sábado, 10 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Elias já veio, mas não o reconheceram.” - (Mt 17,10-13)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
Logo Novembro AzulDEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 10 DE DEZEMBRO DE 2016 (sábado) 345º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
QUE NINGUÉM SE ENGANE, SÓ SE CONSEGUE A SIMPLICIDADE ATRAVÉS DE MUITO TRABALHO.
(Clarice Lispector - 10/12/1920 - 09/12/1977)


Datas Comemorativas
DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
DIA DA INCLUSÃO SOCIAL
DIA MUNDIAL DO PALHAÇO
DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS
DIA INTERNACIONAL dos Direitos Animais
DIA INTERNACIONAL dos Direitos Humanos
DIA NACIONAL DO SOCIÓLOGO
DIA NACIONAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DIA NACIONAL DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alcântaras - Granjeiro - Paramoti (Ceará) Amaturá - Anori - Iranduba Itamarati - Presidente Figueiredo - Rio Preto da Eva - São Paulo de Olivença - São Sebastião do Uatumã - Tabatinga - Uarini (Amazonas) Alto Garças - Rondonópolis - Tesouro - Torixoréu (Mato Grosso) Areial - Pocinhos - São Bentinho (Paraíba) Bossoroca (Rio Grande do Sul) Itagi (Bahia) Colorado - Fernandes Pinheiro - Londrina (Paraná) Itaporã (Mato Grosso do Sul) Porto de Moz (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIANA CARRASCOSSI SASSO (Professora - Garça / SP) PAULO DE OLIVEIRA (Marilia /SP)ROBERTO MANCUSO (Bauru / SP) IRACEMA DA SILVA CALDAMONE (Barracão - Garça/ SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONÇALVES E MARCOS GONÇALVESó1988ó28 ANOSó(EQ 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP) SILEIDE DE AMORIM LADISLAU E LUIZ ANTÔNIO LADISLAUó1994ó22 ANOSó(EQ 17 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)DAINA RIBEIRO F. MARIUSSO e MARCELO DUARTE MARIUSSOó2011ó05 ANOSó(EQ 04 ENS de SHOENSTATT Setor de Garça /SP)  ■GEIZA e EDERSON BOFETTIó2013ó05 ANOSó(Prefeitura Municiapal de Garça /SP)MARIA JOSÉ CUZATO e MARCOS ANTONIO MANCUSOó1983ó33 ANOS ó(Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó57 ANOS (Distrito LC 8)

Santo do Dia
SÃO MELQUIÁDES
São JOÃO ROBERTS


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Celebrar a liturgia nos ajuda a crer nas promessas de Deus, reconhecer seu cumprimento e compreender os desígnios divinos, que sempre nos conduzem à salvação.
Oração
PAI, DESFAZE TUDO QUANTO ME IMPEDE DE RECONHECER EM TEU FILHO JESUS, DESPOJADO DE QUALQUER AMBIÇÃO MUNDANA, A MANIFESTAÇÃO DE TEU AMOR PELA HUMANIDADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei-nos, ó Deus todo poderoso, que desponte em nossos corações o esplendor da vossa glória, para que, vencidas as trevas do pecado, a vinda do vosso unigênito revele que somos filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sábado 10/12/2016 – 2ª Semana do Advento
A face do Senhor resplandece para nós quando escutamos sua Palavra. Assimilando-a, acolhemos Jesus como o Messias esperado pelo povo e anunciado pelos profetas.


1ª Leitura (Eclo 48,1-4.9-11) " Elias virá. Leitura do Livro do Eclesiástico:

Naqueles dias, 1o profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti?
9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 79 (80)
Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

