sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11,16-19)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 11 DE DEZEMBRO de 2020 (sexta-feira) 345º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

ENTRE AS DIFICULDADES, ESCONDEM-SE AS OPORTUNIDADES.

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

DIA NACIONAL DAS apaes

DIA DA UNICEFFUNDO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA

DIA NACIONAL DO CONTROLE DE PESO

DIA NACIONAL da Câmara Júnior

DIA MUNDIAL da Câmara Júnior

DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS

DIA DO ENGENHEIRO

DIA DO ARQUITETO

DIA DO AGRIMENSOR

DIA da Infantaria da Aeronáutica

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): DUARTINA (São Paulo) Beruri - Boa Vista do Ramos - Manaquiri (Amazonas) Cerro Corá - Coronel Ezequiel - Grossos Itaú - Santa Cruz - São Miguel - São Miguel de Touros - São Vicente (Rio Grande do Norte) Carrapateira - Pedro Régis (Paraíba) Corguinho - Farroupilha - Guaporé (Rio Grande do Sul) Jaguaruna (Santa Catarina) Campo Magro - Jardim Olinda - Paranapoema - Terra Boa  (Paraná) Agua Clara - Corguinho -Bataguassu - Jaraguari (Mato Grosso do Sul) Pirapemas (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA APARECIDA PACHECO FELIX (Unimed – Equipe 12 Nossa Sra. da SABEDORIA Setor de Garça /SP) MARIA Eduarda Martins Soares (de Garça /SP) ALCIDES LEAL (Osvaldo Cruz /SP)KATIA TELES (Garça /SP) ANA MARIA PRANDE pereira (Professora - Garça/SP) Luzia Alonso (Garça /SP) EDER MARIANO FRANCO (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) LUCIANA DE LION ALVES (Lions Clube de Bauru Estoril /SP)JOSIANE QUESSADA BUENO (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)  JoAQUIM SERGIO pereira (Médico-Procomesso-Garça / SP) sAndra REGINA ALVES MOrGaDO  (Garça / SP) MANOEL LUIZ PINHEIRO DOS SANTOS (Alvinlândia/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA FERREIRA R.VIEIRA E THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRAó2010ó10 ANOSó(Equipe13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) SIMONE NONATO MENÃO E RICARDO FOLCATO MENÃO ó2010ó10 ANOSó(ela-PPA ele-Contador-Garça /SP) MARLUCE MARIA DE SOUZA BENTES E LUIZ ANTÔNIO R. DA SILVA ó1990ó30 ANOSó(Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO DÂMASO I

SÃO Daniel, o Estilita

■ São JOÃO DIEGO

■ São SABINO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 11,16-19

Os que se empenham em viver a fé são acusados de fanáticos, O caminho cristão, como foi o caminho de Jesus, é marcado pela incompreensão.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Senhor promete nos visitar, trazendo paz e libertação, e espera que o recebamos com as lâmpadas da fé acesas. Celebremos com alegria a vinda próxima do Salvador.

– Oração 

 

PAI, QUE EU NÃO ME DEIXE BLOQUEAR PELAS CRÍTICAS, QUANDO MINHA VIDA FOR UM TESTEMUNHO DE SERVIÇO AO REINO, EXPRESSÃO DE MINHA ADESÃO A TEU FILHO JESUS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus onipotente, daí ao vosso povo esperar vigilante a chegada do vosso Filho, para que, instruídos pelo próprio Salvador, corramos ao seu encontro com nossas lâmpadas acesas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de dezembro de 2020 6ª feira da 2ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Diante de Jesus e sua mensagem, não se pode permanecer indiferente. Feliz é todo aquele que encontra sua alegria na Palavra de Deus. 

 

1ª Leitura (Is 48,17-19) – Ah! se tivesses observado os meus mandamentos!  Leitura do Profeta Isaías:

 

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 1

Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.

 

 

– 11 de dezembro de 2020 6ª feira da 2ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Não ouvem nem a João nem ao Filho do Homem. - (Mt 11,16-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

O Senhor há de vir, acorrei-lhe ao encontro; é o príncipe da paz.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Senhor nos liberta da condição de pecado”

“Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores” 

 (Mateus 11,19)

A verdade é que o Senhor Jesus se fez pecador com os pecadores. Sem se entregar de forma alguma ao pecado, mas para libertar os pecadores do pecado é que Ele se fez presente no meio deles.

 

Para alguns isso é uma ocasião de escândalo, porque Ele come com os pecadores, Ele está junto com os cobradores de impostos. Em outras palavras, o Senhor está no meio de nós, Ele se juntou a nós pecadores para nos libertar dessa condição de pecado.

 

A questão fundamental é que são os religiosos que se escandalizam com Jesus, são os religiosos que O condenam, porque, na verdade, as pessoas que se acham religiosas condenam aqueles que são pecadores.

 

A função da religião não é condenar, mas é salvar. A função da religião não é colocar um peso, mas é libertar. A função da religião é religar e não desligar o homem de Deus. Por isso, mais do que nunca, precisamos ser da religião de Jesus, sermos discípulos e seguidores d’Ele.

 

“O Senhor está no meio de nós, Ele se juntou a nós pecadores para nos libertar dessa condição de pecado”

 

Precisamos aprender com Jesus a viver a religião que nos coloca na verdadeira comunhão com o Pai. E essa religião não exclui ninguém; ela não exclui os pecadores, ela não exclui os homens que para nós são perdidos e sem jeito.

 

Se nós temos jeito, por que para o outro não tem jeito? Se para nós há salvação, se o amor de Deus nos resgatou, precisamos, na verdade, ser canal de resgate para os outros.

 

Às vezes, Deus nos resgata de pecados até grandes, liberta-nos de situações de vida muito opressoras, liberta-nos de vícios que nos escravizam, mas o mais difícil é nos libertar da hipocrisia religiosa, porque nós, muitas vezes, experimentamos a misericórdia de Deus em nós, mas não sabemos ser misericórdia para o outro.

 

Precisamos permitir que, neste tempo de graça, a misericórdia de Deus nos alcance, porque só ela pode nos libertar da hipocrisia religiosa, só ela pode nos libertar de viver uma religião de aparências, onde parecemos santos e justificados, mas estamos condenando o Senhor, porque Ele come e senta-se com os pecadores.

 

Precisamos nos fazer uns com os outros para trazermos os outros para o caminho da graça. Assim fez o Mestre Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Todo o empenho de Jesus na implantação do Reino de Deus parece trazer resultado insignificante ou fraco. Apesar de falar “com autoridade”, superando assim a oratória dos mestres da Lei e dos fariseus, a resposta e a adesão do povo são insatisfatórias. Daqui o desabafo de Jesus mediante a figura das crianças que fazem capricho: não participam da brincadeira. Jesus aplica a imagem ao comportamento de seus ouvintes. Todo esforço é inútil para levá-los a assumir compromisso com o Reino de Deus inaugurado por Jesus. Nem o rigorismo do Batista, nem a suavidade do Mestre de Nazaré, nada convence “essa geração” e seus líderes a mudar de vida. Entretanto, as obras que Jesus realiza revelam que ele é o autêntico emissário de Deus.

O R A Ç Ã O

Divino pregador, Jesus Cristo, teus conterrâneos, sobretudo os dirigentes do povo, recusaram a pregação do rigoroso João Batista e te desprezaram por seres amigo dos pecadores. Os planos de Deus, porém, comprovam que João estava certo e tu também estavas com a verdade. Errados, eles. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 11,16-19 – Onde está a sabedoria de Deus?



Oração Inicial

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. O Advento nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem ao nosso encontro. Ele veio, vem e virá ao nosso encontro, até o dia o encontro será definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão e a esperança.

 

Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

A quem Jesus está instruindo? Quais são as suas exortações? Qual é o caminho apontado por Jesus?

 

“Jesus nunca teve uma plateia totalmente a seu favor. Muitos acreditavam nele e em seu projeto, mas outros faziam tudo para encontrar nele alguma falha. O povo o escutava, seus inimigos o questionavam. Ele foi definido como sinal de contradição. Ainda hoje a Igreja é sinal de contradição. João Batista era rejeitado pela sua vida rude e penitente; Jesus era acusado de ser conivente com os pecadores. A Igreja hoje é acusada por ser exigente e por ser misericordiosa. Os que se empenham em viver a fé também são acusados de fanáticos, exibicionistas e radicais. Quando todos nos apoiam, é necessário questionar nossas atitudes. O caminho cristão, como foi o caminho de Jesus, é marcado pela incompreensão.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Comporto-me com o Senhor como uma criança caprichosa que não aceita nem uma nem outra proposta? O Advento é tempo propício para reavaliarmos nossas atitudes e a aceitação da verdade de Cristo.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.
Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!

 

Senhor, concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, seguí-lo e adorá-lo em toda minha vida!
Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário. 

 

Bênção

 

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.