sábado, 17 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.” - (Mt 1,18-24)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
Logo Novembro AzulDEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 18 DE DEZEMBRO DE 2016 (domingo) 353º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A SINCERIDADE É O PRINCÍPIO E O FIM DE TODAS AS COISAS.
(Confúcio)


Datas Comemorativas
DIA INTERNACIONAL DOs MIGRANTES
DIA NACIONAL DO MUSEÓLOGO
DIA DO mergulhador  
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sete Barra (São Paulo) Coronel Bar - Crissiumal - Getúlio Vargas - Horizontina - Não-Me-Toque - Roca Sales (Rio Grande do Sul) Conceição do Coité - Lençóis (Bahia) Ribeirópolis (Sergipe) Guarujá do Sul (Santa Catarina) Roteiro (Alagoas) Arapoti (Paraná)Aruanã - Rianápolis (Goiás) Ferreira Gomes - Laranjal do Jari - Tartarugalzinho (Amapá) Alta Floresta - Colíder (Mato Grosso) Altaneira (Maranhão) Santa Rita do Pardo (Mato Grosso do Sul) Condado (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALEXANDRE GIGUEIRA DE BASTOS BENTO (Advogado - GARÇA / SP) FABIO BONASSA (Lions Clube de GARÇA /SP SUBHI AHMAD KALIL ABU KALIL (Lions Clube de Marilia / SP) CRISTIANO POLICINANI DA SILVA (Empresário - GARÇA /SP) ACACIO VIASSELI (Garça /SP) WILLIAM GARCIA FERNANDES (Óticas Carol-Garça /SP) VLADIMIR MARTINS (GARÇA /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCINÉIA (NÉIA) TRAVENSOLO MANSANO e JACY MANSANO ó18/12/1976ó40 ANOS ó( EQ 06 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE Garçaó1960ó56 ANOS (Distrito LC 8)

Santo do Dia
NOSSA SENHORA DO Ó
São GRACIANO
São VUNIBALDO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
A eucartistia nos inspira a abrir as portas do coração para celebrar a vinda, cada vez mais próxima, do Senhor – “Deus Conosco” – entre nós, Acolhamos a graça da vocação de discípulos e discípulas de Cristo e, a exemplo de Maria, nos deixemos fecundar pela palavra divina, para podermos gerar o mundo novo.
Oração
PAI, TEU FILHO ENCARNOU-SE PARA SALVAR A HUMANIDADE E RECONDUZI-LA À COMUNHÃO CONTIGO. TORNA-ME SOLÍCITO PARA ACOLHER O CAMINHO DA SALVAÇÃO ABERTO POR ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Domingo 18/12/2016 – 4ª Semana do Advento
As promessas de Deus reveladas pelos profetas se cumprem pela ação do Espírito Santo. A nós, vocacionados à obediência da fé e à santidade, o Senhor garante o envio do Emanuel, portador da salvação.


1ª Leitura (Is 7,10-14) "Eis que uma virgem conceberá. Leitura do Livro do Profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: Precisamos descobrir os sinais da presença e da atuação de Deus em nosso meio.

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”.
12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”.
13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 23 (24)
O rei da glória é o Senhor onipotente;/ abri as portas para que ele possa entrar!


2ª Leitura (Rm 1,1-7) "Jesus Cristo, descendente de Davi, filho de Deus. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Pistas para a reflexão: Somos servos de Deus e servidores do evangelho.

1Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, Nosso Senhor. 5É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.
6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos, que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo 18/12/2016 – 4ª Semana do Advento
"Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi. - (Mt 1,18-24)
Pistas para a reflexão: Deus se serve dos colaboradores humanos para realizar seu projeto.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel, que significa: Deus conosco (Mt 1,23).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
24Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em

Ele vai salvar seu povo
José, esposo de Maria
A partir do dia 17 de dezembro já estamos na preparação imediata do Natal, por isso, o quarto domingo do Advento nos traz a narrativa do anúncio do nascimento de Jesus a José. José e Maria estavam já na primeira fase do casamento que era o contrato. Já eram casal. Depois vinha a festa quando a noiva era levada para casa do noivo. Maria está grávida por ação do Espírito Santo. Sem saber, José pensa em abandonar e não denunciar a esposa que seria condenada à morte. Durante o sonho Deus comunica o que acontecera. Sonho era um modo de conhecer a vontade de Deus. É comum no Antigo Testamento essa comunicação da vontade de Deus. José é chamado filho de Davi, pois daria o nome a Jesus e a descendência de Davi. A gravidez de Maria é por ação do Espírito Santo. Pertence a Deus. O nome da criança é simbólico, e já é logo explicado: “pois vai salvar seu povo de seus pecados” (Mt 1,21). Vemos a seguir que, para anunciar a virgindade de Maria, Mateus procura o fundamento na Escritura no oráculo da virgem que daria à luz um filho. Vemos como se usa a Escritura para confirmar. Deus dá um sinal a um rei que não quer saber de sinais. A profecia não se refere a um parto virginal. A tradução para o grego já faz a interpretação. Essa tradução é anterior a Cristo. Recebendo Maria como esposa, José simboliza a Igreja que acolhe Cristo. Assim se interpreta a fé desse homem que recebeu a missão de ser o pai legítimo de Jesus perante a lei, pois o acolheu e deu o nome. É a atitude de fé que sabe ouvir o Espírito Santo nas decisões fundamentais da vida.
Nasceu para todos
Os textos do evangelho contam a situação na encarnação do Filho de Deus. Contudo, o nascimento de Jesus não é uma questão familiar. Paulo, escrevendo aos romanos coloca clara a questão da universalidade da salvação. Foi escolhido para o Evangelho de Deus. Sua vocação é um chamado para o apostolado “a fim de que poder trazer à obediência da fé todos os povos pagãos para a glória de seu nome” (Rm 1,5). O salmo convida a que se abram as portas para que o Rei da Glória possa entrar (Sl 23). O acontecimento não é somente uma questão local, mas abrange todo o universo. Além do mais, a terra e o mundo interno pertencem a ele. Toda a beleza do Natal que ainda resta, é um testemunho ao mundo que Ele nasceu para todos. Ainda sobrevive a ideia do rei Acaz de que não vai importunar Deus: “Não pedirei nem tentarei ao Senhor” (Is 7,12). Descartar Deus é o que, inclusive os bons cristãos, fazem. A vida não é direcionada a Deus, nem por Ele dirigida. Erigiram-se templos e altares a deuses feitos por nossas mãos. Quando a gruta de Belém perde seu calor é porque o ser humano já perdeu seu sentido.
Espírito de Belém
Na última semana do Advento temos a preparação imediata que nos coloca em relacionamento com Cristo em seus títulos. Ele é a Sabedoria, o Senhor, a Raiz de Jessé, a Chave de Davi, o Emanuel, o Sol Nascente e o Rei e Senhor das Nações. Ensinam-nos a conhecer a Cristo e desejá-Lo. Por isso o Advento é um clamor: “Vinde, Senhor Jesus!”. O espírito de Belém é a abertura para acolher. Por isso o símbolo da gruta aconchegante, quentinha (os animais aquecem o ambiente) pelo calor humano da fraternidade. Acolher Jesus na pessoa do outro, sobretudo os familiares e também, no gesto da fraternidade, com os necessitados. Os presentes respondem ao presente de Deus para nós que é Jesus. Encontrar Deus é sair de si. Reunir-se é esquecer o egoísmo. Belém é aqui.
Um sonho bem bom
Acordar depois de um sonho gostoso é muito bom.
              No Antigo Testamento o sonho era tido como um dos meios das comunicações de Deus. Podemos entender que, quando trabalhamos as realidades na fé, é como um sonho. Deus fala por meio dela. Foi o que aconteceu com José.
              Sendo Maria prometida em casamento, aconteceu a gravidez pela ação do Espírito. Sendo prometida esposa, eles já estavam casado. Faltava a festa do casamento e o início da vida em comum. Maria aparece grávida. Explicar o quê? José pensa em abandoná-la e não expô-la, inclusive com o risco de ser morta. Foi capaz de elaborar, com o auxílio da graça, a resposta a Deus.
              Esse texto do evangelho do quarto domingo nos ensina a missão de Jesus. Como profetiza Isaias: Uma virgem dará à luz. Ele será Deus Conosco. Em Maria se cumpre essa profecia. Como rezamos no salmo, Ele é o Senhor a quem tudo pertence. É o Rei Glorioso que Se encarna. Ele é o descendente de Davi, depositário das promessas. É Dele que vem a graça do apostolado.
              Esse texto de Mateus é claro quanto à geração Divina de Jesus, nascido de uma mulher, da família de Davi. Ele tem definitivamente o trono de Davi, para sempre. Ele será o Salvador da humanidade.
              A oração da coleta da missa é uma expressão muito clara de todo o Mistério Pascal que acontece em cada acontecimento da vida de Jesus: “Derramai a graça em nossos corações, para que, conhecendo… as encarnações de vosso Filho cheguem por sua Paixão e Cruz à glória da Ressurreição”. É um único mistério que acontece em manifestações diferentes.
              A encarnação de Jesus não se refere só ao corpo de Maria, mas a toda a humanidade.
   1-  José entra na História da Salvação como um personagem e como um símbolo nos diversos sinais que estão no texto. Ele se deixa dirigir pela fé. Assim define a vida.
    2- Paulo em sua missão proclama que a salvação veio para todos, mesmo tendo Jesus nascido de um povo.
    3- Jesus recebe diversos nomes que manifestam sua missão. No Advento gritamos: Vinde! O espírito de Belém é a abertura para acolher na fraternidade.
Leituras: Isaias 7,10-14; Salmo 23; Romanos 1,1-7;Mateus 1,18-24
REFLEXÃO Só Deus é "Pai" de Jesus em sentido próprio
Direitos reservados e Redação: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
© evangeli.net M&M Euroeditors
Hoje, no relato subsequente à concepção de Jesus, Mateus diz-nos que José não era o pai de Jesus, e que pensou repudiar Maria em segredo. Foi então que lhe foi dito que a criatura que nela havia vinha do Espírito Santo (cf. Mt 1,20). O que implica um novo modo de ver toda a genealogia.
Todavia, a genealogia continua a ser importante: José é o pai legal de Jesus. Por ele pertence "legalmente", segundo a Lei, à estirpe de David. E, contudo, provém de outro lado, de "lá de cima", do próprio Deus. O mistério do "de onde", da dupla origem, apresenta-se-nos de um modo muito concreto: a sua origem pode-se constatar e todavia, é um mistério. Só Deus é seu "Pai" no sentido próprio da palavra.
—A genealogia dos homens tem a sua importância para a história do mundo. E, apesar disso, afinal é em Maria —a humilde virgem de Nazaré— que se produz um novo início, começa um novo modo de ser pessoa humana.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Em que consiste sua devoção a Nossa Senhora?
- Que título dado a ela mais lhe agrada?
- O que poderíamos oferecer a ela, celebrando seu aniversário?
- O que é Maria em sua vida?
- Faça-lhe uma prece.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Celebramos o 4º domingo do Advento.
O evangelista Mateus, após descrever a origem de Jesus, nos apresenta o anúncio do seu nascimento.
 José acolhe Maria e o Filho de Deus concebido em seu ventre por obra do Espírito Santo.
Ele se chamará Jesus e salvará o seu povo dos pecados.
Oração: “Pai, ajuda-nos a contemplar tua ação maravilhosa em relação à concepção de teu Filho Jesus. Que reconheçamos nela tua oferta gratuita de salvação para toda a humanidade. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Observe o diálogo entre os personagens. Qual é o anúncio que o anjo do Senhor faz a José? Como José o acolhe? Qual missão lhe é confiada?
“Os relatos da infância de Jesus são fruto da reflexão contínua da Igreja e do aprofundamento sobre a sua fé. Segue-se à genealogia o anúncio do nascimento de Jesus. Se, em Lucas, o anúncio é feito a Maria, em Mateus, por questões apologéticas, é feito a José, em sonho. Diante do fato da gravidez de Maria, José pensa em deixá-la ir. Não é repúdio propriamente, pois não há matéria para tal. A razão da decisão de José de deixar Maria ir é a consciência de que na gravidez dela está presente o mistério de Deus e o seu desígnio salvífico. É exatamente nisso que ele é justo: não quer tomar para si o que Deus reservou para Ele. Mas a palavra do anjo, que José acolhe, o convence a acolher Maria em sua casa, como sua esposa. Não é somente Maria que Deus reservou e escolheu para a realização do seu plano de salvação, mas também José. A maternidade de Maria é obra do Espírito Santo. A missão de José é dar nome ao Filho de Deus, isto é, dar existência histórica ao Emanuel. José, o justo, quando acordou do sono, compreendendo o que do desígnio de Deus estava por se realizar, acolheu, como servo bom e fiel, Maria como sua esposa, assim como o anjo havia mandado” (
Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) “Ouvimos ler, no Evangelho, que ‘José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor e recebeu sua esposa’ (Mt 1, 24). Nestas palavras, encerra-se já a missão que Deus confia a José: ser custos, guardião. […] Desde o casamento com Maria até ao episódio de Jesus, aos doze anos, no templo de Jerusalém, acompanha com solicitude e amor cada momento. Permanece ao lado de Maria, sua esposa, tanto nos momentos serenos como nos momentos difíceis da vida, na ida a Belém para o recenseamento e nas horas ansiosas e felizes do parto; no momento dramático da fuga para o Egito e na busca preocupada do filho no templo; e depois na vida quotidiana da casa de Nazaré, na carpintaria onde ensinou o ofício a Jesus” (Papa Francisco. Leia o texto na íntegra em http://w2.vatican.va)
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Salve, Senhora do mundo, Rainha dos céus! Salve, Virgem das Virgens, Estrela da Manhã! Salve, cheia de graça, brilho da luz divina! Apressa-te, Senhora, em socorro do mundo. Desde toda a eternidade o Senhor te predestinou como Mãe do Verbo Unigênito, pelo qual criou a terra, o mar e os céus, e embelezou-te como sua esplêndida Esposa, não alcançada pelo pecado de Adão. Desde toda a eternidade o Altíssimo te preparou para a mais importante missão já dada a uma criatura: ser Mãe de seu Filho. Intercede por nós, teus irmãos e irmãs na ordem da criação, para que também em nós se faça a vontade do Pai. Amém” (Trecho do livro “Um mês com Maria”, Paulinas Editora).
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
Jesus Menino coloque a sua mãozinha
sobre tua cabeça e derrame sobre ti a sua luz, conforto e alegria.
Amém!
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.