sábado, 17 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi.” - (Mt 1,1-17)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 17 DE DEZEMBRO DE 2016 (sábado) 352º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O CRISTÃO TEM QUE SER LUZ: PELA VIDA, PELAS PALAVRAS, PELOS GESTOS E PELO TESTEMUNHO.
(Dom Paulo Evaristo Arns 1921-2016)


Datas Comemorativas
DIA PANAMERICANO DA AVIAÇÃO
DIA DO BIOMA PAMPA
DIA DO PASTOR EVANGÉLICO
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aparecida (São Paulo) Barcelona - Olho-d’água do Borges - Parnamirim (Rio Grande do Norte) Conde (Bahia) Aguas Formosas - Aguas Vermelhas -Alpinópolis - Alterosa - Arcos - Belo Vale - Betim - Bias Fortes - Bom Jardim de Minas - Borda da Mata - Bueno Brandão - Buenópolis - Campina Verde - Campo Florido - Candeias - Capetinga - Carlos Chagas - Carmo da Cachoeira - Carmo da Mata - Conceição das Alagoas - Congonhas - Conselheiro Pena - Delfim Moreira - Delfinópolis - Divisa Nova - Dom Joaquim - Dom Silvério - Dores de Campos - Espera Feliz - Guiricema Indianópolis - Inhapim - Itamonte - Jaboticatubas - Lagoa Santa - Laranjal - Liberdade - Martinho Campos - Mateus Leme - Miradouro - Monte Belo - Nova Ponte -Perdizes -Pirapetinga - Porteirinha - Poté - Recreio -Santa Juliana - São Vicente de Minas -Sapucaí-Mirim -Serrania -Soledade de Minas - Teixeiras -Veríssimo -Volta Grande (Minas Gerais) Diorama (Goiás) Cachoeirinha (Pernambuco) Santana (Amapá) São Francisco do Maranhão (Maranhão) Paranatinga (Mato Grosso) Itatuba - Serra Redonda (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NATALIA AMARAL CONESSA (m/Nora - Lions Clube de GARÇA /SP) JOÃO RICARDO SOUZA MAHLER (Neto da Lucia - Garça /SP) JOÃO LUIZ CORREA LEITE DE MORAES FILHO (Francine - GARÇA /SP) LEONICE BRITO RIBEIRO (MC Perfilados - Garça /SP) MAGALI APARECIDA FERREIRA DA SILVA (Macrocontábil Brandão - GARÇA /SP) ARLINDO DE OLIVEIRA BONFIM (Garça /SP) LEONARDO LOPES (Advogado - Guiratinga /MT) ANALLE CRISTINA CORREA DE MORAES (Garça /SP) ELIANA MICHELAN ALMEIDA (Professora - Garça /SP) MARIA LÚCIA DE NAPOLE CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP) FABIO FERREIRA (Lions Clube de Cassilandia /MS)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SANDRA SUELI CASTRO DO NASCIMENTO e JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO ó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Santo do Dia
São LÁZARO
São JOÃO DA MATA
SANTA OLIMPIA
São JOSÉ MANYANET Y VIVES


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Alegremo-nos no Senhor, porque ele veio, virá novamente e terá compaixão do seu povo. A caminho do Natal, esperamos aquele a quem convergem todas as gerações e toda a história.
Oração
PAI, QUE A PRESENÇA DE TEU FILHO JESUS, NA HISTÓRIA, LEVE À PLENITUDE A OBRA DE TUA CRIAÇÃO, FAZENDO DESABROCHAR, EM CADA CORAÇÃO HUMANO, O AMOR PARA O QUAL FOI CRIADO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, quisestes que o vosso Verbo se encarnasse no seio da Virgem. Sede favorável à nossa súplica, para que o vosso Filho unigênito, tendo recebido nossa humanidade, nos faça participar da sua vida divina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sexta-feira 16/12/2016 – 3ª Semana do Advento
A vinda do Senhor marca o florescer da justiça e a abundância da paz para sempre. Jesus é descendente de Davi, o filho de Maria e o dom de Deus.


1ª Leitura (Gn 49,2.8-10) "O cetro não será tirado de Judá. Leitura do Livro do Gênesis:

Naqueles dias, 2Jacó chamou seus filhos e disse: “Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, prostrar-se-ão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 71 (72)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

Evangelho do dia
Sábado 17/12/2016 – 3ª Semana do Advento
"Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi. - (Mt 1,1-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ó sabedoria do Altíssimo, que tudo determina, com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Jesus quer curar a nossa história
Cristo quer curar nossa história, desde que tenhamos abertura para acolhê-Lo como nosso Salvador!
“Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mateus 1,16).
Começamos o tempo de preparação, bem próximo ao Natal do Senhor! Daqui a uma semana, já vamos celebrar o nascimento de Jesus. Nesta semana, queremos nos deter nos acontecimentos principais que giraram em torno do nascimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Começamos essa preparação lendo a genealogia de Jesus Cristo, conhecendo os Seus antepassados, conhecendo as gerações anteriores. Sabendo que Jesus Cristo é filho de Davi, mas, acima de tudo, filho de Abraão.
Abraão é o patriarca que foi chamado de “Ur na Caldeia”, levado à uma terra prometida por Deus, que prometeu dar a ele uma descendência tão numerosa quanto as estrelas que há no céu, e que, da sua descendência, nasceria o Salvador da humanidade. Cristo é o cumprimento dessas profecias, passaram-se tantas gerações até que se chegasse a Jesus.
Quando olho essa lista de nomes, alguns são até difíceis de pronunciar, mas cada um representa uma vida, uma história; cada nome marca a história do Cristo Jesus, são os antepassados d’Ele. Como a Palavra de Deus faz uma menção honrosa aos antepassados do Cristo Jesus!
Sabe por quê? Nós também precisamos olhar, com muito carinho, muito cuidado e amor para a nossa própria história, pois esta não começa com nosso nascimento, não com o dia em que nascemos, que viemos a este mundo. A nossa história começa com os nossos antepassados. Como tem importância para mim a história do meu pai, da minha mãe, dos meus avós! São quatro avós, mas se olharmos, há os bisavós, tataravós… De onde viemos, quantos nos precederam nessa história e deixaram marcas na nossa vida, no nosso temperamento, no nosso caráter, no nosso jeito de ser, na saúde e nas enfermidades!
Somos a continuação de uma história, somos únicos para Deus! Não existiu outro padre Roger na história, nem existirá depois, mas eu sou a continuação de uma história que lá começou.
Quanto mais eu conheço minha história, quando mais me aprofundo nela, mais Deus pode curar a minha própria vida. Por isso, quando eu conheço meus antepassados, entro na minha própria história de vida.
Eu olho os antepassados de Jesus e vejo que há de tudo: homens santos, virtuosos e bondosos, mas também homens que cometeram pecados graves; há prostitutas, adúlteros e tantos outros. Cristo não ignorou nenhum deles. O evangelista fez questão de mencionar todos eles, e estão todos aqui marcados.
Não podemos ter vergonha da nossa história, não precisamos escondê-la. Precisamos reconhecer, cada vez mais, a nossa própria história, precisamos conhecer de onde viemos para entender melhor para onde iremos, e o que estamos vivendo no momento.
Jesus Cristo nasceu para curar a história da humanidade, e Ele quer curar a nossa humanidade, quer curar a história de todos nós, desde que tenhamos abertura para acolhê-Lo como nosso Salvador e permitir que conosco Ele repasse nossa história, assim como Ele repassou Sua própria história de vida, para que a cura de Deus fosse plena em nós.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Mt 1, 1-17
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
A vinda de Jesus ao mundo foi precedida de uma história: a história do povo de Israel, que tem o seu início com Abraão, desenvolve-se até atingir o seu apogeu com o Rei Davi, depois entra em declínio até atingir o seu ponto mais baixo com Josias e o exílio da Babilônia, para depois evoluir até chegar à plenitude dos tempos com o Jesus, Deus presente e atuante na história dos homens, que vai ser a realização da promessa a Abraão que nele serão abençoadas todas as nações da terra e a salvação chegam para todos os povos com a libertação do pecado e da morte e a presença do próprio Deus na vida de todos nós.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Há tantas injustiças no mundo! Fazemos nossa parte para melhorar o mundo?
- Se também nossa origem é cristã, o que justificaria uma ausência dos caminhos de Deus?
- Nosso modo de agir testemunha nossa origem de fé?
- Refletimos sobre a vida de quem nos precedeu e pode ser exemplo de vida?
- O que é mais fácil falar bem ou mal do próximo?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
A genealogia de Jesus, apresentada pelo evangelista Mateus, nos leva a reconhecer que Ele é o Messias descendente de Davi. Ele é a bênção de Deus para toda a humanidade, e Nele toda a criação chega à sua plenitude.
Oremos: “Pai, que a presença de teu Filho Jesus, na história, leve à plenitude a obra de tua criação, fazendo desabrochar, em cada coração humano, o amor para o qual foi criado. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Identifique os três períodos da história de Israel e de Judá presentes no relato e os personagens de cada período. Destaque os nomes das mulheres presentes na narrativa. “Os antigos atribuíam à genealogia uma importância capital, pois ela tinha como finalidade inserir a pessoa no tecido social e histórico de um povo. À diferença de Lucas, que remete a origem de Jesus a Deus (Lc 3,23-38), Mateus a faz remontar a Abraão. A finalidade é mostrar que Jesus é plenamente membro do povo de Israel. Davi também é mencionado no primeiro versículo porque, para os judeus, o Messias seria descendente de Davi. Para a fé cristã que relê o Antigo Testamento à luz do Ressuscitado, Jesus é descendente de Davi segundo a carne (Rm 1,3; Lc 1,32). Deus promete a Abraão a bênção a partir da qual todas as nações seriam abençoadas. Desse modo, fazer remontar a genealogia de Jesus a Abraão é um modo de afirmar o caráter universal da missão de Jesus. Jesus é a bênção de Deus para toda a humanidade; nele e por ele somos recriados. Mais ainda, para o cristão a genealogia de Jesus visa fazer compreender que nele se resume toda a história passada de Israel, desde a criação. Com a encarnação do Verbo de Deus, a criação chega à sua plenitude. Em Jesus, uma nova história do universo começa” (Reflexão de Pe. Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, Paulinas Editora).
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Deus enviou o seu Filho ao mundo e o confiou a José, filho de Davi, da descendência de Jessé. Jesus é o Messias esperado pelo povo. É o Emanuel, o Deus conosco, pois se faz próximo dos pobres, oprimidos e marginalizados. Medite com a canção a seguir:
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Ó Deus de bondade, te agradecemos por nos ter dado teu Filho Jesus como nosso Salvador. Ele é para nós o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele encontramos a esperança, a alegria e a paz. Fortaleça-nos na caminhada rumo ao Natal do Senhor, que alegres e vigilantes aguardamos. Amém.”
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração? Neste tempo do Advento, pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário