segunda-feira, 5 de setembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado. – (Lc 6,6-11)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O – VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 05 DE SETEMBRO de 2022 (segunda-feira) 248º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

TEMOS DE IR À PROCURA DAS PESSOAS, PORQUE PODEM TER FOME DE PÃO OU DE AMIZADE.

(SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA AMAZÔNIA

DIA DO IRMÃO

DIA DA AMIZADE VERDADEIRA

DIA DA CARIDADE

DIA DA COLECIONADORA DE BONECAS

DIA DO OFICIAL DE FARMÁCIA

DIA DA FARMÁCIA DO BRASIL

DIA INTERNACIONAL DA MULHER INDÍGENA

DIA NACIONAL DE COMBATE AO NEPOTISMO

DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA FIBROSE CÍSTICA

DIA NACIONAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR FEDERAL

DIA DA CULTURA JUDAICA

DIA DA PIZZA DE QUEIJO

DIA DO TRABALHADOR AMERICANO

DIA DAS RAÇAS

DIA DO TRANCA RUA DAS ENCRUZILHADAS

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO AMAZONAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO SANTA GENOVEVA EM GOIÂNIA-GO

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO (MINEIRÃO) EM BELO HORIZONTE-MG

SEMANA DA PÁTRIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto União (Santa Catarina) Alagoa Nova (Pernambuco) Mutum (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANA PAULA MARCELO BUKIVICH (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) ROMILDO GALHASE (GBS– EQ 11 ENS MÃE IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça /SP) NEREIDE SOARES DUARTE (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) VERA LUCIA MENEZES WEINGRILL (Lions Clube de Mairiporã /SP) REGINA HELENA MASTRANTONIO MIRANDA (JM Agropecuária-Garça /SP) THIAGO ZANCOPÉ SANTO PIETRO (Bauru /SP) FABIANE   BARBOSA SILVA  HAVEROTH (Cassilândia /MS) NEUSA COSTA POLICINANI (Garça /SP) JOÃO BEZERRA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ELIS ÂNGELA VERGÍLIO BONASSA e FABIO BONASSAó1997ó25 ANOS (Lions Clube de Garça /SP) VIVIANE ALMEIDAA e JOSÉ EDSON DE ALMEIDAó1992ó30 ANOS (Grelhado Self Service -Garça /SP) CLAUDETE AP. GUIDO PANINI e EDIVALDO LUIZ PANINIó1986ó36 ANOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)MÁRCIA SUELI PINHEIRO BELLINI e JOSÉ  AUGUSTO  BELLINI (Lions Clube de TUPÃ /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Santa Teresa de Calcutá dedicou toda sua vida aos mais pobres dos pobres (Skopje- Albânia 27/08/1910-05/09/1997), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. No dia 10 de setembro de 1946, dia que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade – congregação fundada por Madre Teresa – como o “Dia da Inspiração”, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, Madre Teresa deparou com um irmão pobre de rua que lhe disse: “Tenho sede!”. A partir disso, ela afirmou ter tido a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres. No dia 04 de setembro de 2016, foi canonizada pelo Papa Francisco. A canonização da missionária foi decidida após a Igreja Católica ter aprovado seu segundo milagre, a “cura extraordinária” de um brasileiro.

■ SANTO ALPERTO

SÃO LOURENÇO JUSTINIANO

SÃO HERCULANO

SANTO ACONTO

SÃO NONO

SÃO TAURINO

SÃO BERTINO

SÃO JOSÉ HUANG LUONG CANH

SÃO MENEDEMO E COMPANHEIROS

SÃO PEDRO NGUYEN VAN TU

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Deus é um Pai de infinito amor que nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão: O que é permitido, fazer o bem ou o mal? – Lc 6,6-11

 

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A comunidade cristã é convidada a lançar fora o “fermento velho” da perversidade para seguir a Cristo, o cordeiro pascal, mediante vida transparente e dedicada ao bem. Participemos da Eucaristia com desejo de conversão.

 

– Oração 

 

“PAI, QUA AS MINHAS AÇÕES SEJAM COM A JUSTIÇA E A FRATERNIDADE, LEVANDO A AÇÕES PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA VIDA PARA TODOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05 de setembro de 2022 segunda-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos convida a viver no seguimento de Cristo, o Evangelho que liberta; por ela obtemos a sabedoria para discernir a vontade divina a respeito de cada um de nos.

 

 

1ª Leitura (1Cor 5,1-8) – Lançai fora o velho fermento, pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1é voz geral que está acontecendo, entre vós, um caso de imoralidade; e de imoralidade tal, que nem entre os pagãos costuma acontecer: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta. 2No entanto, estais inchados de orgulho, ao invés de vestirdes luto, a fim de que fosse tirado do meio de vós aquele que assim procede? 3Pois bem, embora ausente de corpo, mas presente em espírito, eu julguei, como se estivesse aí entre vós, esse tal que tem procedido assim: 4em nome do Senhor Jesus – estando vós e eu espiritualmente reunidos com o poder do Senhor nosso, Jesus -, 5entregamos tal homem a satanás, para a ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor. 6Vós vos gloriais sem razão! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. 8Assim, celebremos a festa não com velho fermento nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 5

 

Na vossa justiça guiai-me, Senhor!

 

 

 

– 05 de setembro de 2022 segunda-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Observavam, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.  (Lc 6,6-11)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Aconteceu, num dia de sábado, 6que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio”. Ele se levantou e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto, o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

05/09/22 23ª SEGUNDA-FEIRA TC – C

 

Lucas 6,6-10: Num dia de sábado, “Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado... Jesus, porém... disse ao homem da mão seca: - Levanta-te, e fica aqui no meio. Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: - Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? Então Jesus... disse ao homem: - Estende a tua mão. O homem assim o fez e sua mão ficou curada”.

 

Jesus, o senhor nos ensina que, para fazer o bem e salvar uma vida, não há limites de leis religiosas, civis, culturais, etc.

Quem deseja ser semelhante ao senhor, até mesmo quem não conhece o seu nome, a partir do momento em que pratica o bem e salva a vida dos irmãos, é membro do Reino de Deus.

E o contrário também é verdade, porque mesmo quem afirma ter fé no senhor, mas não pratica o bem nem se empenha em salvar vidas, não é membro do seu Reino e não é seu discípulo, porque não se assemelha ao senhor.

O homem da mão seca era um descartado e o senhor sentiu compaixão por ele.

Aos fariseus e mestres da lei, pouco lhes importava o sofrimento daquele homem, até porque acreditavam que sua mão seca provinha de algum castigo divino.

O senhor faz com que venha para o meio da assembleia e cura sua mão, para ensinar que fazer o bem e cuidar da vida eram muito importantes e agradáveis a Deus do que cumprir os preceitos do sábado.

 

Senhor, nós lhe pedimos que cada Evangelho nos encontre de coração aberto para acolher o seu ensinamento, principalmente quando contraria nossas ideias.

 Que aprendamos a relativizar o que o senhor relativizava e a obedecer ao que realmente importa, que é a atenção e o cuidado com a salvação do próximo.

Ajude-nos a superar os preconceitos que ainda nos limitam como cristãos, pelo seguimento das suas palavras e pela imitação dos seus gestos, que sempre nos levam a atitudes de amor e de compaixão, de vida e de inclusão.

 

Maria santíssima, muitas vezes a senhora imitou os gestos do seu Filho, quando nos sentimos secos por dentro, feridos em nosso coração e necessitados em nossas enfermidades. A senhora nos devolveu a alegria de participar do povo de Deus. Nós lhe agradecemos e lhe pedimos que saibamos imitá-la sempre diante do nosso próximo. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O bem deve ser realizado a todo o momento. Foi o que Jesus fez: passou pelo mundo fazendo o bem. Assim também os discípulos devem proceder. O homem da mão direita paralisada é alguém excluído e discriminado, porque impedido de fazer suas atividades. Em nosso tempo presente, fala-se muito em ambiente digital. Seria bom a comunidade refletir se todos estão incluídos neste ambiente. A mão direita paralisada do homem do Evangelho representa o mal da exclusão que os sistemas injustos impõem sobre os pobres. A exclusão digital é um desses males. Devemos promover a igualdade de direitos a todos. Ser cristão significa não excluir ninguém.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,6-11 - A vida é mais importante que o sábado!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Deixemo-nos tocar pela Palavra de Deus para continuarmos a missão de Jesus e viver com autenticidade nosso Batismo e o mandamento do amor fraterno. “ Levanta-te, e fica aqui no meio”. Levantar-se é o chamado à vida na liberdade completa do ser humano. É como construir novamente o homem por inteiro. “Estende a tua mão…” é outro convite a sermos receptivos ao amor que Jesus nos oferece gratuitamente.

 

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus não escolhe lugar ou tempo para fazer o bem. Observe cada verbo, cada gesto, cada convite. Preste atenção também quem observa o agir de Jesus e por que?

 

“O sábado era o ponto alto da semana do povo de Deus: o dia religioso que enchia de sentido sua vida, um verdadeiro respiro da alma em meio ao trabalho duro e a tempos difíceis. O sábado celebrava o Deus que os libertou da escravidão e sua condição de povo em aliança com ele. Assim, devia ser celebração da vida, da liberdade, do trabalho livre, do valor de cada membro do povo eleito. Naquele sábado, na sinagoga, com a cura do homem da mão seca, Jesus deixou uma grande lição: a celebração que, de verdade, honra a Deus põe o homem necessitado no centro. Ele chamou o homem da mão seca para o meio e o curou. A pessoa humana no centro, restaurada pelo poder de Deus, é o Reino acontecendo.”.

 

2. Meditação (Caminho)

Qual convite a Palavra me faz? Como me deixo trabalhar pela graça de Deus?

Esse milagre de Jesus, mais que uma cura, nos desperta para ir ao encontro de quem está necessitado e não ter preconceitos para prestar ajuda.

Deus é um Pai de infinito amor que nos recria em sua misericórdia. Ele deseja que nunca nos afastemos de sua comunhão. Quando experimentamos o seu amor, também estendemos aos nossos irmãos esse amor, por meio da misericórdia, da bondade, da ajuda e do perdão…

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

Conclua com a oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Incentivar o diálogo nas relações familiares, de trabalho e sociais. Fazer da família um espaço para o crescimento na fé e na ajuda mutua. A pratica do bem cabe em qualquer tempo e lugar. “Não nos cansemos de fazer o bem”. (Gl 6,9).

 

Bênção

 

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

(Romanos 12, 12; 21).