terça-feira, 5 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. – (Mt 9,32-38)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 05 DE JULHO de 2022 (terça-feira) 186º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

LIDERANÇA É A CAPACIDADE DE TRADUZIR VISÃO EM REALIDADE.

(Warren Bennis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA CAPOEIRA

 DIA DO ADMINISTRADOR PÚBLICO

 DIA DO BIQUÍNI

 DIA DA GASTRONOMIA MINEIRA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA VENEZUELA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA AMAZON NOS ESTADOS UNIDOS

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) EM PIONEIROS

 DIA DA FUNDAÇÃO DO EXÉRCITO DA SALVAÇÃO NA INGLATERRA

 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fernando Prestes (São Paulo) Itaguaí (Rio de Janeiro) Poranga - Sobral - Beberibe (Ceará) Luís Gomes (Rio Grande do Norte) São João do Piauí (Piauí) Angical - Antônio Gonçalves - Campo Alegre de Lourdes - Cândido Sales - Iraquara - Santa Cruz da Vitória - Souto Soares (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  VINICIUS DE GRANDI SILVA (Sobrinho-São Paulo /SP)LETÍCIA MARCELO BUKVICH (filhota da Ana Paula e CL Eduardo-Lions Clube de Garça /SP)LILIANA HARUMI KUABARA (Cirurgiã Dentista-Marilia /SP) MAGDA CRISTINA MARTINS (Cirurgiã Dentista-Garça /SP) IRACY VIEIRA CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP)EDUARDO TADAIASSU TERAOKA (empresário Marilia/SP)ANA MARIA CAPUA (Lions Clube de Birigui /SP)LUIZ PASSAMAI JUNIOR (Garça /SP) MARIA DO CARMO PAULA (Bastos /SP) JULIO CESAR FILLETTI (Marilia /SP) SAMUEL MARTINS ALMEIDA (Lions Clube de Lagoa da Prata /MG) SEBASTIANA ALMEIDA (Garça /SP) APARECIDA ZANATA SANTOS (Garça /SP)YONE CALEGARO (Garça /SP) MOYSÉS  APARECIDO MARTINS LOPES  (Garça /SP) MARIA DO CARMO PAULA (Bastos /SP) Pe. JOSÉ ORANDI DA SILVA (Pároco e Reitor da Catedral São Bento-Marilia /SP) Pe. VALDEMAR CARDOSO (Vigário Episcopal da Região Pastoral III- Pároco de Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA PROFISSÃO SOLENE DO: FREI JOSÉ ANTONIO ALVES DE SOUZAó2018ó04 ANOS (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus – GARÇA /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO ANTÕNIO MARIA ZACCARIA

Antônio Maria (Itália, 1502-1539), formado em medicina, dedicou-se aos doentes pobres. Ordenado sacerdote, fundou a Sociedade dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas).  

BEATO EDUARDO CHEEVERS

BEATO HUNFREDO PRITCHARD

BEATO JORGE NICHOLS

BEATO MATEUS LAMBERT

BEATO PATRÍCIO CAVANAGH

BEATO RICARDO YAXLEY

BEATO ROBERTO MEYLER

BEATO TOMÁS BELSON

SANTA CIPRILA

SANTA MARTA DA TURQUIA

SANTA ROSA CHEN AIXIE

SANTA TERESA CHEN JINXIE

SÃO ATANÁSIO DA GRÉCIA

SÃO ATANÁSIO DE JERUSALÉM

SÃO ESTEVÃO DE NILCEIA

SÃO DOMÉCIO MÉDICO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus ensina, anuncia o evangelho e cura, isto é, sua palavra vem acompanhada de ação:- Nunca se viu coisa igual em Israel – Mt 9,32-38

 

Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

As pessoas facilmente esquecem os ensinamentos do Senhor e se entregam a outros “deuses”. Somos convidados a nos convertermos, pois só o Senhor é nosso pastor, auxílio e proteção.

 

– Oração 

 

PAI, QUE MINHA RESPOSTA IMEDIATA AOS APELOS DE MEUS SEMELHANTES MANIFESTE A VERACIDADE DO QUE PROCLAMO POR MEIO DE PALAVRAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05 de junho de 2022 terça-feira da 14ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Deus não acolhe a vivência religiosa que desconsidera seus preceitos. A compaixão pelo povo cansado e abatido e a oração ao “dono da messe” estão na origem da missão de Jesus, bom pastor .

 

 

1ª Leitura (Os 8,4-7.11-13) – Semeiam ventos, colherão tempestades.  Leitura da Profecia de Oseias:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição. 5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro da Samaria. 7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão. 11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 115(113B)

 

Confia, Israel, no Senhor!

 

 

– 05 de junho de 2022 terça-feira da 14ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.  (Mt 9,32-38)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas / e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita! ”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

05/07/22  14ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Mateus 9,32-33.35-36: “Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: - Nunca se viu coisa igual em Israel... Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.

 

Jesus, sua compaixão por aquelas multidões cansadas e abatidas, sem ninguém para guiá-las pelo caminho da esperança, fazia com que o senhor realizasse muitas curas em seu favor.

Ao mesmo tempo, seus milagres iam muito além dos fatos que provocavam admiração.

Todos eles apontavam para uma mensagem de libertação e de salvação, que anunciava a presença do Reino de Deus no meio do povo.

