quarta-feira, 13 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. – (Jo 5,17-30)<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 13 de MARÇO de 2024 (quarta-feira) 73 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Se você tem conhecimento, deixe os outros acenderem as suas velas nele.

(Margaret Fuller)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ROTARAC  

DIA NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DIA DO CONSERVACIONISMO

DIA DA LUTA CONTRA A ENDOMETRIOSE no Brasil

DIA DO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

DIA da Caridade Irmã Dulce

DIA DAS MISSÕES MUNDIAIS

DIA DO PROTETOR DE OUVIDO

DIA DA JOIA

DIA DE ABRIR SEU GUARDA-CHUVA DENTRO DE CASA

DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS)

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO DE SÃO PAULO (IGC)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sarapuí (São Paulo) Barão de Melgaço (Mato Grosso) Chorozinho - Guaiúba (Ceará)Elesbão Veloso (Piauí) Santo Amaro (Bahia

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: RONALDO VIEIRA SANTOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) WILSON CITRO (PDG –Lions Clube de Andradina Sul /SP)CHRISTIANE ROCHA LUQUES (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) LIVIA SANTOS (Leo Clube de Osvaldo Cruz /SP) MATHEUS MITICITA (Marília /SP) ANTONIO CARLOS MOREIRA DE CASTRO (Garça /SP)LUÍS FERNANDO QUINTAS SOARES (Garça /SP) JOSÉ PELEGRINA JUNIOR (Ford Zevel Jau /SP) AFONSO MAURO PERES (Garça /SP)MAURO MARQUES DA COSTA (Marília /SP) DIEGO SOARES  (Garça /SP) CLARA ALVARENGA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DE: PE. JOSÉ VALDIR GRISANTE  ó1988ó36 ANOS (Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria de Inúbia Paulista /SP) ■-

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BIRIGUIó1966ó58 ANOSó (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTa Eufrásia

SANTa Cristina da Pérsia

SANTa Modesta

SANTa Patrícia de Nicomédia

SANTo Ansovino

SANTo Eldrado

SÃO Leandro de Sevilha

SÃO Nicéforo de Constantinopla

SÃO Rodrigo de Córdova

SÃO Piêncio

SÃO Macedónio

SÃO Salomão

SÃO Sabino de Hermópolis

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Procuro fazer a vontade daquele que me enviou – Jo 5,17-30 - Quem crê, tem a vida !

 

 

Antífona

Para vós elevo minha oração, nesse tempo favorável Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!  (Sl 68,14).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

O Senhor jamais se esquece de seus filhos e filhas, oferecendo-nos, em seu filho, Jesus, a vida em plenitude e manifestando seu amor, que supera até mesmo o de uma mãe pelos seus. Celebremos em comunhão com todos aqueles que, no caminho rumo à Pascoa, se abandonam confiantes à obra de salvação realizada por Cristo.

 

– Oração 

 

“PAI, TU ME DESTE TEU FILHO JESUS COMO CAMINHO PARA ENCONTRAR-ME CONTIGO. REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO QUE, CONHECENDO MAIS A JESUS, POSSA TAMBÉM CONHECER-TE MAIS.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, tende compaixão dos que suplicam, para a confissão de nossas culpa possa alcançar o perdão dos nossos pecados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 13 de março de 2024 quarta-feira da 4ª semana da quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Is 49,8-15) Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para restaurar a terra. Leitura do livro do profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes d’água.

 

1Farei de todos os montes uma estrada e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do Norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim”. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 144(145)

 

Misericórdia e piedade é o Senhor.

1. Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura– R.

Misericórdia e piedade é o Senhor.

2. O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou. – R.

Misericórdia e piedade é o Senhor.

3. É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente. – R.

Misericórdia e piedade é o Senhor.

 

 

 

– 13 de março de 2024 quarta-feira da 4ª semana da quaresma    

 – Evangelho do dia 

 

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.  (Jo 5,17-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Glória a vós, Senhor Jesus, / primogênito dentre os mortos!

 

Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. 24Em verdade, em verdade, eu vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

13/03/24 4ª QUARTA-FEIRA QUARESMA – B

 

João 5,17-20: “Jesus respondeu aos judeus: - Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: - Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer... O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.”

 

Jesus, o senhor era contestado agressivamente por aqueles que o acusavam de ofender a Deus, porque fazia o bem em dia de sábado.

Ao invés de se envolver em discussões mesquinhas, o senhor nos revelou a maravilha da sua união total com o Pai, que trabalha sempre, continuando a obra da criação, e por isso, o senhor também trabalha.

Essa comunhão plena de vida e de amor com o Pai faz com que o senhor participe do agir do Pai e o Pai aja através do senhor.

É uma união que o leva a fazer em nosso favor apenas aquilo que vê o Pai fazer.

Por isso, se compadece dos pobres, dos enfermos, dos pecadores, porque seu Pai é misericordioso.

O Pai lhe confiou a ressurreição dos mortos e o julgamento da história humana, porque sabe que seu coração é cheio de misericórdia pelo ser humano.

Quem crê no senhor, crê no amor do Pai e terá a vida eterna.

Jesus, que a nossa fé nos leve a ver no senhor a verdadeira realidade de Deus, que é comunhão eterna de vida e de amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Somente o senhor tem palavras de vida eterna, somente o senhor é o nosso Caminho, Verdade e Vida, que quer nos fazer participar da sua ressurreição.

Liberte-nos de uma fé mesquinha, incapaz de acolher, de dialogar e de construir amizade social e fraternidade universal.

 

Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, Senhora Aparecida, mais uma vez suplicamos a sua intercessão para que mantenha a nossa esperança pela paz e pela justiça em nosso mundo de tanta violência e de vinganças. Não nos deixe sucumbir ao desânimo, fortaleça a solidariedade de todos os homens de boa vontade, para aliviar as dores de todas as vítimas dessas ambições e dessas guerras atuais. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A inveja, descrita aqui no Evangelho de hoje, diz respeito a um relacionamento que Jesus tem com o Pai. Todos nós somos chamados a uma relação de amor, a uma relação filial com Deus, por isso ninguém precisa se comparar com ninguém, nem para mais nem para menos. Você não precisa se comparar com ninguém, porque cada um de nós recebe o amor que nos é devido. Você precisa descobrir a medida do amor de Deus na sua vida, para que você não sofra mais com a inveja das pessoas nem sofra pela inveja em relação aos outros.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,17-30 - Quem crê, tem a vida !

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Senhor, nós te agradecemos por este dia.

Abrimos nossas portas e janelas

para que tu possas

entrar com tua luz.

Queremos que tu Senhor, definas os contornos de

nossos caminhos,

As cores de nossas palavras e gestos,

a dimensão de nossos projetos,

o calor de nossos relacionamentos e o

rumo de nossa vida.

Podes entrar, Senhor!

Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida,

tem piedade de nós.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto Jo 5,17-30.

 

Então Jesus disse a eles:

- O meu Pai trabalha até agora, e eu também trabalho.

E, porque ele disse isso, os líderes judeus ficaram ainda com mais vontade de matá-lo. Pois, além de não obedecer à lei do sábado, ele afirmava que Deus era o seu próprio Pai, fazendo-se assim igual a Deus

Então Jesus disse a eles:

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o Filho não pode fazer nada por sua própria conta, pois ele só faz o que vê o Pai fazer. Tudo o que o Pai faz o Filho faz também, pois o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que está fazendo. E vai mostrar a ele coisas ainda maiores do que essas, e vocês vão ficar admirados. Porque, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida aos que ele quer. O Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar a fim de que todos respeitem o Filho, assim como respeitam o Pai. Quem não respeita o Filho também não respeita o Pai, que o enviou.

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vem a hora, e ela já chegou, em que os mortos vão ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai é a fonte da vida, assim também fez o Filho ser a fonte da vida. E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o Filho do Homem.

- Não fiquem admirados por causa disso, pois está chegando a hora em que todos os mortos ouvirão a voz do Filho do Homem e sairão das suas sepulturas. Aqueles que fizeram o bem vão ressuscitar e viver, e aqueles que fizeram o mal vão ressuscitar e ser condenados.

Jesus continuou a falar a eles. Ele disse:

- Eu não posso fazer nada por minha própria conta, mas julgo de acordo com o que o Pai me diz. O meu julgamento é justo porque não procuro fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Refletindo

Jesus começa falando das obras, aos líderes dos judeus. Não de conhecimento. É um discurso que revela a natureza e a missão do Mestre. E que revela também o Pai. O Pai ama o Filho, ressuscita, dá vida, não julga ninguém. É misericordioso. O Pai enviou o Filho e o Filho faz o que vê o Pai fazer. Quem não respeita o Filho, também não respeita o Pai. E o segredo da vida eterna é ouvir estas palavras e crer.

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para nós?

Qual é a nossa escala de valores?

Meditando

Os bispos, em Aparecida, falaram deste mistério de profunda comunhão da Trindade que experimentamos no Batismo, nos sacramentos, na Eucaristia:

"É Deus Pai que nos atrai por meio da entrega eucarística de seu Filho (cf. Jo 6,44), dom de amor com o qual saiu ao encontro de seus filhos, para que, renovados pela força do Espírito, possamos chamá-lo de Pai: "Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu próprio Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da lei, para nos libertar do domínio da lei e fazer com que recebêssemos a condição de filhos adotivos de Deus. E porque já somos filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho a nossos corações e o Espírito clama: Abbá! Pai!" (Gl 4,4-5). Trata-se de uma nova criação, onde o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, renova a vida das criaturas." (DAp 241).

3.Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com toda Igreja, 

Oração da CF 2024

 

Deus Pai,

 

vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade

 

 Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo.

 

E os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito

 

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da Amizade social e a viver a beleza da Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências

 

num caminho de verdadeira penitência e conversão.

 

Inspirai-nos um renovado compromisso batismal

 

com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa Nova do Evangelho!

 

Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária

 

sem exclusão, indiferença, violência e guerras!

 

E que Maria, vossa serva e nossa mãe,

 

nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade!

 

 Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Como discípulo/a de Jesus, deixamo-nos conduzir pela fé e

pela certeza de que Deus é nosso Pai.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP