sexta-feira, 26 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. – (Lc 21,29-33)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 26 DE novembro de 2021 (sexta-feira) 330 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“LONGO É O CAMINHO ENSINADO PELA TEORIA. CURTO E EFICAZ, O DO EXEMPLO."

(Sêneca)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES EM TURISMO E HOSPITALIDADE

DIA INTERAMERICANO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

DIA DO CORPO AUXILIAR DA MARINHA

DIA ESTADUAL “SP” DO DEFICIENTE SURDO-CEGO

DIA DA MELANCIA

DIA DO BALCONISTA DE AUTOPEÇAS

DIA DO ENGENHEIRO DE SISTEMAS

DIA DAS BOAS-VINDAS

DIA DE BLACK FRIDAY

DIA DO LEMBRETE DE COMPRAS

DIA DO MOTOTAXISTA PARAIBANO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Tremembé (São Paulo) Pirambu - São Miguel do Aleixo (Sergipe) Cacoal (Rondônia) Bom Sucesso Califórnia Cândido de Abreu - Paranacity - Sabáudia - São João do Caiuá - Tamboara ­- Wenceslau Braz (Paraná) Guarabira - Solânea (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: AMÉLIA RODELA SILVA (Mãe do Pedro Rodela-Garça /SP) Claudia Celina DA SILVA (PDG/DLB4-Lions Clube de Chapada dos Guimarães /MT) NILDA CARRENHO (Garça /SP)BRUNA CRISTINA DOS SANTOS (Jafa – Garça /SP)SANDRA CRISTINA JACOBINO (Garça /SP)PATRICIA G SOARES (Herculândia /SP)Geraldo Alves Dos Santos (Garça/SP) ROSEMEIRE SCRIPTORE MONTEIRO (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  SUELI DA SILVA JUSTO e PAULO HENRIQUE JUSTO ó1994ó27 ANOSó(EQUIPE 06 de Nossa Senhora  SAGRADO CORAÇÃO-Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

BEM-AVENTURADO TIAGO ALBERIONE

Tiago (Itália, 1874-1971), jovem seminarista, em oração na noite de 31/12/1900, sentiu-se chamado por Deus a fazer algo pela humanidade no novo século que se iniciava. Com as luzes de Deus, foi amadurecendo o ideal de usar os meios de comunicação para a evangelização. Já em 1914 fundou a Sociedade de São Paulo (Paulinos), a primeira congregação da Família Paulina.

SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO

SÃO Conrado de Constança

SÃO Silvestre Abade

SÃO Sirício

SANTO Alípio

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O Reino de Deus está perto – Lc 21,29-33

 

 

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para ele (Sl 84,9).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em sintonia com toda a criação, louvemos e bendigamos o Senhor Jesus Cristo, cujo “poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA A SINCERIDADE DE MINHA FÉ NAS PALAVRAS DE TEU FILHO JESUS, POIS NELE O TEU REINO SE FAZ PRESENTE NA NOSSA HISTÓRIA, REALIZANDO, ASSIM, TUA PROMESSA DE SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Levantai, Ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                          26 de novembro de 2021 6ª-feira da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Reinos da terra, memoráveis obras do engenho humano, incontáveis gerações: tudo há de passar, menos as palavras de Jesus, pois só ele tem palavras de vida eterna. 

 

1ª Leitura (Dn 7,2-14) – Eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

Eu, Daniel, 2tive uma visão durante a noite: eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar, 3e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: “Vamos, come mais carne”. 6Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave, e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. 7Depois, eu insistia em minha visão noturna, e eis que apareceu o quarto animal, terrível, estranho e extremamente forte; com suas dentuças de ferro, tudo devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava; era bem diferente dos outros animais que eu vi antes e tinha dez chifres. 8Eu observava esses chifres, e eis que apontou entre eles outro chifre pequeno, e, em compensação, foram arrancados três dos primeiros chifres; e eis que nesse chifre pequeno havia uns olhos como olhos de homem e uma boca que fazia ouvir uma fala muito forte. 9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 11Eu estava olhando para o lado das palavras fortes que o mencionado chifre fazia ouvir, quando percebi que o animal tinha sido morto e vi que seu corpo fora feito em pedaços e tinha sido entregue ao fogo para queimar; 12percebi também que aos restantes animais foi-lhes tirado o poder, sendo-lhes prolongada a vida por certo tempo. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3,75-81

 

Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

 

 

– 26 de novembro de 2021 6ª-feira da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto.  (Lc 21,29-33)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Levantai vossa cabeça e olhai, / pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade eu vos digo, tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Alimentemo-nos da Palavra de Deus constantemente”

 

Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto”

(Lucas 21,31).

Jesus aproveitou a ocasião quando estava falando dos acontecimentos finais, de tantas tragédias que aconteciam e que acontecem na história da humanidade, e usa a figueira para dar o exemplo, já que era uma árvore tão comum na Sua época, mas Ele disse: “Olhe para a figueira, olhe para todas as árvores, quando você virem que a figueira está dando brotos, logo vocês saberão que o verão está perto” (cf. Lucas 21,29).

