quarta-feira, 30 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. – (Jo 5,17-30)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 30 DE MARÇO de 2022 (quarta-feira) 089º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O VALOR DE UMA IDEIA ESTÁ NA SUA UTILIDADE.”

(Thomas Edison)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA ANESTESIA GERAL

DIA DO FUTEBOL SOCIETY

Dia Mundial do Transtorno Bipolar

DIA da Juventude

DIA do Lápis

DIA do Marco da Paz

DIA do Torrent

DIA de Passear no Parque

DIA da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul

DIA da Fundação da Estátua Equestre de Dom Pedro I no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Fundação da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV)

DIA da Fundação do Aeroporto Internacional de Tabatinga-AM

DIA da Fundação dos Tribunais Regionais Federais do Brasil

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jambeiro - Orlândia (São Paulo) Ipojuca (Pernambuco) João Neiva - Ponto Belo - São Domingos do Norte – Sooretama (Espírito Santo) Barrocas (Bahia) Morros – Pinheiro - São Bento (Maranhão) Triunfo (Rio Grande do Norte) Campos Novos – Capivari de Baixo – Cordilheira Alta – Coronel Martins – Morro Grande – Monção - Sangão- São Cristóvão do Sul - Vargem Bonita (Santa Catarina) Mato Castelhano (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ “Luizão” PEREIRA DE SOUZA (primo=>7.0<= Guarulhos/SP)LAURA VERGILIO BONASSA (filha da Elis e Fabio do Lions Clube de Garça /SP)FRANCISCO PASCHOAL SARTORI (Eq 09 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP)MARCIA ARAUJO CIRILO (Despachante Policial-UBATUBA /SP)DANIELA DE OLIVEIRA DAVID DE SOUZA (Garça /SP)LUIZ CARLOS TRIDAPALI NORONHA (Garça /SP)JOSÉ ANTONIO MAGRON (Lions Clube de Tupã/SP) JOSÉ MARCELO DALMAZO MORAES (Lions Clube de Tupã/SP)JOSÉ ROBERTO VICTORIO (Lions Clube de Tupã/SP) INÊS GONÇALVES  (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) OZÉIAS J. SANTOS (PDG LC3-Lions Clube de Campinas/SP)VALDIR EDGARD HOMEN (LC6-Lions Clube de Jaboticabal /SP) CARLOS CÉSAR MACIEL (LEO Clube de Ilha Solteira/SP) MARIA SILVIA PEREIRA (Lupércio/SP)FELIPE ALONSO BONFIM (Garça /SP)JUDITE ANDREAZE GEBARA (Ilha Solteira /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VERA LUCIA EVANGELISTA CAPARROZ e GERSON LUIZ CAPARROZó1975ó47 ANOS (Eq 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora da Saudade

são JOÃO CLÍMACO

são Quirino de Neuss

Beato Amadeu IX de Savoia

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus nos revela que o Deus da aliança é seu Pai e que o enviou para nossa salvação: Eu não posso fazer nada por mim mesmo – Jo 5,17-30

 

 

A vós, Senhor, minha oração dirijo, no tempo em que me ouvis; respondei-me, ó Deus, com a largueza de vossa misericórdia e com a verdade de vossa salvação (Sl 68,14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus nos trata com extrema misericórdia e ternura; ele trabalha sempre a nosso favor. Elevemos, pois, hinos de louvor ao Senhor, porque ele “consola seu povo e se compadece dos pobres”.

 

– Oração 

 

PAI, TU ME DESTE TEU FILHO JESUS COMO CAMINHO PARA ENCONTRAR-ME CONTIGO. REFORÇA MINHA FÉ, DE MODO QUE, CONHECENDO MAIS A JESUS, POSSA TAMBÉM CONHECER-TE MAIS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para convosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 30 de março de 2022 - 4ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  Deus nos chama a participar de sua obra de salvação e restauração da humanidade , liberta de toda treva. Jesus afirma que “os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que o ouvirem viverão”.

 

 

1ª Leitura (Is 49,8-15) – Preservei-te para seres elo de aliança entre os povos e para restaurar a terra.  Leitura do Livro do Profeta Isaías..:

 

 8Isto diz o Senhor: “Eu atendo teus pedidos com favores e te ajudo na obra de salvação; preservei-te para seres elo de aliança entre os povos, para restaurar a terra, para distribuir a herança dispersa; 9para dizer aos que estão presos: ‘Saí!’ e aos que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos’. E todos se alimentam pelas estradas e até nas colinas estéreis se abastecem; 10não sentem fome nem sede, não os castiga nem o calor nem o sol, porque o seu protetor toma conta deles e os conduz às fontes de água. 11Farei de todos os montes uma estrada, e os meus caminhos serão nivelados. 12Eis que estão vindo de longe, uns chegam do norte e do lado do mar, e outros, da terra de Sinim. 13Louvai, ó céus, alegra-te, terra; montanhas, fazei ressoar o louvor, porque o Senhor consola o seu povo e se compadece dos pobres. 14Disse Sião: ‘O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!’ 15Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 145(144)

 

Misericórdia e piedade é o Senhor.

 

 

– 30 de março de 2022 - 4ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.  (Jo 5,17-30)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; / quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11,25s).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 17Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. 18Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. 19Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. 20O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. 21Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. 22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho também não honra o Pai, que o enviou. 24Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. 25Em verdade, em verdade, eu vos digo, está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. 27Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. 28Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: 29aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. 30Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

  TERÇA-FEIRA QUARESMA - C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Jesus respondeu aos judeus: - Meu Pai trabalha sempre, portanto, também eu trabalho. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: - Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer... Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer”.

(João 5,17-19.21:).

 

Jesus, na medida em que se aproximava a sua condenação e morte, mais claramente o senhor explicava qual era a realidade divina que trazia dentro de si.

Quem acolhesse e acreditasse na sua revelação, honraria o senhor e o Pai, e seria julgado digno da vida eterna.

Da sua experiência em Nazaré, onde aprendera com seu pai José a ser carpinteiro, numa relação afetiva entre pai e aprendiz, o senhor projetava a sua relação com o Pai do céu, com quem tem trabalhado desde a criação do universo.

Tudo foi feito por meio do senhor e sem o senhor nada existiria de tudo o que foi criado, principalmente a vida.

Quando o senhor nos diz que o Pai trabalha sempre, afirma que criação ainda não está acabada, Pai e Filho continuam trabalhando juntos até o final dos tempos.

Assim, a acusação de violar o sábado por parte daqueles que tramavam a sua morte não tinha razão alguma.

O Pai e o senhor são um só, e tudo o que o senhor realizava, era a partir da vontade do seu Pai e junto com ele.

Mais importante do que todas as curas que realizou, foi o dom de dar a sua vida, na sexta-feira santa, como oferta de amor em remissão dos nossos pecados, e no domingo da Páscoa, como promessa de nos fazer participar da sua ressurreição.

 

Senhor, liberte-nos da mesquinhez da fé dos seus contemporâneos, e mande seu Espírito Santo iluminar a inteligência da nossa fé, para que não o tranquemos dentro de nenhuma religião, mas que acreditemos na sua presença e na sua ação dentro da história humana e em todo o universo.

Um dia, tudo será recapitulado no senhor, cabeça de uma nova humanidade, e nós cremos na sua Palavra e queremos ser julgados dignos de ressuscitar para a vida eterna.   

 

Maria santíssima, a senhora proclamou que a misericórdia de Deus se estenderia de geração em geração sobre todos os que o respeitam, interceda para que hoje ela se estenda sobre os povos em guerra e os faça reencontrar o caminho da justiça e da paz. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A presença de Jesus é incômoda para muitos e por diferentes motivos.

No Evangelho de hoje, os judeus não aceitavam a liberdade de Jesus, que fazia o que não era permitido aos sábados e chamava a Deus de Pai.

Jesus vem romper com o esquema estabelecido e, obviamente, haverá questionamento e hostilidade por parte daqueles que têm certeza de que o errado é o outro, nesse caso, Jesus. Em sua resposta aos judeus, Jesus tenta clarificar quem ele é e qual é a sua missão.

Jesus e o Pai formam uma unidade que pode ser traduzida e entendida como perfeita sintonia.

Não há aqui relação de dependência e anulação de um ou de outro; mas profunda cumplicidade e complementariedade.

Jesus não vive por si, mas segundo o projeto que o Pai tem para ele. O que move o nosso coração e firma nossos pés na caminhada?

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,17-30 - Quem crê, tem a vida !

 

Oração Inicial


Encontramos nos Evangelhos diversas passagens que tratam da relação de Jesus com o Pai. Por exemplo, em Jo 10,30, Jesus diz: “Eu e o Pai somos um”. Em Jo 14,9, no diálogo com Filipe, Jesus afirma: “Quem me viu, viu o Pai”. Também na leitura orante de hoje, somos convidados a meditar a relação de Jesus com o Pai.

Peçamos que o nosso coração esteja sensível aos apelos da Palavra de Deus, rezando: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho e procure compreender em que contexto se dá a narrativa. Quais são as expressões utilizadas por Jesus? Como você compreende a relação de Jesus com o Pai? Quais expressões chamaram sua atenção durante a leitura?

 

“Há, em nosso mundo, um crescente número de pessoas que dizem que não creem. A fé é um dom de Deus e nossa acolhida à sua revelação. Ele se revelou ao povo judeu, libertou-o da escravidão, fez com ele uma aliança e o conduziu até a terra prometida, numa peregrinação de quarenta anos. Deu-lhes uma lei, falou-lhes pelos profetas. A maior revelação de Deus foi quando Jesus se encarnou e viveu entre nós. Com suas palavras, suas obras, seus milagres, Jesus nos revela que o Deus da aliança é seu Pai e que o enviou para nossa salvação. Com ele, compreendemos que o Pai e o Filho vivem e reinam na comunhão do Espírito Santo. O Deus da aliança, em Cristo, é nosso Deus e Pai, e nos quer na comunhão e na fraternidade.

 

2. Meditação (Caminho)

Este é o momento do encontro da Palavra de Deus com a nossa vida. Procure perceber o que o texto pode trazer à sua experiência de fé para enriquecê-la. Que luz nos dá Jesus com sua pessoa e sua mensagem?

Releia o texto, faça a sua meditação e, durante a leitura, deixe-se tocar pelo Evangelho. Permita que a Palavra, que é o próprio Deus, fale com você. “O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.”

 

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração e aproxime-se do Senhor, silenciando sua mente e seu coração. Apresente-se diante dele com tudo o que você tem e é. Este é o momento de rezar também pelos necessitados, apresentando-as a Deus.

Conclua rezando: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te, para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que sentimento você experimenta neste momento? Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.