sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O que Deus uniu, o homem não separe! - (Mc 10,1-12)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 24 DE FEVEREIRO DE 2017 (sexta-feira) 55º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A VIDA JÁ É CURTA E NÓS A ENCURTAMOS AINDA MAIS DESPERDIÇANDO O TEMPO.
(Victor Hugo)


Datas Comemorativas

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Adustina – Araças - Banzaê - Caetanos - Caraíbas - Feira da Mata - Igrapiúna - Itaguaçu da Bahia - Colônia - Itaju - Iuiú - Jucuruçu - Nova Redenção - Novo Triunfo - Piraí do Norte - Ponto Novo - Presidente Tancredo Neves - Sítio do Mato - Sobradinho - Umburanas - Vereda (Bahia) Bonito (Mato Grosso do Sul) Uruguaiana (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: HUGO MANCUSO DE CASTRO (Garça/SP)ANA LUCIA DOS SANTOS (Garça /SP)HISSASHI YANAI (Marilia /SP)JOÃO VIZOTTO (Farmácia São Judas Tadeu- Garça /SP)VANDERLEI JOSÉ NOVO (Lions Clube de Herculândia /SP)MARCO ANTONIO DEGANUTTE APORTA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ALMERINDA PEDROSO de lucas e JOSÉ CARLOS DE LUCASó1995ó22 ANOS (Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO Sérgio
Tomás Maria Fusco


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Nada se compara a um amigo fiel. A fidelidade e o amor no matrimônio e na amizade constituem as condições para que a união e a comunhão de vida sejam duradouras.
 Oração
PAI, QUE OS CASAIS CRISTÃOS, UNIDOS PELO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO, SAIBAM RECONHECER E REALIZAR O MISTÉRIO DE COMUNHÃO QUE OS CHAMA A VIVER.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sexta-feira 24/02/20177ª Semana        do Tempo Comum São Sérgio - Monge eremita. memória
Deixar-se guiar pelos ensinamentos da palavra de Deus concorre para a felicidade nos vínculos de amizade e na vida matrimonial.


1ª Leitura (Eclo 6,5-17) – Ao amigo fiel não há nada que se compare. Leitura do Livro do Eclesiástico:

5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável multiplica as saudações. 6Sejam numerosos os que te saúdam, mas teus conselheiros, um entre mil. 7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. 8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. 9Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar.
10Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. 11Quando fores bem-sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. 12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença.
13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. 14Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. 15Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. 16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. 17Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 118 (119)
Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!

Evangelho do dia
Quinta-feira 23/02/20177ª Semana      do Tempo Comum São Sérgio - Monge eremita. memória
O que Deus uniu, o homem não separe! - (Mc 10,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fari­seus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fari­seus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moi­sés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
É Deus quem nos mostra os verdadeiros amigos
Amigo é aquele que está conosco na hora em que mais precisamos dele
“Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição.”  (Eclo 6,7).
Gostaria de meditar com você a primeira leitura do livro de Eclesiástico, porque amigo é uma coisa muito importante para a nossa vida. E todos nós temos amigos.
Há amigos que causam alegria ao nosso coração, mas há outros que causaram e vão causar decepção ao nosso coração. Digo a você, no entanto, que o problema não são os amigos, o problema é a nossa forma de nos relacionarmos com as pessoas.
A Palavra de Deus está nos dizendo, hoje, que, se quisermos ter um amigo, não o poderemos adquirir de uma hora para outra, pois isso é um erro, um engano, uma ilusão. “Conheci essa pessoa hoje e ela se tornou minha melhor amiga!”. Não é verdade! Ela se tornou uma pessoa amigável, mas não podemos já considerar uma pessoa que nos fez um bem hoje, a melhor amiga da nossa vida. De forma nenhuma!
Só sabemos quem é amigo de verdade na hora da provação. Quando fazemos uma festa, um banquete, vemos a quantidade de amigos que querem estar conosco, e os que ficam aborrecidos se não foram convidados, lembrados, e assim por diante.
Adquirimos amigos na hora da provação, da aflição. É isso que está nos dizendo a Palavra de Deus, pois é nessa hora que se prova realmente a amizade. Amigo é aquele que está conosco na hora em que mais precisamos dele. Por isso, não queria ter um milhão de amigos, é um erro, um engano, uma ilusão, e acaba que não vai ter nenhum amigo.
 Tenha poucos amigos, mas que estes sejam bons para você. Jesus tinha uma multidão junto dele, tinha discípulos, apóstolos, mas não tinha muitos amigos, esses eram poucos; até entre os 12, três eram mais íntimos d’Ele: Pedro, Tiago e João. Das multidões, era Seu amigo Lázaro, Marta e Maria, porque eram íntimos ao Seu coração.
“Não se apresse para adquirir um amigo”, é o que nos diz, hoje, a Palavra de Deus. Procura ter uma relação amigável com todos, mas amigo mesmo, eu lhe digo, Deus vai lhe mostrar, e você o reconhecerá na hora da provação, da aflição, da dificuldade, do sofrimento.
Louve a Deus se você já adquiriu um amigo. E se você tem esses poucos amigos, reze por eles, peça a bênção de Deus sobre eles.
Mantenha com os outros relações amigáveis, não precisa cobrar muito deles. Se de alguém você esperava muito, mas ele não lhe correspondeu, volto a dizer que a culpa não é dela, mas nossa, pois depositamos confiança demais e não permitimos que o tempo e a graça de Deus nos mostre quem são os nossos verdadeiros amigos.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 10, 1-12
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
A nossa vida é condicionada por leis que os homens fizeram, às quais nós devemos nos submeter para viver na legalidade.
Porém, devemos ter consciência do fato de que, nem tudo o que é legal, é justo, no sentido pleno da palavra.
Podemos citar alguns exemplos como a questão dos juros: é legal para o banco pagar menos de 1% ao mês para cadernetas de poupança e cobrar mais de 10% ao mês por empréstimos que realiza.
É legal na sociedade brasileira o divórcio que, perante os olhos de Deus, não conduz o homem à justiça, mas sim ao pecado e à morte, pois desrespeita compromissos e direitos de cônjuges, filhos, da comunidade eclesial e da própria sociedade.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você contribui para que haja união em sua família?
- Você é paciente no ambiente familiar?
 - Você procura ser bom em casa?
- Cite um bom exemplo que se pode dar em casa.
- Que lugar ocupa a Bíblia em sua casa? E o crucifixo?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
No início de nossa oração, aproximemo-nos do Senhor tendo em mente sua Palavra e pedindo as luzes do Espírito Santo, para melhor compreendê-la.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leia pausadamente o Evangelho, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. Identifique o tema central do texto e reflita sobre o fato de que Jesus se pôs a caminhar, e a multidão se ajuntava ao redor dele.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Leia-o novamente e, a exemplo da multidão, coloque-se ao lado de Jesus e escute o que Ele tem a lhe dizer. Medite a sua Palavra e permita que ela fale ao seu coração.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Aproxime-se do Senhor, silencie sua mente e seu coração e faça a sua oração. Por meio da oração, você fala com Deus, expõe a Ele o que há em seu coração e apresenta-lhe suas intenções e preocupações.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você deseja viver com o Senhor neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.