segunda-feira, 20 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.” - (Mt 1,16.18-21.24a)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 20 DE MARÇO DE 2017 (segunda-feira) 79º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
BRINCAR É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER SÉRIO.
(Arquimedes)


Datas Comemorativas
DIA DO INÍCIO DO OUTONO
DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE
DIA NACIONAL DO TEATRO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE
DIA NACIONAL DA AQUICULTURA
DIA MUNDIAL do Pardal
DIA MUNDIAL DA SAÚDE BUCAL
DIA INTERNACIONAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAs
Dia Internacional da Felicidade
DIA do Blogueiro
Dia Mundial de Solidariedade com o Levante do Povo Árabe e Africano

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Piquerobi (São Paulo) Alto Feliz - Ametista do Sul - Arambaré - Barão do Triunfo - Barra do Guarita - Barra do Rio Azul - Barra Funda - Boa Vista das Missões - Bom Progresso - Campestre da Serra - Capitão - Centenário - Charrua - Colinas - Coqueiros do Sul - Cotiporã - Coxilha - Derrubadas - Dois Irmãos das Missões - Engenho Velho - Garruchos - Gentil - Gramado dos Loureiros - Gramado Xavier - Hulha Negra - Inhacorá - Itapuca - Lagoa dos Três Cantos - Lajeado do Bugre - Lindolfo Collor - Linha Nova - Manoel Viana - Maquiné - Maratá - Mariana Pimentel - Mato Leitão - Minas do Leão - Monte Belo do Sul - Mormaço - Morrinhos do Sul - Morro Reuter - Muliterno -  Nicolau Vergueiro - Nova Boa Vista - Nova Pádua - Nova Santa Rita - Novo Barreiro - Novo Machado - Novo Tiradentes - Pareci Novo - Passo do Sobrado - Picada Café - Pinhal Grande - Pontão - Ponte Preta - Porto Mauá - Porto Vera Cruz - Presidente Lucena - Quevedos - Rio dos Índios - Sagrada Família - Salvador das Missões - Santa Clara do Sul - Santa Tereza - Santo Antônio do Palma - Santo Antônio do Planalto - Santo Expedito do Sul - São João do Polêsine - São José das Missões - São José do Inhacorá - São Martinho da Serra - São José dos Ausentes - São Pedro da Serra - São Pedro das Missões - São Pedro do Butiá - São Valentim do Sul - Sentinela do Sul - Sério - Sertão Santana - Sinimbu - Tiradentes do Sul - Travesseiro - Três Forquilhas - Tupanci do Sul (Rio Grande do Sul) Encanto - União da Serra - Vale Real - Vila Maria - Vila Nova do Sul - Vitória das Missões - Xangri-lá (Rio Grande do Norte) Anchieta - Jardinópolis - Turvo (Santa Catarina) Pé de Serra (Bahia) São Salvador do Tocantins (Tocantins) Congonhinhas - Pinhais - Rancho Alegre D'Oeste (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARCELO CONESSA CHICARELLI (m/ sobrinho –Garça/SP)MATHEUS TEIXEIRA (Bauru /SP)WALTER DE OLIVEIRA (Hidrodex-Garça /SP) ■PDG PAULO KENHITI NAKAE (Lions Clube de Adamantina /SP)JOSÉ ROBERTO MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Amizade /SP)ALEXANDRE BRANCO (Lions Clube de Bauru Estoril /SP)MARCIA LOPES SASSO (Garça /SP)JOSÉ DOS SANTOS (Garça /SP)CONSUELO MIRANDA SERRA (Garça /SP) DANILO ROMÃO (Cabrália Paulista/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DUARTINAó1982ó35 ANOSó(Distrito LC 8)


Santo do Dia
SANTO AMBRÓSIO DE SENA
SANTA MARIA JOSEFINA DO CORAÇÃO DE JESUS SANCHO DE GUERRA
SÃO JOSÉ (JOZEF) BILCZEWSKI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
 Oração
PAI, TEU FILHO ENCARNOU-SE PARA SALVAR A HUMANIDADE E RECONDUZI-LA À COMUNHÃO CONTIGO. TORNA-ME SOLÍCITO PARA ACOLHER O CAMINHO DA SALVAÇÃO ABERTO POR ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus todo poderoso, pelas preces de são José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma - 20/03/2017 - São José, esposo de Nossa Senhora . Solenidade
Os projetos de Deus são realizados por pessoas de fé compromissadas com sua vontade, a exemplo de Abraão, nosso pai na fé, e José, descendente de Davi e pai adotivo de Jesus


1ª Leitura (2Sm 7,4-5a.12-14a.16) – “O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. (Lc 1,32) Leitura do Segundo Livro de Samuel:

Naqueles dias, 4a Palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5a“Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 88(89)
Eis que a sua descendência durará eternamente.

