quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ O semeador saiu a semear. – (Lc 10,1-9)

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER 

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 28 DE JANEIRO de 2026 (quarta-feira) 28º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

FELIZ ANO NOVO 😃 FELIZ 2026 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS

NÃO TENTES SER BEM SUCEDIDO, TENTA ANTES SER UM HOMEM DE VALOR.

  (Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

DIA NACIONAL DE AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE

DIA NACIONAL EM MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

DIA DOS PORTUÁRIOS

DIA DA LEI DE ABERTURA DOS PORTOS

DIA DA CARTA RÉGIA

DIA MUNDIAL DA NEVE

DIA DO COMÉRCIO EXTERIOR

DIA MUNDIAL PELA REDUÇÃO DE EMISSÕES DE CO2

DIA DOS CORAIS DA AMAZÔNIA

DIA DA PRIVACIDADE DE DADOS

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL DR. LEOPOLDO BEVILACQUA (HRLB) EM PARIQUERA-AÇU-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO ARQUEOLÓGICO, HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PERNAMBUCANO EM RECIFE

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA-PR (UEL)

 

INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apucarana - Pitanga (Paraná)Castanhal (Pará) Giruá - Santo Cristo (Rio Grande do Sul) Curvelandia - Nova Santa HelenaRondolandia - Santo Antônio do Leste (Mato Grosso) Puxinanã (Paraíba) Senador Canedo (Goiás)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIO PEREIRA (Primo-Garça /SP) ALINE BORGES DE SOUZA TRIDA (Lions Clube de Garça /SPCLODOALDO GASPOROTI (Macatuba /SP)KATIA PINFARI MODESTO (Andradina /SP)WALTER AP RIBEIRO JUNIOR (Ilha Solteira /SP)LUCIANA DE OLIVEIRA RAMOS DE ALMEIDA (Dracena /SP) LUIZ ANTONIO SANITÁ (Guararapes /SP) PAULO CANSINI (Fotográfo-Marília /SP) EMERSON ALVES (Garça /SP) OLIMPIO SANTOS (Garça /SP) FABRICIO MARQUES (Garça /SP) SUSHILA NINFA RODRIGUES AGUIAR (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: RAFAELA C HENRIQUE GODOI e ROBERTO GODOI JUNIORó2012ó14 ANOS (Equipe 04 ENS das Famílias Setor de Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. RUI RODRIGUES DA SILVAó2000ó26 ANOS (Pároco da Paroquia de Santo Antônio de Pádua de Adamantina /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO TOMÁS DAQUINO

TOMÁS (Itália, 1226-1274), aos 18 anos entrou na Ordem dos Dominicanos. Aprofundando-se nos estudos filosóficos e teológicos, elaborou a síntese de seu pensamento na Suma Teológica. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino.

SANTO ÁGUEDA LIN ZHAO

SÃO JERÔNIMO LU TINGMEI

SÃO JOÃO DE RÉOMÉ

SÃO JOSÉ FREINADEMETZ

SÃO JOÃO DE RÉOMÉ

SÃO JULIÃO DE CUENCA

SÃO LOURENÇO WANG BING

SÃO TIAGO DA PALESTINA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A Parábola do Semeador: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mc 4,1-20 -Que tipo de terreno somos? Um coração duro? Um coração inconstante? Um coração materialista? Ou um coração disponível e bom?

 

A Palavra de Deus é como uma semente; cabe a nós cuidar do coração para que ela cresça e frutifique em nossa vida. 

 

– Antífona 

 

– No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória (Eclo 15,5).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Tomás (Itália, 1225-1274) foi aluno do célebre Santo Alberto Magno. Optou pela Ordem dos Dominicanos, na qual se tornou presbítero. Foi professor de teologia nas melhores universidades da época. Escreveu a grandiosa obra Suma teológica, reconhecida como uma das mais belas expressões do seu ensinamento. Homem de oração, simples, silencioso, fez da ciência e do estudo instrumentos de sua santificação. É padroeiro das universidades católicas.

 

 

– Oração 

 

“SENHOR, DÁ-NOS OUVIDOS ATENTOS E CORAÇÕES DISPOSTOS PARA ACOLHER A TUA PALAVRA, E QUE ELA FRUTIFIQUE EM NOSSAS VIDAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia Coleta

 

Ó Deus, que engrandecestes Santo Tomás pela busca da santidade um e o amor à ciência sagrada, concedei-nos a graça de compreender seus ensinamentos e imitar os seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 28 de janeiro de 2025 quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum – Santo Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja, Memória

Liturgia da Palavra 

O semeador espalha sementes por terrenos onde provavelmente não colherá frutos. Mesmo assim, não desiste. A semeadura do Evangelho em todos os corações, mesmo nos espinhos e endurecidos, é o que se espera de uma igreja discipula e missionária.

 

 

1ª Leitura (2Sm 7,4-17) Suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. Leitura do Segundo Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 4 a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos: 5 “Vai dizer ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar? 6 Pois eu nunca morei numa casa, desde que tirei do Egito os filhos de Israel, até ao dia de hoje, mas tenho vagueado em tendas e abrigos. 7 Por todos os lugares onde andei com os filhos de Israel, disse, porventura, a algum dos chefes de Israel, que encarreguei de apascentar o meu povo: Por que não me edificastes uma casa de cedro?` 8 Dirás pois, agora, ao meu servo Davi: ‘Assim fala o Senhor Todo-poderoso: Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. 9 Estive contigo em toda parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. 10 Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11 no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12 Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 13 Será ele que construirá uma casa para o meu nome, e eu firmarei para sempre o seu trono real. 14 Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele proceder mal, eu o castigarei com vara de homens e com golpes dos filhos dos homens. 15 Mas não retirarei dele a minha graça, como a retirei de Saul, a quem expulsei da minha presença. 16 Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'”. 17 Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa revelação. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 88(89)

 

Guardarei eternamente para ele a minha graça.

