segunda-feira, 16 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas. - (Lc 11,29-32)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 16 DE OUTUBRO DE 2017 (segunda-feira) 288º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"SEMPRE SOMOS CAPAZES DE DAR ALGO MAIS; MESMO NAS PEDRAS GERMINAM AS FLORES."
                                                                                                                                                                    (Henri Bergson)

 Datas Comemorativas  
DIA MUNDIAL DO PÃO
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO (ONU)
DIA NACIONAL DA ALIMENTAÇÃO
DIA DA MERENDEIRA
DIA DO ANESTESIOLOGISTA
DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
DIA NACIONAL DO SECURITÁRIO
DIA MUNDIAL CONTRA A DOR CRÔNICA
DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA ASA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bacuri - Primeira Cruz (Maranhão) Bananeiras (Paraíba) Igarapé-Mirim (Pará) Bela Vista do Paraísos (Paraná) Carmópolis (Sergipe) Catuípe (Rio Grande do Sul) Assu - São José de Mipibu (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACQUELINE MILLEN MIRANDA (Lions Clube de Bauru Estoril/SP) Mirela Raildo LAUREN Bulho (Garça /SP) LUIZ HENRIQUE CITTA DIAS (Garça /SP) JOSE HERMINIO DOS SANTOS FUNICELLI (Garça /SP) DINALVA DA SILVA GERRERO (Garça /SP) .
. . Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  CÁSSIA REGINA DA SILVA CASCONI e PAULO DE OLIVEIRAó(Marilia /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE TUPI PAULISTA ó1960ó57 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA EDWIGES
Edwiges (Baviera, 1174-1243), alcançou a santidade nas preocupações do governo da casa e numa viuvez muito sofrida. Após a morte de seis filhos e do marido, entrou no mosteiro cisterciense de Trebniz.
SÃO GERALDO MAJELA
SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE
JOSEFINA VANNINI

Senhor, se levardes em conta as nossas faltas, quem poderá subsistir? Mas em vós encontra-se o perdão, Deus de Israel (129,3s).
Os sinais de Jesus são os seus ensinamentos, a sua prática e a sua própria pessoa. Abrindo-nos a eles, concretizamos nossa vocação de discípulos de Cristo.
Oração
PAI, QUERO ESTAR PRONTO PARA OUVIR OS APELOS DE JESUS QUE ME CHAMA À CONVERSÃO, A FIM DE ME DISPOR, COM GENEROSIDADE, A VIVER EM COMUNHÃO CONTIGO, NO TEU REINO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Segunda-feira da 28º Semana do Tempo Comum - 16/10/2017
De Deus recebemos a graça da vocação para a santidade a o apostolado. Jesus é o grande sinal de Deus, superior a qualquer outro.

1ª Leitura (Rm 1,1-7) – Jesus Cristo, descendente de Davi, filho de Deus. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.
5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.
6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 97(98)
O Senhor fez conhecer a salvação.

Evangelho do dia
Segunda-feira da 28º Semana do Tempo Comum - 16/10/2017
Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal de Jonas. - (Lc 11,29-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
É preciso dar atenção aos sinais de Deus
Os sinais de Deus estão em todos os lugares, a Palavra de Deus nos sinaliza a cada dia
Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração”  (Lucas 11,32).
Jonas é usado como um sinal. A vida de Jonas, a sua pregação, o seu exemplo serve para a geração da época dele, para a geração da época de Jesus e para todos nós.
Sabe, num tempo onde vivemos movidos por muitas curiosidades, por uma sede de novidades, inclusive na Igreja as pessoas estão sempre em busca de novidades, querem sinais, querem ver Nossa Senhora aparecendo, querem receber rosas aqui, querem receber um sinal aqui e outro acolá, querem manifestação de Deus.
É pouco caso não entender como o amor de Deus está manifesto, vivo e presente no meio de nós. Ainda não conseguimos entender que a Eucaristia é o sinal mais visível da graça sublime de Deus entre nós, é o corpo de Cristo, é o sangue do Senhor. Ainda precisamos de outros sinais? Precisamos que Jesus apareça para nós para que possamos entender que precisamos mudar de vida, ter atitudes? A resposta de Jesus a eles é a resposta também para nós: “Nenhum outro sinal nos será dado, a não ser o sinal de Jonas”.
E qual é o sinal de Jonas? A primeira coisa é a conversão. Todos os dias há uma placa nos convidando a nos converter, nas estradas têm sempre placas para se converter à esquerda ou à direita, vá para lá ou para cá. Os sinais de Deus estão em todos os lugares, a Palavra de Deus nos sinaliza a cada dia. Assim como muitos são desatentos ou não estão nem aí para as placas, para as sinalizações e os desastres, os trânsitos da vida são tantos, não podemos deixar que a nossa vida vire um desastre.
É preciso dar atenção aos sinais de Deus, os sinais estão ai: a Palavra d’Ele, a Eucaristia. A verdade é que conversão é muito difícil, porque conversão é graça de Deus, mas é também empenho pessoal, é dedicação, postura, mudança de atitudes, é ter vontade de fazer aquilo e não fazer. É ter vontade de seguir os impulsos do coração, dos afetos e sentimentos humanos e saber nos contrariar.
Conversão é saber que temos tanta coisa prazerosa para fazer, mas precisamos nos voltar para Deus, rezar, meditar e contemplar. Conversão é uma urgência para a nossa vida, por isso que o sinal de Jonas é penitência. Jonas foi aquele que levou todo o povo de Nínive a se converter pela penitência. Não desprezemos as penitências, coloquemos o nosso coração sempre numa atitude de vigilância para não perdermos o rumo e a direção do Reino de Deus.
Se prestarmos a atenção nesses sinais, porque Jonas teve três dias no ventre da baleia e o Filho do Homem teve também três dias e saiu um homem ressuscitado.
Se tomarmos o caminho da penitência e da conversão diária, um homem novo surge, um homem novo vem sempre para fora, senão ficaremos sempre nessa vida velha, apegados aos pecados e a nós mesmos. Deus não nos quer assim, Ele nos quer convertidos a cada dia.
Deus abençoe você!
ReflexãoHumildade (os “dolentes” aprendem a ver)
 AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, , ainda existem aqueles que —em nome da “objetividade” do saber— pretendem obter um "sinal" de Deus. A raiz desta equivocada exigência não é outra coisa que o egoísmo, um coração impuro, que somente espera de Deus o êxito pessoal, a ajuda necessária para tornar absoluto o próprio eu ("eu posso medi-lo"). Esta forma de religiosidade representa a rejeição fundamental da conversão ("Ele deve ser da minha medida").
A humildade do silêncio—Jó!— é muito importante como primeiro passo na sabedoria. Resulta surpreendente que as queixas contra Deus, somente numa mínima parte procedem dos dolentes deste mundo; maiormente provem de "expectadores saturados" que nunca sofreram. Os dolentes aprenderam a ver! Neste mundo, o louvor sai dos "fornos" onde tantos se abrasam: o relato dos "três jovens" no forno acesso contém uma verdade mais profunda da que se expressa nos tratados eruditos.
—Jesus, quantas vezes pedimos um sinal e nos fechamos à conversão! A Cruz é o sinal.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus enfrenta a multidão com firmeza. Geração má! É duro isso! A Verdade dói. Procuro ser humilde quando alguém me alerta sobre algum erro?
- Reagir com agressividade demonstra insegurança. Não é mais producente escolher o caminho da humildade?
- Contribuo para que haja harmonia em meu lar?
- Respeito meu próximo procurando compreender suas atitudes?
- Quanta mediocridade! Quanta falta de respeito para com o próximo! Vamos pensar nisso? Prometo! Farei minha parte!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
patricia.silva@paulinas.com.br
Conteúdo publicado em  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ r  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 11,29-32 - Deus nos acompanha também na tribulação
Preparo-me, em comunhão com todos os internautas,
para a Leitura Orante,
orando com Santo Agostinho:
Tarde vos amei,
ó beleza tão antiga e tão nova.
Tarde vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim,
e eu lá fora procurando-vos!
Disforme,
lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo,
e eu não estava convosco!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto de hoje, na Bíblia: Lc 11,29-32.
Quando a multidão se ajuntou em volta de Jesus, ele começou a falar e disse o seguinte:
- Como as pessoas de hoje são más! Pedem um milagre como sinal de aprovação de Deus, mas nenhum sinal lhes será dado, a não ser o milagre de Jonas. Assim como o profeta Jonas foi um sinal para os moradores da cidade de Nínive, assim também o Filho do Homem será um sinal para a gente de hoje. No Dia do Juízo a rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês porque, quando ouviram a mensagem de Jonas, eles se arrependeram dos seus pecados. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.
Refletindo
Jesus denomina de "más" as pessoas que pedem um milagre como sinal da aprovação de Deus. Afirma que o Filho do Homem é o sinal para as pessoas de hoje. Não é um sinal espetacular que deve levar as pessoas à conversão, mas à adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) - O que a Palavra diz para mim?
Como é a minha fé? Fico à procura de milagres, sinais especiais em meu favor?
Ou acredito em Deus, independentemente dos sinais?
Meditando
Os bispos, em Aparecida, apontam para um sinal muito importante na vida de todo cristão – o anúncio do amor de Deus:
Anunciamos a nossos povos que Deus nos ama, que sua existência não é uma ameaça para o homem, que Ele está perto com o poder salvador e libertador de seu Reino, que Ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança em meio a todas as provas.” (DAp 29).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com toda Igreja a
Oração do Mês Missionário 2017

Deus de misericórdia,
que enviaste o Teu Filho Jesus Cristo
e nos sustentas com a força do Espírito Santo,
ensina-nos a caminhar juntos
e, a exemplo de Maria, nossa Mãe Aparecida,
na celebração dos 300 anos do encontro da imagem,
sejamos, em toda a parte,
testemunhas proféticas da alegria do Evangelho
para uma Igreja em saída. Amém.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou hoje, descobrir a presença e os sinais de Deus em tudo que me acontecer.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo