domingo, 26 de abril de 2020

“Renovação espiritual”- Refletindo a Palavra - Padre Luiz Carlos


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Renovação espiritual”

           Ressuscitou e apareceu a Simão
Continuamos no clima do dia da Ressurreição. Os discípulos sentem a tristeza do terrível fim do Mestre. E, de um momento para o outro, a alegria do reencontro. É o que relata Lucas na aparição aos discípulos de Emaús. Depois de abrirem seus olhos, puderam reconhecer Jesus. Com alegria voltam a Jerusalém para dar a notícia. Jesus também ali se manifestara: “Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão” (Lc 24,34). Esse texto de Lucas não é só a descrição de um fato, mas um programa de vida para a comunidade.  Dois discípulos estavam em caminho para um povoado chamado Emaus. Conversam sobre os últimos acontecimentos. Jesus os alcança e continua o caminho com eles. Estão tristes. Na conversa com eles ensina a descobrir e entender os acontecimentos a partir da Escritura. Mas, o maior lugar do encontro é momento de partir o pão. A Ressurreição não é somente um fato que interessa aos discípulos, mas ela penetra na vida de todos. Ela continua como processo de vida. Onde vamos encontrar o Ressuscitado? Na fraternidade do caminhar juntos, na abertura aos sinais dos tempos (comentavam sobre os acontecimentos da morte de Jesus), nas palavras da Escritura que nos ensinam a conhecer Jesus e na Eucaristia onde O encontramos. Bela é a expressão dos dois discípulos quando Jesus faz de conta que vai mais adiante: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando” (Lc 24,28). Quando percebemos que a noite chega até nosso coração, Ele está presente. Quando nos aproximamos da Eucaristia, nossos olhos se abrem.
Nosso coração ardia
É bela a expressão dos discípulos quando Jesus desaparece do meio deles: “Não estava ardendo o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32). Podemos ver por aí que a presença de Jesus toca nosso interior. O relacionamento com Deus em Cristo é espiritual, mas não deixa de tocar nossos corações, pois nossa fé e amor habitam nosso corpo e nosso modo de ser. A atração que exerce sobre nós é o sinal “vivo” de sua presença permanente em nosso caminhar. Quanto mais nós O temos, mais poderemos dar o testemunho grandioso que os apóstolos deram no dia de Pentecostes (At 2,14.22-33). Não só pelo fato de ser uma testemunha, mas, sobretudo pela força do Espírito presente neles. Pedro é o primeiro a anunciar a Ressurreição. Ele tinha negado Jesus, mas recebe uma aparição particular. Os apóstolos farão da Ressurreição o conteúdo de seu anúncio. Por que as pessoas acreditaram? Porque o mesmo Espírito que anuncia é o mesmo que leva ao acolhimento da Palavra: Ouvindo a pregação, “sentiram o coração traspassado e perguntaram a Pedro: Irmãos, o que devemos fazer?” Pedro respondeu: ‘Convertei-vos, e seja cada um batizado em nome de Jesus Cristo”’(id 37-38).
Ensinais o caminho da vida
           Recebemos o mesmo Espírito. Não podemos sentir diferença entre os primeiros discípulos que puderam ver Jesus, e nós. O dom do Espírito e sua ação em nós é a mesma que marcaram os apóstolos. Por isso podemos rezar: “Vós me ensinais vosso caminho para a via; junto de vós, felicidade sem limites” (Sl 15). Esse salmo de certeza da validade da espera é uma leitura dos sentimentos de Jesus em seu momento de paixão e reflete sua sepultura: “Não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção”. E vemos o que nos espera: “Vos me ensinais vosso caminho para a vida, junto a vós felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado” (Sl 15).
Leituras: Atos 2,14.22-33;Salmo 15; 1Pd 1,17-21;Lucas 24,13-35.
Ficha nº 1956 - Homilia do 3º Domingo da Páscoa (26.04.20)

1. Quando nos aproximamos da Eucaristia, nossos olhos se abrem.
2. Quanto mais nós O temos, mais poderemos dar o testemunho grandioso que os          apóstolos deram no dia de Pentecostes.
3. Recebemos o mesmo Espírito. Não há diferença entre os que viram Jesus, e nós.

Não era conversa mole

           Dois discípulos iam para Emaús. Conversavam sobre o que acontecera com Jesus naqueles dias de sua Paixão. Comentavam, com muita tristeza. Tudo acabou. Sensação terrível. Conversavam. Era conversa mole, mas triste demais. Aí um estranho chega e entra no assunto. O assunto aumentou. Conversa mole.
           A conversa pode ser mole, mas é boa. Entrando no assunto, Jesus fortalece o assunto e leva os discípulos a compreenderem o que havia acontecido. É bom a gente ver o  bom resultado de uma conversa que parecia ser mole. Agora ela pegou rumo.
           Quando chegam à hospedaria, Jesus é convidado a permanecer com eles. Ao partir o pão eles O reconheceram. Tantas vezes fizera isso. Estava fixo em seus corações. Ele desaparece. Seus corações se enchem. Que beleza. Voltam a Jerusalém. Na noite... mas com essa lua magnífica, a noite virou dia.

–■COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA! ■–Reconheceram-no ao partir o pão. - (Lc 24,13-35)


 
– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL  
–  P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 26 DE ABRIL de 2020 (domingo) 117º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
NADA É TÃO LAMENTÁVEL E NOCIVO COMO ANTECIPAR DESGRAÇAS.
(Sêneca)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO ARTERIAL
DIA DO JUIZ DA JUSTIÇA DO TRABALHO
DIA Mundial da Boa Ação
DIA DA PRIMEIRA MISSA NO BRASIL
DIA DO ENGRAXATE
DIA DO GOLEIRO
DIA INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
DIA INTERNACIONAL DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES E CATÁSTROFES CAUSADAS PELA RADIAÇÃO
DIA InternaCIONAL das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação
SEMANA Mundial de ação pela Educação
SEMANA Mundial da Imunização
SEMANA DO TRABALHADOR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Monteiro Lobato (São Paulo) Abdon Batista - Celso Ramos – Forquilhinha – Iraceminha – Itapoá - José Boiteux - Serra Alta - Timbó Grande – Tunápolis - Vitor Meireles (Santa Catarina) Barra do Ouro (Tocantins) Boa Esperança do Iguaçu - Cruzeiro do Iguaçu (Paraná) Cachoeira do Sul - São Lourenço do Sul (Rio Grande do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:ARNALDO SERGIO BINI (Lions Clube de Pirajuí /SP) MARIA DE LOURDES C. POSSETTI (Lions Clube de Tupã /SP) ROSEMEIRE ROMERO CANAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)RUBENS MESADRI (PDG-DLC2-Lions Clube de Votorantim /SP)FLAVIO DE OLIVEIRA MARRA (Garça /SP) JAIME MATSUMOTO FILHO (ACINON-Garça/SP) RENATA DO NASCIMENTO PAIVA (Garça /SP)LUIZ CARLOS RIBEIRO (Cabrália Paulista /SP) MIGUEL SEMAANELHAGE NETO (Garça/SP) EDUARDO OLIVEIRA SANTOS (Garça/SP) MARCO CHIQUINI (Garça /SP) JOSE OLIVEIRA (Garça/SP) WAGNER LUIZ FERREIRA (Vereador-Garça /SP) Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOS (Capelão do Colégio Sagrado Coração de Jesus e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP) FREI SUENTON COSTA DE OLIVEIRA (Paróquia Santuário Nossa de Lourdes Garça/SP)

 SANTO DO DIA 
SÃO ANACLETO
SÃO PASCÁSIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia! (Sl 65,1s)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ O Senhor ressuscitado caminha conosco e nos convida a formar comunhão com ele ao redor da Palavra e da partilha do Pão da vida. Com o coração em festa, celebremos sua Páscoa, que se realiza nas pessoas e comunidades que depositam a fé e a esperança em Deus, promovem a partilha e criam laços de comunhão e solidariedade.
– Oração 
PAI, NÃO PERMITAS QUE EU CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER DISTANTE DE MEUS IRMÃOS E IRMÃS DE FÉ, POIS O SENHOR RESSUSCITADO NOS QUER TODOS REUNIDOS EM SEU NOME.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte pela sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

26 de março de 2020 3º Domingo da Páscoa
Liturgia da Palavra

1ª Leitura (At 2,14.22-33) Não era possível que a morte o dominasse.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis.
23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.
25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e a tua presença me encherá de alegria’.
29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono.
31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas.33E agora, exaltado pela direita de Deus, Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 16(15)
Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto de vós felicidade sem limites!

2ª Leitura (At 2,14.22-33) Fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, cordeiro sem mancha.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 17Se invocais como Pai aquele que sem discriminação julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei então respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo.
18Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito.
20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós. 21Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

26 de março de 2020 3º Domingo da Páscoa
Reconheceram-no ao partir o pão. - (Lc 24,13-35)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- É Cristo que anunciamos, / Jesus Cristo, o crucificado, / poder e sabedoria de Deus (1Cor 1,23s)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém.
14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?”
19Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?”
27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”
33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!”
35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
Voltemo-nos para Jesus na Sua Palavra e na Eucaristia”
Então um disse ao outro: ‘Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?’”
(Lucas 24,32)
Caminhar com os dois discípulos de Emaús, que partiam desse povoado, é ter a certeza de que Jesus também caminha conosco. Ele caminha conosco quando estamos juntos em casa e nas estradas da vida.

Andamos nas estradas da vida conversando sobre tudo, inclusive, sobre nossas inquietações, nossos medos e temores. Tenho a certeza de que a maioria de nós não conversa sobre outra coisa, neste tempo, a não ser sobre aquilo que nos preocupa e nos causa inquietações.

Não são poucas as nossas inquietações, elas vêm dos nossos medos, das nossas incertezas, dúvidas e inseguranças humanas, materiais e financeiras. Mas enquanto vamos passando por tudo isso, não nos esqueçamos de que Jesus caminha ao nosso lado, pois quando estamos mais voltados para os nossos medos, temores e preocupações, não conseguimos enxergar que Ele caminha e fala conosco.

Jesus caminha de todas as formas, mas as duas formas mais ordinárias e extraordinárias são por meio da Palavra e do partir do pão. O partir do pão, como os primeiros cristãos chamavam, é a Eucaristia. Por isso, se quisermos caminhar ao lado de Jesus, precisamos reconhecê-Lo entre nós na Sua Palavra e na Eucaristia. 

Mesmo que não tenhamos condições físicas para participar da Missa, que possamos nos voltar para Jesus na Eucaristia e na Palavra”

Os discípulos discutiam de tudo pelo caminho, e enquanto discutiam, Jesus iluminava o coração deles por meio das Sagradas Escrituras. Direcionava o coração deles para que compreendessem tudo à luz da fé e à luz de Jesus.

Precisamos permitir que Jesus nos forme, que nos eduque, ensine e direcione por meio da Sua Palavra, ouvindo-O, deixando que Ele mesmo ilumine a nossa alma e o nosso coração. Dediquemo-nos à oração, sobretudo, à oração da Palavra. Meditemos a Palavra de Deus.

Cada vez que nos voltamos às Sagradas Escrituras para orarmos, o nosso coração vai arder, porque Deus vai falar conosco, Ele vai nos direcionar, arrancar as inquietações e perturbações que temos dentro de nós. Jesus vai nos conduzir para nos sentarmos à mesa com Ele, e assim iremos reconhecê-Lo ao partir do pão.

A Eucaristia é o pão partido e repartido para nos alimentar. Por isso, mais do que nunca, mesmo que não tenhamos condições físicas para participar da Missa, que possamos nos voltar para Jesus na Eucaristia e na Palavra.

É bonito a pessoa que, do alto do seu apartamento, dentro da sua casinha ou no lugar mais longínquo do mundo, sabe onde está a Igreja e se ajoelha para estar na presença de Jesus. Faz isso depois de meditar e se alimentar da Palavra. Se nos alimentarmos de Jesus na Palavra e na Eucaristia, não faltará consolo para o nosso coração, o nosso coração vai arder sempre mais, porque Jesus, vivo e ressuscitado, está no meio de nós.

 Deus abençoe você!


 Reflexão - A Sagrada Escritura
 Direitos reservados:  Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— o Filho de Deus ressuscitado liberta da tristeza os seus discípulos desanimados. Como consegue fazê-lo? Caminha com eles e… fica com eles. Escuta-os e fala-lhes. Comparte o Pão e explica a Palavra: Eucaristia e Escritura. Os de Emáus vibram quando percebem que em Jesus de Nazaré se cumpre tudo o que os profetas tinham anunciado acerca do Messias: também a sua morte e ressurreição.

Deus quis comunicar com os homens. A Bíblia é esta revelação divina posta por escrito, depois de séculos de transmissão oral. A vinda do Messias foi anunciada e preparada durante os séculos do Antigo Testamento. O Novo Testamento narra a vida de Jesus e a da primitiva comunidade cristã. Reflete o cumprimento da promessa messiânica em Jesus Cristo.

— Deus Espírito Santo, confesso que Tu és o inspirador da Escritura. Espírito Divino, abre-me a inteligência para entender a Sagrada Escritura. Assim, no caminho da minha vida, avançarei sempre com o meu Salvador.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Dois discípulos tristonhos retornam de Jerusalém após o drama da paixão e morte do Mestre. Parecia tudo acabado, já não havia esperança. Só restava agora voltar à vida do dia a dia. Durante a caminhada, meditam sobre a Sagrada Escritura e a confrontam com os últimos acontecimentos. Iluminados pela Palavra, começam a entender tudo o que aconteceu. A morte eliminou Jesus, mas não sua mensagem e seu projeto. Entenderam que ele continua vivo e presente na caminhada do dia a dia, no diálogo fraterno, fundamentado na Palavra, e, principalmente, na partilha do pão, do alimento. Entenderam que o que estava morto vive novamente e foi ao encontro de sua comunidade. A fé dos dois, pouco a pouco, vai despertando e ficando cada vez mais clara. Seu coração começa a arder, e a esperança vai animando-os. Jesus voltou ao Pai, mas sem abandonar a humanidade: continua caminhando com ela. A comunidade cristã necessita iluminar os acontecimentos do dia a dia com a Palavra de Deus.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, companheiro nosso na lida diária, queremos manifestar- te os mesmos sentimentos dos discípulos de Emaús: “Permanece conosco”. Sim, caminha ao nosso lado, cada dia, para falar-nos ao coração e explicar-nos as Escrituras. Concede-nos renovado ardor missionário. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com//    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 24,13-35 - Emaús - Fica conosco, Senhor!
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus,
que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja
e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Lemos atentamente o texto do Evangelho: Lc 24,13-35.

Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou:
- O que é que vocês estão conversando pelo caminho?
Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cléofas, disse:
- Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias?
- O que foi? - perguntou ele.
Eles responderam:
- O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus. Então Jesus lhes disse:
- Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória.
E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas.
Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe.Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo:
- Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.
Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: - Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas?
Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam:
- De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.

Refletindo
Estamos na celebração da Páscoa. O Evangelho de hoje apresenta uma cena magistral: Jesus ressuscitado com os discípulos no caminho de Emaús. Eram dois: Cléofas e provavelmente sua esposa, Maria, aquela que estava ao pé da cruz com Maria, a Mãe de Jesus, e com Maria Madalena. É uma caminhada dura, triste, dolorosa, recordando o caminho feito até o Calvário, onde o Mestre foi crucificado e morto. Uma palavra que poderia definir o estado de ânimo de ambos é: decepção! Até que alguém, acerta o passo com eles e caminha junto, ouvindo suas dores e seu desalento. O caminhante os ouve e os ajuda a refletir, recordando as Escrituras e o que haviam profetizado sobre o Messias. Os fatos vão tomando novo significado, à luz da Palavra. Os olhos dos discípulos de Emaús passam a ver com clareza quando Jesus senta-se à mesa com eles e parte o pão.
A Palavra e a Eucaristia são dois momentos privilegiados em que Jesus Ressuscitado se manifesta e é percebido pelos que creem..
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para nós?
Quando nosso coração sofre, quando está frio buscamos o calor da Palavra e sentamo-nos à mesa com Jesus? Convidamos a Ele para estar conosco? Percebemos na pessoa que caminha a nosso lado o ritmo do andar de Jesus Ressuscitado?

Refletindo
Os bispos, em Aparecida, fizeram uma bela oração a partir de Emaús: "Guiados por Maria, fixamos os olhos em Jesus Cristo, autor e consumador da fé e dizemos a Ele com o Sucessor de Pedro:
"Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina" (Lc 24,29).
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.(...)" (DAp 554).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com a canção do Padre João Carlos:
Andavam pensando tão tristes
De Jerusalém a Emaús
Os dois seguidores de Cristo
Logo após o episódio da cruz
Enquanto assim vão conversando
Jesus se chegou devagar
De que vocês estão palestrando?
E ao Senhor não puderam enxergar

Fica conosco, Senhor!
É tarde e a noite já vem!
Fica conosco Senhor
Somos teus seguidores também

Não sabes então forasteiro
Aquilo que aconteceu?
Foi preso Jesus Nazareno
Redentor que esperou Israel
Os chefes a morte tramaram
Do santo profeta de Deus
O justo foi crucificado
A esperança do povo morreu

Três dias enfim se passaram
Foi tudo uma doce ilusão
Um susto as mulheres pregaram
Não encontraram seu corpo mais não
Disseram que Ele está vivo
Que disso souberam em visão
Estava o sepulcro vazio
Mas do Mestre ninguém sabe não

Jesus foi então relembrando
Pro Cristo na glória entrar
Profetas já tinham falado
Sofrimentos devia enfrentar
E pelo caminho afora
Ardia-lhes o coração
Falava-lhes das Escrituras
Explicando a sua missão

Chegando afinal ao destino
Jesus fez que ia passar
Mas eles demais insistiram
Vem, Senhor, vem conosco ficar
Sentado com eles à mesa
Deu graças e o pão repartiu
Dos dois foi tão grande a surpreso
Jesus Cristo, o Senhor, ressurgiu!
CD Verde Conquista, Paulinas COMEP)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Vamos estar atento/a para ouvir os passos do Ressuscitado ao nosso lado, para ouvi-lo na sua Palavra e encontrá-lo na Eucaristia e nos irmãos.

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!