 

Quando vocês estão vendo aí os sinais, os acontecimentos, é para justamente entender que Deus está perto, que o Reino de Deus está perto, que Deus está perto de nós quando as coisas se tornam mais difíceis. Deus não está longe. Agora, é preciso que, diante dos acontecimentos e dos fatos, eu entenda que o sinal é para eu ficar mais perto de Deus, mais junto d’Ele, porque não posso ficar de forma alguma distante d’Ele.

 

“Permaneçamos na Palavra para permanecermos na vida que Deus preparou para nós”

 

As coisas finais acontecerão, assim como aconteceu no passado a destruição de Jerusalém, como aconteceu no presente a reconstrução da cidade, como acontecerá no futuro, onde Deus juntará todos os Seus. Céus e Terra irão passar, é verdade, mas a Palavra de Deus não, e é por isso que temos que permanecer na Palavra, firmes nela, iluminados por ela, dirigidos e fortalecidos pela Palavra.

 

Se no meio de nós encontramos pessoas desanimadas, é porque não se alimentam da Palavra. Se no meio de nós nos encontramos desorientados ou desesperados, é porque não nos alimentamos das palavras de fé, de confiança e de direção que o Senhor nos dá. Não é para nos enfraquecermos na fé, pelo contrário, é para nos fortalecermos na fé; não é para olharmos para os acontecimentos trágicos e ficarmos lamentando e dizendo: “Esse mundo não tem mais jeito”. Só não tem jeito aquilo que não tem Deus, porque tudo com Deus tem jeito, porque Ele é aquele que conserta o que quebramos, é Aquele que reanima quem perdeu o ânimo. Deus levanta aquele que está caído.

 

Olhemos para Jesus, nosso Senhor, Ele está no meio de nós para reerguer esse mundo decaído. Começa em mim, em você, em nosso coração, em nossa casa, em nossa família. Comecemos por nós. Deus está aqui para nos levantar, é preciso permanecer na Sua Palavra. Tudo vai passar, a vida presente vai passar, a casa que você comprou, o carro você adquiriu, as coisas que estão nos iludindo nesse mundo, tudo vai passar, mas a Palavra de Deus não. Por isso, permaneçamos na Palavra para permanecermos na vida que Deus preparou para nós.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus avisa: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”. A presença e a incidência das comunidades cristãs no mundo são testemunho de que as palavras de Jesus continuam válidas e atuais. A parábola da figueira é um alerta para a realidade do Reino de Deus que está sempre se aproximando. O Reino de Deus nada mais é do que a justiça que anuncia e denuncia, provocando transformações em todos os níveis de relações humanas. O Reino se aproxima e torna-se presente sempre que a justiça triunfa, criando relações determinadas pelo espírito de partilha e fraternidade, levando todos a usufruírem a liberdade e a vida. A mensagem é de esperança e libertação: o Filho do Homem tem nas mãos as rédeas da história e libertará todos os que lhe são fiéis na construção da nova história.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, falas da realidade da história, que é tecida de fatos trágicos e dolorosos, mas também de acontecimentos portadores de alegria e esperança. A construção do Reino de Deus passa necessariamente por esses movimentos. O que nos importa é nunca abandonarmos teus planos de amor. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,29-33 - A Palavra não passa!

Oração Inicial
A Palavra de Deus para o nosso dia nos fala da libertação trazida pelo Senhor. Pede que olhemos os sinais da natureza que nos ajudam a compreender o tempo em que vivemos.

Para bem acolhermos os ensinamentos da Palavra hoje, rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho de hoje vamos dar atenção ao que Jesus quer nos ensinar sobre a chegada do Reino de Deus, sobre o que é efêmero e o que é eterno. Sobre como ler os sinais deste Reino.

 

“Com a comparação da figueira, Jesus deixa claro que a demora de Deus não é para sempre. E, por isso, seus discípulos devem estar em constante prontidão. Eles precisam ler e entender os sinais dos tempos. A história humana é uma mediação, através da qual Deus se manifesta. Lucas, ao falar desta geração, sinaliza o grupo que rejeita a Boa-Nova, apegando-se em tradições duvidosas. O Reino de Deus acontecerá conosco ou sem nós. A Palavra de Deus permanecerá para sempre, sinalizando a caminhada do povo fiel. Esperança e vigilância constituem-se em palavras de ordem aos discípulos de Jesus. A Palavra dele não passará, mas não cabe a nós definir o tempo. A paciência de Deus é infinita, mas o tempo é limitado.”

 

2. Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o(a) tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio do Evangelho. Crer na presença de Deus em nossa conturbada história. Crer que Ele ilumina o caminho à medida que vamos caminhando, tanto os caminhos pessoais como os caminhos da história.

3.Oração (Vida)

Confie ao Senhor o apelo que surgiu em seu coração na escuta e meditação da Palavra e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou súplica. Peça o dom do discernimento, a capacidade de compreender os sinais dos tempos.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Estar vigilante, atento(a) aos sinais e confiar no amor e poder de Deus é uma sugestão de prática para este dia.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.