vida pública, no qual se fala expressamente da Galiléia como “a Galiléia dos pagãos”, como o lugar anunciado pelos profetas (cf. Is 8,23; 9,1), aquele em que aparecerá uma “grande luz”. Mateus responde assim à surpresa pelo fato de que o Salvador não viera de Jerusalém e Judéia. Desde o princípio, Mateus recorre ao Antigo Testamento para conhecer até os detalhes aparentemente mais insignificantes em favor de Jesus.

Em primeiro lugar, está o resumo do conteúdo essencial da pregação de Jesus, que quer dar uma indicação sintética de sua mensagem: “Convertei-vos porque o Reino (soberania) dos Céus está próximo”. Depois vem a eleição dos doze, com a qual Jesus Cristo anuncia e põe em marcha a renovação do povo das doze tribos, a nova convocação de Israel.

—Mateus, em muito poucas linhas, delineia à sua audiência uma primeira imagem da figura e da obra de Jesus.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
João Batista sai de cena, e Jesus, após o batismo e a prova no deserto, entra de cheio na missão: estabelece morada em Cafarnaum; proclama o arrependimento e a proximidade do Reino; convoca alguns auxiliares; ensina e prega nas sinagogas, e cura o povo de suas enfermidades. O Mestre resume sua missão inicial com o imperativo: “Arrependam-se”, e proclama a chegada do Reino, sem explicar em que este consiste. Contudo, talvez se possa dizer que o arrependimento e a cura das enfermidades são a base do seu reinado. Ao chamar os primeiros seguidores, Jesus já indica sua proposta de discipulado: o convite como iniciativa dele, o desapego à segurança do trabalho (Pedro e André) e aos afetos familiares (Tiago e João), e, por fim, a comunhão com o Mestre, para depois se tornarem pescadores de gente, discípulos que libertam o povo de tudo aquilo que o degrada e destrói. Toda religião (a católica deveria ser a primeira) deveria buscar a defesa e a justiça para os pobres, pois só assim terá a bênção de Deus.

Oração
Ó Jesus, notável pregador da Galileia, chegas provocando saudável reviravolta ao teu redor. Anuncias que o Reino de Deus já está presente e nos convidas à verdadeira conversão. Dá-nos, Senhor, disposição e sensibilidade para sermos pescadores de gente, onde quer que estejamos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 4,12-23 - Conversão e seguimento

Saudação
Saudação
- A nós, neste ambiente virtual, que buscamos a Palavra,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 4, 12-23
Ao saber que João tinha sido preso,Jesus voltou para a Galileia.
Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum,que fica às margens do mar da Galileia,no território de Zabulon e Neftali,para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:'Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar,região do outro lado do rio Jordão,Galileia dos pagãos!
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luze para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz.Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo:'Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos:Simão, chamado Pedro, e seu irmão André.
Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.Jesus disse a eles: 'Segui-me,e eu farei de vós pescadores de homens.'Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram.Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos:Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João.
Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes.Jesus os chamou.Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai,e o seguiram.
Jesus andava por toda a Galileia,ensinando em suas sinagogas,pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
Refletindo

Jesus escolhe Cafarnaum pra morar. Mateus recorda que isso é o para que se cumpra a Escritura, em Isaías que fala da luz que brilha na escuridão. A mensagem que passa a pregar é de conversão: "arrependam-se". O Reino de Deus é o núcleo da sua pregação. Começa também a formar sua equipe de missão. Chama Pedro e André, dois pescadores. e mais dois pescadores; Tiago e João. O texto diz que "imediatamente" ou, "no mesmo instante", deixaram as redes, o pai e o barco e foram com Jesus. A profissão de pescadores se transforma na missão de salvar pessoas para o Reino."Ir" com Jesus, ou "segui-lo" significa ser fiel a ele. Aqui nasce a espiritualidade do seguimento.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?  O que o texto nos diz no momento? Nossa vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Vivemos a conversão, ou seja, temos um coração novo?

Meditando

A Conferência de Aparecida nos recorda: “No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação.” (DAp 351).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus?

Oração pelas vocações

Pai de misericórdia,
que destes o vosso Filho pela nossa salvação e
sempre nos sustentais com os dons do vosso Espírito,
concedei-nos comunidades cristãs vivas,
fervorosas e felizes,
que sejam fontes de vida fraterna e
suscitem nos jovens o desejo de se consagrarem a Vós e
à evangelização.
Sustentai-as no seu compromisso de
propor uma adequada catequese vocacional e
caminhos de especial consagração.
Dai sabedoria para o necessário discernimento vocacional,
de modo que, em tudo,
resplandeça a grandeza do vosso amor misericordioso.
Maria, Mãe e educadora de Jesus,
interceda por cada comunidade cristã, para que,
tornada fecunda pelo Espírito Santo,
seja fonte de vocações autênticas
para o serviço do povo santo de Deus.
Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso  novo olhar a partir da Palavra? Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos viver a conversão: eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. 
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém