segunda-feira, 30 de maio de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tende coragem! Eu venci o mundo! – (Jo 16,29-33)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A I OLARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 30 DE MAIO de 2022 (segunda-feira) 150º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MENTIRA MALDOSA É COMO UM CÂNCER, QUANDO DESCOBERTA JÁ CAUSOU MUITOS DANOS.

(João Bosco Marinho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

 DIA NACIONAL DO CENSO ESCOLAR

 DIA DA DECORAÇÃO

 Dia do Decorador

 DIA DAS BANDEIRAS

 Dia da Batata Frita

 Dia do Geólogo

 Dia das loiras

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Palestina - São Joaquim da Barra - Valparaíso (São Paulo) Altinho - Gravatá (Pernambuco) Barracão (Rio Grande do Sul) São Miguel do Guamá (Pará) Cáceres (Mato Grosso) Mâncio Lima (Acre)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ETIENNE ALVES DA SILVA (Psicóloga-m/sobrinha São Paulo /SP) CÉLIA BEATRIZ DE TOLEDO FERREIRA (Marilia/SP) SILVIA REGINA FERREIRA MENDES (Lions Clube de Lins /SP) PULUCENA P. MEDEIROS MALTA SILVA (Advogada-Lions Clube do Rio de Janeiro Princesa do Leme/RJ) PDG RICARDO SHOITI KOMATSU (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP) DONATA ADRIANA CURIEL DAIBEM (Lions Clube de Bauru Centro /SP) ADRIANA CURIEL DOS SANTOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) CIRLENE DE ANDRADE TOL (Garça /SP) KATIA DUMAS  (Garça /SP) CLAUDIA ALVES DE SOUZA  (Garça /SP) RENATO COSTA  (Garça /SP) RENATA ZAKABI KANASHIRO  (Garça /SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SANTA JOANA DÁRC

■ SANTA DIMPNA

■ SANTO ELEUTÉRIO

SÃO FERNANDO III

SÃO JOSÉ MARELLO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A ressurreição é uma lição maravilhosa para seus seguidores, enfrentar as dificuldades com confiança e esperança com a da vitória em Deus: Coragem! Eu venci o mundo – Jo 16,29-33

 

Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá em vós, e dareis testemunho de mim até os confins da terra, aleluia! (At 1,8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Para além do batismo de penitência, de João Batista, somos batizados “em nome do Senhor Jesus”, recebendo o Espírito Santo, que nos torna aptos a falar, com toda convicção, sobre o Reino de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, FICA COMIGO, ASSIM COMO ESTIVESTE COM JESUS, E SÊ MEU PROTETOR QUANDO SE LEVANTAREM CONTRA MIM AS FORÇAS HOSTIS A TEU REINO. E QUE EU SEJA CAPAZ DE VENCÊ-LAS!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Mesmo no meio das tribulações, tenhamos paz em Jesus, pois ele nos garante: “No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 30 de maio de 2022 2ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Abramos o coração à luz da Palavra de Deus, fonte de sabedoria e esperança. Ele nos chama a dar continuidade à missão iniciada por Cristo e nos promete a força do Espírito.

 

 

1ª Leitura (At 19,1-8) – Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!” 3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos, e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 68(67)

 

Reinos da terra, cantai ao Senhor.

 

 

– 30 de maio de 2022 2ª-feira da 7ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Tende coragem! Eu venci o mundo!  (Jo 16,29-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado, à direita de Deus Pai (Cl 3,1).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isso cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só, porque o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!-

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

7ª SEGUNDA-FEIRA DA PÁSCOA – C:

Unidade dos Cristãos

 

João 16.29-33:  “Os discípulos disseram a Jesus: - Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras... Por isto cremos que vieste da parte de Deus. Jesus respondeu: - Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

 

Jesus, seus discípulos julgavam-se preparados para cumprirem sua missão porque haviam começado a entender as suas palavras e a acreditar que o senhor tinha vindo de Deus.

No entanto, entender, saber e crer não ajudam muito se não estiverem unidos ao amor e à fidelidade.

É o amor e não tanto o entendimento que identifica seus verdadeiros discípulos.

No momento da perseguição e do perigo de morte, eles se dispersaram e o deixaram sozinho.

Nenhum deles teve coragem de arriscar a vida para estar a seu lado, a não ser sua mãe, João e algumas mulheres.

Mesmo assim, o senhor queria que permanecessem em paz, que tivessem coragem em suas tribulações, porque a sua morte e ressurreição lhe dariam a vitória sobre o mundo do pecado e da violência.

Senhor, nós precisamos que esteja ao nosso lado sempre e não nos deixe sozinhos jamais.

Nossa fé é ainda muito pequena, nossa fidelidade é frágil e nosso amor é inseguro.

Por isso, mais do que seus discípulos, temos dificuldades em nossa fé, somos limitados para entender sua mensagem e para sermos coerentes com aquilo que cremos. Vivemos num mundo de tremenda dispersão, também entre nós, cristãos, onde o verdadeiro e o falso, o certo e o errado, se misturam, nos confundem e nos roubam a paz.

 

Senhor, que o Espírito Santo de Pentecostes venha como luz, para nos esclarecer, e como energia, para nos fortalecer em nossa fé cristã e principalmente em nosso amor ao senhor e ao próximo.

Um amor mais corajoso, mais fiel, e mais comprometido com o seu caminho de verdade e de vida, para que tenhamos em nós a sua paz, e não a que o mundo nos dá.

 

Maria santíssima, à sua proteção recorremos, Mãe de Deus, para que neste mundo de tanto pluralismo e de tanta dispersão, a senhora seja o nosso ponto de encontro, onde tenhamos a paz e a alegria de sermos todos cristãos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O grande ciclo litúrgico da Páscoa está chegando ao fim: estamos em sua última semana. Fizemos um percurso que teve início na Quarta-feira de Cinzas e culminará com a vinda do Espírito Santo. É bom lembrar que estamos diante de um movimento que se propõe preparar de modo imediato para o batismo os catecúmenos. Após serem batizados na Vigília Pascal os neobatizados passavam a integrar de forma plena a comunidade cristã e, com isso, tornavam-se novos anunciadores da Palavra. É esse grande mistério que revivemos a cada ano em movimento ascendente. Somos convidados a retomar nosso caminho de fé e dar passos mais consistentes e amadurecidos. A partida de Jesus não significa ausência, o mundo, ou seja, as aflições de qualquer natureza podem ser vencidas.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 16,29-33 – 'Coragem. Eu venci o mundo!'

 

Oração Inicial


Preparamo-nos para a Leitura Orante fazendo a oração:

 

Agradecemos pelos profetas do passado e de hoje

que partilharam o que Deus lhes revelou.

 

Louvamos a Deus por todas as pessoas

que estão vivendo a Palavra.

Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Jo 16,29-33, e observamos os discípulos dialogando com Jesus.

 

Então os seus discípulos disseram:

- Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus.

E Jesus respondeu:

- Então agora vocês creem? Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

 

Refletindo

A prática dos ensinamentos de Jesus está sendo assimilada aos poucos pelos discípulos. O Mestre sabe que, apesar disso, os seus mais próximos seguidores, se dispersarão, o abandonarão na hora mais decisiva de sua vida, a sua Paixão. Os discípulos entendem intelectualmente, mas na hora de demonstrar isto na prática, abandonam Jesus. Mas, Ele, prevendo esta fraqueza, os anima, dizendo-lhes que mesmo na deserção dos amigos, Deus não o abandonará: “O Pai está comigo”. E adianta-lhes: “vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo”.   

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Às vezes, também nós entendemos a proposta de Jesus, sabemos quais são os caminhos de Deus, mas não os conseguimos viver no dia a dia. Queremos renovar nossa fé de que “o Pai está conosco” e, ciente de que Jesus venceu, nós também teremos a vitória sobre qualquer mal.

Pensamos também, com os bispos na Conferência de Aparecida, na unidade dos cristãos:

 

 “Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1 Jo 1,30 e com seu Filho morto e ressuscitado, na “comunhão no Espírito Santo” (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: “um povo reunido pela unidade do Pai do Filho e do Espírito”, chamado em Cristo “como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”. A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade.” (DAp 155).

 

E o Papa Francisco fala desta unidade ao falar  da sinodalidade: "Sinodalidade é "caminhar juntos”. É a história de um caminho onde “todos são protagonistas”. (Papa Francisco, 21 de setembro de 2021)

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, e concluímos com a Oração:

Santo Espírito de Liberdade,

quando os pobres anseiam

por fartura partilhada

e injustiça vencida

e a Igreja aspira à unidade,

desafia-nos a captar essas duas visões

como fios vitais de uma única tapeçaria.

Aguça nossa percepção e imaginação

para tecê-los juntos

nas pegadas de Jesus

para a vida do mundo,

para a glória de Deus!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar, como o da nossa Igreja, é ecumênico: " A relação com os irmãos e irmãs batizados de outras Igrejas e comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para o discípulo e missionário, pois a falta de unidade representa um escândalo, um pecado e um atraso do cumprimento do desejo de Cristo: "para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste" (Jo 17,21) (DAp, 227).

 

Bênção

 

 

O Senhor, que venceu a escuridão com a luz, vos dê a paz.

O Senhor, que venceu a morte com a vida, vos dê a paz.

O Senhor, que venceu a solidão com o amor, vos dê a paz.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.