2ª Leitura (Rm 4,13.16-18.22) – “Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na fé. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos, 13não foi por causa da Lei, mas por causa da justiça que vem da fé que Deus prometeu o mundo como herança a Abraão ou à sua descendência.
16É em virtude da fé que alguém se torna herdeiro. Logo, a condição de herdeiro é uma graça, um dom gratuito, e a promessa de Deus continua valendo para toda a descendência de Abraão, tanto para a descendência que se apega à Lei, quanto para a que se apóia somente na fé de Abra­ão, que é o pai de todos nós. 17Pois está escrito: “Eu fiz de ti pai de muitos povos”. Ele é pai diante de Deus, porque creu em Deus que vivifica os mortos e faz existir o que antes não existia. 18Contra toda a humana esperança, ele firmou-se na esperança e na fé. Assim, tornou-se pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: “Assim será a tua prosperidade”. 22Esta sua atitude de fé lhe foi creditada como justiça.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma - 20/03/2017 - São José, esposo de Nossa Senhora . Solenidade
José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado. - (Mt 1,16.18-21.24a)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus!
Felizes os que habitam vossa casa, para sempre eles hão de vos louvar! (Sl 83, 5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Recorramos ao auxílio de São José!
Recorramos a São José, olhemos seu exemplo de amor, fidelidade e entrega a Deus
José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo  (Mateus 1,20).
Hoje, a Igreja nos dá a graça de celebrarmos São José, o esposo de Maria, o pai adotivo de Jesus, homem eleito e escolhido com um papel fundamental nos desejos salvíficos de Deus.
Às vezes, olhamos para a figura de Maria e reconhecemos a importância que ela tem na história da salvação, que é única. Ao seu lado, Deus também colocou um companheiro, um homem santo, justo, virtuoso, sobretudo, um homem muito temente e íntimo de Deus.
O que me chama à atenção em São José, o que me leva a olhar para ele como este homem de Deus, é aprender como era fiel e temente, sobretudo como ele amava a Deus sobre todas as coisas. Para ter a grandeza de alma que teve, o amor que teve para com Maria e Jesus, é porque José tinha muito Deus no seu coração!
Num primeiro momento, ele não entendeu nem compreendeu aquilo que aconteceu com Maria. Por isso, no seu coração, não a queria difamar, porque ela ficou grávida quando era esposa dele e não tinha sido por ele. José desconfiava de Maria, mas não entendia os desígnios que Deus tinha para ela. Ele silenciou seu coração, colocou-se na presença de Deus. E quem se coloca na presença de Deus, é Ele mesmo quem vai conduzindo e iluminando.
Às vezes, quando não compreendemos uma coisa, a nossa primeira reação é nos chatearmos, aborrecermo-nos, ficarmos até revoltados. Precisamos aprender no silêncio de José a nos submeter, para não entendermos as coisas de uma forma humana, para não sermos precipitados, para não tomarmos decisões na carne e na humanidade apenas, mas para sermos conduzidos no Espírito, como José foi.
Deus usou de um meio para intervir, para se manifestar, para mostrar a José qual era a Sua vontade. José, por meio de um sonho, compreendeu que ele não podia, de forma nenhuma, ter medo de acolher Maria.
José teve medo de acolher Maria, medo de amá-la, de continuar cuidando dela, mas foi o próprio Deus quem lhe mostrou que ele era o homem escolhido para cuidar dos Seus tesouros mais preciosos: seu próprio filho Jesus, Nosso Senhor e Salvador, e a Mãe d’Ele, aquela que era a portadora da graça.
José é o grande guardião da Igreja, o grande guardião da família e protetor de todos nós! Deus o escolheu para uma posição fundamental: cuidar, guardar, vigiar aquilo que é d’Ele, para que Sua graça não se perca em nós, para que não desperdicemos aquilo que Deus nos deu. Recorramos a São José, olhemos Seu exemplo de amor, fidelidade e entrega a Deus, recorramos à Sua proteção!
Reze: “José, que guardastes e protegestes a Sagrada Família, que guardastes e protegestes os grandes tesouros de Deus, proteja, guarde, conduza com tuas mãos, com tua intercessão poderosa a mim, a minha casa, a minha família, o meu coração, a minha fé, as minhas intenções, os meus propósitos, aquilo que eu não compreendo, aquilo que dentro de mim parece cego e obscuro. Ó, José, grande amigo de Deus, homem das virtudes, ensina-me também o caminho do Céu!”.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mt 1, 16.18-21.24
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
São José deve servir de modelo para todos nós.
O Evangelho de hoje nos mostra muitos pontos da sua pessoa que devem inspirar-nos na vivência da fé e do compromisso com Deus e com a obra da Igreja. José pertence à descendência de Davi, faz parte dos planos de Deus para a salvação do mundo, como nós também fazemos parte dos planos de Deus para a nossa salvação e das demais pessoas. José é definido como justo, que na tradição bíblica corresponde à santidade, e nós devemos aspirar à santidade. Na dúvida, José não fica preso nos seus planos, mas descobre e realiza a vontade de Deus.
Da mesma forma, nós devemos muitas vezes fazer um ato de humildade e procurar realizar a vontade de Deus, e não a nossa.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Em que consiste sua devoção a Nossa Senhora?
 - Que título dado a ela mais lhe agrada?
- O que poderíamos oferecer a ela, celebrando seu aniversário?
- O que é Maria em sua vida? - Faça-lhe uma prece.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra a vida de São José, cujo dia foi ontem.
Peçamos sua intercessão para que o Senhor renove em nós o senso de justiça, já que ele é considerado homem justo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa, considere o sentido de cada versículo e procure identificar o tema central do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Este é o momento em que você é convidado(a) a ler o Evangelho novamente, deixando-se tocar por ele. Medite o texto, ouvindo o que o Senhor tem a lhe dizer. Que caminho Ele lhe indica?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Depois de sentir-se tocado pela Palavra, você é convidado(a) a fazer a sua oração, apresentando ao Senhor as suas intenções e as dos seus irmãos e irmãs.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese do que a Palavra deixou em seu coração.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.