segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Donde vinha o batismo de João? - (Mt 21,23-27)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 16 DE DEZEMBRO de 2019 (segunda-feira) 350º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS QUE SE REVELAM AS VIRTUDES DOS PAIS.
(Coelho Neto)


 Datas Comemorativas 
DIA DO RESERVISTA
DIA DO Teatro Amador
DIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caicó (Rio Grande do Norte) Osório (Rio Grande do Sul) Santana (Bahia) Juranda - São Carlos do Ivaí  (Paraná) Descanso (Santa Catarina) Rio Verde de Mato Grosso (Mato Grosso do Sul) Barra de São Miguel (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DORIVAL CHICARELLI (m/cunhado GARÇA /SP) ROBERTO BARROS ARANHA (sobrinho/afilhado-Bauru /SP) Padre MARCOS CESÁRIO DA SILVA (SCE da Equipe Nossa Sra. REAINHA DA PAZ-Setor de Garça-Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral /SP) MATHEUS JOSÉ CUZATO MANCUSO (Psicologo Garça /SP) ALETHEIA TEIXEIRA RODRIGUES (Bauru /SP) ELAINE RAQUEL NORONHA (Garça /SP) Luiz Henrique Cardoso (Garça /SP) JAIRO JOSÉ DE CASTRO (Garça /SP) OSVALDO SATOSHI SHINYASHIKI (Garça /SP) MARCELO DE OLIVEIRA FAGUNDES (Garça /SP) SOLENE MARIA BARBOSA (Garça/SP) ADRIANO BARBOSA GONÇALVES  (Lions Clube de Herculandia /SP) Eduarda Ramos  (Leo Clube de TUPÃ /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA CAVALCANTI e WILLIAM PEREIRA CAVALCANTIó2011ó07 ANOSó (ela: Macrocontábil Conessa; ele: PM Bombeiro-Garça /SP)MARLY PEREIRA DE AMORIM e NIEL CORREIA DE AMORIMó1989ó30 ANOSó(Equipe Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça /SP)ALESSANDRA A SIMÃO DA CRUZ e RICARDO ´RIBÓ´DA CRUZó2000ó19 ANOSó(Garça /SP)ANA MARIA GUILHERME GONÇALVES e JOÃO GONÇALVES ó( Lions Clube de Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIMó1988ó31 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA Adelaide
■ São José Moscati

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Ó nações, escutai a palavra do Senhor; levai a boa-nova até os confins da terra! Não tenhais medo: eis que chega o nosso salvador (Jr 31,10; Is 35,4).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Nesta liturgia contemplemos a vinda próxima do Senhor. Em seu ensinamento e agir salvador, ele nos revela sua identidade e, com a autoridade recebida de Deus, desmascara os inimigos do povo.
– Oração 
PAI, TIRA DE MIM TODA E QUALQUER SUSPEITA SOBRE TEU FILHO JESUS, CUJA AUTORIDADE VEM DE TI E ESTÁ SEMPRE A SERVIÇO DE TEU REINO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Inclinai, ó Deus, o vosso ouvido de Pai á voz da nossa súplica e iluminai as trevas do nosso coração com a visita do vosso Filho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 16/12/2019 – 2ª feira da 3ª Semana do Advento –
Ouçamos a Palavra de Deus, a qual nos mantém de olhos abertos diante da realidade e não deixa que sejamos confundidods pela malícia dos adversários.  

1ª Leitura (Nm 24,2-7.15-17a) – Uma estrela sai de Jacó.  Leitura do Livro dos Números:

Naqueles dias, 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; 4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.
5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedro junto das águas.
7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão”.
15E Balaão continuou pronunciando o seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 17aEu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 24(25)
Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!


Evangelho do dia
16/12/2019 – 2ª feira da 3ª Semana do Advento –
Donde vinha o batismo de João? - (Mt 21,23-27)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos: ‘Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 
26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”.
27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“Alimentemos nossa comunhão com Deus”
 Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
(Mateus 21,23).
No Evangelho de hoje, enquanto Jesus ensinava os sumos sacerdotes e anciãos do povo vieram questioná-Lo a respeito da sua autoridade, questioná-Lo de onde vinha toda a autoridade que Ele tinha para fazer, ensinar, exortar, conduzir e fazer tudo o que Ele fazia.

Não é que eles queriam saber de onde vinha a autoridade de Jesus, na verdade, eles se sentiam sem autoridade, porque para eles tinha autoridade quem tinha cargos, porém eles não tinham autoridade moral.

Não podemos deixar que a nossa vida decaia quando perdemos a autoridade. Numa casa, se um pai e uma mãe não tem autoridade, a casa vai cair, vai entrar em ruínas.

Entenda que autoridade não é autoritarismo; é a autoridade da vida, é a autoridade moral, da autenticidade. A autoridade vem de bem exercer e testemunhar aquilo que faz.

“Podemos falar muitas coisas bonitas a respeito de Deus, mas não teremos autoridade se não tivermos comunhão com Ele.”

Os sumos sacerdotes já não tinham mais essa autoridade, não tinham autoridade diante do povo porque não os levavam a sério, não os respeitava. Não podemos perder a autoridade da fé, não podemos perder a autoridade em nossa casa, em nossa família. Não podemos perder a autoridade no mundo.

Precisamos pelo testemunho evangélico, pela nossa comunhão com Deus sermos testemunhas d’Ele para o mundo. Podemos até falar muito de Deus, até podemos falar muitas coisas bonitas a respeito d’Ele, mas não teremos autoridade se não tivermos comunhão com Deus.

Os sumos sacerdotes e anciãos do povo eram “autoridades religiosas”, mas a religião se tornou tão formal, uma religião tão legal, do legalismo, que não se tornou a religião da comunhão com Deus, da relação profunda e íntima com o Senhor. Por isso, Jesus tinha autoridade, porque Ele não só falava, mas vivia, Ele não só dizia o que sabia, mas alimentava profundamente a sua comunhão com Deus e trazia Deus para os seus.

Não podemos simplesmente falar de Deus, precisamos trazê-Lo, levá-Lo e sermos a presença de Deus com nossos atos, nossas atitudes, com a nossa humildade, com o reconhecimento da nossa própria fragilidade, com a nossa conversão, nossas mudanças de atitudes e assim viveremos a nossa relação de autoridade com Deus.

Só pode ser autoridade de Deus para os outros quem de verdade é submisso a Deus e a Sua Palavra.

Deus abençoe você!
– Reflexão - Jesus: “Um profeta como Eu” 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— intrigados, os sumos sacerdotes e anciãos questionam a elevada e enérgica autoridade que manifestava Jesus Cristo. Já desde antigamente, o "Livro de Deuteronômio" não prometia um rei de Israel e do mundo (um novo David!), mas sim um "novo Moisés". Quer dizer, anunciavam um "profeta" tal como só havia em Israel: não um adivinho do futuro, mas alguém que mostrasse o rosto de Deus e, com isso, o caminho que devemos tomar.

Também em "Deuteronômio", Deus promete a Israel "um profeta como eu" (18,15). Era o anuncio de algo grande: um "novo Moisés". O verdadeiramente decisivo de Moisés—prodígios aparte é que falou com Deus, como com um amigo. Mas Moisés não viu o rosto de Deus, só suas "costas" (Dt 33,23). O acesso imediato de Moisés a Deus—que o converte no grande mediador da Aliança— tinha seus limites.

—Jesus, como "novo Moisés", nos revela plenamente o Pai e é o mediador da Nova Aliança. Heis a origem de tua autoridade!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
As lideranças religiosas e civis estão incomodadas com a presença e a pregação de Jesus. Notam que aumenta o número dos seguidores do Mestre. Então tentam freá-lo, impondo-lhe silêncio e afastando-o de seus domínios. Pensam derrubá-lo com uma pergunta sobre a fonte de sua autoridade. Jesus responde perguntando também. Era um dos estilos de debate entre os rabinos. Na verdade a pergunta de Jesus força-os a tomar posição em relação a João Batista. Colocar-se a favor de João é colocar-se a favor de Jesus. Colocar-se contra João é colocar-se contra o povo, o qual tem pelo Batista grande estima e consideração. Sem saída, ficam mudos. Enquanto estão calados, podem refletir sobre a identidade e as ações de João e de Jesus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)


BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.