terça-feira, 11 de dezembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. - (Mt 18,12-14)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A 
 GARÇA/SP, 11 DE DEZEMBRO DE 2018 (terça-feira) 345º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO FAZES O MELHOR QUE PODES, NUNCA SABES QUAL MILAGRE É FORJADO EM TUA VIDA, OU NA VIDA DO OUTRO.
(Helen Keller)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DAS apaes
DIA DA UNICEFFUNDO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA
DIA NACIONAL DO CONTROLE DE PESO
DIA NACIONAL da Câmara Júnior
DIA MUNDIAL da Câmara Júnior
DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS
DIA DO ENGENHEIRO
DIA DO ARQUITETO
DIA DO AGRIMENSOR
DIA da Infantaria da Aeronáutica

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Duartina (São Paulo) Beruri - Boa Vista do Ramos - Manaquiri (Amazonas) Cerro Corá - Coronel Ezequiel - Grossos Itaú - Santa Cruz - São Miguel - São Miguel de Touros - São Vicente (Rio Grande do Norte) Carrapateira - Pedro Régis (Paraíba) Corguinho - Farroupilha - Guaporé (Rio Grande do Sul) Jaguaruna (Santa Catarina) Campo Magro - Jardim Olinda - Paranapoema - Terra Boa  (Paraná) Agua Clara - Corguinho -Bataguassu - Jaraguari (Mato Grosso do Sul) Pirapemas (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA APARECIDA PACHECO FELIX (Unimed – Equipe 12 Nossa Sra. da SABEDORIA Setor de Garça /SP) ALCIDES LEAL (Osvaldo Cruz /SP)KATIA TELES (Garça /SP) ANA MARIA PRANDE pereira (Professora - Garça/SP) Luzia Alonso (Garça /SP) LUCIANA DE LION ALVES (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) JoAQUIM SERGIO pereira (Médico-Procomesso-Garça / SP) sAndra REGINA ALVES MOrGaDO  (Garça / SP) MANoel LUIZ PINHEIRO DOS SANTOS (Alvinlândia/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA FERREIRA R.VIEIRA E THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRAó2010ó08 ANOSó(Equipe13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) MARLUCE MARIA DE SOUZA BENTES E LUIZ ANTÔNIO R. DA SILVA ó1990ó28 ANOSó(Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO DÂMASO I
■ São JOÃO DIEGO
■ São SABINO

- Eis que o Senhor virá e com ele todos os seus santos, e haverá uma grande luz naquele dia (Zc 2,5.7).
■ Jesus revela  a face amorosa do Pai, que consola seu povo e vai ao encontro do necessitado, pois não se conforma em perder nenhum de seus filhos e filhas. 
– Oração 
PAI, QUE EU TE DÊ A ALEGRIA DE ESTAR SEMPRE EM COMUNHÃO CONTIGO, E IR AO ENCONTRO DE QUEM SE EXTRAVIOU PARA RECONDUZI-LO AO AMOR.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus, que manifestastes o vosso salvador até os confins da terra, dai-nos esperar com alegria a glória do seu natal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
11/12/2018 – Terça-feira da 2ª Semana do Advento
■ Cantemos e bendigamos o nome santo de Deus, pois ele vem para nos resgatar e restaurar nossa dignidade ferida.

1ª Leitura (Is 40,1-11) – Deus consola o seu povo.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.
3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.
6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 95 (96)
Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!


Evangelho do dia
11/12/2018 – Terça-feira da 2ª Semana do Advento 
Deus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. - (Mt 18,12-14)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
-  Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá para salvar-nos!
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Deus busca o que está perdido em nós
A alegria de Deus é encontrar o que está perdido; a alegria do coração d’Ele é reencontrar cada uma de Suas ovelhas!
Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam” 
(Mateus 18,13).
Há mais alegria no coração de Deus com o encontro do que com aqueles que estão em Deus e, muitas vezes, não se encontram no colo d’Ele. A alegria do Senhor é encontrar o que está perdido, a alegria do coração d’Ele é reencontrar cada uma de Suas ovelhas.

Existem, talvez, noventa e nove ovelhas acomodadas, felizes, porque estão na Igreja, porque estão na casa de Deus, porque participam dos movimentos da Igreja, porque fazem seus serviços, mas não se incomodam com a ovelha que está perdida. Ou, talvez, traduzindo o que o Papa Francisco traz para os nossos dias: hoje, temos algumas ovelhas na casa do Senhor e outras noventa e nove longe precisando ser encontradas.

Não podemos regozijar somente por nós: “Porque nós encontramos o Senhor. Porque nós estamos na casa do Senhor”. O trabalho do pastor é encontrar o que está perdido.

Encontramo-nos, muitas vezes, perdidos mesmo estando na casa de Deus, mesmo estando no serviço do Senhor. Se estamos perdidos, Deus está procurando nos encontrar, está buscando o que está perdido em nós, onde está o fio condutor e a direção da nossa vida.

Às vezes, acontecem coisas, situações que nos entristecem, desfavorecem e frustram a nossa vida e o nosso coração, mas não podemos perder a direção, não podemos perder a luz. A luz e a direção da nossa vida tem nome, chama-se: Jesus. É preciso estar com Jesus, não basta saber d’Ele, é preciso conviver e estar no coração de Deus. Esse é, na verdade, o grande movimento da nossa alma: todos os dias procurar o Senhor e deixar-se ser encontrado por Ele.

Deus está nos procurando em tudo aquilo que estamos fazendo e realizando no nosso trabalho, na nossa casa, na nossa família, nos negócios, naquelas situações mais pessoais que vivemos, sobretudo, nos nossos afetos e nas nossas emoções.

Quantas vezes nos perdemos no mundo emocional, nos confundimos em meio a tantas emoções da vida, e é preciso a sobriedade de espírito para poder se encontrar e não se perder nos caminhos da vida. Ao mesmo tempo em que procuramos nos encontrar com o Senhor e Ele nos encontrar, precisamos procurar os que estão mais distantes dos caminhos d’Ele. Precisamos alargar os horizontes do nosso coração para irmos ao encontro do outro, para nos alegrarmos com aquele que volta, para fazermos festa com quem está distante. Não há celebração do Natal sem a ovelha perdida voltando para se encontrar com o Senhor.

Que aquilo que está perdido em nós tenha a graça do encontro com a verdade de Deus e, ao mesmo tempo, os que estão perdidos e distantes d’Ele tenham a graça de se encontrar com a luz e com a verdade que se chama Jesus.
Deus abençoe você!

– Reflexão - O Autor da Sagrada Escritura 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— ouvindo Cristo captamos algo mais que palavras humanas: escutando-as, entrevemos o “coração” de Deus. Palavras de Jesus; palavras redigidas por Mateus; palavras de alcance divino. A Sagrada Escritura não é simplesmente literatura humana: Surgiu no e do sujeito vivo do Povo de Deus no caminho.

Três sujeitos interagem entre si na “Bíblia”. 1º O grupo de autores aos que devemos a redação dos diferentes livros que integram a Escritura. 2º Esses autores não são escritores autônomos, senão que formam parte do sujeito comum “Povo de Deus”: falam a partir dele e a ele se dirigem, até o ponto que o Povo é o "autor" da Escritura. 3º Este Povo não é autossuficiente, senão que se sabe guiado por Deus mesmo que, no fundo, é quem fala através dos homens e sua humanidade.

—No Povo de Deus —a Igreja— como sujeito vivo da Escritura as palavras da “Bíblia” são sempre uma presença do Deus vivo.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sou às vezes como ovelha perdida?
- É fácil voltar ao rebanho de Cristo?
 - Por que ir atrás de uma ovelha quando há outras 99 no rebanho? Seria porque aquela, apesar de ser uma só também é importante?
- Considero-me uma ovelha que o Senhor cuida com carinho e atenção apesar das dificuldades da vida?
- Ou faço parte daqueles que se julgam abandonados, desprezados por Deus?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 18,12-14 - O que fazer com o que se perdeu?
Com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento

Ó vem, Senhor, não tardes mais!

Vem saciar nossa sede de Paz!  


 1.   Ó vem, como chega a brisa do vento,

Trazendo aos pobres justiça e bom tempo! 

2.   Ó vem, como chega a chuva no chão  

Trazendo fartura de vida e de pão! 

3.   Ó vem, como chega a luz que faltou  

Só tua palavra nos salva Senhor! 

4.   Ó vem, como chega a carta querida  

Bendito carteiro do Reino da Vida! 

5.   Ó vem, como chega o filho esperado  

Caminha conosco Jesus Bem amado! 

6.   Ó vem, como chega o Libertador  

Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto, na minha Bíblia: Mt 18,12-14 – E a que se perdeu?
O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.
Refletindo
Um problema que devem enfrentar os que seguem Jesus é o julgamento, ou seja,  pensar que algumas pessoas estão irremediavelmente perdidas porque se afastaram. Na parábola de Jesus, o pastor deixa as 99 ovelhas que não se perderam  e vai procurar a ovelha que se perdeu. Ele quer dizer que veio ao mundo para salvar o que pensamos estar perdido. A comunidade, a Igreja, a família, o grupo que segue Jesus, não tem outra alternativa se constata que algum membro se extraviou. Como o pastor, o seguidor de Jesus, seu discípulo e missionário, deve fazer todo empenho para recuperar esta pessoa.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para mim, hoje? Quero seguir Jesus Cristo e para isto jamais poderei me deixar dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar ou de excluir. Se alguém se afastou, devo ir ao encontro desta pessoa e tentar ajudá-la, recuperá-la.
Meditando
Em Aparecida, os bispos disseram: "Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração, crê n’Ele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo." (DAp 278b).  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto diz para mim?
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo o Salmo 23 ( no início deste texto) e rezo a Oração que nos faz todos irmãos:
Pai Nosso
Espera no Senhor.4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vou  olhar as pessoas com olhar de fraternidade e de acolhimento e pedir ao Senhor a graça de uma "contínua conversão". Quero ir ao encontro de alguém que a mim "parece perdido".

BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica,
 que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados.
Em nome do Pai...