Evangelho do dia
Sábado 10/12/2016 – 2ª Semana do Advento
"Elias já veio, mas não o reconheceram. - (Mt 17,10-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
 Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
A Palavra de Deus causa rupturas em nossa vida
A Palavra de Deus provoca profundas rupturas em nossa vida! Que, a partir delas, possamos romper com o pecado!
“Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram” (Mateus 17,11-12).
No Antigo Testamento, o povo de Deus aguardava a volta do profeta Elias. O profeta foi muito ousado e usado por Deus, sua palavra era como o fogo, onde ela chegava queimava, ardia nos corações, porque Elias falava com firmeza, com autoridade e denunciava os pecados do povo. Ele foi o maior dos profetas, por isso aguardavam sua volta, mas Jesus disse: “Elias já veio!”.
Não quer dizer que Elias, segundo a percepção de alguns, reencarnou. De forma nenhuma! O profetismo de Elias foi encarnado na figura de João Batista, por isso ele pregou, anunciou com tanta firmeza, determinação, coragem e ousadia a Palavra de Deus.
João Batista preparou os caminhos do Senhor e veio Elia; agora, o próprio Jesus está no meio deles. Os mesmos que rejeitaram Elias, rejeitaram também João Batista e, óbvio, Cristo.
Sabe, meus irmãos, quando algo vem nos incomodar, ou acolhemos e deixamos que aquilo nos transforme, que nos ajude a rever nossa vida ou, simplesmente, opomo-nos àquilo que a pessoa diz ser contrário, que pensamos e dizemos. Ou, se isso está incomodando a nossa forma de viver e conduzir as coisas, rejeitamos, criamos oposição, porque aquilo está nos tirando da vida cômoda que levamos.
Não gostamos de ser incomodados, mas conduzidos, conduzir a vida na comodidade em que nos encontramos, na situação que levamos as coisas. Porém, quando deixamos que a Palavra de Deus caia em nosso coração, ela incomoda, é como o fogo; ela arde e consome, vai ardendo dentro de nós, provocando rupturas, porque são as rupturas que provocam mudanças em nossas vidas.
Deixe que a Palavra de Deus provoque profundas rupturas na sua vida! Que você possa, a partir da Palavra, romper com o pecado, com a vida errada, com os laços e as coisas pecaminosas que não lhe permitem progredir na intimidade com Deus e Sua Palavra.
Quando nos deixamos incomodar pela Palavra, ela provoca rupturas dentro de nós, mas quando não queremos que ela aja em nós, criamos rejeição. Quanta indiferença há por Deus e Sua Palavra. Digo mais: portaram-se com indiferença e rejeição a Elias, João Batista e Jesus Cristo, com certeza, terão também indiferença com a Igreja, com os profetas, com aqueles que falam em nome do Senhor e Sua Palavra.
Como a sociedade em que vivemos rejeita ensinamentos da Igreja. E quando a sociedade rejeita? Quando a Igreja ensina verdades que contrariam os comportamentos, as escolhas, as “modas”, o modo de viver da nossa sociedade.
A Palavra de Deus vem para moldar a nossa forma de vivê-la, e provocar rompimentos dentro de nós. Deixemos que a Palavra de Deus como o fogo que queima, transforme a nossa estrutura interior!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Mt 17, 10-13
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
O Profeta Elias foi aquele que, na sua época, lutou contra os profetas de Baal na tentativa de restabelecer o culto a Javé e reconduzir os corações do povo para Deus.
Assim também era a função de João Batista, que deveria pregar a conversão para preparar um povo disposto para a vinda de Jesus.
Neste sentido, João Batista realiza a promessa da volta de Elias, que não foi a sua ressurreição ou reencarnação ou ainda a carruagem de fogo o trouxe de volta do alto, mas o profetismo segundo o espírito de Elias se fez presente em João Batista.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
João Batista veio com a missão profética de levar o povo de Deus a uma conversão interior.
Assim, ele abriu os caminhos para o Senhor e anunciou a todos a salvação de Jesus Cristo.
O anúncio de Elias, assim como o de João Batista, tinha como finalidade levar o povo a uma verdadeira conversão.
Esse tempo que antecede o Natal é propício para que nós, também, estejamos de coração aberto a fim de que aconteçam em nós as grandes transformações que Deus quer operar na nossa vida.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 17,10-13 - Aprender com o Mestre
Em união com todos os que se encontram neste ambiente virtual,
iniciamos nossa Leitura Orante, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2. Ó vem, como chega a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!
3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!
4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!
5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!
6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 17,10-13.
Refletindo
Os discípulos querem compreender. Os escribas os provocam recordando profecias. Sobre Elias, Jesus lhes diz que este já veio, mas não foi reconhecido. Da mesma forma acontecerá com o Filho do Homem. Para os discípulos, Jesus se referia a João Batista.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Os discípulos compreenderam depois que ouviram o Mestre. A fé e o amor me levam a ver de forma diferente as pessoas, imagem de Deus. Preciso  me aproximar mais e escutar a Palavra. Esta é condição para aprender do Mestre, para converter-me e viver como filho de Deus, transformar minha vida e ser  discípulo/a e missionário/a do Mestre Jesus Cristo.
 Meditando
Como nos lembram os bispos, em Aparecida: “Não temos outra felicidade nem outra prioridade que não seja sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço – seu serviço! – que a Igreja tem que oferecer às pessoas e nações” (DAp 14).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Rezo a Maria, que tão bem soube ouvir e compreender a Palavra de Deus
A Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada,
ó Maria!
Crestes na mensagem celeste,
e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na encarnação do Filho de Deus
no vosso seio virginal 
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou então o dia mais feliz da história da humanidade!
Os homens tiveram o Mestre divino,
o Sacerdote único e eterno,
a Hóstia de reparação,
o Rei universal!
A fé é dom de Deus e fonte de todo bem.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva,
forte, atuante; uma fé que salva e santifica!
Fé no Evangelho, na Igreja, na vida eterna.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Levo comigo a luz de Jesus Cristo. Quanto mais esta luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo.
Bênção
-Bênção natalina do papa Francisco
Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém, invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
- para as crianças e os idosos,
- para os jovens e as famílias,
- para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós, Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. 
Em nome do Pai...