A cura do surdo-mudo traz muito simbolismo, cuja significação é válida para todos nós.

Afinal, eram muitos os que procuravam os seus milagres, mas eram surdos à sua mensagem.

Não se abriam à novidade do seu Evangelho para se tornarem seus seguidores.

Havia outros que se opunham abertamente e interpretavam seus sinais como obras do demônio, para desqualificar o senhor e condená-lo.

Assim, a surdez à sua Palavra era mais generalizada do que a surdez física. Quem é surdo, não é capaz de falar, e o senhor queria discípulos que ouvissem e levassem por todo canto o seu Evangelho.

 

Senhor, nós necessitamos desse milagre, para sermos seus discípulos-missionários.

Ainda temos muita dificuldade para entender a Palavra de Deus e sempre ficamos receosos de partilhar com outros aquilo que lemos e ouvimos.

Livre-nos dessa surdez espiritual, assim como fez com seus apóstolos.

Queremos ser trabalhadores da sua messe e suplicamos que o seu Espírito abra os nossos ouvidos e desate a nossa língua, porque também a nossa geração está cansada e abatida, sem bons pastores que a conduzam ao seu Reino.

 

Virgem Mãe Aparecida, cure a nossa surdez e o nosso mutismo diante da Palavra de Deus, faça do seu santuário um lugar de escuta atenta à Palavra do seu Filho, a ajude-nos a gravá-la em nossos corações, para que nos disponhamos a passá-la adiante, e o mundo saiba que Deus nos revelou o seu amor. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Sempre houve e sempre haverá a luta entre os “espíritos bons” e os “espíritos maus”. É uma luta ferrenha. Os “espíritos maus” procuram calar e paralisar as pessoas; por outro lado, os “espíritos bons” empenham-se para libertar e sarar os atingidos por alguns males. A exemplo de Jesus, as pessoas com “espírito bom” mostram-se sensíveis às dores e aos sofrimentos do povo, muitas vezes abandonado pelos próprios líderes, que deveriam ser os primeiros a se preocupar com isso. Diante de tanto abandono, faz-se necessário que outras pessoas, com a mesma sensibilidade e compaixão do Mestre, assumam o compromisso de dar continuidade à obra do Reino de Deus. Seguir Jesus significa aprender dele a olhar para as multidões angustiadas e abandonadas. O encontro com o Mestre não nos prende a ele, mas abre-nos aos outros.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,18-26 - Um toque de fé

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante

saudando a Santíssima Trindade, com todos os internautas:

 

Em nome do Pai,

do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo -

presente e agindo na Igreja

e na profundidade do meu ser.

Eu vos adoro, amo e agradeço.

 

1. Leitura (Verdade)

Lemos atentamente,  o texto Mt 9,32-38 e observamos  reações das pessoas próximas a Jesus.

Quando eles foram embora, algumas pessoas levaram a Jesus um homem que não podia falar porque estava dominado por um demônio. Logo que o demônio foi expulso, o homem começou a falar. Todos ficaram admirados e afirmavam:

- Nunca vimos em Israel uma coisa assim!

Mas os fariseus diziam:

- O chefe dos demônios é quem dá a esse homem poder para expulsar demônios.

Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos:

- A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.

 

Refletindo

A ação libertadora de Jesus provocava reações e interpretações contraditórias nas pessoas. Uns admiravam. Outros, os fariseus, diziam que era pelo chefe dos demônios que Jesus libertava as pessoas. Os primeiros eram livres, coração aberto para acolher a salvação. Os que se consideravam entendidos, de certa forma eram blindados. Não deixavam a Palavra entrar no seu coração e, para se justificar, acusavam Jesus. O texto diz ainda um sentimento de Jesus: ele "ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados" E recomenda que se peçam mais pastores.

O próprio Jesus chama mais evangelizadores aos quais dá o nome de apóstolos. Por exemplo, na narrativa de Lucas, capítulo 6, lemos:

 "Nesses dias, Jesus foi para a montanha a fim de rezar. E passou toda a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem também deu o nome de Pedro, e  seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor". Passando para a meditação.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós hoje? Com qual categoria nos identificamos? Identificamo-nos com os simples, desarmados, que acolhiam com reconhecimento e gratidão a ação de Deus, ou nos blindamos para não acolher nem a graça, nem a Pessoa de Jesus?

Meditando

Comentaram os Bispos da América Latina: "a vida no Espírito não nos fecha em uma intimidade cômoda e fechada, mas sim nos torna pessoas generosas e criativas, felizes no anúncio e no serviço. Torna-nos comprometidos com os sinais da realidade e capazes de encontrar um profundo significado a tudo o que nos toca fazer pela Igreja e pelo mundo." (DAp 85).

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos,  pedindo ao Espírito Santo, um coração bom

e também, mais pastores para o rebanho de Jesus:

Espírito Santo,

necessito de ti para conhecer a estrada sobre a qual caminhar.

Necessito de ti para que o meu coração seja aberto,

acolhedor da tua graça.

E então, para além das palavras e conceitos que ouço,

poderei perceber a tua presença.

Ó Espírito Santo, que vives na Igreja,

que vives dentro de nós,

modela em nós a figura e a forma de Jesus.

Ó Jesus, Pastor Eterno,

envia operários para a tua messe!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é de abertura ao Espírito de Deus.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.