terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. – (Mt 16,13-19)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 22 DE FEVEREIRO de 2022 (terça-feira) 053º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ DEVER MAIS URGENTE DO QUE O DE AGRADECER."

(Napoleon Hill)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO APÓSTOLO

DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM

DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO

DIA DOS ARAUTOS DO EVANGELHO

DIA DO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

DIA DAS VÍTIMAS DE CRIME

DIA DE DATA PALÍNDROMO (02.02.2022)

DIA DA FUNDAÇÃO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES NO BRASIL

DIA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA) EM BRASÍLIA-DF

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaíra - São Desiderio (Bahia) Andradas (Sergipe) Santa Teresa (Espírito Santo)São Félix do Tocantins (Tocantins)Westfália (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LEONARDO DAGUANE INUCENCIO (Macrocontábil Conessa - Garça /SP) LUCILA CRISTINA PALADIN DE ANDRADE (Systh Informática - Garça /SP) MARIA CELIA RIBEIRO LEME DA SILVA (Eq. 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) JOSÉ ALVES PINHO FILHO (Lions Clube de Valparaíso /SP) CESAR VINICIUS LACERDA VITA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) MARIA CELESTE GÓES (Lions Clube de São Roque /SP) VANESSA DA SILVA ESTEVES (Gália /SP) MARCOS APARECIDO FIDÊNCIO (Jornalista-Garça /SP)MARIA JULIA CRUZ (Garça /SP)  GEISYELLE SILVA (Garça /SP) KEL SCARPARO ZANON (Ribeirão Preto/SP)ELVIRA BRAGA (Mogi Mirim/SP)PAULO LAMEGO (Manaus /AM)LUCIMAR DE FATIMA BALISTA GUERTA (Dracena /SP)MAYKON JOSÉ (Osvaldo Cruz /SP)MAJÚH RIBEIRO (Garça /SP)DARCY TOFOLLI ALVES MOREIRA (Garça /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre JOSÉ ORANDI DA SILVAó1992ó30 ANOS ó (Vigário Episcopal da Região Pastoral I e Administrador Paroquial da Catedral São Bento Marilia/SP) Padre NELSON BERNARDINO LOPESó1992ó30 ANOS ó (Pároco da Paroquia da Imaculada Conceição de Parapuã /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO

Sob o símbolo da cátedra, esta festa salienta a missão de mestre e pastor conferida a Pedro e aos seus sucessores. “A Cátedra de Pedro é sinal da autoridade de Cristo, fundamentada na fé e no amor” (Bento 16).  

SANTA MARGARIDA DE CORTONA

Santo Abílio de Alexandria

SÃO Maximiano de Ravena

SÃO Pápias

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : O Evangelho de hoje mostra-nos um pai preocupado com a situação de seu filho, e Jesus intervém com seu poder e misericórdia Tudo é possível para quem tem fé => Tudo é possível para quem crê – Mc 9,14-29

 

 

O Senhor disse a Simão Pedro: Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos (Lc 22,32)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Cátedra é a sede do bispo, a cadeira de onde ele preside a assembleia litúrgica. O Missal Romano esclarece que esta celebração “salienta a missão de mestre e pastor conferida por Cristo a Pedro, por ele constituído, em sua pessoa e na pessoa de seus sucessores, princípio e fundamento visível da unidade da Igreja”. Invoquemos as luzes do Espírito Santo sobre o nosso papa.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO A ME PREDISPOR A SER BENEFICIADO POR TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL TUA MISERICÓRDIA CHEGA ATÉ A MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, quisestes que a humanidade do vosso Filho, nascendo da virgem Maria, não fosse submetida a humilhação do homem decaído. Concedei que, participando desta nova criação, sejamos libertados da antiga culpa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 22 de fevereiro de 2022 - 3ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa

– Liturgia da Palavra 

Ao apóstolo Pedro, Jesus confia dupla missão: fortalecer seus irmãos na fé e zelar pelos seguidores de Cristo. 

 

1ª Leitura (1Pd 5,1-4) – Eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

 

 Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas, antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 19B(18)

 

O Senhor é o pastor que me conduz,

não me falta coisa alguma.

 

 

– 22 de fevereiro de 2022 - 3ª-feira da 7ª Semana Do Tempo Comum Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa

– Evangelho do dia 

 

Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.   (Mt 16,13-19)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Tu és Pedro, e sobre esta pedra / eu irei construir minha Igreja, / e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

“Jesus lhes perguntou: - E vós, quem dizeis que eu sou? - Simão Pedro respondeu: - Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo. Respondendo, Jesus lhe disse: - Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

(Mateus 16,15-18).

 

Jesus, a confissão de Pedro tornou-se a pedra fundamental sobre a qual o senhor assentou a autêntica fé na sua Palavra e nos deu o critério para discernirmos se estamos ou não no caminho verdadeiro do seu Evangelho.

Fora dessa pedra haverá sempre o risco de usar e de abusar do seu nome, mas dando ouvidos a crenças que pouco ou nada tem a ver com o Reino de Deus, que o senhor nos anunciou. Eis a razão pela qual o cristianismo quebrou sua unidade, tão desejada pelo senhor, e se dividiu em tantas denominações antagônicas.

 

O senhor não declarou que cada apóstolo seria uma pedra da fé no senhor.

Somente Pedro, que se chamava Simão, o senhor designou como Pedro-Pedra da sua Igreja, porque foi o porta-voz da revelação do Pai, reconhecendo o senhor como Cristo e Filho de Deus.

Os outros apóstolos foram colunas da edificação da Igreja, mas a pedra é uma só.

 

Senhor, faça com que o Papa Francisco, ele é o legítimo sucessor de Pedro, que ele seja uma ponte de unidade para todos nós, católicos, e um ponto de encontro para todas as denominações cristãs.

Nossa geração é cheia de polarizações, que criam discórdias e divisões entre os próprios católicos.

Deixam de valorizar e manter-se unidos no essencial da fé, para encorelizar-se e dividir-se no acidental das suas opiniões.

Que a nossa unidade em torno da fé de Pedro nos comprometa com o seu sonho de sermos um só rebanho e um só pastor, para que todos sejamos um, assim como o senhor, o Pai e o Espírito Santo são um só.

 

Maria, Mãe da Igreja, caminhe conosco para que aprendamos a manter a unidade no essencial, a respeitar a liberdade no acidental, e a praticar a caridade sempre, em tudo e com todos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Cátedra é o símbolo da autoridade e do magistério do bispo, e catedral é a igreja-mãe da diocese, sede permanente do pastor. A cátedra de São Pedro é o reconhecimento de sua autoridade sobre a Igreja: “Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. Essa investidura dada por Jesus foi reforçada depois da ressurreição: “Alimente os meus cordeiros… Alimente as minhas ovelhas” (Jo 21,15.17). Os Evangelhos fazem inúmeras referências a Pedro, mas são escassas as informações sobre seu ministério em Jerusalém, em Antioquia da Síria e em Roma. Entretanto, sua presença e martírio em Roma são comprovados por muitos estudiosos. A autoridade de Pedro (e de seus sucessores, os papas) se expressa pelo serviço, à semelhança do Mestre e Pastor, que veio para servir, e não para ser servido.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 16,13-20 – Crer e testemunhar que Jesus é o Filho de Deus

 

Oração Inicial


O Evangelho de hoje mostra-nos um pai preocupado com a situação de seu filho, e Jesus intervém com seu poder e misericórdia.

Uno-me à multidão, e aos discípulos, que seguem Jesus e aproximo-me com fé para orar e meditar sobre os ensinamentos do Mestre. Peço a luz e a sabedoria de Deus

 

Oração: Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz. Que tua santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma, fortifique minha fé e minha confiança em teu poder e compaixão.

 

Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leio o Evangelho e observo atentamente os personagens, os interesses de cada um e como Jesus age diante das forças do mal.

 

“Quando Jesus desceu da montanha, depois da transfiguração, encontrou uma multidão ao redor dos discípulos. Aparentemente, havia um caso de epilepsia (para eles, explicava-se pela possessão), e os discípulos não tinham conseguido expulsar o espírito. O pai, aflito, pediu a Jesus a cura de seu filho, dizendo: “Se podes fazer alguma coisa, tem compaixão e ajuda-nos”. Esse “Se podes” chamou a atenção de Jesus, que disse: “Se podes…? Tudo é possível para quem crê”. O pai pediu desculpas e Jesus curou o menino. Pode-se dizer que a fé é a abertura do coração para Deus. É a porta que abrimos para a ação de Deus em nossa vida. É um dom de Deus que cultivamos para que cresça e se fortaleça em nós”

 

2. Meditação (Caminho)

O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade.

A quem eu apelo quando me sinto impotente na presença do mal? Minha fé é criativa e operante? Como está meu aprendizado na fé e na confiança com o Mestre?

 

 

3.Oração (Vida)

Talvez Deus não atenda todos os pedidos, mas não deixará faltar o necessário para que encontremos o caminho do bem e da felicidade. Com esta confiança abro meu coração na presença divina e entrego-lhe todas as preocupações e angústias deste dia, minhas e dos que me são caros.

Rezo para termos força diante das tentações e das armadilhas do maligno.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O amor a Deus se identifica e se concretiza no amor ao próximo. Aproxime-se do Senhor sem medo, sinta o amor que Ele tem por você e fale com Ele. Abra seu coração ao Pai e faça a sua oração, louvando-o e agradecendo-lhe o grande amor que Ele tem por você.

Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz? Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho.

 

Bênção

 

Faça essa benção em primeira pessoa.

 

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.