1. “Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!”  – R.

Guardarei eternamente para ele a minha graça.

2. Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo. – R.

Guardarei eternamente para ele a minha graça.

3. Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar. – R.

                    Guardarei eternamente para ele a minha graça.

 

 

 

– 28 de janeiro de 2025 quarta-feira da 3ª Semana do Tempo Comum – Santo Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja, Memória

 

O semeador saiu a semear.  (Lc 10,1-9)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Semente é de Deus a palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou. R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 1 Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2 Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3 “Escutai! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6 mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8 Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9 E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10 Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11 Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12 para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. 13 E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14 O semeador semeia a Palavra. 15 Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16 Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17 mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18 Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19 mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20 Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

28/01/26

        3ª QUARTA-FEIRA TC – A:

Santo Tomás de Aquino, teólogo dominicano (Itália, séc. 13)

 

Marcos 4,2-5.7-8: “E [Jesus] ensinava-lhes muitas coisas em parábolas:... - Escutai! Saiu o semeador a semear. Ao lançar a semente, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso... Outras sementes caíram entre os espinhos... E outras caíram em terra boa e deram fruto depois de crescerem e se desenvolverem. Umas produziram trinta vezes mais, outras sessenta e outras cem.”

 

Jesus, com a parábola do semeador, o senhor nos explicou porque a sua Palavra nem sempre consegue penetrar na vida de muita gente e produzir bons frutos.

O senhor comparou a Palavra de Deus a sementes, que Deus pacientemente vai semeando ao longo da existência humana, por mais desperdiçadas ou improdutivas que sejam.

O senhor veio até nós como a Palavra de Deus que se fez carne e habitou no meio de nós e em nós.

 O senhor foi como que a semente que Deus lançou dentro da nossa própria natureza humana.

No entanto, estamos há mais de 2000 anos do mistério maravilhoso da sua Encarnação, e o mundo continua sendo um terreno cheio de pedras e de espinhos, além de todos os espíritos maus que devoram as sementes da sua Palavra, para que não brotem nem frutifiquem, modificando o caminho da humanidade.

Somos ainda bem poucos os que acolhemos a sua Palavra, mesmo assim, de forma tão limitada e imperfeita.

No entanto, o senhor não é perfeccionista e fica feliz, quando conseguimos produzir apenas 60 ou até 30 por cento.

Senhor, nós lhe agradecemos por essa paciência imensa diante de nossas fragilidades e infidelidades.

E nos ajude a imitá-lo na missão de evangelizar, para que sintamos a alegria de sermos simplesmente semeadores, sem jamais desanimarmos diante das dificuldades da evangelização. Que compreendamos que o que importa é semear sempre, sem esperar pela colheita, mesmo que muitas sementes não brotem ou produzam tão pouco.

 

Mãe santíssima, abençoe este nosso dia, dando-nos a alegria de semear a Palavra do seu Filho, sem escolher tanto o terreno, sem esperar pelos frutos e sem desistir jamais de sermos discípulos-missionários, semeadores da bondade e da verdade do seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Estamos diante da primeira de uma série de cinco parábolas de Jesus descritas por Marcos (cf. 4,1-34). A particularidade desta parábola do semeador é que o próprio Jesus explica o seu significado aos discípulos, indicando que essa será a sua estratégia pedagógica para ensinar o povo simples sobre a beleza do Reino e a importância de cada ouvinte fazer germinar no seu coração a palavra-mensagem anunciada.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,1-20 -Que tipo de terreno somos? Um coração duro? Um coração inconstante? Um coração materialista? Ou um coração disponível e bom?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, ajuda-nos a ser solo fértil para a Tua Palavra, permitindo que ela cresça em nós e produza frutos de amor, paz e justiça.

 

1. Leitura (Verdade)

No evangelho de hoje, Jesus nos ensina que a Palavra de Deus é semeada em todos os corações, mas nem todos a acolhem de forma igual. A parábola do semeador nos mostra que, para que a semente frutifique, é necessário um coração aberto e disposto a seguir os ensinamentos de Deus.

2. Meditação (Caminho)

Devemos refletir sobre o solo de nosso coração. Será que estamos permitindo que a Palavra de Deus frutifique em nossas vidas, ou estamos deixando que as dificuldades e as distrações da vida a abafem? Devemos nos esforçar para ser solo bom, onde a Palavra possa crescer e produzir frutos abundantes.

3.Oração (Vida)

Senhor, que a Tua Palavra encontre em nós um coração aberto e disposto a segui-la. Que possamos viver segundo os Teus ensinamentos e produzir frutos que glorifiquem o Teu nome.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Enquanto contemplamos a Palavra de Deus, somos chamados a viver de acordo com ela, sendo instrumentos de paz, amor e solidariedade em nosso mundo. Ao acolhermos a Palavra, devemos também transmiti-la aos outros, semeando esperança e fé em seus corações.

 

Bênção

 

Que o Senhor nos abençoe, nos fortaleça e nos torne instrumentos da Sua Palavra. Que a nossa vida seja um testemunho de Seu amor e graça. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP